Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Wanderson 23/10/2023

Muito se fala sobre esse livro, o quanto é incrível e etc mas sempre tive minhas dúvidas se era tudo isso mesmo. Li e posso dizer: é tudo isso sim.

karla.mauricio 20/10/2023

Li errado no início. Li dando importância aos sobrenomes, a enlouquecedora árvore genealógica e era apenas para ler, apenas seguir.
debora-leao 21/10/2023minha estante
Eu cometi esse erro com Tolstói. Só me toquei deoois... Bom saber que Garcia Marquez é a mesma coisa! Já começo deixando apenas fluir então, graças a ti ?

karla.mauricio 21/10/2023minha estante
Esquece que tem 8.000.000 de Buendias. No fim, cada um é cada um e nem eles mesmos sabem quem é quem. ???

Mel 20/10/2023

Cem anos de solidão
A história de várias gerações dos Buendía realmente dá a sensação de "cem anos de solidão". Desde a fundação de Macondo por José Arcádio Buendía e sua esposa, Úrsula, até Aureliano e Amaranta Úrsula, a história perpassa não somente os personagens e seus conflitos pessoais e familiares, mas as mudanças de gerações, as novas tecnologias, os problemas políticos e sociais, que mergulham o leitor numa profunda reflexão acerca de tempo e gerações. Escrito de maneira coesa, fluida e sem repetições, o livro prende o leitor do início ao fim. Mas é preciso cadência em uma história densa e com o nome dos personagens bem parecidos. Este foi meu primeiro contato com Gabriel García Márquez e o realismo mágico. Apesar deste gênero literário estar longe de ser emu favorito, a escrita de Gabriel me cativou muito e espero ler mais obras dele. Enfim, mais um clássico recomendado nesta rede social.

Gi Santos 20/10/2023

Gabriel García Márquez tece uma narrativa mágica e densa, mergulhando na história da família Buendía em Macondo. A riqueza de detalhes e personagens memoráveis cativam, mas a complexidade da trama e a repetição de nomes e eventos podem confundir.

A solidão é um tema central, evidenciando a melancolia e isolamento que permeiam as gerações dos Buendía. A escrita de Márquez é repleta de realismo mágico, misturando o cotidiano com o extraordinário de maneira única.

Pessoalmente, aprecio a profundidade da obra e a maneira como ela nos faz refletir sobre a natureza cíclica da vida e do tempo. No entanto, a leitura pode ser desafiadora devido à densidade da prosa. É um livro que merece ser lido com paciência, permitindo-se envolver completamente na atmosfera de Macondo e nos destinos trágicos dos Buendía. É uma experiência literária enriquecedora, mas não necessariamente fácil.

Isadora937 19/10/2023

Um dos meus favoritos
Simplesmente arrebatador! A história é daquelas que ficam na memória e na alma por muitos e muitos anos ou enquanto existir vida. Achava que seria superestimado e acabei lendo mais dois do García Márquez para suprir a saudade pós-término de leitura que esse livro me deixou.

Clio0 19/10/2023

Cem Anos de Solidão é um dos livros mais famosos da literatura mundial moderna. Seu valor como literatura é indisputável, e há anos críticos internacionais discutem o real significado da solidão no título... menos na América do Sul.

O livro destila a vida de pequenas comunidades em nosso continente. São famílias de força e moral rígida que fogem á compreensão de culturas anglogermânicas - nossa mistura de amores incestuosos e recato sombrio, a necessidade de ganhar dinheiro fácil exigindo esforço e sacrifícios sobrehumanos, por exemplo. Como explicar tal comportamento fora de uma cultura tão miscigenada e supersticiosa quanto a nossa?

Os Buendía fazem o retrato do que hoje vai aos poucos se diluindo nesse caldo global do mundo conectado. Coroneis derrotados que abominam a violência, diletantes de novas ideias e tecnologias, sábios e estudiosos de conhecimentos sem fins práticos, mas tão necessários ao enriquecimento do espírito. Amor e ódio, rancor e perdão.

Esses pecados capitais praticados pela família são o motivo de sua derrocada, de seu exílio - sua solidão.

É uma história dolorosamente familiar para aqueles criados com fitas vermelhas nos punhos e raminhos de arruda na roupa, cujas maldições foram previstas por ambas, religião e ciência.

Tal obra é o símbolo máximo do Realismo Fantástico e quem se interessa em conhecer esse gênero pode lê-la com tranquilidade. Contudo, prefiro recomendar por seu valor intrínseco.

É ótimo.
Pedróviz 20/10/2023minha estante
Obra fenomenal.

Rodolfo Mondoni 19/10/2023

Livro espetacular. Um dos meus favoritos da vida. Dá pra ver a qualidade já no primeiro parágrafo.

Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo. Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e taquara, construídas à margem de um rio de águas diáfanas que se precipitavam por um lei­to de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos. O mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mencioná-las se precisava apontar com o dedo.

Karla 18/10/2023

"porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra." ?

kaká 18/10/2023

Gostaria de escrever uma resenha melhor, porque esse livro merece. Apesar de difícil de ler (já que é uma quantidade absurda de acontecimentos pelo tamanho do livro), vale a pena conhecer a história.

A mistura de realidade com ficção é incrível: Márquez consegue inserir eventos da história colombiana de forma muito pessoal, de modo que conseguimos nos imaginar ali, como habitantes de Macondo. Além disso, o que mais me conquistou na história é a capacidade do autor de, ao mesmo tempo que dá um panorama geral da família e do vilarejo, consegue focar em cada Buendía, explorando suas singularidades. Você consegue se conectar com eles, às vezes gostando ou odiando, mas nenhum familiar passa batido. Fora o final, que é simplesmente surreal.

#Anafox 17/10/2023

Seria muita audácia eu querer fazer uma resenha digna de Cem anos de solidão. Então vai uma indigna mesmo: acompanhamos gerações de Aurelianos, Josés e Arcadios, na família Buendía e na mítica cidade de Macondo, construída e elevada em meio ao nada. Muito bom ter a árvore genealógica disponível pra consultar o tempo todo, pois as angústias e revivendas se atualizam na geração seguinte, mantendo os mesmos nomes, juntado de um com outro, ao ponto de nem lembrarmos mais qual a relação entre um personagem e outro. As mulheres, quase todas, tentam ser a cola que mantém os Buendía com um pé na realidade e, quem sabe, tentando tirá-los da fatídica solidão.
Raimundo.Sales 23/10/2023minha estante
Parabéns! A obra é difícil, mas ficou muito bom! Eu tentarei fazer uma resenha quando concluir a leitura ?! Estou criando coragem!

Amal0 12/10/2023

Cem Anos de Solidão
Muito bem escrito, é muito gostoso de ler simplesmente pela escrita do autor.
A história é engenhosa.

Pollyanna Reis 11/10/2023

CEM ANOS DE SOLIDÃO
Cem Anos de Solidão é realmente uma obra grandiosa, e um exemplo notável do estilo literário conhecido como realismo mágico.

A história gira em torno da família Buendía ao longo de sete gerações na fictícia cidade de Macondo, localizada na América Latina. A história em si é repleta de elementos mágicos, surreais e simbólicos que entrelaçam com a realidade.

Os patriarcas José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, fundam Macondo. Seu desejo de explorar o mundo e sua ambição definem o tom para as gerações futuras. Eles são primos e a relação de parentesco sempre despertou em Úrsula o medo do nascimento de filhos com rabo de porco. E esse medo a persegue durante toda a sua vida, pois a história da família tende a se repetir por várias gerações.

A narrativa é repleta de eventos sobrenaturais que ocorrem como se fossem parte da realidade cotidiana. Isso inclui personagens que vivem por mais de cem anos, chuvas de flores amarelas, fantasmas e muito mais.

Muitos dos personagens enfrentam a solidão e buscam o amor e a felicidade, mas muitas vezes são condenados a repetir os erros de seus antepassados. A narrativa é complexa, com múltiplos personagens e linhas do tempo, e muitas vezes os destinos das gerações se repetem.

Uma coisa é certa nessa leitura, nunca se sabe onde a fantasia começa e a realidade termina. Na minha opinião, a leitura jamais fica enfadonha, apesar da repetições de nomes e o ciclo repetitivo da família. É sem sobra de dúvida um livro que causa estranheza, mais eu amei a experiência, e até achei que a leitura foi bem mais tranquila do que eu esperava.
Quer sair da zona de conforto? Esse é com certeza o livro certo!

?O primeiro da estirpe está amarrado a uma árvore e o último está sendo comido pelas formigas.?

Marina 10/10/2023

Não tenho palavras pra descrever cem anos de solidão, nem todas as reflexões e emoções que esse livro me trouxe. Leitura obrigatória!

Rodrigo.Macedo 09/10/2023

Não entendi pq escolheram essa borboleta amarela para a capa
As frases do Gabo me transportaram para um mundo de sonhos. Chegou num momento da leitura que não estava esperando ser conduzido por uma trama intrincada. Apenas deixei-me levar pelas palavras.

Apreciei cada momento. Li sem pressa. Sem esperar nada. Não me preocupei com os nomes repetidos. E a experiência foi excelente.

Muito feliz com essa leitura. Feliz por ter conseguido apreciar essa história. Desenvolvi um carinho especial por esses personagens.

Greg 08/10/2023

Livro favorito
Trata como ninguém das vivências latinas americanas, mas mais do que isso das vivências humanas.
solidão e memória são os temas recorrentes desse livro que cada capítulo ou até poucas páginas tem conteúdo suficiente para compor filmes e séries.