O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Maaaah 29/02/2024

Extremamente emocionante!
Se me dissessem para ler um livro sobre um velho perseguindo incessantemente um peixe de dimensões monstruosas, eu definitivamente não leria. Parece algo muito fora da minha curva.
Mas não, em momento algum eu senti tédio ou algo parecido. A escrita do Hemingway é extraordinária, fácil de compreender e fluida. Você se perde na história e se vê torcendo pelo êxito do velho Santiago em pescar o tal espadarte.
Agora, tudo que eu espero é ter a mesma determinação que ele e aplicar isso em parte da minha vida. Espero sinceramente um dia encontrar o peixe-espada que me faça insistir tanto quanto o velho.
Sem sombra de dúvida, recomendo esse livro para qualquer um que queira uma leitura clássica, única e descomplicada.

Natieli Wenzel 28/02/2024

Simples e nada objetivo
É um livro que envolve, aguça a curiosidade e define a persistência. Apesar de curto, não é um livro rápido de ler. Achei massante no decorrer da história, sempre a mesma coisa: mãos, linha, peixe?

No geral eu gostei! Traz uma boa reflexão sobre as batalhas da nossa vida, as vezes damos o nosso melhor, mas independente disso as coisas não se resolvem, pois circunstâncias diversas.

Valeu a pena a leitura!

Gabriel Leoni 28/02/2024

Relendo após anos...
Li a primeira vez perto dos 16 anos e fiquei completamente frustrado. Como um adolescente, cheio de planos que achava que a vida era uma coisa mágica, poderia compreender o final desse livro? A maturidade permite absorver essa história e compreender que ela trata, nada mais nada menos, do que da realidade. Do trabalho inócuo, do esforço inútil que fazemos contra as intempéries.

Gabriel1994 27/02/2024

Livro excelente!
Este é um livro que me prendeu completamente. A saga do Santiago enfrentando aquele peixe do tamanho de seu barco é repleta de nuances, e a solidão dele permeia por toda a narrativa. Achei muito interessante a maneira como ele lida com certos problemas durante a sua jornada, é bem nítido alguns traços estoicos em suas ações e pensamentos. A simplicidade da escrita do autor esconde uma profundidade que ressoa, revelando uma metáfora sublime sobre a vida.
Ari 28/02/2024minha estante
Eita quantas palavras chiquessssss

anamontenegro 27/02/2024

Simplesmente meu livro preferido
? - ?Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu??, pensou ele. ? Nada ? disse em voz alta. ? Fui longe demais.? - Hemingway.
? a história que me ensinou o que é resiliência.

Leandro 27/02/2024

Enfadonho
Apesar de tudo o que o livro tenta mostrar (resiliência humana, solidão etc), achei ele extremamente enfadonho. Pra mim, a relação do velho e do menino (o início e o fim do livro) é o que salva na história. Todo o livro é a luta do velho com o peixe.

Falam que o autor tem um estilo conciso e direto de escrita. Mas, no caso desse livro, foram dezenas de páginas com exatamente a mesma coisa (a mão esquerda ruim, a linha, os círculos do peixe etc etc etc).

Achei decepcionante.

Rafa 26/02/2024

Santiago não está com sorte e quando ela aparece vem logo os aproveitadores para acabar seu troféu, mas ele não desiste da vida por nada. O livro é curtinho e a leitura é gostosa, apesar de ter basicamente só uma ambientação.

Laura3197 26/02/2024

Não é história de pescador.
Esse romance de Hemingway é emocionante, leve e muito mais profundo do que aparenta ser. Comecei a ler crendo veementemente que seria apenas mais uma história sobre pescaria, entretanto, a metáfora por trás da luta pelo peixe e a solidão de Santiago me comoveram profundamente.
Santiago é um personagem fascinante, com uma carga emocional fortíssima e com um poder de nos encantar por sua simplicidade, sua resiliência, sua sabedoria e seu otimismo, que se mantêm inabaláveis apesar dos pesares, da escassez e dos balanços dos barcos.
É uma história que em alguns momentos pode ser monótona, é preciso uma certa sensibilidade e saber ler nas entrelinhas pra compreender o que está para além da narrativa.
Narrativa esta que nos comove e nos faz sentir as angústias do Velho, pois em dado momento você acaba permitindo que ele faça parte de ti, você logo percebe a si mesmo na solidão dele.
Recomendo esse livro de olhos fechados.

Bela.Samary 26/02/2024

Bonito e triste
Eu achei incrível. Percebi desde o início que se tratava de algo mais profundo do que parecia, mas de cara não entendi do que se tratava porque o livro é um pouco lento no início. Depois que você percebe que é uma metáfora para a vida fica mais profundo e mais doloroso ler também (emocionalmente falando).

Dei uma pesquisada e vi que o Hemingway tinha escrito "Por quem os sinos dobram" 12 anos antes e já estava a 10 em Cuba considerado acabado. Então senti que a dor do pescador que estava a 84 dias sem pescar era como a dor dele, o conhecimento do mar, os tubarões querendo pegar o que ele conseguiu com tanto trabalho sozinho.

Bem bonito (e triste).

Tama 24/02/2024

Excelente!
Simples, minimalista e muitíssimo bem escrito.
Prende na simplicidade à história.
Interessante como para se escrever um bom livro basta se ater ao que realmente importa.

MelinaOliveira 23/02/2024

O livro fala sobre a solidão de um velho, que encontra seu auge como pescador, mas que luta constantemente contra os próprios pensamentos e dores.

Bruraquel 23/02/2024

Livro que toca e emociona, você sente o amor de velho pelo mar e pelo peixe. E luta com ele a cada página.

camilanobrev 23/02/2024

Livro com memória afetiva.
Esse é um dos livros que li no ensino fundamental e lembro de ter sido uma das portas para a leitura intencional em minha vida.