O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

jessyroux 06/03/2024

Reflexão
"O Velho e o Mar" é uma obra-prima da literatura que me tocou profundamente. A história do velho pescador Santiago e sua luta épica contra um enorme peixe marlin é uma metáfora poderosa sobre a resiliência humana, a solidão e a busca pela dignidade. A narrativa de Ernest Hemingway é simples, mas profundamente comovente, e sua capacidade de transmitir as emoções e os desafios enfrentados pelo velho é notável. A relação entre Santiago e o peixe é um exemplo vívido da luta do homem contra a natureza e a própria condição humana. "O Velho e o Mar" é um livro que me fez refletir sobre o significado da perseverança, da coragem e da esperança mesmo diante das adversidades mais difíceis. Definitivamente, uma leitura que eu recomendaria a qualquer pessoa em busca de inspiração e beleza na literatura.

Dhewyd 05/03/2024

Resiliência
“Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, quando a sorte chegar, estarei preparado.”

Ao término da leitura, somos confrontados com a melancolia diante de todos os infortúnios enfrentados pelo ancião, nosso protagonista. Ele se aventura diariamente em busca de peixes para vender, visando garantir sua subsistência. Apesar de passar vários dias sem sucesso em sua empreitada, não se deixa abater e mantém-se firme no propósito de capturar o maior peixe da região.

A trama se desenrola na atmosfera vibrante da cidade de Havana, onde somos apresentados a uma comunidade de pescadores, composta por indivíduos humildes, porém esperançosos. O velho reside solitário, mas conta com a ajuda de uma criança, a quem ele ensinou a arte da pesca. Por isso, o menino permanece leal ao velho, cuidando dele e auxiliando-o em sua jornada marítima.

Entretanto, há tempos o velho se aventura no mar sozinho. Em um dia ordinário, ele consegue fisgar o maior peixe já visto, iniciando assim uma batalha de dias e noites contra a criatura, na qual ele precisa empregar toda a sua força, apesar de sua idade avançada, e, além disso, manter sua mente forte, utilizando toda a sua sabedoria e fé.

Podemos extrair a mensagem de que devemos confiar em nossas próprias habilidades e vocação, e estar preparados para os desafios de nossa jornada pessoal. É necessário confiar no conhecimento adquirido e saber controlar nossos instintos.

A resiliência do nosso protagonista é notável. Mesmo após estar esgotado tanto física quanto psicologicamente, sua primeira reação é voltar ao mar e desta vez buscar alcançar seu objetivo, pois aprendeu com seus erros.

A narrativa enfatiza a conexão íntima entre o homem e a natureza. O mar é retratado como um elemento poderoso e implacável, mas também como um local de beleza e mistério, refletindo a complexidade e a beleza da relação entre o homem e seu ambiente natural.

Heitor211 05/03/2024

A vida imita a arte ou a arte imita a vida?
Uma excelente história sobre ambição e orgulho

as vezes queremos tanto um peixe, mas o que vem junto a esse peixe? Vale a pena mesmo?

Paulo de Araujo 04/03/2024

Simples e profundo
Li este livro pela primeira vez em meu ensino médio, e eu tinha um gosto literário bem diferente na época do que hoje. Mesmo assim, eu já tinha gostado da profundidade e simplicidade da obra.

Reli recentemente e gostei mais ainda. Incrível como um livro com apenas três personagens principais (sendo um velho, o oceano e um peixe) consegue prender tanto.

Curto, profundo, melancólico, refletivo. Hemingway soube criar um romance atemporal com poucos elementos e nos fazer torcer por um pobre pescador.

Rodrigo.Junior 04/03/2024

Apesar de curtinho, li em doses homeopáticas (não por culpa da escrita, mas pq o trabalho não permitia acelerar kkkkkkcrying).

Só que tê-lo lido mais pausadamente teve seu mérito. Pude refletir melhor sobre tudo o que envolvia o cenário no qual Santiago, o tal velho, estava inserido: a solidão, somada à saudade do menino Manolin; a resiliência do protagonista perante as inúmeras adversidades da pesca em alto-mar; a compreensão do velho sobre seu próprio processo de envelhecimento, que o tornou foco de etarismo pelos moradores de sua vila, além de uma constante cobrança pessoal, resultante de comparações com o seu eu do passado; seu respeito à natureza, caracterizado pela forma como ele reconhece a nobreza do peixe com quem trava uma batalha.

Entendi o livro como uma grande metáfora pras batalhas que enfrentamos no decorrer da vida. Isso se reforçou quando descobri que essa foi a última grande obra de ficção de Hemingway,  escrita após seus últimos livros terem sido duramente criticados. O desejo do protagonista em alcançar (novamente) o sucesso reflete o que o autor buscava, mesmo tendo dito que ?O mar é o mar. O velho é um velho. Todo simbolismo do qual as pessoas falam é besteira?.

Bia 03/03/2024

"Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos."
Meu primeiro contato com O Velho e o Mar foi durante o ensino fundamental, onde um professor meu de português que vivia me emprestando livros, resolveu me emprestar este. Lembro que a edição era linda, em um azul claro, capa dura e que não havia nada escrito na capa. Lembro também que eu havia gostado do livro até a parte onde tinha lido, mas por algum motivo não terminei ele na época.

Anos depois comprei ele, mas até iniciar a leitura novamente demorei um bom tempo, o porquê também não sei. Confesso que não me lembrava mais de nada do livro, apenas da sensação que eu tinha gostado.

Após finalizar o livro, posso dizer que aquela sensação ainda continua, mas com outras novas sensações juntas no pacote. Para mim este livro nada mais é do que a representação da persistência e da esperança, de ir atrás daquilo que você acredita por mais inalcançável que parece ser. Mas também retrata a frustração quando as coisas que parecerem estar certas, viram totalmente do avesso.

O Velho e o Mar pode não ser um livro 5 estrelas para mim, mas por todas as memórias, com toda a certeza tem um lugar muito especial reservado para ele.

Nath 03/03/2024

Feliz por ter levado esse título ao clube
Que livro excelente para um clube do livro! Quem diria que com tão poucas páginas poderia gerar tantas formas diferentes de identificação e de interpretação.
Extremamente rico e com certeza um clássico para se reler ao longo da vida.
Talvez apenas por mim mesma eu não tivesse lido, mas fiquei muito feliz de termos levado ele ao clube ?

MaywormIsa 03/03/2024

Simples e cheio de reflexões
Depois de concluir a leitura, precisei de um tempo para refletir sobre tudo o que passou nessa história comovente, que nos enche de esperanças de que a sorte do velho Santiago irá voltar.

Hemingway fez um excelente trabalho na escrita de "O velho e o mar", nos mostrando como um enredo simples, sem grandes alegorias, consegue entregar uma leitura cheia de reflexões sobre a vida, o envelhecimento, a amizade, a compaixão genuína, e o respeito pela natureza.

Os personagens Santiago e Manolim são muito carismáticos e gente boa, mesmo diante das adversidades, eles mostram que há força interior para passar por estes momentos. A amizade de ambos é muito bonita, e foi impossível não ficar com os olhos marejados no reencontro dos amigos, no final da jornada perigosa do velho Santiago.

A história é sobre esse senhor de idade, que outrora já havia sido um grande marinheiro, cheio de experiências e aventuras, mas que neste momento, se sente abandonado pela sorte pois está há 84 dias sem conseguir pescar. Seu aprendiz, um menino chamado Manolim, é obrigado a servir a outro marinheiro a pedido dos pais, e assim, Santiago se vê sozinho para encarar a maior aventura dos últimos tempos: se lançar ao mar a procura de um peixão!

Durante essa aventura, que acompanharemos torcendo pelo sucesso de Santiago, vamos conhecendo seu eu interior, que é muito forte, muito nostálgico e muito desprovido de maldade. Por várias vezes agradeceu ou pediu desculpas pela pesca de um peixão bem teimoso que estava dando trabalho para ser finalmente pescado.

Durante a leitura fiquei pensando a respeito de o peixe representar simbolicamente a força e a potência de um Santiago mais jovem, que não desistia fácil. Os tubarões me remeteram às dificuldades que encontramos no caminho e que muitas vezes não temos como escapar de suas consequências e as perdas que nos trazem, e por fim, o menino Manolim me pareceu simbolicamente a esperança de Santiago,pois seria a junção do velho e o novo, do dia de ontem e o dia de amanhã e assim por diante. Manolim ainda é um menino, e na perspectiva de Santiago, poderia ser algo que para ele já passou (a infância) e na perspectiva do próprio Manolim, seria o futuro, pois ele irá crescer e viver suas próprias aventuras.

Como eu disse, o enredo é bem simples, a leitura é fluída e Santiago conseguiu segurar o livro sozinho com seus pensamentos em voz alta e suas memórias do passado. Minha experiência de leitura foi muito boa e eu fiquei satisfeita.
Leo Moura 04/03/2024minha estante
Também gostei muito desse livro, curtinho, mas não saiu mais da mente. Muito leve e verdadeiro.

Mr.C 03/03/2024

"É um grande peixe, e tenho de o convencer, pensou. Não devo deixá-lo nunca tomar conhecimento da sua própria força, nem do que poderia fazer se corresse. Se eu estivesse no lugar dele, jogava o tudo por tudo, até que alguma coisa rebentasse. Mas, graças a Deus, não são tão inteligentes como nós, que os matamos, embora sejam mais nobres e mais capazes".

Gabs 03/03/2024

Meu primeiro livro de um ganhador de Nobel de Literatura do ano.
Sempre quis ler Hemingway e ter começado por uma das suas principais obras foi uma boa escolha. O livro é fluído e é bem fácil se conectar com o personagem principal, ao ponto de ser possível compartilhar de sua angústia, ansiedade, dúvidas e até mesmo esperanças. Gostaria de ter visto mais, principalmente da sua relação com o Manolim. Acho que umas 50 páginas a mais e ele seria perfeito.

Roberta 02/03/2024

História de pescador
Que livro boooom, bastante coisa pra pensar e entender de como o velho se sentia em relação a si e ao mundo, muitas frases fortes, faz sentido ser tão bem dito

Claudinei 02/03/2024

Um clássico da literatura mundial! Fui levado ao mar por um pescador e suas memórias e divagações! Uma narrativa tocante e reflexiva!

Bruna Pedrosa 02/03/2024

O Velho e o Mar
Impressiona como o ser humano pôde sobreviver tanto tempo em meio à natureza ao mesmo tempo fascinante e hostil dos outros animais. Os bichos e as plantas têm todas as condições de que necessitam para "sobreviver" e se adaptar neste mundo, mas o ser humano precisa de um "ideal"...

claradebolacha 01/03/2024

O Velho e o Mar: Uma História de Pesca e Superação
**O que gostei:**

* A história é bem escrita e prende a atenção do leitor.
* Os personagens são interessantes e fáceis de se identificar.
* O livro fala sobre temas importantes como perseverança e a relação do homem com a natureza.

**O que não gostei:**

* O começo do livro é um pouco lento.
* O final pode ser difícil de entender para algumas pessoas.

**Recomendo?**

Sim, para quem gosta de ler histórias inspiradoras e que fazem pensar.

**Para quem?**

* Amantes da literatura clássica
* Leitores que apreciam histórias de superação
* Interessados em temas como a natureza e a luta pela sobrevivência

**Dica:**

Se você não conhece o autor Ernest Hemingway, vale a pena pesquisar um pouco sobre ele antes de ler o livro.

**#skoob #olevelhoeomar #ernesthemingway #literatura #resenha**