O Mundo Assombrado pelos Demônios

O Mundo Assombrado pelos Demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Elena 14/02/2023

O caminho da ciência é o caminho da democracia
Uma leitura que me marcou e com certeza é um favorito. dentre os muitos motivos pra esse dar esse posto a ele acho que o principal é justamente o incentivo a mais leitura.
É impossível ler e não querer ler mais sobre as diversas areas que o Carl explora, essa é inclusive uma das coisas mais incríveis do livro, esse desdobramento do impacto da ciência em toda a nossa vida. A gente vê ciências, vê religião, política, educação e muito mais e como todos esses segmentos se conectam. O livro é uma luta contra a credulidade e o sagan explora tão bem como pseudociências se criam que até mesmo eu, uma pessoa cética, ficou mais atenta ainda, percebendo que com todo cuidado ainda podemos ser enganados.
Me ajudou a fortalecer meu amor pela ciência e pelo universo, me fez querer descobrir mais de tudo e ainda foi um grito político e social que categoriza a necessidade do ceticismo e na ciência na manutenção e criação de uma sociedade melhor.
é uma leitura muito necessária nos dias de hoje, recomendo que seja realmente lido devagar, as informações são muitas e por si só já é um livro grande.
Espero conseguir ler mais do autor!!

Tamy 13/02/2023

Ciência vs pseudociência
"Os homens chamam a epilpsia de divina, simplesmente porque não a compreendem. Mas se chamassem de divino tudo o que não compreendem, ora, as coisas divinas não teriam fim." (pág. 23)

Leia  O mundo assombrado pelos demônios e tenha uma visão de ciência e pseudociência que Carl Sagan explora profundamente, fazendo a diferenciação entre elas e trazendo exemplos de situações que já vivenciamos ou escutamos alguém ou algum noticiário falar.

O objetivo de Sagan é evitar que deixemos de questionar aquilo que acontece a nossa volta, que não nos apeguemos a explicações místicas, que busquemos a verdade em fontes seguras, que busquemos as respostas dentro da ciência e não da pseudociência.

"Descobrir a gota ocasional da verdade no meio de um grande oceano de confusão e mistificação requer vigilância, dedicação e coragem. Mas, se não praticamos esses hábitos rigorosos de pensar, não podemos ter a esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios com que nos defrontamos - e nos arriscamos a nos tornar uma nação de patetas, um mundo de patetas, prontos para sermos passados para trás pelo primeiro charlatão que cruzar o nosso caminho." (pág. 59)

Laerte 11/02/2023

Uma carta de amor a ciência e ao pensamento crítico e cético. Porém até metade do livro o Carl Sagan sempre retorna a questão dos OVNIS, mesmo que esteja falando de um outro contexto histórico e de outros assuntos acaba usando isso para fazer um contraponto ao assunto anterior, o que deixa o livro algumas vezes um tanto maçante, mas não tira todo o valor da obra.

Leonardo 04/02/2023

Uma crítica ao analfabetismo científico
Desmitifica várias crenças sem fundamento que as pessoas possuem.
Fala da falta de interesse que as pessoas tem em pesquisar, buscar conhecimento, especialmente o científico para explicar algumas situações das quais grande parte da população atribui a "milagres" ou fatos "paranormais".
Achei o vocabulário um pouco mais distinto, precisei pausar a leitura diversas vezes para pesquisar no dicionário.
Por serem capítulos com conteúdos variados, não necessariamente precisa ser lido na sequência que o autor apresenta.
É um bom livro, mas deve-se levar em consideração algumas opiniões do autor devido a época em que foi escrito.
Uma ótima distração, especialmente para os que são curiosos e buscam uma resposta sensata para acontecimentos que a maioria das pessoas não tem uma explicação lógica.
Um ótimo conteúdo para a geração atual, onde nos enfiam informações goela abaixo e infelizmente nem todos tem um filtro para analisar quais destas informações são úteis e verídicas.

Estela.Mayra 03/02/2023

Não deixe faltar um pouco de ceticismo
Genial! O livro é muito bem construído, super bem escrito e trata de muitos temas complexos em uma linguagem prática. O autor traz muitos debates sobre crenças, falibilidade humana, política e educação, tópicos interligados e que acompanham a história da humanidade.

É incrível como ideias e crenças podem ser inseridas na nossa cabeça, como é fácil acreditar nas coisas. A cada dia que passa, como é importante exercitar o ceticismo e não se deixar ser convencido tão facilmente. Somos seres naturalmente curiosos e questionadores, não devemos esquecer disso.

Achei extraordinário e recomendo muito.

gaab 26/01/2023

O livro perfeito para quem está faminto por conhecimento
O livro fala detalhadamente sobre o caso de amor do Carl Sagan com a ciência, é um livro realmente muito completo e que trás questões muito profundas e delicadas sendo destacados principalmente o vírus do analfabetismo científico, falta de educação necessária nas escolas, desencorajamento do método científico e abordagem cética com as crianças e questões políticas ainda não solucionadas.
quem ainda têm dúvidas se vai gostar ou não, eu posso te garantir que vai ser o dinheiro mais bem gasto da sua vida!!
além de tratar questões filosóficas, religiosas, políticas, raciais e diversos outros pontos o Carl Sagan consegue traduzir grande parte do seu entendimento astronômico e científico par uma leitura leve e de fácil compreensão para qualquer tipo de leitor, 5 estrelas é grosseiramente estúpido para este livro, no mínimo 10 estrelas.
e assim se encerra o livro:
No mundo assombrado pôr demônios que habitamos em virtude de sermos humanos, talvez seja apenas isso o que se interpõe entre nós e a escuridão circundante.

Cams 24/01/2023

"Não explicar a ciência me parece algo perverso!"
Escolhi esse livro para ser o meu primeiro de 2023 porque, de alguma forma, sabia que ia fazer uma diferença na minha vida. Terminei ele com uma mistura de emoções, e nunca pensei que um livro que fala dos princípios da ciência fosse me deixar tão emotiva. Acho que teve muitos tópicos que já tinha pensando sobre antes, mas sempre foi uma confusão na minha cabeça, e esse livro me ajudou a organizar.
Na primeira parte ele faz uma ´´introdução`` sobre alguns pontos sobre a credulidade cega, da força da mídia, de fatos da educação estadunidenses, falsas memorias, criações da mente, entre muitas outras coisas. Muitos estudos são relatados, a importância do método científico, e a notoriedade do pensamento cético.
Ele vai construindo uma base na nossa cabeça, e vai entrando em assuntos mais críticos, reflexivos e políticos sobre os temas da ciência (e as coisas que não se encaixam dentro desse bloquinho). Ele mostra a importância da pesquisa de base, do investimento em ensino infantis, e como as escolas são atualmente um lugar de intolerância e de tiranismo. Discute sobre os limites da ciência e que o pensamento critico cético deve ser politico também. Carl faz tudo com muita sensibilidade e cuidado (na minha perspectiva).
Livro para se reler muitas vezes. Acho que uma coisa que me incomoda é por ser um livro mais antigos que fala sobre politica, tolerância, entretanto que se encaixa perfeitamente nos dias atuais. O fato dele ter relatado questões dos estados unidos, parece que é nichado, mas na verdade tudo se encaixa muito bem na realidade brasileira também. Para finalizar, acho que a parte que mais me tocou foi a das crianças, a educação na infância e o incentivo que os adultos deveriam ter. Revivi muitos momentos e memorias, e espero conseguir mudar isso de alguma forma.

Fernando 13/01/2023

INCOMPARÁVEL!
Sagan sendo Sagan? uma ótima obra para nos fazer pensar e refletir sobre grandes questões, porém de maneira leve e até divertida. Uma leitura obrigatória!

Alexandre 13/01/2023

Nada menos que espetacular e necessário
Se você professa uma religião, não fuja deste livro. Não acredite se alguém lhe disser que é um livro "profano e irresponsável" cujo único objetivo é espalhar o ateísmo por aí. Isso é mentira. O que este livro nos traz é uma volta ao bom-senso, uma reconexão com a nossa inteligência inata e com valores humanos indispensáveis à paz e ao desenvolvimento. Nada tem a ver com destruir ideais de solidariedade e perdão, por exemplo.

A obra me chegou num momento de profundos questionamentos sobre o efeito negativo, infelizmente, que as religiões têm tido na História, especialmente a do Brasil. O livro nos faz refletir: precisam ser assim as religiões?

Vivemos um período em que obscurantismo e a credulidade desenfreados têm feito muito mal ao nosso país, gerando fanatismos e atitudes/defesas irracionais de péssimos políticos e políticas públicas.

Precisamos valorizar a ciência, parar de "acreditar em demônios", se quisermos evoluir como sociedade e seres humanos.

Carl Sagan consegue ser absolutamente didático, eticamente responsável, lógico, interessante e coerente neste livro. Todos os pais deveriam ler e viabilizar essa leitura para as novas gerações.

Não só fiquei um pouco mais alfabetizado em questões de política e divulgação científicas como pude compreender com as explicações absolutamente interessantes de Sagan a relação entre ciência e democracia, com todos os seus benefícios a todos nós.

Merece demais a leitura por todos. O falecimento de Sagan foi uma grande perda para a humanidade.

LGjs 08/01/2023

A ciência como a luz na escuridão
Segundo livro dele que eu leio (o primeiro foi Contato e é maravilhoso) e eu estou gostando da escrita dele. Esse eu demorei? um ano aí para terminar, mas é porque eu não estou acostumado com esse tipo de livro, eu acho. Mas o livro em si é incrível e imprescindível para todos, sério.

Ele começa falando da ciência em si e das suas conquistas para a humanidade. Aí ele passa para alguns (vários) exemplos do que acontece quando não se usa a ciência onde ela deveria ser usada. Acho que na época estava mais em alta aquele negócio de abdução por ET, então ele comenta muito disso ao longo do livro. Ele fala também sobre coisas mais místicas e religiosas ao longo da história, e as compara com as abduções, dizendo que são sintomas da mesma coisa mas moldadas pelas próprias épocas: a falta de ceticismo.

Quando ele fala de religião, soa um tanto quanto? um ?ateu praticante?, como dizem. Ele dá algumas alfinetadas nas crenças religiosas de vez em quando. Acho que essa seria a única ressalva.

Mas depois ele volta a falar de ceticismo, técnicas para detectar mentiras e o seu ?caso de amor com a ciência?, como diz a sinopse. Ele fala mal de quem não usa a ciência, mas também fala mal de quem a usa para o mal (ele cita bastante o exemplo da bomba atômica). Uma coisa que eu gostei muito foi a culpa que ele coloca de volta nos cientistas que participam desse tipo de projeto e lavam as mãos dizendo que a ciência é uma ferramenta e não foram eles que ?detonaram a bomba?.

Por fim, nos últimos capítulos, ele é um pouco mais político e faz uma comparação maravilhosa da ciência com a democracia. O problema desse final é que? bem? ele é estadunidense né? então acaba sendo muito focado lá (e as vezes, enviesado, apesar de ele ?puxar a orelha? de vez em quando do próprio país). Mas tirando isso e a ressalva, é um livro extremamente necessário, principalmente nos dias de hoje (ele continua bem atual), então recomendo demais.
Viviane.Bulhoes 08/01/2023minha estante
Eu abandonei. Tava achando redundante. Chato

Paula.Costa 01/01/2023

Ciência pra combater o obscurantismo
Essa leitura é essencial pra quem quer se tornar menos crédulo e mais cético! Em tempos onde a ignorância científica causa danos irreparáveis em toda uma população, buscar ter um pensamento crítico, ser mais questionador, buscar menos repostas fantásticas e mais respostas racionais, pode ser a solução para reverter o caos.
Não é um livro facílimo de ser lido, foi escrito por um cientista e não por um ficcionista. Tem algumas partes maçantes, mas eu sinceramente acredito que vale a pena lê-lo, mesmo que de forma lenta como eu fiz.

Graziele 30/12/2022

Esse livro é imprescindível! Abriu os meus olhos para várias situações e me ensinou a questionar o que me é ensinado e exposto como verdadeiro.

Gabriel.Tomita 29/12/2022

Quando li As Variedades da Experiência Científica, fiquei com vontade de ver Cosmos. Agora após terminar O Mundo Assombrado Pelos Demônios, me sinto no dever de ver Cosmos.
Com facilidade esse é um dos melhores livros que li na minha vida, sua importância para mim chegou a ser surpreendente, uma pena Sagan não estar mais por aqui. Desde que esse livro foi publicado as coisas melhoraram? Ou pioraram? Parece que é preciso de muito mais velas para esse tanto de escuridão.
Realmente sou muito grato por ter conhecido o trabalho desse autor, autor esse que nunca foi citado em minha época de escola, uma pena. Hoje com certeza Carl Sagan é uma das mentes que mais tem influenciado a minha vida.
O desenvolvimento do senso crítico é uma das armas mais importantes que podemos ter em meio a tanta obscuridade, esse livro é um grande passo para desenvolve-lo, poderia facilmente ser utilizado na educação.
Por fim, ao que parece, negar a ciência, infelizmente, é mais fácil do que entendê-la.

Vinicius 26/12/2022

Um homem muito a frente de seu tempo.
Mais um livro espetacular do Sagan. Aliás, durante toda a leitura dessa obra eu fiquei pensando (sendo otimista, claro) que ele deveria estar vivo para ver todas as descobertas e avanços que já fizemos - muitos já previstos por ele. O livro nos traz a importância da educação inclusiva, do método científico e do desenvolvimento sustentável como últimas grandes investidas contra um mundo assombrado pelos demônios da ignorância e da pseudociência.

Will 15/12/2022

Uma vela no breu
Carl Sagan reflete sobre o obscurecimento humano ocasionado por superstições, mitos, conservadorismos e negligências ao mundo científico.

A discussão flutua entre resgates históricos e situações contemporâneas (à época de escrita do livro). Tem muitos trechos extremamente interessantes até hoje, sendo possível ver reverberações nesse mundo distópico que vivemos; entretanto, outras reflexões me soaram datadas ou muito distantes, por parecer que faz mais sentido no âmbito americano.