Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez




Resenhas - Cem Anos de Solidão


2661 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Marcos Aurélio 30/12/2023

Cem anos de Úrsula
Livro maravilhoso de Gabriel García Márquez.

Cem anos de solidão, de uma família que gira em torno de um centro de força chamado, Úrsula. Os outros são apenas os Buendía,vivendo na fictícia Macondo.

Macondo é um lugar mágico. Um vilarejo em uma América do Sul abandonada por pessoas que a saquearam, levaram as riquezas, desvirtuaram, arrancaram a pureza. Os Buendía ainda vivam sob muitas crenças e misticismo. Crenças que traziam medo, como no caso da união de José Arcádio com Úrsula Iguará, os primos, cujos filhos nasceriam com rabo de porco.

São muitos temas abordados por Gabo, a guerrilha, a influência dos ricos para explorar os pobres, o machismo, as relações incestuosas. A guerra e a guerrilha transformam os homens, da buscar por liberdade, progresso, para uma obsessão pelo poder. E no meio do caminho alguns ser tornam monstros, esquecendo completamente o ideal que os levou a tomar uma arma nas mãos e lutar.

"Mas o que me preocupa não é que você me fuzile, porque afinal de contas, para a gente como a gente isso é morte natural."

Pôs os óculos na cama e tirou o relógio de corrente.

"O que me preocupa - continuou - é que de tanto odiar os militares, de tanto pensar neles, você acabou sendo igual a eles. E não existe um só ideal na vida que mereça tanta abjeção". Tirou a aliança e a medalha da Virgem dos Remédios e as colocou ao lado dos óculos e do relógio
"Do jeito que a coisa anda, concluiu, você não apenas será o ditador mais despótico e sanguinário da nossa história, como vai acabar fuzilando minha comadre Úrsula, tratando de apaziguar a própria consciência".

Úrsula é a personagem central de Cem anos de solidão, mas Remédios, Amaranta, Pilar, Santa Sofia de La Piedade e Petra também tiveram papéis notáveis neste livro. Cada uma com os sabores e dissabores. A beleza, a mão forte, a sensualidade,

Úrsula é o estereótipo de líder que um povo precisa, aquela que governa com coragem, paixão, determinação, princípios e valores:

"Sei que vai fuzilar o Gerineldo - disse ela serenamente -, e não posso fazer nada para impedir isso. Mas quero advertir você de uma coisa: assim que eu olhar o cadáver, juro pelos ossos de meu pai e de minha mãe, juro pela memória de José Arcádio Buendía, juro perante Deus, que vou arrancar você de onde você se meter, e vou matá-lo com minhas próprias mãos". - Antes de abandonar o quarto, sem esperar resposta, concluiu: "É a mesma coisa que eu teria feito se você tivesse nascido com um rabo de porco".

Úrsula guardou um tesouro que não era seu, e não permitiu que mesmo na desgraça sua família se apossasse dele. Acreditava que os verdadeiros donos um dia iriam requerer o que lhes pertencia.

Assim, como a terra fez, com cada um da árvore dos Buendía.
comentários(0)comente



Naraia 30/12/2023

Cem anos lendo
Muito grande e cansativo. Conta a história de gerações de uma única família, eu achei muito desgastante. No início, o livro te prende, aliáis é muito bem escrito e bem construído, mas ao longo da história fica extremamente repetitivo, com uma imensidão de personagens que vão surgindo e morrendo. O renomado autor, escreve bem e com uma complexidade muito interessante, sabe desenvolver as paisagens e personalidades, achei admirável. Mas não consegui aproveitar muito pela quantidade de páginas e nomes que me confundiam, além de tudo há elementos místicos e diversas supertições que bagunçou muito minha mente na leitura, demandaria muita atenção e tempo para concluir com qualidade, infelizmente não foi possível para mim... Valeu a experiência, não curti tanto a obra, porém o autor aparenta muito potencial.

trechos:
_
"Morreu velho na solidão, sem uma queixa, sem um protesto, sem uma única tentativa de traição, atormentado pelas recordações e pelas borboletas amarelas que não lhe concederam um só instante de paz, e repudiado publicamente como ladrão de galinhas."
_
"...solidão miserável quando tudo acabou de passar e não restou nada além do luminoso espaço da rua, e o ar cheio de formigas voadoras, e uns quantos curiosos na beira do precipício da incerteza."
comentários(0)comente



JosA225 30/12/2023

Cem Anos de Solidão
Da Série Livros Deliciosos. Macondo pode ser qualquer aldeia da América do Sul e do mundo. Muitos personagens inesquecíveis, o homem que promove 32 Guerras Civis e perde as 32, a mulher mais bonita do mundo, o homem com rabo de porco, a mulher idosa que passa por as décadas e vive mais de cem anos e muitos outros. Livro inesquecível.
comentários(0)comente



Noemi56 30/12/2023

Me surpreendeu
A narrativa desse livro me pegou de jeito. Apesar de no começo eu ter ficado incomodada com a falta de divisão de capítulos, a forma como autor nos conta essa história é viciante.
Apesar de todos terem os mesmo nomes, você se acostuma e identifica cada um da família.
É incrível como o real e o fantasioso se mesclam de forma natural e comum.
comentários(0)comente



Monique355 30/12/2023

Apesar de ter gostado das críticas presentes em muitos trechos no livro e também da crítica política no contexto maior da história, não foi uma leitura pra mim. Realmente não é o tipo de livro que eu curto e diria que foi até custoso concluir essa leitura. Não me arrependo de tê-la feito, mas não faria novamente. Achei o livro superestimado.
comentários(0)comente



Thaís 29/12/2023

Melhor leitura!
Se tornou em 2016 e continua até hoje sendo o meu livro favorito de todos os tempos! Amo Garcia Marquez
comentários(0)comente



Eduardo 28/12/2023

MEU DEUS DO CÉU, QUE LIVRO ESPETACULAR!
Li "Cem Anos de Solidão" pela primeira vez em 2019 e já havia gostado. Decidi reler agora no finalzinho de 2023 e ele cresceu demais com a releitura, se tornando o meu livro favorito da vida.

É muito difícil fazer uma resenha ou tentar explicar do que se trata o livro, então eu só queria deixar registrado que esse livro é uma obra prima, e que se você que está lendo sente que é o momento certo de lê-lo, então leia, senão deixe para ler daqui um tempo, não tem problema, mas leia em algum momento da sua vida!

Gabo, eu deixaria você dar um soco na minha cara por ser tão genial.
comentários(0)comente



Ana Justen 28/12/2023

Cansativa
Não foi uma leitura que me prendeu, tive até ressaca por conta que não fluía, enfim. Achei bem cansativa e não gostei da história
comentários(0)comente



vitória.ana 27/12/2023

O melhor que já li
Esse livro eh tudo que um livro precisa ser. te faz pensar, se emocionar, constrói personagens falhos mas que tbm tem suas qualidades louváveis, faz você ver a pessoa além das suas atitudes. a descrição perfeita dos acontecidos me fez viajar pra um mundo que eu nunca imaginei, me fez ver e sentir tudo que os personagens sentiram. definitivamente o melhor livro que já li, vai ser pra sempre um favorito.

viva o Coronel Aureliano Buendía!!
comentários(0)comente



Déh 26/12/2023

Um pouco cansativo
A história da família Buendia tem passagens muito interessantes, personagens muito bem construídos, mas ao mesmo tempo, em algumas partes do livro acaba sendo um pouco cansativo.
comentários(0)comente



Ingrid 25/12/2023

Um livro incrível pra reler muitas vezes ao longo da vida. Aborda as relações familiares de uma forma muito única e me fez perceber o quanto elas podem ser diversas. Sinto que eu nao consegui pegar muitas coisas e deixei passar outras, mas isso porque são muitos personagens e muitos acontecimentos. Por isso quero reler em outros vários momentos pra absorver coisas diferentes. Eu AMEI esse final e ele fez todo sentido pra o que é abordado em milhares de momentos no livro, a questão do tempo andar em voltas redondas e tudo sempre serem repetições.
comentários(0)comente



Nati 24/12/2023

Que leituraaaaa!!!!???
Genteeeee! Eu gostei demais desse livro. Confesso que me perdia nos nomes dos personagens já que os filhos recebem os nomes dos pais?
Mas gostei do desenrolar, uma família, com seus defeitos, sua cultura, seus problemas?
Filhos cada um com sua personalidade, peculiaridades?.
Em uma época em que as coisas eram mais escassas e difíceis.

Gostei muito de Ursula!
Na verdade, cada personagem me encantou um pouco com alguma característica que me fez ficar apegada.

Tem de tudo um pouco? loucura, amor, paixão, parentes que se apaixonam.? ( a cara de Gabo isso)

O final eu fiquei tipo ?


Destaquei esse trecho pq resume bem:

? A história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo.?

Gosteiiii ??????????????
Jei_ 24/12/2023minha estante
Ainda não terminei e talvez esteja sendo precipitada, mas Ursula tem totalmente meu coração!




Bia 23/12/2023

A verdadeira solidão nunca é vivida sozinha.
Cem anos de Solidão narra a história da família dos Buendía. Sete gerações de Arcádios e Aurelianos, de amores, ódios, loucuras, devaneios e solidão. Não é à toa que Garcia Marquez recebeu um Nobel, sua escrita é vivaz e poética, forte e reflexiva, simplesmente maravilhosa. Excelente leitura, daquelas que nos prendem nas páginas e nos fazem querer saber o que reserva o futuro. É quase como a obsessão pelos pergaminhos de Melquiadez. Fascinante!
comentários(0)comente



Alee M. 23/12/2023

Você gosta de uma fofocada de família?
Muita gente me recomendou ter paciência com esse livro por conta da narrativa maçante e dos nomes repetidos, mas nada disso foi um problema pra mim. Com exceção de alguns momentos mais chatos, achei a narrativa no geral até bem fluida.

Eu adorei o ar ?fofocada de família? da história e refleti sobre como as gerações passam.. cada um tem suas peculiaridades e sua história pessoal. Cada história vai se perdendo com o tempo e essas pessoas vão sendo esquecidas, mas de certa forma as gerações seguintes as vezes podem carregar, sem saber, certos traços e atitudes das anteriores.

O livro também tem um ar de realismo mágico, vc fica meio na dúvida se a ideia do autor era criar um misticismo folclórico ou realmente falar sobre um lugar mágico que não existiria.

Uma história sem dúvida bem construída e marcante. Recomendo começar a ler sem preconceitos e se tiver dúvidas sempre consulte a árvore genealógica, vc se acostuma com os nomes e vai entender a história.
comentários(0)comente



Letteles 23/12/2023

Nostalgia da infância no interior
Foi uma leitura bem fluida! Meu primeiro livro do autor e já adicionei ?O amor nos tempos de cólera?, outro livro do autor, na minha lista. O livro ?Cem anos de solidão ? é sobre uma família que funda uma cidade pequena e é muito engraçado. Me identifiquei muito com os personagens e relembrei de quando eu passava as férias no interior na casa da minha avó em Esperantina - Piauí. Acho que todo mundo que conviveu com família católica no interior vai se identificar de alguma forma. Tinha tudo para estar no top 5 do ano mas achei o finalzinho, tipo os dois últimos capítulos, meio lentos. Acontece? Mesmo assim VALE MUITO A LEITURA!!!
comentários(0)comente



2661 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR