Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Flavinha 04/10/2011

Gostei, mas...
Li esse livro com muitas expectativas... Tanto que comprei na Saraiva e não foi barato!!!!
Todo mundo falando muito bem.
Gostei do livro, mas longe de dar nota máxima. Dou 4. Bom, gostoso, mas só!!!!
O interessante é que no decorrer do livro, os anos passam e os personagens amadurecem.... O autor teve esse cuidado. Nesse ponto gostei, mas foi tudo muito previsível!
Mah 06/10/2011minha estante
Comecei a ler cheia de expectativa também, e já no comecinho começo a achar que não será isso tudo que eu esperava. =S

Yas 01/02/2022

Tinha muito potencial, porém...
? CONTÉM SPOILERS AO FIM
mas em minha opinião pessoal, eu não leria se tivessem me avisado sobre isso.

Admito que comprei esse livro por acaso sem ter qualquer noção do seu conteúdo (o que na minha opinião deixa uma leitura muita mais interessante), tinha uma pegada interessante: "20 anos, duas pessoas", conversação por cartas até os primeiros telefones, amadurecimento de ambas partes em quesito personagens, etc. Mas conforme se passavam as páginas, meu único sentimento era atirar esse livro longe e parar oficialmente a leitura, mas dei uma chance e me decepcionei profundamente.

O primeiro ponto é falta de confiança que os personagens tinham em si, e não, isso não é um ponto de personalidade que deixa a leitura interessante por em algum momento eles tomarem coragem de seus sentimentos e falarem sobre, muito pelo contrário, acaba sendo muito chato e repetitivo a forma como a Emma tinha uma dependência emocional gigantesca no Dexter mas nunca tinha coragem pra falar sobre ou acabava sendo atrapalhada por um desentendimento minúsculo entre ambos que estragava tudo. E o Dex não fica atrás, todas as vezes queria ser muito homem boa pinta e acabava deixando passar todas as oportunidades de assumir a Emma, mesmo que sempre quando precisava, ia correndo pra ela, e quando percebeu, sentiu que era tarde demais e deixou passar mais algumas vezes até a vida dele estar tão ruim que ele precisasse dela de novo.

A forma inquietante que a vida da Em sempre estava de alguma forma relacionada ao Dex e o fato de que ela largaria tudo o que conquistou pra ficar com ele durante o livro todo mas que ele no auge da sua vida não moveria nada para encaixar ela, é frustante demais. E sinto dizer que o livro fica eternamente nessa corrida sem fim até os minutos finais onde eles finalmente ficam juntos e quando tudo parece as mil maravilhas, a personagem PRINCIPAL simplesmente morre de forma ridícula. Apenas como se o livro não tivesse tido um plot twist que fizesse as pessoas favoritarem o livro, me aparecem com uma ação impensada dessas.

E em outro mundo Dex leva alguns anos pra superar a Emma que é um amor de 20, deixando tudo ainda pior já que cada capítulo se passa 1 ano e não vemos muito da evolução do personagem em seu luto.

Enfim, jamais leria novamente e não recomendaria pra nenhum amante do romance se decepcionar como eu.
Madu 01/02/2022minha estante
Concordo com tudo, o final foi a gota d'água, só não larguei pq tava acabando.

Vic 18/02/2022

Em e Dex, Dex e Em
Nem acredito que acabei esse livro, a história é boa e muito realista, mas foi bem difícil terminar arrastei bastante a leitura. E sinceramente haviam me avisado que o final não era muito feliz mas eu não fazia ideia de que o final seria esse, fiquei meio perdida, tipo: ?como assim? Do nada?.

Mas, tudo bem!! Foi mais um romance para a lista.
Mali | @maalidaily 18/02/2022minha estante
Entendo perfeitamente seu sentimento! Fiquei assim também quando terminei ?

Jucyane1 26/01/2022

Achei chato
É muito arrastado, demorado, chato e peguei um leve ranço da metade para o final. Eu acho que a história poderia ter sido enxuta em umas 200 páginas, sério kkkkk. No início eu queria muito amar essa leitura, mas agora vejo que eu poderia ter abandonado logo no início.

Não foi tão agradável para mim. Mas talvez para outras pessoas cola.
Daniela Dos Santos 26/01/2022minha estante
Eu não consegui li...li umas 50 páginas e cansei.

Roseli Camargo 10/11/2011

Melhora muito
Confesso que quase abandonei o livro pois meio que parecia novela da Globo enchendo linguiça. O livro começa a ficar bom depois de mais de 300 páginas ( pelo menos na minha opinião). Garanto que compensa levar a leitura até o final para ver como esse Um dia mexerá com a vida de Dexter e Emma e conosco também.
Léia Viana 10/02/2012minha estante
Con cordo com você.
demorou bastante para que a leitura começasse a ficar boa, mas vale a pena ler.

napaularafael 05/06/2021

Excelente livro! Me pegou do início ao fim, me sinto parte da história de Em e Dex. Envolvente e emocionante. Já estou com saudades!
yasneryst 05/06/2021minha estante
simplesmente meu autor favorito

Fernanda Turino 14/10/2014

Das coisas favoritas da vida
Diz o ditado que nunca devemos julgar um livro pela capa, mas, algumas vezes, esse julgamento pode nos trazer gratas surpresas. Foi o caso de Um dia. Quando eu vi o livro na estante dos bestsellers da livraria, a capa me chamou a atenção, achei ela tão linda que, mesmo antes de ler a resenha, já sabia que ia comprá-lo. E ainda bem que comprei.
Li o Um dia em 2011 e ele entrou para a lista dos meus livros favoritos da vida, criei uma relação tão intensa com ele que já o reli, partes ou na íntegra, algumas vezes.
O livro tem uma estrutura interessante, David Nicholls encontrou uma forma muito criativa de nos contar a história. A história dos protagonistas dura 20 anos e cada capítulo corresponde a um mesmo dia, o que eles se conheceram, de cada ano ao longo dessas duas décadas.
Emma Morley e Dexter Mayhew se conhecem em 15 de julho de 1988, o dia da formatura da universidade, durante a festa. Após uma noite de bebedeira, os dois conversam muito sobre a vida, suas dúvidas e objetivos para o futuro; e, apesar de serem muito diferentes, Emma é introspectiva e intelectual e Dexter é um bon vivant rico e descolado, os dois se tornam grandes amigos e decidem manter contato após deixarem a universidade.
Eles cumprem a promessa, mas, muito mais do que manter o contato, os dois viraram melhores amigos, sendo confidentes mesmo estando distantes fisicamente um do outro. A partir dai, nos reunimos com nossos protagonistas todo dia 15 de julho, durante vinte anos. Há anos em que estão juntos, outro estão separados e se comunicando por cartas e em outros nem mesmo se falam.
Apesar de vivermos apenas um dia de cada ano com Emma e Dexter, David Nicholls conta a história deles de maneira tão intensa que, a partir deste único dia, sabemos tudo o que cada personagem passou ao longo dos outros 364. Vivemos cada angústia, alegria, tristeza e incertezas dos dois como se fossem com nós mesmos.
O livro é sobre um casal e é um romance, mas não é apenas uma história de amor (das mais lindas), mas também a história de vida de cada um deles. Me identifiquei muito com a Emma, mesmo tendo uma vida completamente diferente da dela, vi que alguns questionamentos da vida são os mesmos, muitas das incertezas também e também a insegurança diante das diversas possibilidades (ou falta delas) da vida.
É um livro que muito mais do que recomendo, quase obrigo a ler. Não é à toa que já dei de presente para muitos amigos.
O filme também é muito bom, uma boa adaptação que não perdeu muito da essência do livro. Os protagonistas são Anne Hathaway e o maravilindo Jim Sturgess, já vale assistir pelos dois.

site: http://cultsemserpedante.wordpress.com/2014/10/14/eu-li-um-dia/
linze 22/10/2014minha estante
Nossa,adorei sua resenha *o*
Aproveitem e façam uma visita aqui
http://league-of-legends-skins.tk/?rf=fSP4FIft8bMws cliquem

L Soares 09/07/2014

"Nós crescemos juntos" - Em.
A primeira frase que pensei para começar a resenha seria um spoiler enorme. Mudei de ideia. A história do livro é bacana, em certos aspectos muito bonita. Mas é impactante. Recentemente li "A visita cruel do tempo" e não dá para não pensar no tempo, não que a abordagem seja parecida. Um dia. Planos, sonhos, esperanças. Muitas coisas são deixadas para um dia. Há coisas para as quais esse dia chega. E muitas para as quais não. As pessoas mudam. Sonhos antigos não têm mais importância, e esses dias que não chegam nem são lembrados. Essa talvez seja a história de um dia que chega. Mas é breve. Muitos são. Em meio a tempo desperdiçado. Planos adiados ou abandonados. Coisas que se perdem por não estarmos prontos. Coisas boas e/ou ruins que acontecem sem qualquer aviso, sem esperarmos. Pessoas que ficam na sua vida. Ou que só passam. Um livro sobre viver e reviver. Recomeçar. E a ideia que fica, a história nunca tem fim, ela continua. Sempre. Com outros personagens, outros narradores. A vida segue.

Luiza.Cabeceira 25/06/2015

Um dia
Sobre "Um dia", só tenho uma coisa a dizer por enquanto: a vida é muito curta para que se leia livros ruins.
Dayanne Soares 25/06/2015minha estante
Nem uma estrela pelo menos? :D

vic 02/12/2014

Um Dia, por David Nicholls
Dexter e Emma se conhecem na formatura da Universidade, em 15 de julho de 1988. conversando sobre o futuro que os aguarda, não imaginam o quanto suas vidas pode mudar nos próximos anos. O livro narra, durante 20 anos, todo dia 15 de julho na vida de Dex e Em, com alguns flashbacks mostrando o que aconteceu e não foi narrado. Só digo que depois de fechar o livro, a história ainda não tinha saído da minha cabeça.
Na leitura dos primeiros capítulos, demorei um pouco para me acostumar com o longo tempo que se passava entre eles, mas depois da segunda parte, o livro me prendeu tanto que os hiato entre os capítulos não me incomodou mais, apesar das grandes mudanças que aconteciam tanto na historia, quanto no modo de pensar e ser dos personagens.
Nunca tinha lido algo parecido com Um Dia, onde David Nicholls mostra a vida inteira de duas pessoas muito diferentes, com objetivos na vida opostos, mas que conseguem conservar uma grande amizade, que como qualquer relação, tem seus altos e baixos. O livro me fez pensar muito no futuro, em como Dexter e Emma se tornam pessoas diferentes daquilo que queriam ser, devido a alguns acontecimentos que fogem do nosso controle, ou de escolhas que fazemos. E no amor e no modo de enxerga-lo.
Logo de cara, me identifiquei muito com a Emma, o jeito dela e o caminho que ela quer seguir, que acaba mudando durante a vida. Dexter me incomodou desde o primeiro momento, me deixou com muita raiva durante quase todo o livro, mas em um momento no final da história, consegui entender mais o lado dele.
O livro é muito mais do que um romance clichê e comum, tem um final super comovente e a história é linda. Me fez refletir sobre tudo que pode acontecer e como nossos destinos podem mudar, por escolhas que fazemos, lugares que passamos e pessoas que conhecemos. Uma das coisas mais interessantes do livro é que todos, acredito, em algum momento, vamos passar por algumas situações parecidas com as que os personagens viveram.
Leitura mais que recomendada, com uma ótima adaptação estrelada Anne Hathaway e Jim Sturgess. E vale lembrar que essa capa do filme é muito linda!
Barbie grew 03/04/2021minha estante
Menina, eu já tava me sentindo mal por ter a mesma opinião ? finalmente alguém que achou issoooo

Hellen @Sobreumlivro 20/10/2015

Acompanhe outras resenhas pelo ig @sobreumlivro
Demorei a me apegar a esse livro, pois, no início, a leitura parece ser complicada e sem nexo, um tanto chata, eu diria. Mas, depois de alguns capítulos, o livro começa a ficar empolgante e interessante. E não adianta, quando um livro foi escrito para ser bom, não importa, ele irá te emocional nem que seja nos últimos capítulos. E foi assim com Um dia, de David Nicholls.

"Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente. "

Se você tem esse livro e parou de ler nos primeiros capítulos, digo para que retome a leitura, pois, em certo momento, ela te cativará. Bem, indo ao breve resumo do livro, eu diria que é um romance/amizade complicado de jovens que acabaram de sair da faculdade. A história de Dex e Em, Em e Dex (quem leu, entenderá rs), dois jovens que sonham em trilhar caminhos diferentes e brilhantes, mas a vida não é lá o que desejamos, não é mesmo? E dessa forma, os personagens encontra um no outro, um porto seguro, uma amizade, um amor inesperado.

"Vinte anos. Duas pessoas."

E assim, desde 1988, dia antes da formatura, o autor descreve a vida dos dois em capítulos alternados, o dia 15 de julho, durante 20 anos, a história desse casal. Como isso termina? Só lendo e sofrendo junto que descobrirá.

site: https://instagram.com/sobreumlivro/
Laura Fernandes 21/10/2015minha estante
Amoooooo

Adan 20/10/2014

Uma das melhores surpresas deste ano
Resenha presente no blog: http://mundosnaestante.blogspot.com.br/

Quando comprei, todas as pessoas com quem eu comentava me diziam que era um livro ruim, que sequer tinham terminado de ler, entre outros comentários muito negativos. Isso, ao invés de me desanimar, me fez passar a obra na frente de muitas outras, e não me arrependo nem um pouco.
"Um Dia" conta a história de Emma Morley e Dexter Mayhew, dois jovens que fizeram faculdade juntos, mas só se conheceram realmente na noite da formatura. Ambos têm sonhos para o futuro, mas poucos planos. Emma, culta e preocupada com assuntos de política, sonha em ser escritora e mudar o mundo (ao menos um pouquinho a sua volta), enquanto Dexter sonha em viajar por diversos países e se tornar um famoso apresentador de TV.
Como nem tudo é perfeito (e David Nicholls mostra isso de maneira incrível), enquanto Dexter consegue realizar muitos de seus sonhos, Emma acaba indo trabalhar em um restaurante mexicano, onde não é nem um pouco valorizada e onde se sente cada vez mais distante de tudo aquilo que sonhou.
O mais interessante do livro é que cada capítulo corresponde ao dia 15 de julho de cada ano, desde a noite da formatura. Assim, ao invés de acompanharmos um episódio de suas vidas, acompanhamos suas vidas em si. Seus altos e baixos, os rumos que tomam, os encontros e desencontros, as paixões e desilusões. Enquanto temos um conquistando tudo o que sonhou, o outro encontra-se em dificuldades, e vice-versa. Acompanhamos o amadurecimento dos protagonistas (tardio e custoso para Dexter), e como a relação entre Dex e Em oscila entre romance e amizade. Temos momentos em que tudo dá certo e todos ficam felizes. E outros em que, bem, coisas muito ruins acontecem e puxam o leitor para uma fossa profunda.
A ficção se entrelaça muito bem com a realidade. Os personagens são muito humanos: tomam decisões que qualquer um tomaria, fazem coisas certas que nos fazem exalta-los, ou coisas erradas que nos fazem condena-los. Não temos situações forçadas, mas, sim, situações normais, que poderiam estar acontecendo com qualquer um. A história é tão realista que dói.
Não darei muitos detalhes, porque é realmente gostoso acompanhar cada novo acontecimento na vida dos personagens, ano a ano. Foi estranho, no início, terminar um capítulo e não encontrar a continuação daquela situação no próximo, mas sim uma situação completamente diferente, nos mostrando o quanto a vida pode mudar em um ano. Mas me acostumei facilmente, e é isso o que torna o livro diferente de qualquer outro.
No primeiro capítulo, Emma pergunta a Dexter onde ele acha que estará aos quarenta anos. E o livro acompanha a vida do casal até seus quarenta anos mesmo, nos mostrando quanto tudo pode mudar: as circunstâncias, os ideais, os planos.
Como deu para perceber com essa resenha, ao mesmo tempo em que conta uma ótima história (e que me fez sofrer muito no final, aviso), traz muitas reflexões e realmente mexe com o leitor. A escrita é ótima, os personagens são consistentes e realmente te envolvem (quando você percebe, já está defendendo suas causas) e a história te leva do riso à tristeza de um capítulo ao outro.
Melancólico, um pouquinho depressivo, porém perfeito, recomendo muito o livro, principalmente, e também o filme. É incrível como um dos livros de que mais me falaram mal tornou-se um dos melhores que li no ano, e sinto que não esquecerei sua história tão fácil.

site: http://mundosnaestante.blogspot.com.br/
daany eimori 02/01/2015minha estante
"A história é tão realista que dói." Exatamente! Adorei a resenha.

Leticia Simoncelos 10/03/2018minha estante
Concordo contigo. Abandonei umas três vezes este livro por não me apegar a história. E para completar o final foi ainda pior.
Vi o filme a alguns meses e o resultado foi o mesmo.

Ruth.Elen 01/09/2016

TRISTE E LINDO
A história começa bem divertida, com um rapaz bem sem vergonha que conhece Emma e se apaixona. Emma acaba se apaixonando por Dexter também. Os dois vivem uma linda história de amor juntos, e Emma sempre ajudando Dexter a mudar pra melhor. Um dia quando se mudam para a casa nova, um terrível acidente acontece, Emma estava saindo da natação e de repente um carro bateu no sentido que ela estava indo. Emma morre, e Dexter fica triste e sente muito sua perda.
Dafne 17/10/2016minha estante
Oi, Ruth! Marque seu comentário com a opção de "contém spoiler", por favor... Estava lendo as resenhas para descobrir se eu queria ler o livro ou não e fiquei bem triste em saber o final... =(

Jessica1248 26/08/2016

Um dia
O que posso falar desse romance magnífico?
Bom, que simplesmente ele encanta do começo ao fim. Por muitas vezes me peguei rindo ou com raiva, afinal Emma e Dexter são intrigantes. Posso dizer que são 2 cabeças duras kkkkk... Afinal nem um e nem o outro são capazes de dizer o que sente. Sem contar que o Dexter foi namorador desde a adolescência.
Ambos ficaram juntos uma noite, e depois se tornaram melhores amigos, mesmo Emma amando o Dexter. Ela ouvia tudo, inclusive dele contando sobre os relacionamentos passageiros. Depois de uma carreira mal sucedida de Emma em um restaurante mexicano e da carreira bem sucedida de Dexter na TV, eles decidem viajar juntos, o que posso falar que p mim foi a melhor parte... Claro que o final foi...
Bom, não gosto de dar spoilers, espero que você leia e descubra o que eu ia dizer.
Paloma 29/09/2016minha estante
Estou com esse livro na minha meta de leitura ...mas infelizmente recebi um spoiler e já sei o q acontece no fim .....agora perdi a vontade de ler =/