O Clube do Biscoito

Resenhas - O Clube do Biscoito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

livia 25/12/2023

Maternidade, amizade e envelhecimento
São muitos anos em 200 e tantas páginas, me surpreendeu que um livro de natal fosse ser tão profundo.
fala e aborda muito bem sobre diversas coisas: drogas, maternidade, amizade, envelhecimento, abandono, casamento, etc. eu pessoalmente amei a forma delicada e amável que é abordado a amizade das mulheres e a maternidade
me incomodou como os (pouquíssimos) negros foram retratados, embora no final tenha abordado o tema do racismo, ao decorrer do livro é bem desconfortável como o tom de pele de aaron e coisas da cultura negra como o rap são associados a coisas ruins

Greice21 24/12/2023

Um clube recheado de amor
?Há mais de 10 anos, 12 mulheres se reúnem para um propósito. O clube do biscoito, tem regras, e a principal delas é que cada mulher ( apenas mulheres) confeccione uma variedade de biscoito para compartilhar. A exigência é que cada integrante faça uma dúzia de pacotes de seus biscoitos, mais um que será destinado a uma casa de caridade. Quando eu comecei a leitura achei que fosse apenas mais uma história de natal clichê , mas me surpreendi. Ao longo do livro, cada mulher terá seu momento de entrega, onde partilha seus biscoitos, e revelará a história dos mesmos. Histórias cheias de emoção, superação, anseios, aflições, recomeços e amor. Me fez lembrar um pouco do clube do livro que participo ,que com cada um de seus integrantes, mais do que ler livros e compartilhar ideias, acabamos sempre partilhando nossas dores, nossas alegrias, nos fortalecendo, mesmo que a distância. E assim como o clube do biscoito traz através destas mulheres, o clube se tornou algo essencial em minha vida. Por experiência própria, conheci o clube numa fase difícil da vida, e se não fosse por insistência kkkk ( obrigada mesmo ??) do nosso líder, eu não faria parte há 3 anos desta família. Tem dias que estamos o pó da gaita, que os problemas e desafios tentam nos vencer, mas só de pensar que tem- se esse clube , tudo fica mais fácil. Eu acho que esse livro veio a calhar e fechou com chave de ouro meu 2023. É um livro perfeito pra repensar nossas escolhas, nossas prioridades, nos auto conhecer...e tem muito amor e amizade envolvido. E o mais legal que a cada personagem, traz a receita do biscoito ?.

Mireille 23/12/2023

Ótimo livro para fechar um ano. Já que o livro se divide 12 capítulos, com 12 histórias de mulheres que sse encontram uma vez ao ano em dezembro para comemorar a amizade, acolher nas tristezas, apoiar os sonhos e criar novas esperanças pelo novo ano.

Aninha 10/02/2023

Calor no coração
Um livro de certa forma leve que trás histórias de diversas mulheres com diversas nuances sobre a vida isso tudo misturado a um clima íntimo de uma noite de dezembro com neve, cara típica de Natal.

Paula 01/01/2023

A melhor parte do livro são as receitas e as curiosidades sobre os ingredientes que tem no início e fim de cada capítulo respectivamente. Algumas frases carregadas de conceitos bíblicos e racismo velado nas falas da personagem principal e narradora da história me incomodaram, porém é um livro de 2010 e eu li em 2022 não sei se lendo em 2010 eu sentiria o mesmo incomodo. Enfim, é uma vibe bem filme de natal da hallmark, nada de muito impactante acontece mas é bom pra passar o tempo.

Nado 24/12/2022

Uma ótima leitura para a data. Traz uma das tradições mais conhecidas do Natal, fazer, trocar e compartilhar biscoitos da época (com ingredientes não tão facilmente encontrados nos mercados brasileiros, mas que é possível adaptar - sim, em cada capítulo há uma receita de biscoitos).
É uma história fofinha, que mostra o valor do amor e da amizade, ainda mais com o verdadeiro sentido do Natal. Apesar disso, a escrita tem alguns probleminhas - graves - que não devemos deixar passar despercebidos.

Synthia 16/12/2022

Deu fome
Foi um livro ok. Esperava que fosse mais fofo, porém teve bastante drama. O que não foi ruim, só fazendo uma observação mesmo. A história como um todo foi boa e fiquei morrendo de vontade de comer biscoito kkkk.

Sandra 19/06/2022

O clube do biscoito
O livro conta a história de um grupo de amigas que se reúnem todos os finas de ano para trocarem biscoitos e receitas . Mas na verdade, o que trocam são experiências, amor e companheirismo. Uma leitura gostosa , que fala de amor e amizade. Super recomendo.

Carolina 26/12/2021

O clube do biscoito
É, acho que a escolha do livro natalino não foi muito surpreendente.
Me senti perdida com varios personagens sem conseguir encontrar e conectar a cada um deles. Sei la, o livro se passou e eu não consegui gostar dele dessa forma. Terei que pensar em um novo livro natalino para ver se compensa!

Magna.Poetisa 20/12/2021

Retrato da vida real
O clube do biscoito traz um entrelaçamento de vidas... Quantas mulheres não passaram por ele? Arriscando suas receitas, partilhando biscoitos e vidas? Todas entremeadas pelo fio chamado Marnie... Uma relação que ultrapassa a amizade, é de amor que o livro trata. Um encontro cheio de expectativas... Com boas vindas, despedidas e memórias... Ressignificando opiniões sobre fatos sempre com muita empatia. Um breve encontro e uma carrada de boas histórias, tão grande quanto a bagagem de biscoitos. Eu tenho um clube pra chamar de meu, meu jardim de estrelas... E hoje, partilharemos livros! ??

Rafa 17/12/2021

Um livro delicioso ?
Que livro mais delicioso... Tudo nele é perfeitooo... Desde a capa até o final do livro...
Delicadeza de leitura, sobre sentimentos, lutas, superação. Além de poder acompanhar a história de doze mulheres, temos as receitas dos biscoitos e informação da história de ingredientes usados... Fiquei encantada, super curtir e super recomendo... Superou todas as minhas expectativas... ??????

oiamanda 17/12/2021

Envolvente, encantador! ?
O livro é incrível, mas não venha achando que será uma leitura super leve porque ele passa longe disso! Prepare-se para litros de lágrimas derramadas.

Um clube do biscoito que reúne anualmente doze amigas, sempre doze! Aqui temos Marnie, a biscoiteira-líder que é a anfitriã dessa festa e recebe em sua casa as outras onze amigas. A história de cada uma é mais encantadora que a da outra, bem como a de seus familiares que participam da trama! Traições, triângulos amorosos, mortes, segredos, nascimentos, sexo. Diálogos sobre temas de relevância altíssima.

Só não ponho as 5 estrelas por ter me sentido deveras incomodada com uma ou outra fala gordofóbica ou racista, mas o livro é incrível! Leiam!

Fabi 17/12/2021

O Clube do Biscoito - Nota: 3,5/5 | @fabi.andthebooks
Termino a leitura tentando entender o motivo deste livro não ser tão conhecido entre as pessoas. E depois de refletir um pouco, chego à conclusão que no geral, nesta época do ano, as pessoas preferem a doçura diabética de histórias natalinas... E, por isso, talvez, que O Clube do Biscoito fique menos cotado a figurar na maioria das listas de leituras natalinas que vejo por aí.
Eu gosto histórias com mulheres mais velhas, conversando sobre sua vida profissional, amorosa, familiar etc. E gosto de histórias que trazem personagens críveis – sem exageros para nenhum dos lados. De verdade, acho que a Ann Pearlman conseguiu me proporcionar isso e de uma forma bem escrita, bonita.
O livro se passa durante uma festa, onde 12 amigas se reúnem após o Dia de Ação de Graças para trocar biscoitos, quitutes e outras delícias feito por elas mesmas. Em cada capítulo acompanhamos a história de uma delas e vamos descobrindo, aos poucos, sobre suas vidas.
Luto, traições, doenças, amores, amizades, abusos, trabalho, vícios, abortos... Tem tanto assunto aqui que acho que um dos únicos pontos negativos da leitura é que eu comecei a confundir quem é quem. Mas, de resto... Pareciam personagens da vida real, com problemas reais e encarando as coisas de uma forma realista. Então, não se assuste se este livro te trazer um gostinho agridoce enquanto acompanha o desfecho de cada história... Mas tudo isso é trabalhado para que os momentos de coração quente sejam muito reconfortantes!
E uma das coisas mais legais é que cada abertura de capítulo traz consigo uma receita de biscoitos e que são bem fazíveis! Fiquei com vontade de arriscar, rs!

site: https://www.instagram.com/fabi.andthebooks/

Livia.Gabriela 13/12/2021

Foi algo bem diferente do que eu imaginava, no sentido de história.
É um livro que aborda vários temas que merecem atenção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5