O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

eveaguiar 22/03/2024

Um conto clássico de Hemingway!
Um livro de poucas páginas, é um pequeno conto. Foi o 1° livro de Hemingway que li, achei a leitura leve, fácil, mas ao mesmo tempo você precisa prestar atenção nos detalhes.
Aprendi que mesmo velho, nao podemos deixar de ir atras do nosso peixe grande. O que eu entendi tbm é que, por mais que queiramos algo, as vezes não estamos prontos pra lidar com aquilo, e acaba não dando certo.
Recomendo a leitura.

Ju_allencar 21/03/2024

Primeiro contato com Hemingway
Gostei bastante, a história é simples porém te envolve e você fica torcendo de verdade pro personagem. Durante a leitura é como se o velho estivesse conversando conosco, e nos faz participar dessa aventura junto com ele. Livro muito bom ??

Bete.Aragao 20/03/2024

2 reais ou uma aventura misteriosa?
Adoro Hemingway, estudei muito sobre ele e suas obras enquanto estava na facildade e adoro o jeito que ele escreve. Uma simples memória vira um conto de perseverança. Hemingway sempre foi apaixonado por pesca e por isso não poderia deixar de retratar sobre e em sua literatura.

O pobre do Santiago só queria provar a si mesmo que ainda tinha tato para pesca, mas recebeu uma lição do mar. É um bom livro, arrastado verdade, mas um bom livro. Vale a pena ler se estiver aberto a novas leituras e sem muita expectativa!

Aprendi algumas coisas lendo este livro e fiquei torçendo pata que Santiago e sua aventura darem certo. A moral da estória todo mundo já sabe e é sobre isso mesmo, não desistir e sempre ultrapassar os próprios limites que no final a gente pode se surpreender!

Ana Flávia 20/03/2024

O mar é só um mar e o velho é só um velho.
Vi na revista Cult uma entrevista que fizeram com o autor onde ele disse que todas as interpretações do livro são besteiras e que o velho é somente um velho e o mar é só um mar. Depois de ler esse livro tenho que concordar com Hemingway. É visível que o livro tem uma mensagem por trás devido as frases de esperança, mas não considero um livro incrível como as pessoas falam. Acredito que a história se tornou bela pela maneira como foi escrita, e não pelo seu conteúdo em si. Hemingway tem uma maneira única de narrar a história de um velho que decide pescar para tentar provar a si mesmo que consegue, o próprio autor disse que essa é uma lembrança de algo que já viveu com seu amigo - para quem não sabe, o autor viveu em Cuba e tinha a pescaria como hobby. Hemingway conseguiu transformar uma memória simples em algo tocante aos corações dos leitores por meio da sua escrita única.
Como havia dito: não achei a história cativante, contudo, a escrita de Hemingway é digna de apreço e por isso esse livro vale 4 estrelas. Transformar um evento simples em algo belo e encantador por meio da escrita é algo que somente um bom escritor consegue fazer. reviver o vivido com o olhar encantado. Esse livro é sobre isso. Porém, a história é triste e não sei bem se o velho morreu no final.
É impossível ler esse livro e não guardar no coração a poesia de Hemingway.

Nina 20/03/2024

Muito além de um velho e o mar
O que mais cativa nesse livro é a sabedoria e a resiliência do velho Santiago. Santiago é um homem pobre, humilde, idoso, muito provavelmente com uma educação muito defasada, mas que, acima de tudo, é muito sábio, com olhos ferozes e vivos como o mar. O respeito e o temor que Santiago tem pela imensidão do mar, a única coisa que ele conhece plenamente e domina, é de emocionar. Ao ler a obra, é possível perceber como o Santiago é muito mais como seus olhos do que como sua aparência física: ele é um homem forte, corajoso e sábio. Muitos podem pensar que a estória é sobre um duelo entre o homem e a imensidão do mar, mas, ao ler a obra, é perceptível que o maior duelo é de Santiago contra ele mesmo. Em certos momentos da estória, o peixe épico e o Santiago passam a ser um só, numa relação que vai além do que podemos compreender.

Mariiiss 18/03/2024

Um livro com poucas páginas, mas com um impacto bem grande.
Impossível não se envolver com a história (triste) de Santiago, um velho pescador.
A história é muito triste mesmo, mas fala um pouco de esperança, persistência e até amizade.
Alguns amigos comentaram que a leitura foi meio densa e demoraram bastante pra terminar de ler kkkk

Gabrielli 17/03/2024

Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado
Uma releitura que fez o livro crescer infinitamente! A escrita de Hemingway é sem igual e sua insistência na ausência de simbolismos sem dúvida nos deixa com ainda mais vontade de enxergar símbolos. Um livro sobre a velhice, a luta do homem contra a natureza, a persistência? maravilhoso.

Tati 17/03/2024

Um homem pode ser destruído e não derrotado.
Neste livro Hemingway traz diversos pontos de ensinamentos para se pensar sobre a vida, desde o pessimismo, até a comprovação de capacidade quando se destina esforços para uma determinada causa. Em um primeiro momento pode-se pensar que a história gira ao redor de um Senhor mais velho "Santiago", descrito como um simples pescador que já não encontra mais a sorte na pescaria e conta somente com a presença de seu amigo o jovem Manolin. No entanto com o decorrer da história e depois de colocar um olhar mais atento na mensagem que está sendo passada, é possível observar que se trata de uma causa muito mais profunda, como o fato de romper os nossos próprios limites, sejam eles, físicos e mentais, com base em determinação, perseverança, esforço e até alguns sacrifícios.

Gabriela3941 16/03/2024

O velho Santiago é um pescador que perdera a sorte - estava há 84 dias sem pescar nada. Entre a esperança e a solidão do alto-mar, o pescador tem um encontro com um enorme peixe. Ambos lutam por sobrevivência, e somos conduzidos por Santiago e seus pensamentos durante essa batalha. É uma leitura rápida, fácil, mas um pouco monótona. Um bom livro, que vale a leitura.

oliver.skywalker 15/03/2024

Um livro lindo sobre persistência e determinação, onde o personagem mostra que diante de grande conquistas vem grandes batalhas e desafios. uma leitura que vou levar pra vida, dentro do meu coraçãozinho.

Dunkstl 14/03/2024

A persistência de um velho
O velho e o mar é um livro que gosta de enfatizar uma ideia, e continua a enfatizar ela até seu o seu fim, Santiago e seu barco contam uma história de persistência e reflexão. Um bom livro nada mais, pode ser um livro chato para pessoas assim como eu, que não entendem absolutamente nada em relação a pesca e seus manejos, mas a história vale a pena.

jojo 14/03/2024

Leia e releia
Li o ano passado para participar do clube de leitura do parque vicentina aranha
E reli para o clube de leitura da apve.
O velho e o mar é um livro de somente 126 páginas e tem tanta profundidade, tantas camadas, tantos ensinamentos... é um livro para ler, reler e reler em vários momentos da vida... é a busca de nunca desistir em momento nenhum da vida
"Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado"

Isabely147 12/03/2024

Primeiramente esse livro foi indicação de um professor e depois esse mesmo me deu-o de presente, então eu o li com ainda mais carinho.

Foi a primeira obra de Ernest Hemingway com a qual tive contato e, com certeza, foi uma experiência muito boa. Com certeza buscarei mais do autor no futuro.

É um livro de fácil leitura, uma narração e uma história a princípio, superficialmente simples, no entanto se buscar mais ao fundo, se permitindo ir mais além do que a maioria vai, ir pescar para o largo, mergulhar as profundezas desse mar, encontrará um enorme peixe, não de carne e ossos ou cartilagem, mas de questionamentos, reflexões e ideias.

Esse é um livro que mostra o quão você está disposto a buscar algo, alcançar seus objetivos; que, talvez, se você for longe demais de sua zona de conforto pode encontrar maravilhas, mas também pode encontrar grandes dificuldades e desafios de provações, e que diante de tudo a derrota também poderá ser um caminho.