O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Marcilio Duarte 06/08/2023

Para ver a ilha, é necessário dela sair...
A genialidade de Saramago neste breve conto sobre o sonhar (o querer e o ter distanciado apenas pela imaginação) está em sua capacidade de sintetizar uma história profunda em tão poucas páginas.

Nayara 04/08/2023

Saia de si, para conhecer a si mesmo.
Pfvv leiam!!
É tão reflexivo mas com uma escrita suave e fluida, bem diferente dos outros livros do Saramago. Tive a mesma sensação quando li O alienista do Machado, os dois escrevem difícil, esse é um belo livro pra começar a ler Saramago. Ele é curto porém preciso.

Thamires.Santos 03/08/2023

" Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar. "

Rafa 03/08/2023

O conto da ilha desconhecida
Fiquei instigada com esse conto depois de ler a frase "é preciso sair da ilha para ver a ilha". Bom, no fim, sinto que talvez o propósito final não seja realmente a ilha e sim o desejo de se descobrir. Muito bom! (Ainda quero pensar um pouco mais sobre o que li)

Tai 01/08/2023

O conto da ilha desconhecida
Meu primeiro contato com o autor. Gostei bastante do conto, mas confesso que ao terminar tive que ler uns textos de apoio pra ver se eu realmente tinha entendido rs

livrosmortificados 30/07/2023

"quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti[...]Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós,"

Rafael.Augusto 29/07/2023

Genial como sempre
Que coisa mais linda! Como eu amo essa mente maravilhosa! Terminei o conto com lágrimas nos olhos.
Todas as pessoas deviam conhecer essa tal "ilha desconhecida".

Alessandra.Lemos 29/07/2023

"Se não sais de ti, não chegas a saber quem és"
Saramago sendo foda desde sempre. É uma excelente porta de entrada para a literatura do José Saramago.
Acho que é um livro que você precisa ir de coração aberto e sem saber de nada.
É uma delícia ir se encantando com cada frase, cada parte do livro. Ainda mais quando você começa a se enxergar nos personagens.
Vale muito a pena!!

Ester~ 28/07/2023

Entendi absolutamente 🤬 #$%!& nenhuma mas pareceu que eram belas palavras então acho que vale os 15 minutos de leitura

Clara 27/07/2023

Inicialmente, há uma grande dúvida do porquê essa obsessão e descobrir uma ilha desconhecida, quando já existe tantas descobertas. Afinal, pode se descobrir coisas novas em uma vida onde tudo já foi definido? Esse conto faz uma bela reflexão sobre ir em busca do autoconhecimento.

Algumas frases que me interessaram:
-- Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.
-- Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós.
-- O mar não ensina a navegar.
-- A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma.

Maria 26/07/2023

O caminho do auto descobrimento
como conhecemos as outras pessoas?
- a gente primeiro tem a ousadia de puxar um assunto, por mais desconfortável e desagradável que possa ser, a gente dar o primeiro passo. Ou seja, vencemos os nossos próprios medos e preconceitos.

- depois a gente tem a curiosidade, e começa a perguntar
qual é o seu nome?
qual é o seu sonho?
o que você quer ser quando "crescer"?

- e depois a gente convive
a gente passa a permitir viver situações e experiências com elas, percebemos como ela lida com situações , como enxerga o mundo, as pessoas e as coisas.

e se o autoconhecimento também for assim? a gente precisa se colocar em situações, mesmo que as pessoas digam que não ("não há mais ilhas desconhecidas, todas o rei já encontrou"). A gente precisa sair da ilha (do nosso eu conforto) para conhecer a ilha, de fato.

Lena e Seus Mil Hobbies 25/07/2023

Que conto mais gostoso de se ler, me fez desacelerar, me fez sentir coisas, eu nem sei explicar direito. É mesmo uma viagem e uma introspecção.

Vanessa Viana 25/07/2023

"É necessário sair da ilha para ver a ilha"
Ah, que sabor! O conto é uma delícia e muito fluido. Esse foi meu primeiro contato com José Saramago e já quero ler mais do autor. Adorei e super recomendo!

nflucaa 24/07/2023

Saramago nunca decepciona
Um baita conto que te coloca pra pensar. É curto e rápido de ler, questão de 30 minutos.

Não há muito o que falar sem entregar demais senão citar uma frase instigante:

?é preciso sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não saímos de nós.?

E ainda: ?gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar?.

É claro, este conto não se trata de uma ilha desconhecida somente, mas do ato próprio do querer algo, de ter um objetivo, um sonho, uma obsessão. Muito bom!