Gone - Desaparecer

Gone - Desaparecer Lisa McMann

Resenhas - Gone - Desaparecer

Angel 12/02/2012

Descobertas e Escolhas
Janie finalmente consegue descobrir um pouco mais sobre a sua história e a história de sua família. Tem mais descobertas do que poderia imaginar e coisas que a fazem repensar sobre decisões importantes para sua vida e seu futuro! O último livro é uma história emocionante de descobertas, sobre amor, família e que nem tudo o que parece é verdade!

Ciro 03/02/2012

Fraco
Considerando a trilogia achei a autora muito fraca. A ideia do livro é boa, mas a autora não consegue desenvolver uma estória interessante. É fácil de ver as tentativas de criar um suspense, mas todas são falhas. Os personagens são ainda pouco explorados, assim como os diálogos. Muitas vezes a autora simplesmente resolve o problema em 3 linhas.

Se não fosse um livro pequeno e fácil de ler, com certeza teria abandonado.

Bruno 17/01/2012

Final da Trilogia
Bom no final das contas, acaba por descobrir de quem ela herdou a capacidade de apanhar os sonhos alheios,depois de descobrir os traumas do namorado,os pais esquecidos tudo tem o seu momento até o fim da descoberta disso realizando um último desejo antes de ter a sua cegueira ou algo do gênero.

Leo Santana 09/01/2012

A minha história com Lisa McMann e sua Trilogia WAKE é bem conturbada. Me lembro de ter me apaixonado pela capa do primeiro livro da série em um livraria, e ter comprado por impulso, sabendo apenas que a história envolvia algo sobre o sono, levando em conta a capa e o título. O resultado desse surto? Decepção. Mas, já que eu estava no barco, achei melhor me arriscar de novo, e me aventurei com o segundo livro da série, FADE, que na verdade me empolgou bastante e que considerei como um avanço para a série. E, esperando que a Inércia me ajudasse, esperei que GONE fosse pelo menos um pouco melhor que FADE, desejando um final dígno para essa série. E então... bem, leia a resenha.

Janie está de férias com Cabe em um lugar que, com a presença de seu namorado, sol e calma o dia todo, é o paraíso. A história já começa com esse frescor que, após o clima pesado em que se terminou o segundo livro, era realmente necessário. Mas esse frescor dura pouco, e logo em seguida os mistérios começam. Logo nos primeiros capítulos, conhecemos um pouco mais sobre o passado de Janie, sua mãe e suas origens, e isso me entreteu um pouco. Mas, por mais que eu odeie admitir, Janie, de algum modo, passou a ser uma garotinha típica de romances adolescentes, tomando atitude impensadas e, ás vezes, dramáticas demais, e me irritando um pouco. Além disso, a mitologia dos sonhos, tão bem arquitetada por McMann, ficou meio que encoberta e fora de uso nesse livro, que explora mais a questão de onde veio Jane.

Lisa McMann, como já citei em outras resenhas de seus livros, escreve de um jeito diferente. Ela usa poucas vírgulas e muitos pontos finais. Vejo nisso, talvez, uma tentativa de dar um ar de mistério para a histótia, mas sinceramente não há nada de misterioso no simples ato de a mãe de Janie beber vodka no café da manhã. Contudo, mesmo com essas errôneas tentativas de construir ares diferentes para a história, os livros conseguiam me envolver e me prender antes de GONE. Com este, porém, não sei se por causa das expectativas, ou simplesmente por falha da autora, não me envolveu ou cativou.

Um dos elementos que me alegraram um pouco e de certa forma aliviaram a barra que estava sendo terminar o livro foi o romance entre Janie e Cabel. A relação entre os dois é realista e ao mesmo tempo apaixonante. É fofa na medida certa, sem apelar para falsas profundidades. Assim, posso dizer que a avaliação que dei ao livro deve muito á Janie e Cabel, e sua relação romântica divertida e cativante.

Mesmo sendo uma trilogia cheia de altos e baixos para mim, o que eu esperava para o fim da história iniciada em WAKE era bem diferente do que realmente aconteceu. E não de uma maneira boa. A verdade é que o final que Janie recebeu para sua história foi simplesmente isso, um final. Um final com cara de imcompleto, com nada de definitivo ou que pudesse traçar uma linha de pensamento para o leitor ter para com o futuro dos personagens.

É neste livro que descobrimos um pouco mais sobre a origem dos Caçadores de Sonhos, e os possíveis motivos e destinos que, com isso, serão dados á Janie.

GONE talvez seja o pior livro da série WAKE, e lamento muito por Lisa McMann não ter conseguido alcançar todo o potencial que a série tinha e que, convenhamos, estava bem ali ao lado, e apenas a autora não percebeu.

Gii Sardi 13/12/2011

Gone
'Ela caminha descalça pelo curto corredor na silenciosa noite. E para no 'portal' pelo outro mundo. Há apenas mais um sonho de tristeza a ser alterado'.
Janie que viaja pelo mundo dos sonhos assistindo-os e alterando-os, sabe que, por causa dessa sua 'profissão' de moderadora de sonhos ficará cega, e a longo prazo perderá o movimento das mãos. E tem duas opções: isolamento, para nunca mais entrar no mundo dos sonhos e prolongar a sua vida com todos os sentidos funcionando até a idade interferir, ou continuar com sua 'profissão' e encarar as conseqüências. Entre essas duas escolhas ela tem mais uma oportunidade de ver qual vão ser as conseqüências para ambas as opções, que ela escolher. Janie estava de férias com seu amado namorado Cabel, quando as mensagens de voz de sua melhor amiga começam a assustá-la. Elas dizem para Janie retornar as ligações o mais rápido, pois sua mãe, além de bêbada, estava no hospital. Janie fica incomodada, de ter que parar de se divertir com seu namorado nas suas férias, para cuidar de sua mãe bêbada. Mas chegando no hospital, não é bem assim que as coisas se desenrolam. Janie descobre que sua mãe 'surtou' por causa da noticia de que, um tal Henrry, estava internado no hospital com um tumor no cérebro. E por uma coincidência do destino esse 'tal Henrry' não é o pai desaparecido de Janie?! Quando, ele e a mãe dela moravam juntos, Henrry, assinou um documento, que se algo acontecesse com ele a Dorotheia (mãe de Jaine) estaria responsável por ele.
O homem está em coma, e o coma é como um sonho constante, então Jaine não pode controlar. É simplesmente puxada para dentro do sonho de seu pai. O livro é o mais profundo da trilogia. É mais baseado nas escolhas que as pessoas fazem. As vezes o caminho que você escolhe, não é o melhor pra você, mas sim para as outras pessoas envolvidas; as vezes é melhor pra você, e pior para as outras pessoas; e as vezes não é melhor para nenhum das duas partes envolvidas. As vezes é, como a autora cita: "Merda versus Bosta", não há nenhuma parte privilegiada, mas no final é somente uma fase, e tudo muda, por outra escolha que uma das parte fez. Foi o livro que a Janie menos teve senso de humor, e mais preocupação com Cabel. Mas mesmo assim, como citei acima, foi só uma fase da vida, de fazer escolhas difíceis, que todos nós temos que passar. Fazer a diferença ou colocar você em primeiro lugar?
Isolamento ou Consequencia? Verdade ou Desafio? Black or Withe? Coca-Cola ou Guaraná? Merda ou Bosta? Ok, a ultima parte foi brincadeirinha hihi! E a parte que mais que tocou foi para quem Lisa McMann indicou o livro "Para todos aqueles que têm problemas em casa. Vocês não estão sozinhos.".

07/12/2011

bem
é o mais fraco dos três porém acho que deu um fechamento digno a trilogia

Aline 29/11/2011

Deixa a vida nos levar!!!
Depois de ter conseguido desmascarar os professores ruins da sua escola agora ela precisa aprender a viver sendo reconhecida como "a garota da narcóticos" e isso não é fácil porque "Janie não foi feita para isso - ela é do tipo solitária. Do tipo que fica à margem."
Nesse terceiro e último livro da série ela terá que pensar mais na sua vida e na vida dos que convivem com ela. A decisão de continuar trabalhando e ter um futuro com problemas terríveis a assusta profundamente mas a opção de viver isolada e deixar de lado seu amor também é bem dificil e até egoísta.
Uma coisa que gostei muito nesse livro foi que ele nos mostra um pouco do passado dos pais de Janie, e nos apresenta os motivos da mão dela ter se tornado a alcoolatra que é hoje. Cada um é forte ou fraco em determinado ponto da vida e a mãe dela se desestruturou toda ao ser deixada pelo seu amor e desistiu de cuidar da filha. Enfim se Janie já cuidava da mãe sem saber os motivos que a deixaram assim agora que entende fica mais fácil cuidar dela.
Nossa amei conhecer um pouco da vida do pai de Janie e isso a mudou por completo. Fez com que ela percebesse que não adiantava ficar sofrendo pelo que não aconteceu nem abrir mão do que se gosta para quem sabe viver por mais tempo. O real sentido da vida é viver um dia de cada vez da melhor forma possivel a lado de quem amamos e de quem nos ama.
Valeu a pena ler essa série sobre a vida de Jenie. Ela nos faz refletir sobre várias coisas da nossa vida!!!! Fica a dica!!!

arthurnumeriano 04/11/2011

Um final meia-boca
O único motivo que me levou a comprar Gone foi que eu já tenho Wake e Fade, os dois livros anteriores da trilogia, e porque eu não gosto de ter coleções incompletas. Eu só ouvia comentários de que Gone não termina bem a série. De fato, não é um dos melhores finais. Mas não fiquei tão decepcionado quanto achei que ficaria.

Janie achou que já sabia o que o futuro lhe reservava. E pensou que estava em paz com isto. Mas não suportava ver Cabel afundando com ela. Não importa os sonhos dele, Janie sabe que Cabel ficará com ela. Ele é incrível. E ela um desatre total. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece - ela precisa desaparecer. Mas isto destruirá os dois. Então, um estranho entra em sua vida - e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terrívevis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando.

Em Gone, descobrimos a origem (ou parte dela) dos poderes de Janie. Esse é um dos pontos negativos da história, na minha opinião, porque você sente que é uma explicação boba e sem aprofundamento. O ponto alto do livro é a escolha que, desde Fade, Janie tem de fazer: isolar-se e continuar enxergando e ter o controle de suas mãos até o fim da vida ou conviver com as pessoas e ficar cega, aleijada e moribunda na faixa dos 30 anos de idade. Mas aí voltamos para mais um ponto negativo: quase no fim do livro, Janie descobre que há uma terceira escolha. Não quero contar qual é, apesar de ser bem óbvia. A sensação que você tem ao ler a parte em que Janie encontra uma saída (uma espécie de saída, eu diria, porque também vem com desvantagens) é a seguinte: "todo esse drama para isso?!"

E é com essa sensação que eu termino de ler a série Wake: três livros para isso? Além de serem pequenos, Wake, Fade e Gone são mais como início, meio e fim de uma história que cairia muito bem se publicada em um livro só.

Carina 03/11/2011

Gone, acabou.
Gone é o último livro da trilogia "Wake". Adorei os primeiros livros, - e realmente esperava que esse também tivesse a mesma qualidade dos anteriores - entretando fiquei um pouco decepcionada.
Se você espera pela ação de "Wake" e "Fade", vai ficar bastante desapontado, pois Gone é apenas o "fechar das cortinas" da história.

E tudo deixou a desejar. Que pena.

Sam Wood 02/11/2011

Sobre "GONE - Desaparecer"
Não sei o que realmente aconteceu com o livro "GONE". Estava tão esperançoso pelo final da trilogia e minhas expectativas vieram abaixo quando comecei a lê-lo.
Ao mesmo tempo que concordei com a história desenvolvida por Lisa eu não fiquei muito favorável a ela. Os dois primeiros livros se desenvolveram com ação policial e a vida de Janie, no terceiro volume foi diferente, se focando somente na vida de Janie me fazendo sentir muita falta da ação policial que davam um toque totalmente especial a obra, focar só na vida da protagonista ficou um tanto que chata a história.

Alineprates 23/10/2011

"No início Janie acreditava que já sabia o que o futuro lhe reservava e pensou que estava em paz com isto. Mas, o que Janie não suportou, foi ver Cabel afundando com ela. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece – ela precisa desaparecer. Mas isto pode destruir os dois. Então, um estranho entra em sua vida – e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando…"

O terceiro e último livro da série narra a difícil decisão que Janie precisa tomar em relação ao seu dom. Como diz no livro "Uma escolha totalmente de merda entre dois resultados igualmente terríveis".
E nisso devo concordar, rs.

Bom quem leu minhas resenhas de Wake e Fade sabe que eu não sou grande fã da série e que só continuei por que já havia comprado os dois primeiros volumes juntos, como só tinha mais um decidi terminar. Eu até tinha gostado um pouco mais de Fade achei que a história tinha ingrenado e que foi legal a aventura de Janie e Cabel, apesar de eu ter achado que o desfecho foi muito rápido e que e autora poderia ter escrito algumas páginas a mais mostrando o jugalemnto e tals.

Já em Gone o livro voltou a ter uma história morna, sem grande desenvolvimento. Poderia ter sido muito bom, pois tinha conteúdo: as escolhas de Janie, as sua dúvidas, o seu relacionamento com Cabel o futuro deles, tudo isso poderia ter rendido ótimas páginas, mas acho que Lisa não soube aproveitar. Tem momentos em que o leitor espera por diálogos, para poder ter um envolvimento maior com o livro, mas isso não acontece, tudo é resolvido sem grandes explicações. Mais uma vez ela deixou a desejar e se eu soubesse teria fechado a conta com Wake.

Porém acho que Lisa criou uma excelente protagonista, Janie não é enjoativa e não precisa de ninguém cuidando dela, ela é madura, independente e eu gostei muito dela. Ela é o tipo de garota que consegue segurar a barra legal e ainda ser humilde e atenciosa com as pessoas. Claro que as vezes ela estressa com Cabel, mas quem não ficaria no lugar dela né?

"No gramado, sob a sombra da árvore no quintal dos fundos. Eles conversaram.
Sobre os pesadelos dele.
E o futuro dela.
Por um longo, longo, longo tempo."

Rê Lima 22/10/2011

Inacabado
Não entendo como alguém finaliza uma trilogia desse jeito. Sinceramente, DECEPCIONANTE.

Bárbara 30/09/2011

Gone - Lisa McMann
Não há muito o que dizer do livro. Se eu dissesse algo a mais, estragaria a surpresa, por isso prefiro seguir com essa resenha minúscula, sem nada contar pra vocês dos acontecimentos finais da trilogia.

Gone é o último livro de uma trilogia que conta a história de Janie Hannagan, uma apanhadora de sonhos. Em Wake, ela descobre o que é, em Fade, como será o seu futuro e, em Gone, conhece todo o seu passado.
Ao contrário do que pensei, o último livro não é muito cheio de ação. É mais uma explicação e solução, digamos assim.
Janie conhece seu pai, quase morto, num quarto de hospital. Pessoas em coma sonham e com o pai de Janie, Henry, não foi muito diferente. Janie, portanto, é sugada para os sonhos dele: sonhos horríveis, introduzidos por uma estática colorida e um zumbido insuportável que não a deixa nem se livrar daquilo, não a deixa fugir. Ela chega a pensar que ficará lá, presa.
Conhecendo seu pai, um pouco da vida de sua mãe, Dorothea, também vem a tona. Eu até diria que o fato de ela ser uma bêbada consegue ser explicado no fim da trilogia, mesmo que Lisa não nos diga isso diretamente.
E há Cabe também, e o fato de Janie ficar preocupada com seu futuro: cega e torta. Ela pensa que aquilo incomoda Cabel, por mais que ele jure para ela que não: seus sonhos dizem exatamente o contrário.
Janie precisa decidir o que fazer com a sua vida e é nisso que Gone se resume.
Sim, acho que poderia ser melhor, mas não vou dizer que me decepcionei com o livro. Gostei muito mesmo de ter conhecido a trilogia e não me arrependo nem um pouco em ter entrado nesse mundo de sonhos, muitas vezes sombrios, com os quais nossa Janie precisa lidar.