A Desobediência Civil

A Desobediência Civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

yasmine 09/06/2023

Bem rápido de ler e que faz questionamentos válidos até hoje. A edição está caprichada, toda ilustrada e em capa dura.

Rayanne0 27/05/2023

Meu Deus
Que explosão na minha mente, o livro é incrível e fluido, parece que foi escrito ontem e não a séculos atrás, a edição da antofagica com fontes diferentes e imagens nos faz ter uma imersão gigantesca na narrativa, amei demais.

nanaths 21/05/2023

ícone revolucionário que foi preso buscando um sapato porque não pagou imposto de 1,50 pra governo escravista

Rayssa 10/05/2023

Indispensável
É um livro maravilhoso e indispensável para o debate sobre o pensamento crítico.

Durante todo o tempo do texto do autor você tem certeza que está lendo algo realmente revolucionário e precioso.

Não só.

As reflexões de estudiosos, do meio para o final, selam essa convicção debatendo a importância desta leitura através do tempo. As ideias do autor eram admiradas por grandes figuras, como Martin Luther King e o escritor Liev Tolstoi.

Bom, só por isso vocês já entendem que a leitura não é algo descartável.

Ademais, os textos de apoio colocam a leitura no prisma brasileiro e atual ao dissertar sobre a impossibilidade de interpretação rasa ou enlatada do que é desobediência civil enquanto revolução.

Vou comprar o livro pra ter e reeler. Tenho a sensação que cada leitura vai abrir um novo túnel pensamentos.

Demais mergulhar nesta leitura.

Claríssima 04/05/2023

Surpreendente
Eu esperava outra coisa e me surpreendeu. O contexto (de suma importância) e a motivação para a desobediência tem um motivo justo, não sendo um caso de "rebeldia sem causa".

Felipe 03/05/2023

Inspirador
Esse ensaio filosófico sempre despertou meu interesse pelo título e por alguns comentários e indicações que já vi por aí pelo YouTube.
Essa obra serviu de inspiração para diversos movimentos populares pelo mundo e serviu como objeto de estudo em diversas universidades pelo mundo.
Essa edição comentada no final da um plus, pq nos esclarece muitas coisas.
Super indico.

Rayane114 30/04/2023

A Revolução começa em mim
Quando me aventuro a ler ensaios de escritores antigos muito citados e respeitados, tento sempre trazer à atualidade para fazer um pouco mais de sentido. Com Thoreau, isso foi relativamente fácil: é impossível ler "A Desobediência Civil" sem relacionar com as vezes que aceitamos passivamente as injustiças e nos tornamos, mesmo sem querer, cúmplices dela. E o melhor de tudo é que podemos perceber, por meio da leitura, que não precisamos ser nenhum Thoreau, Mahatma Gandhi ou Nelson Mandela para reconhecer e lutar contra essas injustiças que, muitas vezes, são financiadas e estimuladas pelo próprio Estado. A "luta" não precisa ser sangrenta: ela começa por nós mesmos, com a tomada de consciência e a recusa de coadunar com uma ordem que não segue os nossos princípios. No mais, achei uma leitura rápida e acessível, recomendável para quem quer refletir mas tem pouco tempo para isso hehe

ViHh 23/04/2023

Ação baseada em um princípio, uma revolução pacífica
Esse pequeno ensaio escrito por Thoreau e baseado em uma noite que passou encarcerado por se recusar a pagar impostos ao Estado, sabendo que isso seria corroborar com a situação escravocrata Norte Americana, entre outros temas do período, gerou uma revolução pacífica que inspirou grandes líderes como Gandhi e Martín Luther King.
De fato o texto é impressionante e surpreende pois não se trata de um manual da "desobediência", pelo contrário, suscita que o leitor faça um revisão íntima acerca de virtudes e princípios pelos quais entende que deve guiar sua existência e que ao fim e ao cabo transcenderão a mortalidade e poderão ter um efeito muito maior no mundo. A Desobediência Civil é um convite a reforma interior e a busca da conexão com a verdadeira humanidade dentro de nós.
A edição ficou especialmente robusta com a adição de excertos sobre o valor atemporal da literatura clássica, extraídos de Walden, outra obra emblemática de Thoreau.

Livro que livra 12/04/2023

Façanhoso - atemporal manifesto!
Manifesto de Thoreau abrange amplos aspectos da questão da cidadania, promovida pelo estopim dos impostos, constituindo uma verdadeira reflexão, começando pelo sentido de governo, a relação do indivíduo com ele (impostos, serviço militar, eleições), e dos indivíduos entre si, e avançando na abordagem do funcionalismo (incluindo os governadores) e do legalismo (a Justiça constrangida pela subserviência cega às leis).
Thoreau, a exemplo de outros escritos seus, também aqui põe no discurso uma grande dose de si mesmo.

Um dos exemplos mais notáveis de desobediência civil foi dado por Mohandas Karamchand Gandhi, o Mahatma ("grande alma"), tanto no início de sua carreira na África do Sul (1893 - 1914), como na sua longa luta pela independência da Índia (1915 - 1947). Obstinado aos seus princípios morais, Gandhi não tinha outras armas para a batalha a não ser a coragem e o "apego à verdade" (satyagraha).

Em 1907, Gandhi escreveu no jornal Indian Opinion que "tanto o exemplo quanto os escritos de Thoreau são exatamente aplicáveis no presente aos indianos. Sobre o autor de "A Desobediência Civil", ele disse que foi um grande escritor, filósofo, poeta [...] que não ensina nada que não esteja ele mesmo preparado para praticar, que foi um dos maiores e mais morais homens que a América já produziu [...] ele foi para a prisão por causa de seus princípios [e , além do mais,] está escrito para todos os tempos e que sua lógica incisiva é incontestável"
(?For passive resisters", 1907).

Vanessa453 03/04/2023

Embora o conceito de desobediência civil tenha surgido como fruto da consciência individual, ele se desenvolveu historicamente como uma ferramenta de luta coletiva pela transformação social. Em seu ensaio, Thoreau marca a transgressão da lei como estratégia de resistência.

Fabíola 01/04/2023

Gostei da leitura, rápida e fluida. Também só tenho elogios sobre a edição da antofágica está linda, a única coisa que me incomodou foi a abundância de textos de apoio que ocupam mais páginas que o texto principal, chegou um ponto que ficou chato. Fui com muitas expectativas nesse livro por conta de terceiros, esperava mais, só que reconheço que é um bom livro sim.

Gabrielsouza1378@ 28/03/2023

O conhecimento não nos Chega em detalhes, mas em lampejos da luz celeste. Sim, cada pensamento que atravessa a mente ajuda a desgastá-la e a aprofundar seus sulcos, que, assim como nas ruas de Pompéia, evidenciam o quando ela foi usada. ( Pág 145)

Luiza2527 26/03/2023

A Desobediência Civil
Dos livros da Antofágica, esse foi um que realmente não esperei muito. Ledo engano...

De leitura rápida, "A desobediência civil" cresce com os textos de apoio trazidos pela Editora Antofágica. Tem vários trechos bastantes interessantes, que te inspiram a repensar a nossa obediência cega e inconsciente em relação a um Estado, que, apesar de conveniente, muitas vezes toma posicionamentos contra o povo.

Nesse sentido, Thoureau questiona se é válido obedecer ou ainda se manter neutro, estabelecendo relação de conivência, em relação a um Estado que não se atém aos nosso interesses. O que é possível fazer, portanto, em contrapartida? Para Thoureau, desobedecer é o caminho.

Quanto à isso, realmente, fico refletindo sobre a possibilidade de resistir a um Estado, que se blinda de toda e qualquer forma de resistência, criminalizando tudo aquilo que considera perigoso ao seu próprio poder. Dessa perspectiva, penso bastante sobre os corpos mais pobres e racializados... É possível aplicar a desobediência civil? É possível, de fato, escapar do controle social exercido pelo Estado por meio das autoridades policiais, presídios, entre outros...

Chego à conclusão, através dos textos de apoio. que é possível e já foi feito anteriormente. No entanto, como também colocado nos posfácio, somos muito maiores e fortes ao nos somarmos. Individualmente, penso que estamos muito mais suscetíveis a sofrer represálias.

De fato, não entendo isso como ideia fechada para modificação. Mas, até então, sinto-me limitada diante dessa teoria.

Além disso, quanto ao conceito editorial, penso como algo bastante interessante. Se fez fora da regra, do padrão. Letras sem serifa, mais escuras ali e aqui, na horizontal, ocupando espaços diferentes em cada página... Está aqui a desobediência em pequena escala. A edição não faz exatamente o que se espera dela e isso eu consigo apreciar.

Enfim, texto bastante especial e provocativo! Recomendo!

Vania.Cristina 15/03/2023

Pequeno ensaio imenso
Gostei, mas leiam os textos de apoio porque a leitura cresce. Sem eles fica difícil entender a importância do texto. Os posfácios da edição da Antofágica são simples, de fácil compreensão e contribuem bastante com a leitura. Simplificando bastante, o autor está falando em desobedecer o Estado se esse for responsável ou omisso quanto a graves injustiças sociais. Pagar seus impostos, nesses casos, é obedecer e ser conivente. Não fazer nada, é ser conivente. Os textos de apoio dessa edição vão aprofundar a discussão abordando outros autores que foram influenciados pela obra, e complementaram essas ideias. Importante ler sem tirar a obra do seu contexto, o da luta contra as injustiças sociais, contra a opressão e a escravidão.