Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Roberta 04/08/2023

Gabriel Garcia Marques
Gostei bastante de ler esse livro. A velhice sempre é uma fase que me desperta atenção.

Indico a leitura!

Debora411 04/08/2023

Memória de minhas putas tristes
Uma história de amor incomum que me causou bastante desconforto. Gabo é um autor genial, e apesar do desconforto te prende do início ao fim.

Maria 01/08/2023

Ainda não sei muito bem como comentar essa leitura? a escrita mostra que é do Gabo, mas???????????..

Naosabo 30/07/2023

Morte à oligarquia
É um tanto complicado comentar sobre esse livro. A linha entre uma abordagem que dá aval à romantização à pedofilia e uma abordagem poética é extremamente tênue, mas às vezes você se sente enojado ao ler.
Livros com pitadas de putaria sempre me desagradaram e "Memórias de Minhas Putas Tristes" é autoexplicativo já pelo seu título.
A parte interessante é a visão do velho broxa de 90 anos sobre a vida, lhe gera algumas boas reflexões.
No geral, meio paia. Esperava mais de Gabo.

Vi 25/07/2023

Memorias
Eu >acho< que não gostei tanto desse livro não, não consegui seguir a reflexão que tanto falam e foquei no fato dela ser apenas uma criança

Larissa.Soares 24/07/2023

Maravilhoso!
A escrita e a construção da história é genial. Um tema polêmico por se tratar de uma relação entre idoso e uma adolescente virgem. Em contrapartida, Gabo aborda a velhice solitária de um idoso que passa toda a sua vida rodeada de prostitutas e que pela primeira vez depois de 90 anos descobre o que é amar alguém.

Jéssica Libranumo 24/07/2023

Memória de minhas putas tristes é um romance nostálgico, cujo narrador, do qual não sabemos o nome, resolver dar-se de presente uma noite com uma virgem para comemorar seus 90 anos. Tudo que sabemos sobre ele é que trabalha para um jornal como crítico de música e que passou a vida em meio a prostitutas. Podemos dizer que é um homem culto e que nunca pensou em se casar. Ele inclusive abandonou a noiva no dia do casamento. Sabemos também que o apetite sexual desse nonagenário é impressionante e que ele faz sexo com frequência.

Para realizar o sonho sexual, o narrador recorre a uma velha conhecida, uma cafetina aposentada, que já havia intermediado negócios para ele (prostitutas), no passado, e pede a ela que organize esse encontro. As dificuldades de atender ao pedido ficam claras desde o início. Mas ele vai conseguir o que quer, não importa o quanto custe.

Essa senhora se vê então com uma difícil tarefa: como encontrar uma virgem? A cafetina então acha uma menina de 14 anos que trabalhava pregando botões e que cuidava dos irmãos mais novos. Ela estaria esperando o idoso num quartinho reservado para os clientes mais ilustres. O narrador coloca sua melhor roupa e vai até o bordel. Como a adolescente fica nervosa, a cafetina oferece a ela um chá com efeito calmante e a jovem adormece. A senhora então sugere ao narrador que realize seu sonho de tirar a virgindade da menina sem acordá-la, para protegê-la da dor da experiência. Ele se despe, mas fica com receio de tirar vantagem da menina. Então encontra uma solução: ele simplesmente dorme ao lado da menina, desfrutando da sensação de estar ao lado de uma mulher.

Só quando acorda ao lado da ainda pura ninfeta é que esse personagem vai ganhar a humanidade que lhe faltou enquanto fugia do amor.

kpcarv 22/07/2023

Un libro increíble
Leer este libro en su lengua original es como un buceo en agua caribeñas, una increíble aventura. La escritura poética de Gabriel García Marquez es sensacional. La forma en que da vida al personaje principal nos deja sin aliento en cada página. El protagonista de 90 años hace profundas reflexiones sobre su vida y su estilo de vida mientras se enamora profundamente en la vejez y no piensa renunciar a ese gran amor.

BridgesInTheSky 19/07/2023

Uma boa reflexão sobre envelhecer
Pelo tema, o livro causa um pouco de incômodo, já que a menina em questão é praticamente uma criança. No mais, é uma reflexão interessante sobre envelhecer e aceitar o envelhecer, e também sobre a solitude.

Rafaela.Rezzadori 17/07/2023

A escrita é inconfundível!
É dificil explicar o Gabo... A escrita é absurdamente característica e a narrativa também. Tudo tem a cara dele. É ele.
São as memórias. A memória. A memória de minhas putas tristes.

Moonf04 15/07/2023

O livro traz uma perspectiva rica de quem carrega uma vida longínqua, todavia perturbada amorosamente. É assim um retrato da velhice solitária e de um "amor" deturpado, impraticável e incorrespondível. Um retrato de uma geração latina em miséria que aprende a amar na exploração e tenta procurar no abuso o amor. É uma literatura extremamente fluída ao passo que não deixa de ser amarga pela temática sensível que permanece atual mesmo passados 20 anos de sua primeira publicação. Além disso, o livro pode ser tomado como ponto de reflexão do papel social do homem na realidade latino-americana e a construção social das relações amorosas e sexuais pelo ponto de vista de um homem já nos seus noventa anos de idade.

"Desde então comecei a medir a vida não pelos anos, mas pelas décadas. A dos cinquenta havia sido decisiva porque tomei consciência de que quase todo mundo era mais moço que eu. A dos sessenta foi a mais intensa pela suspeita de que já não me sobrava tempo para me enganar. A dos setenta foi temível por uma certa possibilidade de que fosse a última."

Neide22 13/07/2023

Este é o meu primeiro contato com Gabriel García Márquez. Apesar de ter lido muitas resenhas sobre o livro falando sobre o incômodo dessa leitura, eu não me senti incomodada.
É a história de um homem velho e decadente, que já não tem mais o que perder e quer uma virgem para se satisfazer sexualmente. A história contada pelo ponto de vista desse idoso, me fez pensar sobre a solidão de quem viveu tantos anos e nunca amou ninguém.

Jusumaia 08/07/2023

Gabo
Mesmo com tema e um narrador personagem polêmico, não há como aplaudir Gabo pela narrativa poética de seu texto.
Livro que trata da finitude humana de uma forma melancólica.

Ivania 07/07/2023

Não me sigam que estou perdida
Não foi o melhor livro do autor que li até agora, mas não me levem a sério. Talvez eu não tenha a profundidade necessária pra entender essa obra.