O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

livrosmortificados 30/07/2023

"quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti[...]Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós,"

Rafael.Augusto 29/07/2023

Genial como sempre
Que coisa mais linda! Como eu amo essa mente maravilhosa! Terminei o conto com lágrimas nos olhos.
Todas as pessoas deviam conhecer essa tal "ilha desconhecida".

Alessandra.Lemos 29/07/2023

"Se não sais de ti, não chegas a saber quem és"
Saramago sendo foda desde sempre. É uma excelente porta de entrada para a literatura do José Saramago.
Acho que é um livro que você precisa ir de coração aberto e sem saber de nada.
É uma delícia ir se encantando com cada frase, cada parte do livro. Ainda mais quando você começa a se enxergar nos personagens.
Vale muito a pena!!

Ester~ 28/07/2023

Entendi absolutamente 🤬 #$%!& nenhuma mas pareceu que eram belas palavras então acho que vale os 15 minutos de leitura

Clara 27/07/2023

Inicialmente, há uma grande dúvida do porquê essa obsessão e descobrir uma ilha desconhecida, quando já existe tantas descobertas. Afinal, pode se descobrir coisas novas em uma vida onde tudo já foi definido? Esse conto faz uma bela reflexão sobre ir em busca do autoconhecimento.

Algumas frases que me interessaram:
-- Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.
-- Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós.
-- O mar não ensina a navegar.
-- A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma.

Maria 26/07/2023

O caminho do auto descobrimento
como conhecemos as outras pessoas?
- a gente primeiro tem a ousadia de puxar um assunto, por mais desconfortável e desagradável que possa ser, a gente dar o primeiro passo. Ou seja, vencemos os nossos próprios medos e preconceitos.

- depois a gente tem a curiosidade, e começa a perguntar
qual é o seu nome?
qual é o seu sonho?
o que você quer ser quando "crescer"?

- e depois a gente convive
a gente passa a permitir viver situações e experiências com elas, percebemos como ela lida com situações , como enxerga o mundo, as pessoas e as coisas.

e se o autoconhecimento também for assim? a gente precisa se colocar em situações, mesmo que as pessoas digam que não ("não há mais ilhas desconhecidas, todas o rei já encontrou"). A gente precisa sair da ilha (do nosso eu conforto) para conhecer a ilha, de fato.

Lena e Seus Mil Hobbies 25/07/2023

Que conto mais gostoso de se ler, me fez desacelerar, me fez sentir coisas, eu nem sei explicar direito. É mesmo uma viagem e uma introspecção.

Vanessa Viana 25/07/2023

"É necessário sair da ilha para ver a ilha"
Ah, que sabor! O conto é uma delícia e muito fluido. Esse foi meu primeiro contato com José Saramago e já quero ler mais do autor. Adorei e super recomendo!

nflucaa 24/07/2023

Saramago nunca decepciona
Um baita conto que te coloca pra pensar. É curto e rápido de ler, questão de 30 minutos.

Não há muito o que falar sem entregar demais senão citar uma frase instigante:

?é preciso sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não saímos de nós.?

E ainda: ?gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar?.

É claro, este conto não se trata de uma ilha desconhecida somente, mas do ato próprio do querer algo, de ter um objetivo, um sonho, uma obsessão. Muito bom!

Lara.Catrine 19/07/2023

Ah, Saramago...
Sempre me apaixono novamente pela língua portuguesa ao me deparar com seu estilo único de escrita. Leitura para aquecer o coração!

Arthureba 17/07/2023

Não sei se entendi, mas tive boas reflexões.
Li bem rápido e não tive tanta dificuldade para entender, por mais que tenha uma linguagem um pouco diferente KKKKK
A história em si não tem nada de mirabolante, mas trouxe reflexões legais de fazer. Além de frases que achei muito bonitas. Acho que a interpretação do livro deve variar com o período da vida em que ele é lido e isso o torna muito interessante. Foi um "passatempo" legal KKKKK.

Nayhara 12/07/2023

Não sei se entendi bem, acredito que novas releituras irão trazer novos significados. Mas amei as reflexões que ele despertou

Beatriz343 10/07/2023

Li esse livro para ganhar queridas horas para a faculdade rsrs, leitura meio difícil por estar em ptpt mas ao todo é uma boa reflexão sobre o que almejamos ter e todas as incertezas e caminhos que vão nos levando até algum lugar, mesmo que não seja o sonhado, pq a vida é assim mesmo né

FERES. D. 10/07/2023

Todo homem é uma ilha!
Cuidado com o que desejas? um conto curto e filosófico sobre autoconhecimento.
Leitura rápida, mas a repercussão gera horas de reflexão.