O Clube do Biscoito

Resenhas - O Clube do Biscoito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Aninha 10/02/2023

Calor no coração
Um livro de certa forma leve que trás histórias de diversas mulheres com diversas nuances sobre a vida isso tudo misturado a um clima íntimo de uma noite de dezembro com neve, cara típica de Natal.

Fabi 17/12/2021

O Clube do Biscoito - Nota: 3,5/5 | @fabi.andthebooks
Termino a leitura tentando entender o motivo deste livro não ser tão conhecido entre as pessoas. E depois de refletir um pouco, chego à conclusão que no geral, nesta época do ano, as pessoas preferem a doçura diabética de histórias natalinas... E, por isso, talvez, que O Clube do Biscoito fique menos cotado a figurar na maioria das listas de leituras natalinas que vejo por aí.
Eu gosto histórias com mulheres mais velhas, conversando sobre sua vida profissional, amorosa, familiar etc. E gosto de histórias que trazem personagens críveis – sem exageros para nenhum dos lados. De verdade, acho que a Ann Pearlman conseguiu me proporcionar isso e de uma forma bem escrita, bonita.
O livro se passa durante uma festa, onde 12 amigas se reúnem após o Dia de Ação de Graças para trocar biscoitos, quitutes e outras delícias feito por elas mesmas. Em cada capítulo acompanhamos a história de uma delas e vamos descobrindo, aos poucos, sobre suas vidas.
Luto, traições, doenças, amores, amizades, abusos, trabalho, vícios, abortos... Tem tanto assunto aqui que acho que um dos únicos pontos negativos da leitura é que eu comecei a confundir quem é quem. Mas, de resto... Pareciam personagens da vida real, com problemas reais e encarando as coisas de uma forma realista. Então, não se assuste se este livro te trazer um gostinho agridoce enquanto acompanha o desfecho de cada história... Mas tudo isso é trabalhado para que os momentos de coração quente sejam muito reconfortantes!
E uma das coisas mais legais é que cada abertura de capítulo traz consigo uma receita de biscoitos e que são bem fazíveis! Fiquei com vontade de arriscar, rs!

site: https://www.instagram.com/fabi.andthebooks/

Magna.Poetisa 20/12/2021

Retrato da vida real
O clube do biscoito traz um entrelaçamento de vidas... Quantas mulheres não passaram por ele? Arriscando suas receitas, partilhando biscoitos e vidas? Todas entremeadas pelo fio chamado Marnie... Uma relação que ultrapassa a amizade, é de amor que o livro trata. Um encontro cheio de expectativas... Com boas vindas, despedidas e memórias... Ressignificando opiniões sobre fatos sempre com muita empatia. Um breve encontro e uma carrada de boas histórias, tão grande quanto a bagagem de biscoitos. Eu tenho um clube pra chamar de meu, meu jardim de estrelas... E hoje, partilharemos livros! ??

Sandra 19/06/2022

O clube do biscoito
O livro conta a história de um grupo de amigas que se reúnem todos os finas de ano para trocarem biscoitos e receitas . Mas na verdade, o que trocam são experiências, amor e companheirismo. Uma leitura gostosa , que fala de amor e amizade. Super recomendo.

Nana 28/03/2011

Quero participar deste clube!!
Sou suspeita pra falar, pois adoro ler estórias que tratam sobre a amizade.
Este livro é sobre a vida de várias amigas que se encontram todos os anos próximo do natal, trocam receitas de biscoitos, partilham seus problemas pessoais, se ajudam e se divertem com muito carinho, amizade e amor.
As personagens são muito reais e todas com problemas comuns ao nosso dia a dia, o que faz com que o leitor se sinta muito próxima delas.
No final fica um gostinho de "quero mais" e a esperança que tenha uma continuação com um novo livro contando sobre o encontro do próximo ano!

25/12/2020

Nataaaaaaal
Amo leituras Natalinas, achei esse livro + drama do que história fofinha com clima natalino. Achei demais casa capítulo ter 1 receita e explicação sobre 1 ingrediente.

Michelle Trevisani 27/06/2021

Um doce livro <3
Oi, oi gente!

Como vocês estão? Espero que bem! Eu amo livros com temas natalinos e este livro li no final do ano passado, pertinho do Natal, só para poder já entrar no clima. O Clube do Biscoito, de Ann Pearlman foi uma grata surpresa e vou contar aqui pra vocês o que eu achei:

Sobre o livro:

O Natal é a época do ano mais esperada para esse grupo de amigas. Elas se encontram todos os anos para o Clube do Biscoito. Começou timidamente com amigas de longa data se encontrando para experimentar biscoitos feitos em casa uma das outras. Mas agora o negócio ficou sério, o número de participantes subiu e há regras estabelecidas para que o Clube seja realmente profissional – na arte de fazer bons biscoitos.

A regra principal é: os biscoitos precisam ser caseiros. Os embrulhos também precisam ser escolhidos de forma bem particular para cada biscoito. Não pode faltar ao clube por mais de um ano seguido, do contrário sua cadeira é passada a outra pessoa que deseja fazer parte do clube. São apenas doze participantes e cada uma delas precisa levar treze dúzias de biscoitos, sendo que serão distribuídas uma dúzia para cada integrante e a última sempre é doada para uma casa de caridade.

O clube para essas amigas é uma coisa muito séria e muito esperada. É a festividade que precede o Natal e dá uma mágica diferente a essa época do ano. Deixa tudo mais vivo e brilhante. E lógico, é um ótimo momento para amigas colocarem o papo em dia. Suspeito que seja mais essa a motivação do que o biscoito em si. Estar perto de quem a gente mais ama em uma confraternização de final de ano regada a comida boa, um bom vinho e grandes amizades.

Mas algumas histórias e bagagens que essas amigas trazem não são tão leves. E houve uma situação que abalou um pouco a amizade do grupo. Será que a época natalina será suficiente para colocar em conexão essas amigas novamente?

Opinião:

Eu amo livros que falem sobre comida! Hahah. Esse em especial traz até as receitas de cada uma das participantes do Clube do Biscoito. Me arrisquei a fazer alguns deles e realmente ficaram deliciosos. Esses livros que interagem com o leitor são muito bem vindos nas minhas listas de leitura e esse me deixou bastante contente.

A história tem uma personagem principal que é a Marnie. Ela que é a fundadora do Clube do Biscoito e é em sua casa que acontecem os encontros. Então ela vai conduzindo a história de todas as participantes e sua história está entrelaçada com cada uma delas. Durante essa noite de encontro, acompanhamos as histórias mais felizes e mais tristes, pois cada uma tem um biscoito e uma história para contar.

Por haver essa dinâmica, de histórias diferentes que se entrelaçam o livro não se torna monótono e a gente fica ansioso por cada fala das participantes. E uma situação entre duas delas também deixa um mistério no livro, já que estão brigadas e precisam estar no mesmo ambiente já que gostam tanto do clube.

Algumas das histórias foram bastante comoventes, outras bastante alegres trazendo boas novas. Um encontro maravilhoso, como a própria época do ano, que é o Natal. O livro é muito bem escrito e quase me senti participando junto com as amigas do momento que partilhavam. A autora soube capitar de forma singela o espírito natalino, e escreveu uma história doce e saborosa, como um delicioso biscoito confeitado.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com/

Daiane386 03/02/2020

null
leitura gostosa, cada capítulo nos mostra uma lição de vida.

Lari.Aldeia 29/12/2020

O ingrediente principal é o amor!
Todos no?s ja? participamos de clubes, principalmente os de leitura. Mas algue?m aqui ja? viu um Clube de Biscoitos?

Em todos os anos, na primeira segunda-feira do me?s de dezembro, Marnie e suas doze amigas se reu?nem para uma festa. A diferenc?a entre essa e as festas comuns, e? que cada convidada tem que levar biscoitos natalinos e obviamente, aperitivos para este encontro. Ah, e na?o podem esquecer da receita caseira de cada biscoito. Ela tem que ser compartilhada.

Mas o ingrediente especial dessa festa sa?o as boas histo?rias neste ano: a filha de Marine esta? passando por uma gravidez de risco e quem sabe se, ao fim da reunia?o, todas na?o va?o saber o desenrolar e talvez final dessa histo?ria. Teremos histo?rias de pai traindo a mulher com a amiga da filha mais velha, o marido de outra integrante na?o quer filhos e a vida financeira de outra esta? indo ladeira a baixo. Sera? que uma delas sabe desses casos? De uma todas sabem: neste dia, elas sabem que podem compartilhar qualquer assunto, seja Paixao, esperanc?a, novos amores, medos, alegrias e principalmente, a admirac?a?o que tem pelas amigas.

O Clube do Biscoito e? definitivamente mais que uma reunia?o entre amigas: significa doar. Cada uma tem que levar uma du?zia de biscoitos caseiros que sera?o distribui?dos e a de?cima terceira du?zia a uma instituic?a?o de caridade local. O clube tambe?m e? sobre amor: em cada fornada de biscoito tem uma histo?ria e sera? entregue para criar novos momentos e histo?rias na vida de algue?m que pode estar passando por momentos difi?ceis!

Esse clube foi criado ha? doze anos e mudou a vida de cada uma delas. Essa e? uma histo?ria sobre amor, amizade e se doar ao pro?ximo. E? um lembrete de que, ao final do dia, as amigas esta?o sempre a disposic?a?o das outras para ajudar a suportar e superar os problemas e transformar aquele momento em alegria!

Rê Lima 25/12/2020

Um livro bonito e que traz histórias de amizades.
Gostei bastante!

Léia Viana 04/03/2011

Um livro quase que doce demais
A maneira diferente, encontrada por Ann Pearlman, de narrar uma história de ficção que se mistura com alguns enredos da vida real, torna “O Clube do Biscoito” uma história doce e cheia de vida.

Misturar as receitas dos biscoitinhos como uma “pré-introdução” de apresentação do personagem deu um charme todo especial, tanto ao livro quanto à história. Além disso, a maneira como é descrita a origem de alguns alimentos principais na fabricação dos vários tipos de biscoitos, como: a farinha, o chocolate, o gengibre, tâmaras, baunilha, entre outros, deu todo um diferencial ao livro, tornando a narrativa rica em conhecimento gastronômico. No entanto, a autora peca nos excessos de detalhes desnecessários, deixando a leitura um pouco cansativa, por isso as quatro estrelinhas.

Mesmo com um enredo tão criativo e humano, sentia-me um tanto enfadonha com tantos excessos de detalhes.

Mas são histórias de luta, perseverança, amor e biscoitos, muitos biscoitos por parte dos personagens.

A idéia em reunir as amigas em uma data linda como o Natal, para as trocas dos biscoitos embalados para presente é uma grande oportunidade, para celebrar a vida e a amizade, além de fortalecer os laços que as une na vida real.

É uma história bonita, que reúne acontecimentos tristes - e muito real, mas mostra a força que muitos têm em encarar e superar seus dramas particulares.

Rafa 17/12/2021

Um livro delicioso ?
Que livro mais delicioso... Tudo nele é perfeitooo... Desde a capa até o final do livro...
Delicadeza de leitura, sobre sentimentos, lutas, superação. Além de poder acompanhar a história de doze mulheres, temos as receitas dos biscoitos e informação da história de ingredientes usados... Fiquei encantada, super curtir e super recomendo... Superou todas as minhas expectativas... ??????

Dominique 20/03/2011

Delícia açucarada!
Esse livro foi uma grata surpresa para mim. Com uma leitura leve e gostosa, ele te puxa para dentro da história e te faz saborear cada biscoito criado, cada história contada pelas biscoiteiras, cada aroma, sensação e emoções transmitidas.

Com personagens bastante reais, assim como eu e você, suas histórias emocionam e cativam aqueles que leem o livro. Cada capítulo é destinado a uma das participantes do clube do biscoito. Na primeira página deste capítulo reside a receita do biscoito criado pela biscoiteira, assim como ao longo da leitura é contada sua história e como ela é entrelaçada com das demais personagens. No fim dos capítulos, a autora conta a história de algum ingrediente muito importante para a construção de um biscoito e sua importância para a humanidade. Achei sensacional as histórias dos ingredientes.

Confesso que fiquei bastante tocada com a história da filha de Marnie, a Sky, que estava em sua terceira gravidez de risco, tendo perdido os bebês anteriores. Talvez eu tenha ficado mais sensível com essa parte e torcendo muito pela Sky, por conta de minha própria gravidez. Deve ser realmente terrível ir dar a luz ao seu bebê, tendo consciência de que ele está morto dentro de você, apodrecendo.

"Segurei sua mão. Troy andava de lá para cá. Enxuguei a esta dela. Ela apertou os olhos com força. Gritou. Enfrentou toda a agonia do parto sem o final feliz. A dor não desapareceu com o primeiro choro do bebê. Ela expeliu lágrimas conforme expelia o bebê morto. Azul.

- Pelo menos acabou. - Ela se deitou como se quisesse afundar na mesa de cirurgia e desaparecer. - Não achei que fosse conseguir.
- Mas conseguiu. E se saiu com uma verdadeira campeã. - Apertei sua mão e beijei-lhe a testa.
- Por que você não me avisou? - Os olhos dela estavam arregalados de choque, como se eu a houvesse traído, ocultando-lhe informações importantes de propósito.
- Porque você esquece a dor assim que segura seu bebê.
Ela fungou. - Suponho que eu não vá esquecer, então."
(p. 18)

Simplesmente leia o livro, independente se você gosta ou não de chick lit. Em algum momento, você se identificará com uma história ou encontrará a história de uma amiga, de sua vizinha, de alguém conhecido. Apesar de eu ter lido esse livro no calor de 40º do RJ, senti-me preenchida de conforto, quietude e paz, que somente os dias frios proporcionam. É uma história para ser lida debaixo do cobertor, com um chocolate quente do lado e com o barulho da chuva. Sem sombras de dúvidas, eu recomendo esse livro.

Dana 17/05/2011

Impossível não querer ter um clube desses!
Este é um livro que fala da amizade de 13 amigas, que se reúnem todos anos e trocam biscoitos e histórias.
Eu amei o livro, principalmente aquilo que ele mais destaca: que a vida não é fácil, mas fica muito menos difícil levá-la quando se tem amigos com quem contar.

O livro é recheado de lições de vida e de trechos que te fazem pensar sobre algumas certezas e concluir que não há certezas, que tudo depende da alegria, da indecisão, da tristeza, enfim, do sentimento que você está experimentando.

Alguns me marcaram, como lições mesmo. Por mais que elas não expressem o que eu penso, me serviu para entender como o próximo pode se sentir.

Pág. 28
"Eu disse a minhas filhas que as amo. E aos meus pais. A algumas de minhas amigas. Mas com um homem, não tenho certeza do que signifiquem essas palavras.
Elas são uma exigência e um fardo grande demais. Soam como se você estivesse querendo alguma coisa. Estabelecem compromissos. Obrigações. Além disso, como podemos saber o que significam?
Leio em algum lugar que a cor dos nosso olhos influencia as tonalidades que realmente vemos. Se isso for verdade, como posso saber que amor significa ara mim a mesma coisa que amor
significa para você? Principalmente porque nem sequer sabemos se vermelho é igual para nós dois. Além do mais, não se supõe que o amor dure para sempre? Não existe para sempre com um homem."

Pág. 62
"- Tempo não faz que uma vida seja inteira. Viver sua vida intensamente é o que a torna inteira. Você lembra da Doobie?
-Aquela gata cinza gorda?
-Sim. Ela viveu 22 anos. Uma vida longa para um gato. Mas só o que ela fazia era dormir. Teve 20 anos de sono e 2 de vida, mas olha só...era o que ela queria fazer. Quem pode julgar?"

Pág. 79
"Taí uma coisa que eu questiono: quando vejo uma amiga se direcionando para uma estrada difícil, até que ponto devo confrontar e até que ponto compreender, sabendo que estarei presente para apanhar os cacos?
Até que ponto sou a amiga que ouve, carinhosa, e até que ponto devo apontar os perigos? Até que ponto aceito e até que ponto devo advertir? (...) As amigas sempre vão fazer aquilo que desejam fazer, apesar de tudo. E, apesar de tudo, eu estarei ao lado delas. Não tenho nenhum interesse em mudar isso."

Pág. 179
- Sempre achei que uma pessoa que ficasse sentada o dia inteiro escutando os problemas dos outros fosse cautelosa.
Ela riu.(...) - Que nada. Eu aprendi o contrário. Aprendi que, mesmo que você faça tudo como deve ser feito, as coisas podem dar terrivelmente errado; portanto, é melhor fazer o que seu coração mandar.

E, ao final do livro, você fica com aquele sentimento: preciso fazer parte de um clube assim!
Marta Skoober 10/01/2016minha estante
Bela resenha, Dana!

livia 25/12/2023

Maternidade, amizade e envelhecimento
São muitos anos em 200 e tantas páginas, me surpreendeu que um livro de natal fosse ser tão profundo.
fala e aborda muito bem sobre diversas coisas: drogas, maternidade, amizade, envelhecimento, abandono, casamento, etc. eu pessoalmente amei a forma delicada e amável que é abordado a amizade das mulheres e a maternidade
me incomodou como os (pouquíssimos) negros foram retratados, embora no final tenha abordado o tema do racismo, ao decorrer do livro é bem desconfortável como o tom de pele de aaron e coisas da cultura negra como o rap são associados a coisas ruins

1 | 2 | 3 | 4 | 5