O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Cami 04/09/2023

Somos ilha
Uma das coisas que mais me intrigam quando leio José Saramago é a falta do uso de pontuações, adoro essa particularidade e nesse conto esse aspecto deu muita força. É preciso ler com calma, respirando, refletindo o que se lê. Achar que entendeu algo e quando reler entender mais ou "desentender". Adorei!

Nubalves 01/09/2023

1°experiência com o saudoso, José Saramago.
"Não entendi nada, mas entendi um monte de coisas. Entende?

Lerei denovo logo, logo. Mas será que eu vou entender mais alguma coisa, ou deixarei de entender o que já entendi?"

Isso foi o que eu mandei para minha amiga no WhatsApp, depois de ler o livro, sei que não ajudei muito, mas espero ter ajudado...

Atenciosamente, Nubia.

Dyllan.Johnny 30/08/2023

É necessário sair da ilha para ver a ilha
?Foram pintar na proa do barco, de um lado e do outro, em letras brancas, o nome que ainda faltava dar à caravela. A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma.?

Os livros desse homem além de um conforto para alma, são um poço de reflexões. Que história impecável! Recomendo.

Mateus 29/08/2023

Hoje eu quero mergulhar no mar
O Saramago brinca com as palavras de uma forma encantadora, nesse pequeno conto saímos com a ideia que é se perdendo que se encontra, que sim existe muita coisa desconhecida e não precisamos nos preocupar.

"A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma."

Felipe 27/08/2023

A busca de cada um por sua própria ilha
Esse busca com insistência, de bater na porta, com vontade e decisão por quem somos nós mesmos, qual o nosso papel no mundo e como a nossa vida pode representar algo novo e único no meio de tantas vidas no mundo.
Sim, somos únicos, nosso liberdade plena nos garante isso se bem vivida.
E este pequeno conto me trouxe essa reflexão sobre se encontrar.
?quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti, não chegas a saber quem és?

Manu 20/08/2023

"É necessário sair da ilha para ver a ilha"
É aquele tipo de livro de enredo simples, mas com imenso significado. Vale a pena ler refletindo na lição que esse conto carrega: de que a vida não deve se resumir a atingir apenas um objetivo, mas sim ir sempre em busca de novos desafios, sair da zona de conforto e atingir novos níveis de conhecimento. A vida é curta demais para se prender às ilhas já conhecidas.

estrelxjoana 19/08/2023

Interesante.
O livro tem uma proposta legal, apesar da maneira que é escrito ser diferente do que se é habituado, é um livro com uma leitura fluída e rápida.

Rafaela Menezes 14/08/2023

Navegar é preciso, viver não é preciso
é preciso sair da ilha para ver a ilha.
o conto é sobre o nosso desconhecido. saramago, aquele que brinca com pontuação, mais uma vez metaforiza com grandeza anseios, angustias, burocracias, hierarquias, desigualdades e conhecimento do outro e, de principalmente, de si. nos mostra que é necessário sairmos de nós mesmos para nos enxergar.
não nos vemos se não saímos de nós.

thecia 12/08/2023

A ironia do José Saramago
Sempre enrolei muito para ler José Saramago pois sempre achei que teria muita dificuldade, então resolvi começar por esse conto bem curtinho e me surpreendi.

Com apenas 64 páginas Saramago conseguiu trazer muitas reflexões. Os personagens, que aparentavam ser simples, se revelaram profundos e com pensamentos relevantes. E trouxe temas como burocracia, egoísmo, a falta de interesse do ser humano, se contentando com tudo fácil.

E o foco da história é a busca do autoconhecimento. Saramago utiliza a ilha como uma metáfora, pois a intenção do homem do barco era aprender mais sobre ele. A intenção do personagem era descobrir e conhecer sua verdadeira personalidade e essência.

E é interessante que o Saramago não dá nome aos personagens, acredito que com a intenção de colocá-los em igualdade com todos nós, visto que também temos esse anseio em nos conhecer e sonhos ?impossíveis? para realizar.

Espero conhecer mais desse autor!

Lari 12/08/2023

Não sei se to filosofando demais mas acho que o conto quis fazer como se fosse uma metáfora de auto conhecimento, como o personagem diz, de ter que sair de si mesmo pra se encontrar, sair da zona de conforto, o contrário do que muitos queriam ou esperavam que fosse. achei bonitinho

Ricardo 11/08/2023

Inspirador e poético
?É necessário sair da ilha para ver a ilha.?

Livrinho curto, inspirador e poético.

Leitura importante e que nos leva a profundas reflexões sobre a importância de descobrir quem somos e de ter coragem para assumir o protagonismo de sua história. Assim, pode-se, enfim, descobrir as ilhas desconhecidas.

Amanda Gomes 10/08/2023

A ilha desconhecida
Nunca tinha lido um conto assim acho legalzinho bem diferente dos livros q tô acostumada mas até q gostei

Marruda 08/08/2023

Leitura rapidinha mas boa
É uma leitura bem rápida e legal, não foi um dos melhores livros desse estilo que já li, porém é bom, se for parar para ver as críticas que o Saramago faz, fica melhor ainda, eu gostei bastante até.

Michela Wakami 07/08/2023

Todos nós já tivemos ou temos uma ilha desconhecida para desbravar.
Esse conto nos mostra isso de uma maneira genial.

Mi_ 06/08/2023

Que conto lindo!

"É preciso sair da ilha para ver a ilha.
Não nos vemos se não saímos de nós".

Personagens que não tem nome e que tanto mexem com a nossa imaginação e sentimentos.
História curta, mas com reflexões e aprendizados grandiosos.
A busca de sí e os percalços que encontramos no meio do caminho.
É preciso muita coragem para se encarar.
Saramago foi um grande autor e com uma mente brilhante.

" Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar. "