O Mundo Assombrado pelos Demônios

O Mundo Assombrado pelos Demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

KIQAVR 22/09/2022

Excelente livro, traz muitas discussões sobre ciência e sua importância, bem como, fala sobre Pseudociência e seus males. Fala da importância em desmistificar o assuntos ordinários, mas que geram grande confusão a sociedade em geral.

Anderson 18/09/2022

Falando de assuntos diversos, o tema central do livro é um convite ao pensamento e à atitude cética diante de um mundo assombrado por demônios de todos os tipos. Sagan nós mostra como a humanidade tem disseminado a irracionalidade ao longo de sua existência, mas, apesar disso, o pensamento científico e a aplicação de suas conquistas tem nos trazido até aqui. O livro é uma defesa e uma tentativa de fazer difundir o pensamento e a valorização da ciência entre, principalmente, o público leigo.

Verissimo 13/09/2022

Hmmm... Hmmmm
Sagan me parece um tanto quando desconfiado quando aborda sobre temas que aparentemente não domina, mas sente-se confortável em criticar.

Tati 02/09/2022

Uma ode ao método científico
É importante começar dizendo que esse é um livro muito massante. A edição e a diagramação não ajudaram muito. Um dia alguém poderia fazer uma versão lindíssima de colecionador. Porque esse livro não merece menos que isso! (2025 tá aí, 30 anos dessa beleza. Fica a dica, editoras).
Nesse livro lemos (muito) sobre a importância do método científico, do pensamento crítico, do ceticismo. A mensagem principal é essa: a sociedade só sobrevive de forma sã se o método científico prevalecer e se for passado de geração em geração. Caso contrário, somos reféns da falha humanidade.
É incrível ver como pouquíssima coisa mudou de 1995 pra cá e como o livro fala com a atualidade. É gritante.
Obrigada, Sagan, por essa lindíssima obra. E obrigada por inspirar (e continuar inspirando) cientistas e divulgadores no mundo.

Nato.Reis 31/08/2022

Aqueles que procuram o poder a qualquer preço detectam uma fraqueza social, um medo que podem usar para chegar ao cargo desejado. Podem ser diferenças étnicas... talvez quantidades diferentes de melanina na pele; ou talvez seja o uso de drogas, o crime violento, a crise econômica, a educação religiosa ou a "profanação" da bandeira (literalmente, torná-la profana).

Kethelen3 24/08/2022

Que obra incrível
Nessa obra incrível, Carl Segan nós leva a refletir e questionar todos os "Demônios" que assombram a ciência, e eles são muitos, religião, crenças da nova era, E.T. 's, corrupção, preconceito, etc.
Com uma linguagem fácil, esse astrônomo nós faz ver o mundo e a ciência com outros olhos.
É até difícil por em palavras tudo aquilo que esse livro questiona e transmite, Apenas Leiam esse livro!!!!!

notawant 16/08/2022

Vale muito a pena
Não estou acostumada a ler livros de divulgação científica nem não ficção e por isso demorei um pouco kkkk, mas achei esse livro extremamente bem escrito e relevante!

Alguns capítulos em particular me chamaram mais a atenção como o dragão na garagem, porém realmente achei ele como um todo relevante.

Vale a pena ter uma edição física para escrever suas reflexões nele, senti bastante falta disso!

FabioMartineli 13/08/2022

Indescritível
Um dos poucos livros que é impossível sintetizar em poucas palavras.
É uma história de amor entre Sagan e à Ciência (ou melhor, ao método científico) e ao ceticismo.

Leitura obrigatória a qualquer pessoa, de qualquer área de estudo.

Fenomenal!

Sem adjetivos capazes de descrever...

Jessica Alves 10/08/2022

Necessário e atual
Carl Sagan é um famoso astrônomo e divulgador da ciência. Nesse livro, composto por 25 artigos que se complementam, ele discorre sobre a importância do ceticismo na nossa vida. Sobre o problema de se ter certeza absoluta sobre tudo, sem aquela pontinha de 'será'? Como astrônomo, eu esperava que nesse livro ele me confirmasse a existência de extraterrestres, mas ele não o fez. Muito pelo contrário, ele joga holofotes de ceticismo em cima de cada um dos relatos apresentados aqui, nos apresentando, inclusive, a origem do termo 'disco voador'. No livro ele também discorre sobre ciência, religião, a perseguição das bruxas, política e educação. Sempre nos incentivando a raciocinar, a questionar, mas ainda assim com empatia e respeito, entendendo o lado (que precisa ser) crente do ser humano. Apesar se ser um livro escrito em 1995, ele continua sendo atual em muitos questionamentos. Vale muito a pena a leitura.

ensimesmado 06/08/2022

O mundo assombrado pelos demônios
Esse livro é uma obra inestimável. Essencial para quem quer entender não só um pouco mais sobre método científico, ciência e ceticismo em geral, mas também sobre a humanidade, a sociedade e demais aspectos culturais. Fico muito contente de ter lido, pois pode ser uma leitura cansativa se não houver interesse de quem o está lendo. São muitos os assuntos tratados aqui e o livro rendeu muitas citações, tanto é que os meu histórico de leitura ficou lotado delas. Recomendo muito.

Ingrid 01/08/2022

Incrível!
Sagan traz a ciência como uma vela na escuridão que tem se proliferado pelo mundo através das pseudociências.
Também alertando para os perigos da banalização do poder que a ciência possui para o avanço humano.

Em um livro sentimental e direto ele nos aproxima de um resgate da curiosidade que nos move, finalizando com um tocante agradecimento, ressaltando a união como grande ferramenta nessa jornada.

Marto 29/07/2022

Excelente
Não é à toa que Carl Sagan ganhou o prêmio Pulitzer, uma escrita formidável, trazendo temas caros de uma forma tão simples e interessante. Primeiro livro que leio desse autor e com certeza virão outros. Um homem da ciência cuja contribuição vai muito além do mundo científico!

lari 25/07/2022

Jornada rumo à iluminação
O que foi esse livro, meus amores??
Foi uma longa jornada repleta de reflexões sobre a história, a ciência, democracia, fenômenos sobrenaturais e, mais importante, sobre o pensamento crítico. Sagan escreve de uma maneira que te faz questionar tudo o que você já aprendeu e ainda incentiva a ir além, de modo a compreendermos nossa história e nosso lugar no mundo. É o tipo de livro para ser lido com calma e no seu devido tempo, pois é um processo de autorreflexão que exige toda nossa atenção. Inclusive, esse livro me fez perceber coisas sobre eu mesma, alguns desejos, que antes não eram tão claros. Esse é um livro que certamente vai mudar como percebemos o mundo.

Johnny 20/07/2022

Imprescindível
Carl Sagan destrincha minuciosamente os principais temas de pseudociência dos anos 90. Através de um olhar cético e de pensamento crítico desmistifica questões como alienígenas entre nós, religião, pseudociência e etc... Que permeiam o mainstream até hoje.

Apesar de um pouco antigo (27 anos), os temas aqui abordados, infelizmente, são mais atuais do que nunca. Sagan demonstra que a humanidade parece ter uma certa pré disposição para acreditar no místico, em teorias da conspiração, fake news e pseudociência e, renegam com alguma facilidade, a ciência de fato. Mesmo quando essas crenças se chocam com fatos e são, sem sombras de dúvidas, refutadas, as pessoas tendem a fechar os olhos para isso e continuam, como num estado de cólera, a segui-las cegamente.

Devido a essa pré disposição intrínseca da humanidade necessitamos sempre questionar e refletir sob um ceticismo saudável até mesmo as questões que nós são tão caras.