O capote

O capote Nikolai Gógol

Resenhas - O Capote

Cinara... 12/05/2021

"Levaram o morto e o enterraram. E Petersburgo ficou sem Akáki Akákievitch, como se ele nunca houvesse estado ali. Desapareceu e eclipsou-se um ser que ninguém defendera, que ninguém estimara, por quem ninguém se interessara, que não chamara atenção nem mesmo de um naturalista, desse que não perde a oportunidade de espetar com alfinete uma simples mosca e examiná-la com um microscópio - um ser que suportara resignado os escárnios da repartição e baixou à sepultura sem nada de extraordinário, mas, apesar de tudo, que acabou tendo, ainda que bem no fim da vida, um lampejo de uma visita radiosa em forma de capote, que lhe animou por instantes a pobre vida, e sobre o qual depois se abateu uma insuportável desgraça, dessas que tem se abatido sobre os reis e senhores do mundo..."

Real eu amo o Gogol! Leituras crescem ou morrem dentro de mim, o Capote foi uma releitura, e essa novela definitivamente é uma das minhas favoritas da vida! Essa novela só cresce dentro de mim e de minha memória! E dessa releitura eu bem percebi que o russo Akáki Akákievitch seria um ótimo crush para a nossa brasileira Macabéia?
As outras novelas eu não conhecia e amei todas também!!! Só não recomendo, como eu, ler as 00:00 sozinha a Viy. Quero ver dormir hoje??
Mírian 23/07/2021minha estante
Gostei do crush para a nossa Macabéa! Imagina que romance daria!

Cinara... 23/07/2021minha estante
Eu ia amar ? casamenteira estou ?

13marcioricardo 16/01/2023

Literatura do fantástico
Obra com cinco contos de Gogol, entre os quais os famosos O Capote e O Nariz. Não foi o primeiro livro que comecei em 2023, mas foi o primeiro que terminei. A edição é boa e conta com um bom prólogo de Paulo Bezerra, que também é o tradutor e um dos maiores especialistas de literatura russa no Brasil. Como tinha as expectativas altas, não achei tudo isso, mas vale a pena ler sim, e com esforço se pode retirar algumas reflexões interessantes. O prólogo ajuda nisso. Todos os contos são de cariz fantástico e alguns de terror.
Carolina.Gomes 17/01/2023minha estante
Os melhores são o retrato e o capote? n achei tudo isso tb não. ????

Marcos Gabriel 19/01/2023minha estante
O livro q tou lendo fez até agr(Gente Pobre) umas duas menções deste livro aí, legal...

Carolina.Gomes 19/01/2023minha estante
Gente pobre menciona o capote e o duplo tb guarda relação.

Lerinha80 20/07/2021

O capote e outras histórias
Meu primeiro contato com a literatura fantástica de Gógol. Este livro reúne cinco contos do escritor russo. Meus preferidos são: o capote, o nariz e noite de Natal.

Erika 07/05/2020

Melhor leitura do ano!
- Todos saímos do Capote, de Gógol - Fiódor Dostoiévski.

A famosa frase de Dostô coloca as expectativas nas alturas, o que é bem perigoso. Mas é com imensa alegria que venho falar da minha melhor leitura de 2020 até o momento.

O Capote e outras histórias reúne alguns dos contos/novelas mais famosos do ucraniano Nikolai Gógol, escritos entre 1832 e 1842. O Capote, O Diário de um Louco e O Nariz são narrativas da vida de pequenos funcionários; Noite de Natal e Viy abordam temas folclóricos da Ucrânia.

É difícil dizer qual foi a história que mais gostei. O Capote conta a infeliz vida de um funcionário de baixo escalão que tem o seu novo capote (importantíssimo para o frio de Petersburgo!) roubado, morre e volta como fantasma para fazer justiça, é excelente e o mais famoso, mas eu quase fiz xixi nas calças com os seres do além em Viy! Em Noite de Natal, ri até a barriga doer e o final é de deixar o coração quentinho! O Nariz me fez refletir sobre a importância que damos à nossa posição social. O Diário de um Louco talvez seja a história que menos gostei, mas tem o seu grande valor também! Pensa no que é ler o dia a dia de uma pessoa que não bate nada bem da cabeça!

Eu não sou uma leitora de narrativas curtas, pois gosto de tudo explicadinho. Mas Gógol o faz com maestria em poucas páginas. Nada fica de fora, não existem pontas soltas, e eu fiquei muito satisfeita. E o humor presente em todas as histórias é daqueles que te fazem chorar de rir mesmo em histórias envolvendo elementos macabros. Quero ler tudo que este homem escreveu.
Douglas 14/09/2020minha estante
Ótima resenha, Erika. Comprei um exemplar esses dias e vou começar a ler. Também estou com as espectativas lá no alto...rs

Erika 14/09/2020minha estante
É muito gostoso quando a experiência faz jus às expectativas! Espero que a sua seja tão boa quanto a minha, Douglas!

Douglas 14/09/2020minha estante
Gratidão

Cristiane 22/02/2022

O capote e outras histórias
Considerado o pai da prosa russa moderna, Nikolai Gógol usa e abusa das narrativas fantásticas do folclore russo (Ucraniano). Está foi a primeira obra deste autor que tive a oportunidade de ler. Nela há cinco novelas: O capote, Diário de um louco, O nariz, Noite de Natal e Viy. Em todas há a marca do fantástico, do sobrenatural, desde a presença de fantasmas, cachorrinhas que falam e se correspondem, diabos, bruxas, sereias, e tudo mais.
O autor utiliza como personagens funcionários públicos tão desumanizados pelo sistema que são verdadeiros fantasmas: são invisíveis por seus pares e pela sociedade como um todo. Outro tipo de personagem são os representados das comunidades rurais com seus problemas cotidianos e a eterna luta do bem contra o mal. O diabo é presença constante nestas histórias, ora ele perde ora ele vence.
Destaco o posfácio deste livro que elucida vários pontos, principalmente o significado dos nomes dos personagens. Gostei muito do livro não dei nota cinco porque o texto não é tão ágil, algumas histórias têm tantos personagens com funções estranhas para mim (como na novela Noite de Natal).
Aguarde meu vídeo no canal leitura de abelha no YouTube
E minha resenha no Instagram
leitura .de.abelha

Georgeton.Leal 18/09/2022

Quando o trágico e o cômico andam juntos
Nikolai Gogol foi um dos pioneiros da literatura russa moderna. Sua obra apresenta diferentes metáforas e simbolismos, indo do realismo ao fantástico. Além disso, o grotesco sempre caminha ao lado de seus personagens tragicômicos em situações muitas vezes bizarras e sem explicação. Nesta antologia, lançada pela editora 34, temos cinco contos que dão prova da genialidade do autor. Vamos a eles:
Repleto de crítica social, "O Capote" fala de desigualdades e da falta de empatia pelo próximo. O protagonista Akáki é alvo de constantes humilhações por parte de seus colegas e sofre uma perda inestimável ao ter seu precioso capote roubado.
A ironia afiada de Gógol é bem presente em "Diário de um Louco", onde o protagonista vive um delírio esquizofrênico de poder e riqueza em meio a situações constrangedoras e engraçadas.
"O Nariz" é uma sátira mordaz revestida de história cômica. Todo absurdo dessa história traz um forte teor crítico à burocracia russa da época. A história parte do momento em que o nariz de um major some de seu rosto e toma vida própria.
"Noite de Natal" é uma narrativa folclórica do ciclo ucraniano que mistura elementos pagãos com tradições cristãs. Há nela uma série de peripécias envolvendo o diabo e os habitantes de um povoado durante uma véspera natalina.
"Viy" também é inspirado em velhas lendas do imaginário russo. É um dos contos mais sinistros que já li. Trata da luta de um estudante de filosofia contra forças sobrenaturais ligadas à uma jovem bruxa morta.
Obviamente, as figuras usadas por Gógol não são aleatórias e possuem um papel importante em cada história, por isso, o leitor deve-se ater ao contexto sociocultural russo/ucraniano do início do século XIX a fim de compreender melhor certas questões. Quanto a isso, a edição da 34 ajuda bastante com várias notas de rodapé e um ótimo posfácio. Recomendo!

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/09/quando-o-tragico-e-o-comico-andam-juntos.html

Mari Pereira 21/08/2021

O grande mestre, Gógol!
Esse pequeno livro de contos teve a façanha de reunir o que mais me encanta na literatura russa e, especificamente, na escrita do Gógol. Gosto particularmente da forma como o autor lida com o fantástico, com uma maestria impressionante!
Além disso, Gógol traz em sua narrativa toda a riqueza dos mitos, fábulas e oralidade populares, num misto de simplicidade e sofisticação que só mesmo grandes mestres são capazes.
Com suas histórias, o autor nos convida a imaginar, rir, sofrer, se indignar... A imergir em todo esse universo do impossível como se fosse nosso. Seus contos são uma homenagem linda e cativante aos povos russo/cossaco/ucraniano e suas culturas.
Nesta coletânea, os contos "O capote" e "O nariz" são os mais conhecidos, mas os demais não deixam nada a desejar. Inclusive, "Noite de Natal" foi o meu favorito. Neste conto temos uma mistura de todos os elementos que marcam a obra de Gógol: tem funcionário público; camponês; diabo; bruxa; comédia; confusão; romance; vodka e um bom "causo" popular... é maravilhoso!
Esse livro é obra-prima, sem sombra de dúvidas. Imperdível!
Ah, não deixem de ler o posfácio. É excelente também!

Victor Daniel 29/01/2022

Criatividade fantástica
É difícil imaginar que longínquos séculos antes pudessem imaginar e escrever contos sobre fantasia de maneira tão deliciosa de ler, embora não parece alguns dos contos aqui são de dar arrepios na espinha

Jeane Tertuliano 03/04/2023

Leituras interessantes
Mais obras russas ao meu acervo! Cada narrativa é intrínseca, a gente acaba ficando entretida como se estivesse dentro das tramas.

rafa_._cardoso 13/01/2022

Diário de um louco é o melhor!
O livro possuí cinco narrativas, todas muito bem desenvolvidas e boas. São histórias que nos levam para o período histórico no qual foi escrito e que nos envolve.

Para mim, a melhor história é o diário de um louco. Nessa em especial fiquei muito envolvido com o personagem e suas descrições.

ricardo marçal 10/06/2021

A poderosa imaginação de Gógol, desiludida e amusical, filtrada por uma percepção aguda e algo alucinatória, produziu este humor de paroxismos: um universo inteiro nasce em "O capote" e "O nariz".

Guilherme Amin 23/02/2024

Li os cinco contos deste livro já pensando na releitura que farei, porque são textos tão ricos e prazerosos que merecem outro encontro.

Por minha ordem de preferência: 1. O capote (em verdade, uma das melhores narrativas que já li); 2. O nariz; 3. Viy; 4. Noite de Natal; 5. Diário de um louco.

Ao final, há um excelente posfácio do professor e tradutor Paulo Bezerra.
edu basílio 23/02/2024minha estante
???

Georgeton.Leal 23/02/2024minha estante
"Viy" foi um dos contos de terror que mais me deram arrepios até hoje. Sinistro.

GeanPerius 31/12/2023

Ótima coletânea!!!
Ótimos contos de Gógol, onde o fantástico e o cômico se faz presente em todos os cinco contos selecionados para este livro. São eles: O capote; Diário de um louco; O nariz; Noite de natal e Viy. Achei todos ótimos, mas devo dizer que o último, o conto chamado Viy, que é uma mescla de fantasia com o terror diabólico, para mim, foi o melhor. Leiam, satisfação garantida!

Marcelo 13/10/2020

A reverência da afirmação de Dostoiévski ao dizer que "todos nós saímos do Capote, de Gógol", gera uma expectativa muito grande. E sim, a obra faz jus à ela.
É fácil perceber, no ambiente criado no conto que dá nome ao livro, elementos que surgem na literaruta de Fiódor Dostoiévski: a vida dos funcionários públicos, a rotina da cidade de São Petersburgo e construção de uma narrativa partindo de um tema aparentemente corriqueiro.
Outros dois contos que possuem elementos similares, porém com uma certa dose de humor, são O diário de um louco e O Nariz, especialmente o último.
Na segunda parte, surgem as narrativas fantásticas dos contos Noite de Natal e Viy, ambos com fortes elementos do folclore ucraniano.
Uma leitura rápida e extremamente agradável.