Gone - Desaparecer

Gone - Desaparecer Lisa McMann

Resenhas - Gone - Desaparecer

Luiza3302 14/06/2011

Um bom desfecho para uma situação nem de longe tão boa assim...
Dos três livros da trilogia, Gone foi o mais difícil de resenhar. Gosto de livros assim… que me fazem refletir dias após ter terminado de lê-lo, tentando assimilar os acontecimentos.

Sinceramente gostei do desfecho dado a série. Não achei a dose de drama exagerada, embora tenha mexido bastante comigo. A verdade é que estar na pele da Janie não é NADA fácil… Cada pessoa sabe a “bagagem” que carrega e inúmeros serão os motivos para julgar as escolhas que ela fez ou poderia ter feito. Cada um de nós teria um modo diferente de encarar a situação em que a protagonista se encontrava.

Tudo se resume a uma “Morton’s Fork”, que nada mais é do que um dilema no qual as pessoas são confrontadas com duas MÁS opções. Legal né?! ¬¬ Acho que isso explica o parágrafo anterior. Eu só gostaria que as más duas opções fossem mais proporcionais… No final acaba se tornando muito óbvio que ela escolheria a mais amena.

Depois que fiquei sabendo melhor a origem e o porquê do poder (que mais parece uma maldição) da Janie conclui que realmente ficaria uma lacuna absurda na estória se esse assunto não fosse tratado. (abre parênteses) O que eu acho engraçado é que quem está lendo isso pensa que sabe mas não faz a mínima idéia do que eu to falando HAHAHA e como eu odeio Spoilers, principalmente de partes significativas, vocês vão ter que ler o livro pra entender! (fecha parênteses)

Conto como ponto positivo o romance entre Janie e Cabel, que tem seus altos e baixos, se tornando menos “fictício” mostrando que não é fácil manter as coisas certas o tempo todo, mesmo quando as duas pessoas se amam. Que é preciso entender e aceitar as limitações do outro, ajudar e que no final isso acabará por tornar os relacionamento mais fortes.

Adorei a abordagem mais profunda do tema Alcoolismo e fiquei chocada só de imaginar uma realidade parecida com a descrita. É angustiante que existam casos desse tipo na vida real.

Quanto à linguagem da autora, não tem jeito! Só não posso dizer que é “ou amem ou odeiem” porque eu mesma fiquei no meio termo. O meu veredicto foi: no geral não fede nem cheira… o importante é se concentrar na trama e absorver os pontos positivos da série.

Angélica 01/01/2011

Final digno

Thaís 28/09/2012

A sensação de terminar uma série é feliz e ao mesmo tempo triste, literalmente uma depressão pós-livro. A trilogia Wake chegou e foi tão rápido que as sensações foram diversas. Então vamos tentar fazer um balanço de série???

Para começar Lisa, a autora inovou com sua escrita simples. Para quem não é amante dos livros os preguiçosos!!! uma leitura muito fácil, com livros curtos e histórias que não enrolam. Eu que sou uma amante dos livros superdescritivos, adorei a escrita e principalmente a história. Aqui não temos nada de anjos, demônios, vampiros ou qualquer outra coisa. Janie não é uma garota normal, ela entra nos sonhos ou pesadelos (na maioria das vezes) das pessoas e pode ver e até ajuda-los muitas vezes. O amor é importante no livro, mas não é o tema central e não é o conflito.

Neste terceiro livro, Janie sabe exatamente o que o futuro lhe reserva. Depois de aprender muito com seus poderes, trabalhar para a policia ela sabe o que tem que encarar pela frente, não será uma vida fácil, mas Cabel estará sempre ao seu lado, e é ai que esta o problema. Cabel os mais fofo e prestativos dos namorados, sem ser um paranóico sabe qual será o futuro de Janie e sempre diz que tudo estará bem, mas por dentro, mais exatamente em seus pesadelos ele tem medo do futuro e o que será da vida dele e de Janie.

Janie não suporta entrar em seus pesadelos, ver quais são os medos dele e para isso ela decide desaparecer da vida nele. Nesse meio tempo de drama, Janie tem que lidar com outro problema, ela se depara com um homem, no seu pior pesadelo, ele não consegue sair dele e muito menos ela, mesmo assim ela esta disposta a ajuda-lo de qualquer forma, mas o que ela não sabe é que ajudando ele ela pode acabar descobrindo coisas que jamais imaginou.

Gone, é simples e ao mesmo tempo total conflito, quando Janie á havia tomado sua decisão quanto ao seu futuro, outra opção aparece e isso torna tudo mais difícil. O que vemos nesse livro é uma personagem madura que sofreu e sofre muito na vida que leva e mesmo assim ela é centrada, ela passa por conflitos e problemas, mas jamais usa isso para justificar seus atos. Em certa parte do livro, eu até fiquei com um pouco de raiva com suas decisões, mas devido a tudo o que ela passou é totalmente compreensível.

E Cabel, é a antítese do personagem masculino, apesar de ele esconder seus medos ele não tem medo de enfrenta-los e tudo o que ele quer o bem de Janie tudo tão bonito!!! Ele é compreensível e sabe quase todas a vezes o que Janie senti, e ela também, acho que é um dos poucos casais literários adolescentes que realmente combinam e não tem um romance tão forçado, é simplesmente algo normal, um relacionamento normal com seus altos e baixos.

O grande conflito do livro, não é tão grande, para mim o segundo, Fade, ainda é o melhor da série, mas este livro é o caminho e escolhas a serem percorridos por Janie, é onde ela decide para onde deve ir. O livro gira entorno dela e de sua escolha, seu futuro.

Aline 29/11/2011

Deixa a vida nos levar!!!
Depois de ter conseguido desmascarar os professores ruins da sua escola agora ela precisa aprender a viver sendo reconhecida como "a garota da narcóticos" e isso não é fácil porque "Janie não foi feita para isso - ela é do tipo solitária. Do tipo que fica à margem."
Nesse terceiro e último livro da série ela terá que pensar mais na sua vida e na vida dos que convivem com ela. A decisão de continuar trabalhando e ter um futuro com problemas terríveis a assusta profundamente mas a opção de viver isolada e deixar de lado seu amor também é bem dificil e até egoísta.
Uma coisa que gostei muito nesse livro foi que ele nos mostra um pouco do passado dos pais de Janie, e nos apresenta os motivos da mão dela ter se tornado a alcoolatra que é hoje. Cada um é forte ou fraco em determinado ponto da vida e a mãe dela se desestruturou toda ao ser deixada pelo seu amor e desistiu de cuidar da filha. Enfim se Janie já cuidava da mãe sem saber os motivos que a deixaram assim agora que entende fica mais fácil cuidar dela.
Nossa amei conhecer um pouco da vida do pai de Janie e isso a mudou por completo. Fez com que ela percebesse que não adiantava ficar sofrendo pelo que não aconteceu nem abrir mão do que se gosta para quem sabe viver por mais tempo. O real sentido da vida é viver um dia de cada vez da melhor forma possivel a lado de quem amamos e de quem nos ama.
Valeu a pena ler essa série sobre a vida de Jenie. Ela nos faz refletir sobre várias coisas da nossa vida!!!! Fica a dica!!!

Angel 12/02/2012

Descobertas e Escolhas
Janie finalmente consegue descobrir um pouco mais sobre a sua história e a história de sua família. Tem mais descobertas do que poderia imaginar e coisas que a fazem repensar sobre decisões importantes para sua vida e seu futuro! O último livro é uma história emocionante de descobertas, sobre amor, família e que nem tudo o que parece é verdade!

Ellie 30/07/2011

Não há Palavras a Serem ditas.
De longe, na minha opinião, esse foi o pior livro da Trilogia.
Aqui, a história apresentada é sem graça, sem emoção e, por causa disso, chata de ser lida. O final é coerente e tudo, mas eu, sinceramente... Ao ler, fiquei com a seguinte sensação:
"É isso? Não, é só isso?!"
Não há palavras que descrevam o quão desapontada me senti, com o desfecho.

Marcelle 25/08/2011

Gone - Lisa MsMann
Gostei muito de Gone e achei que ele fechou bem a trilogia. Claro que, como muitos outros leitores da série, tive muita curiosidade em saber como ficou a vida da janie depois de sua tão difícil decisão. Mas, vivendo um dia de cada vez, a autora não teria como fazer isso. Ela teria de contar toda a vida de Janie.
Gostei do final e achei que ela fez a ecolha certa, apesar de não imaginar como seria estar em seu lugar.
Gostei muito da escrita de Lisa McMann, achei rápida, fácil de ler. No começo é um pouco difícil de se acostumar, mas, depois, a leitura flui muito bem.
Gostei muito também da estória, diferente, com conseqüências diferentes, amores diferentes... personagens maduros, fortes, nada daquele cenário de ecola onde vemos a personagem principal frágil, com alguém que sempre implica com ela e coisas do tipo. Recomendo a leitura!

Minha opinião.

Giro Letra 04/08/2011

Gone (Desaparecer)
Gone (Desaparecer) é o último livro da trilogia Wake e vai nos contar das dúvidas e dos conflitos internos vividos intensamente por Janie, uma adolescente que tem a capacidade de entrar nos sonhos dos outros, sempre que alguém está dormindo e sonhando perto dela. A expectativa para esse livro é grande, pois, por ser o último, espera-se que todos os conflitos sejam resolvidos e que, por fim, a autora consiga responder a todas as perguntas que ainda ficaram pendentes dos dois primeiros livros, Wake e Fade.

Enquanto Janie ajudava a Capitã e Cabe a desvendar os problemas envolvendo possíveis estupradores que rondavam a escola, ela também se deteve na análise das anotações deixadas pela senhora Stubin e, ao final da leitura desses escritos, quando Janie já achava que seria possível ter uma vida normal sendo apanhadora de sonhos, como acontecera com a bondosa senhora Stubin, ela descobre que não é bem assim: na verdade, ela percebeu que haveria consequências sérias para a sua saúde caso continuasse com essa atividade.

Então, Gone começa com Janie e Cabe saindo de férias e Janie com a difícil decisão que dizia respeito a se ela devia continuar com sua vida, trabalhando na Narcóticos, vivendo seu grande amor, estudando e lidando com os sonhos dos outros ou se seria mais justo com ela e com os que ela amava que ela se afastasse de todos, desaparecesse da vida deles (daí o título Desaparecer). No meio de suas férias, ela é interrompida por uma ligação de Carrie, sua amiga e vizinha, em que esta informa a Janie que a mãe da apanhadora está tendo ataques e precisa de ajuda urgentemente.

Leia a resenha completa: http://www.giroletra.com.br/2011/08/resenha-gone-desaparecer.html

Maria Carolina 12/05/2011

Não foi o final de trilogia que eu esperava!!
O Livro continua do mesmo jeito de linguagem, a mesma escrita, mais o livro não me impressionou em nada! Só comecei a gostar dele já no finalzinho!O Começo é confuso, tive que voltar umas 2 vezes pra entender alguma coisa!! Pra falar a verdade o livro me decepcionou..esperava mais dele..eu estava pensando que iria ser O LIVRO..Mais não posso ser assim tão radical hehe, alguns acontecimentos foram inesperados, mais nada que mexesse comigo ao extremo!!Dos 3 eu gostei realmente do FADE o único que mexeu comigo realmente!!Mais recomendo a trilogia para passar o tempo... mais não leria novamente!

Nanda Cris 11/07/2011

O primeiro livro da trilogia (Wake) é muito bom. Entramos na vida de Janie, conhecemos seus problemas e vemos como ela encontra o amor.
O segundo livro (Fade) é absurdamente bom com Jane se metendo em encrencas e arriscando a própria pele para prender um criminoso.
O terceiro foi vendido como "a escolha". Ficar cega e deformada ou se isolar completamente, até mesmo de Cabel? Considerei esse livro como 3 estrelas porque ele enrola muito, não tem muita ação. E eu, pessoalmente, adoro finais "preto-no-branco" e esse fica meio que na imaginação.
Mas vale a pena ler. Pra fechar a trilogia com chave de bronze (porque de ouro não foi, vamos combinar, kkk).

Andrea 13/06/2011

Se tem livro que é difícil resenhar, esse me é difícil qualificar(?). O final da história me pegou de jeito. Eu imaginava que seria uma coisa mais... dramática. Na verdade, por ser um livro teen, eu sabia que o que eu esperava não ia acontecer, mas né, esperanças.

Depois de finalmente terminar a trilogia e pensar a respeito, até que eu gostei. Achei que a autora teve bastante coragem em escolher a saída mais difícil. Mais complicada e mais realística também.

Pena que o livro foi curtinho. Queria ter sabido mais do Henry.

SPOILER
Impressãominhaouaautoradeixouumganchopraquemsabefuturoslivros?
FIM DO SPOILER

AnnGominho 16/04/2011

O que posso dizer sobre Gone? Fiquei euforica ao terminar Fade em um dia e não ter Gone para ler a seguir... Quase pulei de felicidade quando fui na livraria com minha tia, e entre todos os "milhões" de livros que queria comprar, o título "GONE" parecia ter sido escrito em um néon que piscava para mim na vitrine da loja. E foi isso, comprei ontem e só não terminei ontem mesmo por conta dos trabalhos da facu. Mas, hoje dei por encerrada a vida de Janie e Cabe. Um casal muito fofo e que eu ficaria por demais chateada com um final diferente...

O Terceiro e último livro da série, fecha com chave de ouro a trilogia que - não sei vocês, mas referindo-se a mim - conquistou um espaço totalmente digno na minha estante de favoritos. Graças a ele podemos dar um nome ao estranho cara hippie que dar a mão para a mãe de Janie em um dos seus sonhos em estado de bêbada, e este cara é Henry, seu pai.

Como uma filha órfã de pais vivos, Janie, sempre quis saber quem era o seu pai, porém, a forma como ele surge em sua vida neste livro chega a deixar o leitor sem ar, o que dirá a própria Janie. Em contra partida, nossa apanhadora de sonhos está mais angustiada que o normal, Cabe anda tendo sonhos com suas aflições oprimidas sobre o futuro dela, e ela não está nem um pouco a fim de confrontá-lo sobre isso. Como se fosse pouco, Janie ficará de frente para o Morton's Fork, o que não a ajuda em nada... Ou melhor, irá ajudá-la desde que ela entenda o significado, é claro.

É claro que em algumas partes do livro eu desejei enfiar a cabeça da Janie para ver se voltava a funcionar normalmente... Mas, parece que no final ela recobrou a conciência, né?? De fato, essa série de tirar o folêgo ficou marcada entre as melhores.