O Mundo Assombrado pelos Demônios

O Mundo Assombrado pelos Demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Karina 11/12/2022

a casa em fogo
Já acho completamente redundante falar o quanto os livros de Carl Sagan se mantém atual. Mas, incrivelmente, essa característica nunca deixa de me surpreender.

Todo o livro conversa bem com o momento atual que o mundo está inserido, mas os últimos dois capítulos dialogam assustadoramente bem com o cenário brasileiro hodierno: liberdade de expressão e a importância da ciência

O Brasil passou por um período eleitoral bastante polarizado e, agora, ficou as marcas de um país politicamente dividido. Vão ser longos 4 anos. Mas o debate que o Carl Sagan se propôs sobre liberdade de expressão e o papel da ciência foi esclarecedor e necessário. E, mais atualmente ainda, tivemos o corte das bolsas de pesquisa. E mais uma vez Sagan aponta a importância da ciência pela ciência, não somente pela engenharia ou tecnologia.

Sério, se alguém me dissesse que Sagan escreveu esse livro em 2022 inspirado pela situação do Brasil, eu acreditaria. E isso assusta, porque só mostra o quão pouco evoluímos como seres humanos.

?a cura para um argumento falacioso não é a supressão de ideias, mas um argumento melhor?

yasneryst 05/12/2022

Gigante, esse livro é gigante!!!
É bizarro o quanto este livro, mesmo quase 30 anos depois de sua publicação, permanece atual.
Carl Sagan foi cirúrgico em muitas de suas previsões para o futuro, e é triste como, mesmo depois de seus alertas, a humanidade permanece agarrada em superstições.
É claro que ser religioso, ou fiel a credos múltiplos, não é algo negativo para a humanidade. Mas a ciência não deve ser acreditada, ou validade pela crença. Ciência é fato e fatos são imutáveis.
Sagan foi um homem de visão, e generosidade, ao tentar tornar a linguagem científica mais democrática. Isso é o que nos falta hoje em dia.
A divulgação científica em linguagem acessível é o melhor caminho na luta contra a desinformação e a desigualdade.

Magno.Macedo 04/12/2022

Ótima leitura
Ouvia muito falar sobre o livro, mas ainda não tinha lido, e quando li me apaixonei, Meu Deus, que livro bom. Esse livro faz pensar sobre as fakenews, sobre como se proteger dela pelo pensamento cie fico, o que a ciência e como ela e produzida. São diversos temas que me fizeram pensar bastante, esse livro me ajudou a expandir meus horizontes.

CaioEdu 28/11/2022

Um belo livro para estudos.
Não se enganem, esse livro não foi feito para você devorar, é um livro bastante complexo, reflexivo e até mesmo didático, cheio de informações e referências cientistas. Foi um desafio pra mim terminar esse livro, eu gosto de ler muito, porém não sentia muita apatia pela leitura desse livro, mas que mesmo assim, o livro trouxe abordagens diferentes sobre o contexto social e mundial.

É um livro com várias reflexões e quebras de paradigmas, porém eu recomendo a aqueles que querem estudar mais sobre a sociedade, e não recomendo pra aqueles que acham que a leitura será fácil. Dei 3.5 porque eu gostei de algumas partes do livro, algumas passagens foram ótimas, mas também achei bem arrastado e enfadonho.

nicolas 27/11/2022

Primeiramente quero dizer obrigado a Carl sagan por essa obra incrível, é um livro que te faz refletir e aprender ao mesmo tempo, um livro que faz críticas de forma divertida sem tirar a importância das mesmas. A ciência é sem dúvida importante pra toda a sociedade, tendo em vista que o egoísmo cresce a cada dia que passa e cega nossos olhos sem que percebamos.
A ciência é importante na infância, é importante na adolescência, na vida adulta e em cada uma de nossas fases e não só como algo feito de cálculos e estudos chatos repassados de geração a geração, e sim como algo que muda nossa perspectiva e nosso modo de ver a vida dentro e fora do planeta terra, a ciência é importante para que qualquer cidadão não caia nas falácias de grandes líderes que apenas se interessam por armas que mataria até a si próprios.
Esse livro é um grande passo pra quem procura se informar e abrir os olhos, é um grande passo pra quem não se importa com a ciência, é um grande passo pra quem se importa e assim por diante, esse livro é conhecimento puro, e é um grande passo pra quem decide o abrir e ler, seja qual for o motivo.

Levizin 15/11/2022

O livro aborda várias críticas de Carl Sagan a religião e pseudociência, mostrando a contradição que temos nos dias de hoje, um mundo tomado por novas tecnologias mas que poucos sabem realmente sobre ciência, mesmo com acesso facilitado. Isso dá margem para que explicações supersticiosas e sobrenaturais tomem a população.
Me chamou atenção algumas explicações para lendas antigas que ?não existem mais? mas que o fenômeno em si contínua acontecendo, a diferença é que hoje temos explicação.
Outra ponto interessante é que minha visão sobre o método científico mudou um pouco depois de ler esse livro, aprendi muita coisa diferente.
Olha, o livro é uma surra de ceticismo e talvez até tenha algum tipo de exagero por parte de Sagan, mas em tempos tempos de negacionismo científico, julgo o exagero como necessário.

Douglas Brilhante 09/11/2022

Doug indica, pois Carl Sagan é, hoje, o meu autor favorito. E infelizmente ele já morreu...
Ele é O grande mago da divulgação da ciência.
No mundo que habitamos, assombrado pelos demônios em virtude dos seres humanos, Carl Sagan levanta o baluarte de que talvez a ciência seja a única chama que se interpõe entre nós e a escuridão da ignorância, das pseudociências e da superstição que nos circunda. Tempos sombrios onde os preconceitos étnicos, sentimentos chauvinistas e o fanatismo procuram se apoderar do controle, uma ampla compreensão da construção e execução do pensamento cético é o melhor antídoto para a intolerância.
Carl Sagan reafirma através de uma linguagem mais acessível impossível, o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia para iluminar os dias de hoje e recuperar os valores da racionalidade, sem omitir a dualidade da responsabilidade dos achados vinculados à mesma.
O ceticismo não vende bem, infelizmente...
Vivemos numa civilização global onde todos os setores (transporte, comunicação, entretenimento e etc) dependem profundamente da ciência, mas também vivemos numa civilização onde poucas pessoas compreendem ciências e tecnologia.
E sim... o mundo seria muito mais interessante se os mortos pudessem controlar nossas mãos e escrever cartas, que os nossos sonhos vaticinassem o nosso futuro, que Júpiter em sua grandeza modulasse o nosso humor e que os cristais purificassem qualquer indisposição interpessoal. Manter a mente aberta é uma virtude, mas ela não pode ficar tão aberta a ponto de o cérebro cair para fora. Carl tece uma linha muito eloquente, e sem nenhum grama de petulância, que nos faz entender o porquê de os naturalmente curiosos se perderem nos filtros que os impedem de serem atingidos pela ciência moderna. As barreiras são muitas. É infinitamente muito mais fácil nos depararmos com uma fábula acrítica em lugar de uma avaliação sóbria e equilibrada em todas as ferramentas de comunicação que possuímos. Carl não exime, inclusive, os próprios cientistas da culpabilidade de o assunto parecer ser menos atraente do que, num paralelo moderno, as dancinhas de tik*tok*, por falta de uma divulgação bem sucedida e elaborada da ciência.
Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão do COSMOS, a sua sutileza, a complexidade e a beleza, certamente um sentimento sublime, um misto de júbilo e humildade floresce. Isso é certamente “espiritual”. A ciência, embora sujeita à falibilidade humana, possui em si mesma mecanismos de correção de erros. A ciência prospera com os seus erros! O que não pode ser dito sobre as pseudociências (e religiões/e ops eu não falei isso.)
Que livro SENSACIONAL! Alguém poderia dizer que é mais do mesmo de Carl Sagan, o que equivaleria a dizer que é mais do que perfeito.
Não vou dar o maior 10.0/10.0 desse mundão, porque ele é um pouco redundante, mais ou menos até metade, sobre a ufologia e sobre os “contatos imediatos de 4º grau” e eu acho que ele poderia ter sido mais breve nessa parte. No entanto, da metade para frente é um super combo de nocautes filosóficos com insights penetrantes.
Leiam esse. Nunca pedi nada XD. Depois, aproveitem o embalo e leiam também “Sapiens” do Yuval Noah Harari (que harmoniza suuuuuper bem com esse livro).

Bruno Mancini 31/10/2022

Esperava Mais
Não que esperava ler ideias de um renomado cientista sobre questões sociais, políticas e educacionais, esperava teorias, princípios e momentos de sua vida para que tenha chegado na solução de num problema. Por fim não é um livro que deve ser abandonado, mas sim compreendido.

Zuarete 29/10/2022

Necessário para todos
É incrível como a ciência é apresentada por um dos maiores gênios da humanidade, além de falar sobre descobertas cientificas também é discutido os mais diversos temas, como o papel da educação na sociedade, como as mentiras funcionam e etc, sem duvida que vou forçar muitos dos meus amigos a ler esse livro.

Juan 14/10/2022

O livro começou bem chato, mas foi melhorando progressivamento do meio pro fim. Gosto muito de livros de conteúdo ateu ou cético, mas ficou massante e repetitivo ele batendo nas pseudociências, religiões e sequestros de extraterrestres na primeira metade dk livro. A leitura melhorou quando ele começou a falar de ciência propriamente dita.

Rubens 11/10/2022

A ciência como modo de pensar e baluarte da sociedade livre
Minha mais nova "melhor obra de todos os tempos". De modo envolvedor e muito sagaz, Sagan faz uma ode ao ceticismo e ao pensamento crítico, demonstrando como essas foram as ferramentas principais para a construção da sociedade tecnológica que temos hoje.

Nesse contexto, ele aborda temas populares, como UFOs, fantasmas e astrologia, que não passam em uma análise científica séria e que muitas vezes são usados por charlatães para enganar crédulos.

Igualmente relevante é sua análise de como as conquistas científicas estão atreladas ao estado democrático, que deve ser protegido e valorizado.

Ao mesmo tempo em que trata da importância dos princípios iluministas, o autor nos alerta para o fato de que temos, gradativamente, nos afastado desses valores, por meio da subvalorização da ciência e diminuição da importância que damos à educação.

Em suas palavras "Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais ? o transporte, as comunicações e todas as outras Indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto ? dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre.? p. 43

Livro mais que recomendado, deveria ser leitura obrigatória para todos, em especial os políticos.

Rhauan f. 09/10/2022

mto necessário em alguns momentos, porém possui inconsistências: em mais de uma passagem apresenta argumentos anticomunistas de senso comum pra sustentar suas ideias sem apresentar fontes (sendo isso justamente o que o livro se propõe a criticar).

Rodrigo 03/10/2022

Esclarecedor
O livro trás muitas estatísticas e teste comprovados. Mostra como a intuição atrapalha pensamento crítico racional.
Em alguns capítulos é cansativo e repetitivo quando fala de OVNIS. Mas no geral é interessante.
Recomendo a leitura.

Camila.Nunes 27/09/2022

Ceticismo em destaque
O livro parece uma coletânea de artigos que falam sobre ceticismo versus religião e misticismo, negação da certeza de vidas extra terrestres. Explica que a afirmação de fatos só pode ser feita a partir de evidências. As evidências são a base da ciência.