O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Invasão Bárbara 11/03/2024

O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
Este é o sexto livro do autor norte-americano Ernest Hemingway, último publicado em vida, que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer em 1953 e o Nobel de Literatura no ano seguinte. É considerado sua obra-prima.

A narrativa é curta e direta, em apenas um capítulo, para ser lida de preferência em um fôlego só. Alguns detalhes não são contados, mas o leitor consegue pegá-los no ar, como o local e a época em que a história se passa. Hemingway chamava isso de “Teoria do Iceberg”, a ideia é bem semelhante à utilizada na literatura e no teatro clássico japonês “De cada 10 passos, caminhe apenas 8”, ou seja, conte apenas alguns fatos e deixe o leitor concluir o resto.

Juntando o quebra-cabeça de informações soltas, ficamos sabendo que o livro se passa em Cuba (o pescador vê as luzes de Havana ao longe e navega pelas Correntes do Golfo), no final da década de 40 ou início dos anos 50 (há conversas sobre Joe DiMaggio estar de volta no time de beisebol dos Yankees).

Santiago é um pescador idoso vivendo na miséria, preso às lembranças do passado e lendo notícias de jornais velhos. Há 84 dias não pesca nada e acredita que a sorte o abandonou. Ao seu lado está Manolin, um garotinho que o ajudava no barco até começar a maré de azar e os pais da criança o obrigarem a mudar de embarcação.

No 85º dia, Santiago vai sozinho para o mar aberto e começa uma batalha contra um peixe enorme que dura três dias e três noites. Ela é descrita com a mais bela riqueza de detalhes que se pode imaginar: os machucados nas mãos, a náusea, o cansaço, as câimbras, as conversas em voz alta com a voz dos pensamentos e o desejo desesperado de não aceitar a derrota – para o peixe, a idade e a vida –, então, vem uma das passagens mais lindas, simples e angustiantes que já li:

“ ’Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?’, pensou ele.
– Nada – disse em voz alta. – Eu fui longe demais. “

Por mais que Hemingway só quisesse contar uma história sobre pescaria, ele acabou criando acidentalmente uma narrativa cheia de simbolismos e com várias camadas de complexidade.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Lika.Olive 11/03/2024

Esse é um dos meus livros favoritos. Ele é curto, simples, de escrita leve mas te faz ter tantas, mas tantas reflexões. É o tipo de livro que se renova a cada releitura dependendo da época da nossa vida.

lucasgsan 11/03/2024

Simples e cheio de reflexões
Depois de assistir o filme ?Meia-noite em Paris?, fiquei com muita vontade de ler algo do Hemingway. Decidi começar por este aqui.

Confesso que a leitura, de modo geral, me decepcionou. Achei que o livro, apesar de curto, foi bem arrastado, retratando em sua maior parte o duelo do protagonista contra a natureza, na busca de pescar um peixe.

Eu entendi que tudo isso é uma metáfora sobre a nossa luta diária na vida. A mensagem que ficou foi a de que mesmo diante de inúmeros obstáculos, perder a esperança não é uma opção.

A amizade do Santiago com o Manolim foi o ponto alto do livro pra mim. De certa forma, a memória do menino ao longo da viagem representava a esperança para Santiago, que mesmo já velho e com certas limitações, nunca deixou de acreditar no seu potencial como pescador.

Recomendo a leitura, apesar de achar a escrita arrastada.

umanatalense 11/03/2024

Encantador
Essa é mais do que uma história sobre um homem e um peixe; é uma reflexão sobre a natureza da vida. É um lembrete de que, mesmo nos momentos mais difíceis, podemos encontrar dentro de nós a coragem para enfrentar os desafios que a vida nos lança.

"O Velho e o Mar" cativa pela simplicidade, cada palavra deste livro é necessária, e a humildade que Santiago transmite ao executar seu ofício de pescador com respeito, sem desistir, é inspiradora. Terminei o livro querendo viver como ele viveu.

“Às vezes, a verdadeira vitória não se pode mostrar, nem a verdadeira coragem é tão visível ou evidente quanto se pensa.”

Servinoreads 11/03/2024

?O velho sonhava com leões?
?Não compreendo estas coisas. Mas é bom que a gente não tenha de ver se mata o sol, a lua ou as estrelas. Basta vivermos no mar e matarmos os nossos irmãos.?

Nas linhas desse relato singular, somos conduzidos a uma jornada de perseverança e redenção, guiados pela figura robusta e solitária de Santiago, um pescador humilde e sábio, cujo destino se entrelaça com o mar que tanto ama. Seus dias são marcados pelo embate constante com as forças da natureza, mas também pela resiliência inabalável de um espírito que se recusa a ser vencido pelo cansaço ou pela desilusão.

No cerne da narrativa, há uma dança poética entre o homem e o mar, luta e contemplação, onde cada onda é um convite à reflexão e cada peixe capturado, uma vitória sobre as adversidades. Hemingway, com sua prosa límpida e evocativa, cria um manto de palavras que nos envolve como as brumas matinais sobre as águas, nos transportando para um lugar onde a coragem e a esperança nunca se rendem ao silêncio da derrota.

É uma história que fala não apenas da batalha física de um homem com um peixe gigante, mas também da jornada interior de autodescoberta e redenção. É sobre a solidão e a amizade, sobre a fragilidade da existência e a fortaleza do espírito humano. E, acima de tudo, é sobre a beleza da perseverança, mesmo diante das maiores contrariedades, e a nobreza de seguir em frente, mesmo quando tudo parece perdido.

Assim como Santiago, somos todos marinheiros em nossas próprias jornadas, navegando pelas águas tumultuadas da vida em busca de um destino que muitas vezes parece distante. Mas em cada desafio, em cada tempestade, há sempre a promessa de um novo amanhecer, e a certeza de que, como o velho pescador, podemos encontrar força e inspiração nas profundezas do nosso próprio ser.

Este livro cativou-me profundamente, e sua última página continua em minha mente. Verdadeiramente, merece toda a fama que conquistou. Sua narrativa é envolvente, seus personagens são vívidos e a mensagem que transmite é poderosa. Recomendo-o vivamente a todos que apreciam uma boa leitura.

Rafa Antunes 10/03/2024

O Velho e o Mar
?Resenha?
? O Velho e o Mar - Ernest Hemingway
Vou ser bem sincera. Não entendi foi nada. Kkkkkkkk
Nunca descarto a possibilidade de ser imatura demais para determinados tipos de leitura, mas não acho que tenha sido bem o caso nesse.
Não é que eu não tenha gostado da experiência. Gostei mais do que poderia imaginar. Achei interessante, bem trabalhada, me senti lançada ao mar durante a leitura. O autor traz reflexões muito interessantes e a escrita agarra a gente.
Mas? não vi sentido. Se nós estivemos falando de um panorama onde se desenrolam várias metáfora e as figuras de linguagem encontram seu caminho na realidade, eu teria adorado. Mas não é o caso. O autor faz questão de ressaltar que é literal. Não que eu não possa interpretar e sentir de outra forma. Mas saber disso me fez ficar com o sentimento de Então, por que estou lendo isso?
Talvez ser um pouco imatura esteja, sim, influenciando aqui. Vou esperar estar mais desenvolvida e tentar uma releitura pra ver se capto coisas mais intrínsecas nessa história.
Nota: ?????? + 0,5
?- Mas o homem não foi feito para a derrota - disse em voz alta. - Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado.?
- Rafa ?

Gaby 10/03/2024

Todos deveriam ler
Gostei muito do livro, achei as cenas dos momentos de pesca um pouco descritivas demais, mas depois foi possível compreender a importância delas.
Amei!

Caioboeira 10/03/2024

A Significação da Literatura
O Velho e o Mar representou para mim mais do que apenas uma leitura, mas trouxe também o significado de toda a literatura. Com um enredo extremamente simples Hemingway consegue nos trazer reflexões profundas ao nos permitir explorar as ricas alegorias que a obra nos traz.

A obra pode ser entendida como uma história de perseverança ou de sacrifícios, também podendo ser vista como bela, trágica ou apenas contemplativa dependendo da perspectiva do próprio leitor. O que me fez pensar que a riqueza da literatura não está somente na prosa, ou enredo, mas sim na capacidade de tocar os sentimentos mais profundos do ser humano, e nesse sentido Hemingway conseguiu uma façanha e tanto em O Velho e o Mar, que não a toa é um dos maiores feitos da literatura americana.

Cris 10/03/2024

Legalzinho ???
"O velho e o mar" poderia ser "O velho e o menino". Os dois personagens têm bastante cumplicidade e um interesse em comum: o mar e a pesca. O livro tem muitas reflexões sobre a vida, persistência, amizade, certo e errado. Pensando em retrospecto, é um pouco melancólico também.

Raquel1334 08/03/2024

Acabei de ler e, sinceramente, que livro pequeno e ao mesmo tempo GRANDE (por ser chato). Não sei se é porque não sou o público alvo, mas foi uma leitura cansativa e repetitiva. Estava com altas expectativas, imaginado que me emocionaria, no entanto nem triste fiquei, devido que não me conectei com os personagens. Vi resenhas para me certificar se não tinha lido com maus olhos e saber o ponto de vista de outrem, contudo não me convenceu e ainda assim não gostei. Já imaginava qual era a reflexão que queria passar, mas achei que poderia ter sido de outra forma.

Wanderson 07/03/2024

Um livro curto mas gigante em sentimentos. Em certos momentos me deu a sensação do constrangimento de estar vendo algo que não era pra ser visto: a intimidade e fragilidade do velho.

Rocha 07/03/2024

? A sorte é uma coisa que vem de muitas formas, e quem é que pode reconhecê-la? Por mim aceitaria um bocado de sorte fosse qual fosse a forma como viesse e pagaria o que me pedissem por ela. ?

apenasumlivro 06/03/2024

Simples e linda.
Uma história bela, simples, profunda e tocante. A humildade do velho, o amor que ele sente pelo peixe, a batalha vivida no mar, são algumas das coisas que me conquistaram nesse livro.
Um favorito com certeza, reflexivo e clássico, eu adorei.

Sel 06/03/2024

Natureza x homem
Está linda obra retrata um duelo lindo, emocionante e humilde entre o homem e a natureza através da luta de um pescador para pescar e conquistar seu mais magnífico peixe. Uma lição de resiliência e humildade.