Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

20/05/2020

Toca a alma.
Um dia é um livro que vai para além daqueles romances entre duas pessoas. Ele faz você refletir o período da juventude até o período adulto, o controle da vida que não possuímos, e especificamente Emma(uma das personagens principais) trás pra gente que tá tudo bem cada um ser do seu jeito, tá tudo bem você seguir o seu caminho. mostrando que a sua felicidade se constrói com você e o mundo. Me fez chorar, pensar e entender um pouco mais minha realidade. esse livro passa longe de ser um amor romântico ao meu ver. Vale super a pena a leitura e também assistir o filme rs

Caio 22/07/2020

Livro...
Não recomendaria esse livro a alguém. Não por ser ruim ou por ser bom demais. Livros não deviam se classificar assim. Alguns livros só não servem pra certas pessoas. Só deveriam vir escritos no começo: esse livro vai levar um pedaço de você quando acabar. Acho que por isso se chama livro. Esse sentimento é bom não é? Não desejar tanta dor a um ser humano? Não quero ter de pensar nisso de novo. O livro é bom, se é o que estão procurando nessa resenha. Não me xinguem ao terminar de lê-la. Por mais que eu tenha xingado o livro umas três ou quatro vezes, porque sabe, levou um pedaço de mim.

Vitoria Milhomes 03/07/2021

Nunca vou superar esse final...
Esse foi o livro mais doido que já li!!! Talvez pela escrita diferente do autor, totalmente fora da minha zona de conforto....

No começo do história eu não estava gostando muito, nem entendo alguns pontos e achei o enredo super devagar. Porém, no decorrer do livro comecei a gostar e a me envolver na história de Dex e Em ??

A cada capítulo o autor conta como esta a vida de Dexter e Emma exatamente na mesma data, em anos diferentes: 15 de Julho.

Após passarem a noite de formatura juntos, Dex e Em se tornam melhores amigos, porém, com vidas totalmente diferentes e em 15 anos muitas coisas acontecem.

Eu fiquei totalmente arrasada no final, e talvez um pouco incomodada como o autor descreveu o acontecimento... Mas ao todo, o livro é muito bom. Recomendo!

neli 25/06/2011

Um dia
Eu tinha muitas expectativas em ler esse livro e pretendo ver o filme com a Anne Hathaway(ela é uma atriz que adoro).
Amei o início do livro, mas depois da página 100, achei um tanto chatinho e cansativo.
O livro que fala de duas pessoas comuns que passam uma noite juntos e o que acontece durante suas vidas, com seus erros e acertos, suas vitórias e fracassos e seus desejos.
Um bom livro para refletir sobre o que você quer da vida, mas devo confessar, esperava beeem mais. Foi um tanto decepcionante.
Talvez não fosse a hora certa de ler.

JulianaCalvelli 17/06/2020

Linda História de Amor
Eu amo a forma como essa história é construída, ligando todos os pontos, até mesmo no final. Essa é uma das minhas coisas favoritas sobre esse livro, com certeza, A CONSTRUÇÃO.

E o enredo me cativa demais. É incrível imaginar e viver através desses personagens, um amor de quase 20 anos, com tantos encontros, desencontros, acasos. É a vida contada pela ótica romântica. É uma história lindíssima.

Amo o fato dos personagens irem crescendo juntos, mudando ao longo dos anos, e se transformando em pessoas completamente diferentes, mas no fundo ainda com aquela mesma essência.

Quero levantar um ponto muito importante aqui também, eu achei que a Anne Hathaway no filme foi uma Emma muito melhor do que a Emma do livro, com aquela atuação e carisma impecáveis. Com certeza se eu só tivesse lido o livro, teria tido menos afeição pela Emma, já que ela se mostra tão chatinha as vezes, e muito, mas muito autodepreciativa.

Quanto ao Dexter, era exatamente o mesmo, no livro e no filme.

Eu achei muito legal ter lido o livro para ter acesso a trechos da história que não apareceram no filme, mas de um modo geral o filme foi muito fiel ao livro, são poucas coisas que diferem. E no final, achei melhor o filme. A produção cinematográfica foi impecável, com todas as cenas, fotografia e figurinos lindos, com os cenários deslumbrantes, em Paris, em Londres. E a Anne foi perfeita, como em tudo que ela faz. Fico muito feliz que ela tenha dado vida a Emma.

Enfim.. que história! :)

a.lida 03/12/2021

Um dia... Quem sabe...
Para mim, a leitura desse livro significa muito tanto pelas coincidências que o cercaram tanto pela veracidade que o filme retratou da obra. Eu sou apaixonada nessa história porque ela é muito crua e demonstra como a vida é feita de escolha e ações, que se você não agarrar aquilo, você perde e some. Enquanto, ele é extremamente livre e impulsivo, ela é recatada, certinha e racional. Um encontro de Dionísio com Apolo. Bem, essa mistura é repleta de desencontros durante um boooom tempo, que lhe garante muita aflição e desgosto de como os personagens adiam sua história feliz. Contudo, é isso que torna a narrativa grandiosa, pois ela é revestida de uma verossimilhança que toca em nossas feridas.

Yas 01/02/2022

Tinha muito potencial, porém...
? CONTÉM SPOILERS AO FIM
mas em minha opinião pessoal, eu não leria se tivessem me avisado sobre isso.

Admito que comprei esse livro por acaso sem ter qualquer noção do seu conteúdo (o que na minha opinião deixa uma leitura muita mais interessante), tinha uma pegada interessante: "20 anos, duas pessoas", conversação por cartas até os primeiros telefones, amadurecimento de ambas partes em quesito personagens, etc. Mas conforme se passavam as páginas, meu único sentimento era atirar esse livro longe e parar oficialmente a leitura, mas dei uma chance e me decepcionei profundamente.

O primeiro ponto é falta de confiança que os personagens tinham em si, e não, isso não é um ponto de personalidade que deixa a leitura interessante por em algum momento eles tomarem coragem de seus sentimentos e falarem sobre, muito pelo contrário, acaba sendo muito chato e repetitivo a forma como a Emma tinha uma dependência emocional gigantesca no Dexter mas nunca tinha coragem pra falar sobre ou acabava sendo atrapalhada por um desentendimento minúsculo entre ambos que estragava tudo. E o Dex não fica atrás, todas as vezes queria ser muito homem boa pinta e acabava deixando passar todas as oportunidades de assumir a Emma, mesmo que sempre quando precisava, ia correndo pra ela, e quando percebeu, sentiu que era tarde demais e deixou passar mais algumas vezes até a vida dele estar tão ruim que ele precisasse dela de novo.

A forma inquietante que a vida da Em sempre estava de alguma forma relacionada ao Dex e o fato de que ela largaria tudo o que conquistou pra ficar com ele durante o livro todo mas que ele no auge da sua vida não moveria nada para encaixar ela, é frustante demais. E sinto dizer que o livro fica eternamente nessa corrida sem fim até os minutos finais onde eles finalmente ficam juntos e quando tudo parece as mil maravilhas, a personagem PRINCIPAL simplesmente morre de forma ridícula. Apenas como se o livro não tivesse tido um plot twist que fizesse as pessoas favoritarem o livro, me aparecem com uma ação impensada dessas.

E em outro mundo Dex leva alguns anos pra superar a Emma que é um amor de 20, deixando tudo ainda pior já que cada capítulo se passa 1 ano e não vemos muito da evolução do personagem em seu luto.

Enfim, jamais leria novamente e não recomendaria pra nenhum amante do romance se decepcionar como eu.
Madu 01/02/2022minha estante
Concordo com tudo, o final foi a gota d'água, só não larguei pq tava acabando.

Thiago 07/01/2024

3°/2024
O Thiago do passado amava esse livro, mas o Thiago do presente não gostou tanto assim hahaha.

Não gosto de fazer releituras de livros que foram favoritos e importantes em algum momento da minha vida no passado, mas só fiz essa por causa da nova adaptação que está vindo aí!!!!

aevangs 15/02/2024

?pq nos somos? nós. somos Dex e Em. não somos??
Eu demorei horrores para poder ler esse livro, porque eu sabia que ia sofrer horrores. O filme (2011) me deixou tão triste que eu evitei a todo custo a leitura, mas com a série (2024) eu sabia que precisava ler.

A série está iguaaaaal o livro. 99,99% idêntico e as mudanças que a netflix fez, foram essenciais. A dinâmica Dex e Em é tão perfeita que eu não consigo nem dizer e sim, os Atores são a cópia dos personagens.

O amor deles é perceptível em todos os capítulos até nos que eles não se dão tão bem você consegue ver o amor deles. Eu chorei horrores, litros de lágrimas. Cada ano deles é um sofrimento diferente e eu amei ver eles crescendo e amadurecendo.

O personagem do Dex é aquele típico homem dos anos 2000. Ele é podre em muitos momentos e que, por muito tempo, a gnt acreditou que era esse tipo de homem que era o ?ideal?. Então, foi muito difícil não amar o Dex desde o começo.

Já a Emma é aquela nerdzinha e perfeita que sabe o que quer e, infelizmente, ela quer o Dex em todos os anos. Desde o começo você sabe que ela AMA ele e faria de tudo por ele e em alguns anos, ele retribui.

A história deles me deixa muito emocionada e eu sofro demais com isso. Pra terminar, eu separei uns trechos aleatórios pra pode deixar registrado o amor deles:

?que penso demais em você, só isso. Dex e Em, Em e Dex. Pode me chamar de sentimentaloide, mas não tem ninguém no mundo que eu mais gostaria de ver com disenteria.?

?a amizade entre os dois era como um buquê de flores murchas que Emma insistia em regar.?

?e os dois se beijaram no meio da rua, rodeados de pessoas que corriam para casa sob os últimos raios do sol de verão, e foi o beijo mais doce que já tinham sentido. É onde tudo começa. Tudo começa aqui, hoje. E logo depois termina.?

Adri 15/07/2021

Então...um bom dia para finalizar essa leitura...15 de julho...?

Adorei o livro! Uma leitura fácil, divertida e triste em alguns momentos.
Confesso que durante boa parte do livro eu tinha um certo ranço do Dexter! Presunçoso, arrogante, e as besteiras que fazia...enfim...Emma não deixava as coisas muito melhores em alguns momentos também. Tinha vontade de bater a cabeça desses dois, se pudesse. rsrsrsrs

O livro é muito interessante, a forma como aborda essa passagem de pós faculdade pra vida, o que fazer, que caminhos seguir, tantos planos que são feitos e que muitas vezes não conseguimos trilhar. O amadurecimento com a vida adulta (para alguns pelo menos), é um retrato que imagino que muitos já passaram e muitos outros ainda irão passar.

lua 27/11/2022

o livro mais triste da estante
"Eu te amo muito, Dex. Só não gosto mais de você". Essa é uma frase que ecoa.
Esse livro me quebrou de muitas formas. "Um dia" não é uma história de amor, é uma história sobre o tempo. O livro em si me fez refletir bastante sobre como a vida não espera pelas nossas indecisões. A vida é um reflexo involuntário e ela acontece, o tempo todo, a cada instante. A vida está acontecendo nesse exato momento e concordando parcialmente com Dexter, talvez só tenhamos o agora. O agora para dizer o que sentimos, para valorizar o tempo que temos com as pessoas que amamos, para dar chance ao novo. O agora para amar alguém com todas as forças.

"Eles falavam muito pouco do que sentiam um pelo outro: não havia necessidade de frases bonitas e pequenas atenções entre amigos tão experientes."
@livrosumaviagem 27/11/2022minha estante
Um dos melhores livros que já li. E essa frase... ??

lua 27/11/2022minha estante
a nossa vibe é: um dia nos destruiu 5 estrelas kkkkkkkkkkkk

@livrosumaviagem 28/11/2022minha estante
Siiiim kkkkkkkk

Vit 25/04/2020

ainda não sei o que dizer sobre essa leitura. foi um livro conflitante, ate 1/3 eu estava odiando e achando um porre porém do meio pro fim ele me pegou de uma maneira que eu ainda não sei explicar. emma morley você é tudo pra mim, muitas vezes me enxerguei nela.
sinto que no futuro preciso fazer a releitura dessa história e tenho certeza que vou amá-la mais ainda.

Gabi 06/01/2012

Quando vi a capa desse livro pela primeira vez, pensei que a história narraria Um Dia especial na vida de alguém, e logo pensei: qual será o meu? Durante a leitura, passei a entender “um dia” como uma expressão que costumamos usar com frequência, por exemplo: “um dia eu vou dizer aos meus pais o quanto eu os amo”, “um dia eu vou ler tal livro”, “um dia vou terminar meus estudos”, “um dia vou viajar par tal lugar”, “um dia vou aprender uma nova língua”, ”um dia vou me declarar para tal pessoa”, um dia… O que nós não percebemos é que esses dias de fato nunca chegam ou, quando chegam já estamos velhos demais, cansados de mais, ou até mesmo já seja tarde demais.

Emma e Dexter se conheceram na faculdade, tiveram a oportunidade de se conhecerem e ficarem juntos durante um dia. Mas Emma tinha planos revolucionários e Dexter só queria aproveitar a vida. Ambos fizeram escolhas, seguiram caminhos distintos, tiveram experiências diferentes, passaram por altos e baixos. Eles eram amigos e confidentes e durante anos foram fiéis a sua amizade. Juntos eles riram, choraram, fizeram piadas, contaram vantagens, falaram de planos para o futuro, trabalho, romances etc.

A vida uniu Em e Dex, Dex e Em. O destino deu a eles muitas oportunidades, cruzou o caminho deles diversas vezes, mas eles fizeram escolhas, cada um apostando no que era bom para si. Em e Dex são perfeitos juntos, mesmo estando muito longe um do outro o que eles querem é estar perto, mesmo estando acompanhados por outras pessoas o que eles querem é a companhia um do outro. Uma amizade verdadeira, um amor esperando para ser declarado, duas pessoas que compartilhavam do mesmo sentimento, mas nunca tiveram coragem de declará-lo, de vive-lo.

Pra que viver vinte anos sem dizer a quem se ama o que realmente sente? Por que é tão difícil dizer eu te amo, quando se tem tudo para ficar junto? Para ser feliz, para fazer alguém feliz? Por que lutar contra o destino? Ou pior, por que lutar contra seus próprios sentimentos?

Essa leitura me fez pensar: qual o dia que estou deixando para traz?, Ou qual dia estou adiando tanto? E por quê? O que me impede de vivê-lo hoje? Sou apenas eu? É apenas uma questão de atitude?

Um Dia é uma leitura fantástica e que nos faz refletir muito, como vocês puderam perceber… Só não esperava por este final, mas … Pensando bem, talvez tenha sido o melhor final.

Nem tudo é como gostaríamos que fosse. Às vezes depende de nossas escolhas, ou de “um dia”.