Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

PedroFB 07/05/2024

“A solidão é a minha companheira mais fiel. Ela nunca me abandonou, mesmo nos momentos mais difíceis.”

Ao terminar a leitura, torna-se fácil compreender porque a obra de Gabriel Garcia Márquez é considerada como um marco da literatura latino-americana e da literatura mundial.

A solidão é um dos temas centrais do livro e através das gerações da família Buendía, Marquez retrata a solidão como uma condição humana inevitável. Com uma narrativa envolvente e personagens marcantes, o universo mágico de Macondo nos faz refletir sobre temas universais como amor, solidão e memória. É uma leitura indispensável para todos os amantes da literatura.

Afinal: “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.

WillVerd 07/05/2024

Surpreendente
Esse surpreendeu demais. O estilo do autor, a riqueza, o fantástico no rotineiro, tudo encanta. Foi um prazer desfrutar

Pdrmcd 06/05/2024

Uma fascinante aventura sobre a existência humana
Eu nem sei por onde começar! Que livro, meus amigos.

?Cem anos de solidão? é um romance espetacular, que traz através de suas páginas uma fascinante aventura sobre a existência humana, entre a mais pura das existências em comunidade até as mais pautadas na avareza, no egoísmo e no extremo de onde o ser humano pode chegar para atender as suas próprias necessidades.

É uma linda história, que precisa ter paciência para ser apreciada e, especialmente, precisa deixar a sua imaginação fluir para entender o que há por trás das figuras de linguagem.

Extremamente feliz em ter lido esse livro. Gabriel Garcia Marquez é eterno!

Dam 06/05/2024

Obra Prima
Uma das narrativas mais incríveis que já li na vida, estou sem palavras ao terminar o livro. Leitura obrigatória para qualquer ser humano.

Thiago Melo 06/05/2024

Um das melhores leituras que fiz na minha vida. Foi maravilhoso conhecer a história toda de Macondo, do início ao fim através da família Buendía.

Binaa1 05/05/2024

A melhor leitura do ano - e talvez da vida! ??
A sensação de solidão que permeia a leitura ao longo do livro é inegável. A cada página Gabo nos mostra diferentes formas de se contar e de sentir esse sentimento que dura por um século na família dos Buendía.
Aqui o tempo é cíclico e a sensação de desesperança é muito grande. Cada momento esperançoso de algo bom enfim permanecer na história de algum dos personagens é destruído logo depois pela tragédia, como a bruta realidade quebrando o vidro da redoma do mágico, do onírico.
É um livro perfeito demais! E muito triste. Favoritadíssimo e muito especial em meu coração.

oerickaguiar 04/05/2024

Resenha
Uma jornada épica que mergulha nas complexidades da família Buendía, enquanto eles enfrentam amor, traição, loucura e destino em Macondo. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro nos leva a um mundo mágico onde o tempo parece fluir de maneira única, deixando o leitor fascinado e com vontade de descobrir mais sobre essa incrível saga familiar.

Luciana 04/05/2024

A saga da família Buendía é relatada como maestria, a solidão, amarguras e egoísmos dos personagens são bem desenvolvidos assim como os nomes estão ligados as personalidades, principalmente dos homens.
O realismo mágico que é entrelaçado na trama deixa tudo mais interessante, assim como as críticas sociais.
Agora situações de incestos,pedofilia e abuso, da forma como são colocados não me agradou nem um pouco, os personagens não precisam ser perfeitos, agora humanizar certos tipos de atitude já não rola.

02/05/2024

"O primeiro da estirpe está amarrado a uma árvore...
E o último está sendo comido pelas formigas."
O livro mais famoso do Gabriel e fazendo jus a sua fama. Tem uma leitura que, talvez para quem não tem muito costume ou faça questão de uma leitura com paradas para reflexão como eu, demore um pouco. Mas não é por ser escrito de forma ruim ou ser uma história desinteressante, é pela complexidade e a densidade da história. O Gabo conseguiu descrever a história de uma grande família que, como qualquer outra, tem seus altos e baixos. Além disso mostra a ciclicidade dos parentes ao terem nomes, aparência e costumes hereditários, sem deixar nenhuma ponta solta e assuntos sem ser tratados.
É um grande livro, indispensável para todos, que deixa qualquer absorto em descobrir os segredos de Macondo e da família dos Buendias.
"As estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra."

Andriele 02/05/2024

Achei massante, mas o conteúdo é interessante, vale a pena ler para quem gosta deste tipo de romance. Mas eu não leria novamente.

lele 01/05/2024

Tipo de livro que eu amo ler. apesar dos vários nomes iguais, eu conseguia diferenciar os personagens em si, no começo bem mais com a ajuda da árvore genealógica. achei que seria uma leitura mais densa, mas fluiu bem pra mim. fiquei encantada com a história e o final?. excelente.

??a história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que continuaria dando voltas até a eternidade, se não fosse pelo desgaste progressivo e irremediável do eixo.?

isaazm_ 01/05/2024

[...] É como se o tempo desse voltas redondas e tivéssemos voltado ao princípio [...]
O livro conta sobre sete gerações de uma família que começa com o casal Úrsula Iguarán e José Arcádio Buendía. No começo é leve e até engraçado, com toques de surrealidade, mas conforme fui avançando na leitura tudo foi mudando.
Ao longo das gerações, vamos acompanhando o degradamento não só da família ou do povoado de Macondo, mas o degradamento moral dos Buendía, que cometeram, cada um ao seu modo, os mais terríveis pecados, de assassinato para pior.
O que todos na família compartilham, é a terrível solidão, que vai ficando cada vez mais paupável e agonizante. Conforme o tempo vai passando a casa da família vai sendo tomada pela decadência e Macondo vai se acabando em sua miséria e catástrofes sem precedentes.
Os membros da família costumam ter os mesmos nomes, então lá pela metade já tinha me perdido no emaranhado de Aurelianos e José Arcádios. E no fim, acho que mais desgostei do que gostei desse livro.

Junior.LOpes 01/05/2024

Cem anos de solidão
Terminei de ler nesse exato momento e tenho sentimentos mistos em relação ao livro.
Achei uma jornada incrível, a leitura é tão fluida e boa que eu me sentia em Macondo toda vez que parava pra acompanhar a história, personagens muito bem definidos e as várias tramas tornam muito interessante a leitura, no principio achei bem complicado a questão dos nomes mas depois isso se tornou muito relevante pra história.
Agora a parte que me incomodou foi um pouco do exagero nas "tragédias" dos Buendia, definitivamente eles não eram boas pessoas e acredito que existam formas melhores de representar esse lado sem envolver tanto estupro e pedofilia como recurso, eu sei que talvez isso seja um certo anacronismo da minha parte, mas não deixa de incomodar e talvez isso tenha sido um fator que tenha me tirado a vontade de reler.
No geral é uma ótima história e com toda certeza muito envolvente.