O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Poesia na Alma 21/04/2015

Peculiar
A peculiaridade de O Conto da Ilha Desconhecia, de José Saramago, 62 páginas, Companhia das Letras, é assunto pra mais de metro. Apesar de ser um texto curto, seu aspecto ímpar ganha vida na gama de possibilidades que a obra estende sobre o leitor.

clarimoreira 23/04/2021

O conto da ilha desconhecida - José Saramago
Nunca tinha lido Saramago e resolvi começar por esse livro, que é um conto, na verdade (bem curtinho - li em 30 minutos, mais ou menos -, mas profundo). A escrita é repleta de diálogos, sem muita pontuação e prende muito a atenção. É uma leitura fluida.

Em uma parábola, ?O conto da ilha desconhecida?, na minha percepção, fala sobre o autoconhecimento e a busca incessante que muitos vivem por algo externo enquanto já se tem tudo dentro e ao lado. Ao mesmo tempo, fala-se sobre o seguir o que se acredita e buscar os sonhos, ainda que todos te enxerguem como um louco.

?Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós.?

Amei e pretendo ler as obras mais extensas dele!

Náthy 29/12/2022

na verdade eu li outro livro mas ele n ta disponível aq no aplicativo, então pra contar mais uma leitura eu adicionei esse

Jeni 07/05/2021

"É necessário sair da ilha de nós mesmos."
É possível dizer que a obra de Saramago mostra o quanto o homem que deseja explorar o desconhecido de forma tão intensa, na verdade, parece estar em busca de algo a mais, talvez algum sentido para si mesmo, para sua vida.
Quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou quando nela estiver?.
Assim, o homem e a mulher acabam organizando todos os trâmites para a possível partida da embarcação?
Alguns contratempos acontecem, como a falta de pessoas interessadas em fazer parte da expedição, já que todas as ilhas já haviam sido descobertas naquela altura dos fatos.
Contudo, é possível dizer que ambos iniciam uma viagem para o desconhecido. Mas não necessariamente para uma ilha apenas. Mas talvez para o desconhecido presente dentro de cada um deles.
Só lendo a obra de Saramago para saber... A única coisa que consigo dizer é que cada linha deste livro vale a pena de ser lida.

TaliAlvs 28/01/2023

É um conto divertido, os diálogos são bem engraçados mesmo. Só não gostei da formatação, acho que o texto todo só tem 3 ou 4 parágrafos e os diálogos estão mistirados no corpo, assim como as perguntas não tem ponto de interrogação.

Enfim, questão de estilos, mas achei um pouco incômodo.

Giovanna Andreani 19/02/2022

Navegar é preciso, Saramago não é preciso
Com toda essa monotemática marítima, confesso também que meus olhos marejaram lendo. Lançando âncora, brevemente, na história do conto onde tudo é desconhecido, no qual todos os personagens são substantivamente nomeados apenas por suas funções: o homem do barco; a mulher da limpeza; o rei. Nos encontramos veementes atracados nesse porto de imprecisão, sendo a nossa única saída o convite de Saramago para navegarmos rumo ao desconhecido: de nós mesmos!

Nati 16/02/2023

Primeiro contato com Saramago
Primeira obra que leio desse autor? confesso que fiquei ansiosa e curiosa com o lance da busca pela Ilha desconhecida, qdo ninguém mais acreditava que existiam de fato.
Porém, acho que preciso reler o livro para ver se consigo extrair melhor a mensagem?
Não entendi bem!?

Ahhh!!!! Não sei se foi a tradução, mas os diálogos vêm sem pontuação alguma. Por vezes, tive dificuldade de entender quem estava falando.

Próximo do autor será ?As Intermitências da Morte?
Espero que eu goste
Marina 16/03/2023minha estante
os diálogos realmente não tem pontuação, é corrido msm

Nati 22/03/2023minha estante
Obrigada Marina? lendo alguns comentários sobre o autor, vi algumas pessoas relatando que é uma das características das obras dele né?! ?

ritanog 15/03/2020

Com sua escrita singular, Saramago nos conta uma fábula, e seu ensinamento não poderia ser mais otimista. Um homem pede um barco para o Rei para chegar até a Ilha Desconhecida: uma história maravilhosa sobre vontades e sonhos, e o que devemos pagar e vencer para realizá-los.

Pedro HB de Melo 11/10/2020

Ótimo
Leitura realizada em um domingo na praia, muito boa! Quantas ilhas desconhecidas...

Maria.Oliveira 29/10/2020

"(...) a luz pegou, cresceu lentamente como faz o luar, banhou a cara da mulher da limpeza, nem seria preciso dizer o que ele pensou, É bonita, mas o que ela pensou, sim, Vê-se bem que só tem olhos para a ilha desconhecida, aqui está como as pessoas se enganam nos sentidos do olhar, sobretudo ao princípio."

Deve ser assim que muitas vezes o que importa passa despercebido. O medo, a ânsia de encontrar nos cegam. A busca da ilha poderia ser aprender a ver e se permitir um novo olhar, é a coragem pro mergulho dentro e fora da gente mesmo, embora saibamos que mergulhos são internos. O encontro sempre é com o que está dentro mas que não temos capacidade de ver naquele estado de consciência, é o desejo de mudança e o conectar-se consigo mesmo que nos coloca no caminho do que importa e nos abre finalmente os olhos.

CrisIngrid 03/11/2020

Minha opinião
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

Um homem bate à porta de seu rei para pedir-lhe um barco, pois deseja viajar para encontrar uma ilha desconhecida. Ao ter seu pedido questionado pelo rei, que afirma não existir mais ilhas desconhecidas, entra num jogo de argumentação para defender seu desejo de viajar em busca do novo. Nada irá dissuadi-lo de buscar aquilo que deseja.

É devidamente óbvio que este conto é uma metáfora, logo pode ser interpretado de inúmeras maneiras. Eu vejo essa história como uma maneira de nos alertar para as amarras que a sociedade, muitas vezes, nos impõe, nos fazendo acreditar que não há nada mais a buscar, nenhuma ilha desconhecida com a qual sonhar. Querem cada dia mais nos impor limites, podar nossos sonhos e fazer com que nos contentemos com aquela velha história: "mais vale um pássaro na mão do que dois voando." Eu nunca gostei desse dito popular, sempre achei que, de certa maneira, ele dizia que tínhamos que nos contentar com aquilo que nos rodeia e não ir atrás de nada mais por medo do desconhecido. Ou seja, me acomodar e me conformar com a situação que me cerca, independente se ela me angustia e me faz infeliz. Eu não sei quanto a vocês, mas eu não quero viver o resto da vida com um pássaro na mão, quero pegar o meu barco e ir atrás da minha ilha desconhecida. Quero ir além, quero ver pássaros voando!

Quanto à escrita de Saramago, tive um pouco de resistência no começo, já que ele escreve de maneira bem peculiar. No entanto, ele usa de um vocabulário tão simples e compreensível que essa dificuldade logo foi superada e eu pude saborear melhor sua narrativa.

Então, se você se encontra desmotivado e acha que está acomodado demais, talvez esse conto possa te dar alguma motivação. Talvez, esse rapaz que não teme o que não conhece e vai em busca de realizar o seu desejo, te inspire a fazer o mesmo.

"Se não sais de ti, não chegas a saber quem és..."

Aryana 06/11/2020

Não nos vemos se não saímos de nós
Um bom começo para se familiarizar com a escrita do Samarago.

Ronny 12/02/2022

Leitura sem muitas palavras rebuscadas, mas quem não está acostumado com a escrita do Saramago, poderá achar um pouco corrido sem as separações dentro do texto. Marquei várias passagens!!