Crepúsculo: Graphic Novel

Resenhas - Crepúsculo: Graphic Novel

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

igoortc 13/12/2010

Resenha do livro Crepúsculo: Graphic Novel - Volume 1
Começamos com uma pequena introdução de Steph, dizendo que ela ama o graphic novel e fala sobre sua experiência com a artista gráfica Young Kim. E o posso dizer tranquilamente, que depois de terminar de ler, também amo este graphic novel assim como Meyer. É simplesmente perfeito, muito bem formulado e criado, os desenhos estão muito bons e super fieis ao livro original - nada de seguir as mudanças que aconteceram no filme, mudanças simples como cabelo, bigode, estatura de alguns personagens.
O volume 1 conta em quadrinhos os 13 primeiros capítulos de Crepúsculo (em inglês seriam as primeiras 260 páginas e em português as primeiras 226 páginas - então, dá pra perceber que contou tudo e com perfeição), ou seja, desde o prólogo, Bella chegando a Forks, seu primeiro dia de aula, ida a Port Angeles, restaurante com Edward, La Push baby, "eu sei quem você é" e finalizando na clareira, onde temos a famosa frase "então, o leão se apaixonou pelo cordeiro" e Edward mostrando como ele é quando está sob a luz do sol.

termine de ler em [http://www.somoscriativos.com/2010/12/resenha-do-livro-crepusculo-graphic.html]
Jotagê 13/12/2010minha estante
Resenha muito boa! PARABÉNS!

Magda 01/03/2011minha estante
Excelente resenha!! Eu simplesmente amo este livro! Ele realmente nos faz repassar pela experiência vivida com a leitura de Crepúsculo. O meu exemplar é em inglês e acho que o em português ficou muito bom tb.
Magda

Amanda.Karolyne 10/03/2023minha estante
2023 gostaria do link se ainda tiverem minha ansiedade agradece obg

Lu Bandeira 13/01/2023

Pura nostalgia ler essa Graphic Novel. As imagens são lindíssimas e reler essa estória nesse formato foi de aquecer o coração.

A leitura é super rápida. Não vejo a hora de dar continuidade ao volume 2.

Uma pena que não fizeram as HQs dos outros livros.
Amanda.Karolyne 10/03/2023minha estante
ola amiga, pode me ajudar? nao estou conseguido ler helpppp

andreottinha 17/04/2023minha estante
fizeram só a primeira parte de lua nova :( mas acredito q nem chegou a ser traduzido pro português

Livy 12/05/2011

Graphic Novel de qualidade!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Primeiramente, vou falar da minha experiência com Crepúsculo.

Quando o livro saiu em 2008, logo que foi lançado, eu estava super ansiosa para lê-lo. Na época, minha estante era um tanto desprovida de outros títulos, então este livro foi um dos primeiros "moradores" dela. Claro, que eu não tinha parâmetros para comparar com outros livros, e também, não tinha lido tantos livros quanto agora. Para mim, um livro como Crepúsculo era uma relativa novidade.

Eu posso dizer que li o livro antes dele virar "modinha", e também, que gostei BEM antes disso. O fato é que, agora, existem infinitas opções de livros com este tema, ou relativamente parecidos. Agora é muito fácil achar um livro garota-estuda-em-uma-escola-e-conhece-um-garoto-novo-pelo-qual-se-apaixona-e-depois-descobre-que-é-um-ser-sobrenatural, aliás, muitas pessoas até enjoaram desse tipo de livro "romance-sobrenatural". Alguns até com um certo preconceito, generalizando. Vemos anjos, demônios, lobos, fadas e todo tipo de ser fantástico vivendo estórias de amor como essa. Virou rotina.

Claro que há, e eu sei, livros anteriores a saga Crepúsculo, que contam uma paixão entre vampiro e humano. Mas depois do lançamento da saga, muitos quiseram embarcar no sucesso. Isso não tira a originalidade da obra, e também sua relativa novidade. Pois o modo como tudo aconteceu, é que causou tanto furor.

Falando da minha opinião sobre o livro, eu diria que mesmo já tendo passado a "febre" que ele causou, continua sendo um fenômeno. Não devemos generalizar, afinal, a saga fez, e ainda faz, muito sucesso, e mudou ideias e cabeças, influênciando diversos escritores e toda uma geração.
Não é atoa que Stephenie Meyer se consagrou logo no primeiro livro publicado. Aliás, apesar de todas as críticas referentes a sua narrativa, falo por mim, dizendo que eu a-d-o-r-o seu modo de escrever. Também digo, sem medo, que adoro a estória e trama criadas por ela. Claro, uma coisa que gera estranheza em sua narrativa, e acho ser o motivo de tantas críticas negativas, é o fato de, o modo como ela conduz a estória ser um tanto "lerdo". Não há grandes cenas de ação ou terror. Mas isso se justifica pelo fato de a estória focar os sentimentos, não as ações.

Bem, falei demais! Vamos a resenha de Crepúsculo Graphic Novel, então.
Para começar vou mencionar uma outra polêmica, só que desta vez sobre "gibis" em geral. Das duas ou uma: ou acham que "gibi" é coisa de garoto, ou acham que é coisa de criança. Não poderiam estar mais enganados. Para demonstrar isso, vou citar um exemplo de duas culturas que consideram "gibis" uma manifestação literária tão importante quanto os livros: a cultura americana e a cultura japonesa. Os Estados Unidos com seus famonos Comics, e o Japão com os Mangás.
Em ambas, este tipo de literatura é respeitadíssimo e cultuadíssimo, tendo uma tradição longa e antiga. Certo?

Bom, deixando isso claro, agora falo do Graphic Novel.

Este trabalho é todo em preto e branco, em quadrinhos. Os traços do desenhos lembram muito o famoso mangá, que mencionei acima. Com traços suaves e bem definidos, o GN de Crepúsculo é um trabalho luxuoso, que vale a pena colecionar.
Esta obra é uma adaptação da estória original do livro, por Young Kim.
Na minha opinião, quem não conhece a estória vai ficar meio perdido no desenvolvimento do GN. Há muitas cenas e falas qe foram cortadas ou mudadas, o que dificulta o entendimento. Quem já conhece a estória não vai ter tanta dificuldade, mas pode estranhar, assim como eu, as cenas e falas mudadas e cortes abruptos.
Achei a caracterização e fisionomia dos personagens muito boa, mas infelizmente o pai de Bella, o Jacob, e os Cullen ficaram meio estranhos. Os Cullen foram muito bem retratados, aliás não tem como ver seus desenhos e não dizer que são eles, mas ficaram com cara de vilões. Suas fisionomias ficaram sombrias e sérias demais, e não ficaram tão belas quanto um vampiro como a descrição de Stephenie nos mostra. Bella por sua vez ficou muito boa, mas sua personalidade ficou meio diferente do que deveria ser.
Edward Cullen doi o personagem mais bem retratado e mais bonito.
A capa ficou muito boa, principalmente a letra "metálica". Mas achei que poderia ser mais "ousada".

Tirando estes fatores, achei que esta obra pe um trabalho primoroso, ótimo material colecionável e com preço acessível. Vale a pena conferir.

Lavi 01/07/2023

As vezes é melhor deixar essas leituras mesmo para a época que era mais nova ??? mas vou dar 5 estrelas mesmo pq sempre amei.

andreottinha 17/02/2024

Uma graça
Vale muito a pena comprar se você for fã da saga, as ilustrações são impecáveis. Uma pena que pararam as graphic novels em Crepúsculo e não deram continuidade na de Lua Nova e os outros livros.

Beatriz.Navarro 23/08/2020

Quase 10 anos depois ...
Depois de quase 10 anos finalmente consegui minha Graphic Novel do Crepúsculo e estou muito contente.
Os desenhos são perfeitos em todos os detalhes.
Eu simplesmente amei ?
Esse Graphic Novel você mal termina de ler e já dá vontade de ler outras 3829394 vezes ?

Stephany 05/05/2021

Crepúsculo Graphic Novel
Depois de procurar muito, eu finalmente consegui comprar os graphic novels de crepúsculo, o volume 1 vai te o final do capítulo 13. Os traços de Young Kim são lindos demais! A história é bem fiel ao livro, mas de uma maneira reduzida focando nos acontecimentos principais. É bem rapidinho e delicioso de ler, uma pena não ter continuado o lançamento das outras adaptações. Enfim, é uma ótima aquisição para fãs da saga.

DiogoKih 22/09/2020

Encantador e envolvente.
Trata-se de uma graphic novel (como uma história em quadrinhos), resumindo e abordando os acontecimentos da história de uma maneira diferente e claro com muitos traços lindo e impecáveis!
Li em uma leva só. São poucas páginas e muito ilustrações, esse volume é apenas uma parte do livro ?Crepúsculo?.

Daocalia 18/09/2021

Perfeito
Demorei tanto pra conseguir essa edição e ela é simplesmente linda! A arte é maravilhosa e por mais que a história seja um pouco mais corrida, não deixa de ter a essência do livro, essa graphic novel é muito preciosa e eu não vejo a hora de conseguir o vol 2 !
Pra quem é fã da saga, e um livro lindo de se ter !! Recomendo muito !!

Camila 13/12/2010

Crepúsculo: Graphic Novel
Eu já tinha a versão desse livro em inglês e fiquei muito contente com o lançamento dele em português. Os desenhos são lindos e os diálogos foram preservados!
Uma excelente dica para os fãs da série que também curtem "quadrinhos"!!

www.leitoracompulsiva.com.br
Magda 01/03/2011minha estante
concordo! Também tenho ele em inglês. Acho a arte dele simplesmente fantástica. Os traços da Young Kim são marcantes e belos. Vale muito a pena ter este volume em casa e vamos torcer para que saia logo o volume 2!
Magda

Allexya 17/08/2021

Adorei
A experiência foi muito boa, amei os traços. É a primeira graphic novel que eu li e fico feliz te ter começado com Crepusculo. Foi incrível ver as cenas que eu imaginei.

wooloo 09/03/2021

graphic novel - crepúsculo
tendo uma das ilustrações mais bonitas que já vi, só não dou 5 estrelas por ele cortar muitas coisas e ficar meio desconexo as vezes, mesmo assim uma adaptação impecável do livro.

Tábata Kotowiski 31/12/2010

Na minha infância, sempre fui fã de quadrinhos. Turma da Mônica, Recruta Zero, gibis da Disney... mas daí cresci (blergh) e deixei tudo isso de lado. Nunca tinha lido um graphic novel, apesar de me coçar todo mês para comprar o Sandman de Neil Gaiman, e nunca me interessei por mangá. Então receber e ler Crepúsculo: Graphic Novel foi uma experiência nova em vários sentidos.

O livro conta a história que todos já conhecem, a história do amor impossível entre a Bella e o vampiro Edward. Notei que com a falta de descrições e emoções de Bella, que no livro também é a narradora da história, ela se tornou bem menos chata, para a felicidade geral da nação rsrsrsrsrsrsrs. Não sei deixar os personagens mais ralos (se é que esse é o termo correto) é uma tendência nos graphic novels. Afinal, sem a narração como ferramenta, não há como se aprofundar nos personagens. Pelo menos, não como num livro, né? Mas a essência da história, é claro, não foi alterada e achei que a adaptação ficou realmente boa.

Não há como não comentar a qualidade do livro como um todo. As folhas são de ótima qualidade e a capa é simplesmente linda. Fiquei impressionadíssima com as ilustrações de Young Kim. Tem algums cenas, como a da praia com Jacob, que parecem fotos! E também gostei bastante do fato que Kim desenhou os personagens com traços bem diferentes do que estamos acostumados a ver no cinema. Querendo ou não, acho impossível ler o livro sem imaginar a Kristen como Bella e o Robert como Edward. É quase como aquelas músicas chicletes que grudam na cabeça e se recusam a sair.

Meu único senão - tem que ter, né? :P - é a pergunta que não quer calar: por que o livro não foi feito em um volume único? No fundo todos nos sabemos o real motivo. Mas sinceramente, o fato de dividir em volumes é tão... desnecessário! Imagino que o problema não seja o grande volume de páginas, já que esse primeiro volume tem somente 224 páginas. De qualquer forma, mesmo que o graphic novel chegasse a umas 600 páginas, o que acho difícil, não vejo o por quê de dividi-lo. Será o preço final, talvez? Não sei, não sei... E vocês? O que acham?

Crepúsculo: Graphic Novel é mais um belo item para a coleção dos crepúsculomaníacos, mas não passa disso. Não imagino fazendo tanto sucesso se não houvesse o livro para embasá-lo.

;)

site: randomicidades.wordpress.com/
Chris 16/01/2011minha estante
Acho que dividiram os livros para vender mais. Comprei o Volume 1 achando que seria sobre o Crepúsculo, o 2 sobre Lua Nova e por aí vai. Achei que talvez, o Amanhecer fosse dividido em 2 volumes.
É uma pena não sabermos quando teremos o Volume 2. Acho que o lançamento deveria ser próximo ao 1 mas dificilmente isso vai acontecer...

Anne C. Souza 21/06/2021

Amei!
Foi uma delícia voltar a Forks e reviver a história de Edward e Bella!
Pra quem é fã da saga é impossível não amar essa Graphic Novel.

gabilecey 09/06/2021

bem fofinho e rápido de ler
As imagens são super fofas, amei ver alguns personagens que não aparecem nos filmes (tipo a Lauren ??), gostei principalmente do Jacob que é retrado mais como no livro, mais doce e ingênuo. Tirei meia estrela pq os diálogos acabam sendo bem curtos para poderem caber nas imagens dos quadrinhos ? então tem menos detalhes nesse sentido, mas é compreensível. Quero ler a parte 2 ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6