O Livro das Virtudes para Crianças

O Livro das Virtudes para Crianças William J. Bennett
William J. Bennett

Resenhas - O livro das virtudes para crianças

Marlos 14/09/2021

Deve ser lido com cautela.
É um livro cuja proposta é reunir contos com lições a serem ensinadas para crianças.

Ele é bem ilustrado e as ilustrações são muito bonitas.

Entretanto deve ser lido com ressalvas, alguns contos eu não leria para crianças e menos ainda para um filho ou filha, como "Havia uma Menininha" e "Precisa-se de um Menino", pois acredito que devemos ser livres e estar bem com nossa própria natureza. Se a conduta não faz mal a um terceiro, está tudo bem, cada um com sua vida.

Acredito que assim como qualquer material direcionado para crianças, deve passar por um filtro de avaliação dos pais, pois a exposição a um conteúdo enviesado pode contribuir para que a criança se torne um adulto problemático.

Mas não é de todo ruim, há contos interessantes, mas precisa ser filtrado.
Miqueias 06/01/2024minha estante
O viés que diz ter é que o livro fala que menino é menino e menina é menina? Ou é no sentido de que não advoga pela ordem natural das coisas deixando implícito que a criança quem deve escolher o que quer ser?

Liv =) 11/01/2023

aprendizado ?
Acho q é um livro pft pra ter nostalgia e refletir.
A última história é mt triste ????
Gostei da escrita e dos desenhos,pois amo esse jeito q retratam as crianças.??

Bruna 05/03/2023

O livro das virtudes para crianças
?A educação moral ? a educação do espírito e da mente para o bem ? envolve diversos aspectos.

Envolve regras e preceitos ? o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro.

Envolve a prática reiterada dos bons hábitos.

E envolve ainda o exemplo dos adultos, que através das atitudes que adotam no cotidiano, demonstram às crianças o apreço que têm pela retidão.

Além de preceitos, bons exemplos e hábitos, também há a necessidade de se promover a aquisição por parte das crianças do que podemos chamar ?cultura literária moral?.

[..] Se quisermos que nossos filhos adquiram os traços de caráter que mais admiramos ? honestidade, coragem, compaixão ?, precisamos ensiná-los a os distinguir, mostrando por que merecem ser adotados. [..] Nenhum advento dos tempos modernos, seja a televisão ou qualquer outro, superou uma boa história iniciada pela expressão ?Era uma vez???

?Pessoas corajosas costumam refletir muito sobre um assunto, para então perguntar: ?Será que esta é a melhor maneira?? Os covardes, por outro lado, sempre dizem: ?É impossível?. ?

sam 27/12/2021

Um livro lindo.
Um livro muito lindo que DEVE ser lido para as crianças. Tem muitas mensagens lindas sobre fé, perseverança, amizade e mais virtudes que devem ser ensinadas. As ilustrações também são lindas demais.

Só não dou 5 estrelas por que acabei pulando muitas histórinhas pois são muito "bobas" pra mim que tenho 21 anos. Mas isso não tira a magia da leitura. é um livro fantástico.

meus favoritos:
- Por favor (Alicia Aspinwall)
- Precisa-se de um menino (Frank Crane)
- O rei e o falcão (Adapt. de James Baldwin)
- O sapo e a cobra (lenda africana)

Lincoln 26/04/2020

Livro que deve ser apreciado com sabedoria
Sabor de infância e ilustrações que enchem os olhos são ingredientes deste livro, que traz pequenos poemas, contos e fábulas infantis. Como o nome explicita, ele tem o objetivo de ensinar virtudes às crianças. Entretanto, devemos nos atentar para não pregar uma literatura moralizante e fechada aos pequenos. A leitura deve ser aberta, compartilhada e desfrutada de modo a contribuir para a formação desses pequenos leitores e não para que sejam leitores pequenos. E quanto aos adultos, é uma experiência de deleite e nostalgia garantidos.

anaclaraleitegomes 29/01/2023

O que é belo deve ser ensinado
?Outro livro incrível do William, são histórias lindas, algumas eu já conhecia, inclusive.
?Algumas pessoas aqui no skoob disseram que esse livro deve ser lido com cautela para as crianças, mas não achei isso tudo.
?Belas ilustrações.

Roberth 05/05/2022

Do começo ao fim uma excelente oportunidade de conversa...
Este livro foi muito importante para nossa casa, pois foi o primeiro que gerou claras discordâncias quanto ao que estava escrito em alguns momentos. As discordâncias, contudo, foram trabalhadas de forma bem leve e também com muito diálogo. E isso foi um verdadeiro presente! Riquíssimo demais!

(Penso inclusive que isso vai passar a ser mais recorrente à medida em que meus filhos cresçam, então amei a oportunidade de já experimentar um pouco com algo mais leve...)

Alguns pontos e sugestões:

*Não recomendaria para pais de crianças pequenas que não teriam como trabalhar, durante e depois da leitura, os assuntos com os pequenos;

*Para crianças maiores, os diálogos posteriores com os pais ainda poderiam ser os melhores presentes advindos da leitura;

*As virtudes são temas maravilhosos e por muitas vezes bem trabalhados e exemplificados nas histórias, contudo, nem sempre... Algumas vezes, tanto na forma, quanto na mensagem em si, a ênfase foi bem pesada, negativa e oposta a alguns valores que, a meu ver, são cruciais e mais relevantes (estes não só não foram tratados, como chegaram a aparecer de forma depreciativa e não vantajosa);

*Por fim, aos pais cristãos, que privilégio poder confrontar alguns valores tidos como certos na sabedoria popular, com os valores advindos da sabedoria do alto... Se fosse apenas por esta oportunidade que ganhei com meus filhos, o livro ganharia 05 estrelas, porque foi fantástico mesmo! Mas sei que muitos poderiam não se atentar e trabalhar essas coisas, então reforço apenas este alerta aos pais.

thelondonriver 23/03/2022

Eu tenho um apego emocional gigante por esse livro, porque foi o primeiro livro "grande" que eu li, com 6 anos
Foi presente da minha tia, por eu ter completado a alfabetização; obviamente não o melhor presente pra uma criança de 6 anos, então quando recebi fiquei um tanto decepcionada
Porém depois de ler eu gostei muitíssimo, e é um livro que eu sempre guardei com muito carinho, e vi que tinha um exemplar na biblioteca pública daqui e não hesitei em pegar emprestado.
Mesmo depois de 19 anos eu ainda lembrava de muitas das histórias, foi muito mágico virar as páginas e ver as ilustrações, os contos; foi como voltar ao passado e à infância, as minhas tardes livres só lendo e brincando

Luana.Nantes 11/05/2023

Um juntadinho de amor!!!
É uma coletânea de histórias com moral, para inspirar as pessoas a seguir o caminho do bem…
Me transportou para a minha infância…
Que foi bem feliz…
Sem grandes traumas…

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#alegria
#compaixao
#fe

Super indico!!!

Ana 17/07/2022

Para dar boas lições
Vamos lá: O livro das virtudes para crianças reúne algumas fábulas e poemas da tradição universal, alguns até mesmo adaptados pelo famoso autor James Baldwin, com o objetivo de se ensinar alguns valores para as crianças, como: coragem, fé, amizade, etc. O exemplar é ricamente ilustrado, e nele vemos fábulas e contos da Holanda, Estados Unidos, e até mesmo temos um escrito de Monteiro Lobato nesse livro! Eu não esperava. Outra coisa que gostei foi que até mesmo temos a história de Saint George, o santo guerreiro da brilhante armadura aqui. O livro é uma delícia de se ler, até mesmo para os adultos sem filhos, como eu. Me senti criança de novo!
O primeiro conto, oriundo da Holanda, eu nunca tinha nem ouvido falar, mas gostei. Tem um ensinamento sobre heroísmo lá, mas é pura fantasia, claro. Não tentem isso em casa, crianças!
No geral é muito bom, terno, divertido, e cheio de boas lições. Leia para uma criança.

Mari 15/11/2011

Esse foi o livro que mais marcou a minha infância. É aquele que a gente lê milhares de vezes, pega de vez em quando pra dar uma folheada e continua levando ele no coração. Belíssimo.

Fabs6 30/12/2021

O Livro das Virtudes
Apesar de ser um livro para crianças, eu acho que todos deveriam ler. Este livro além de ser lindo, ele possui histórias educativas que te fazem pensar e reavaliar duas ações.

Vick 02/02/2010

marcou a infância
este livro é muito especial: suas histórias cativam e são de simples entendimento. A minha preferida é a do "Por Favor", pois eu achava engraçada. A mais comovente é a da menina que queria pegar uma estrela, a mais bonita é a do muro da Holanda, entre outras tantas.Ensinando valores importantes, ele me fez perder a conta de quantas vezes o li este livro...afirmam que o mesmo é para crianças, mas indico para todas as idades.
Barbara 01/11/2010minha estante
Minha preferida é a da menina que queria pegar a estrela. Livro tão lindo!

PAULA 30/01/2022

Um livro encantador, muito embora voltado para o público infantil, deve ser apreciado por todas as idades. É leve e, ao mesmo, de muito valia. São histórias, poemas, contos, fábulas, etc curtos, mas aue trazem mensagens de motivação esperança, de honestidade, dentro outros temas do cotidiano nos fazendo enchergar o lado bom da vida e o quanto devemos ser honestos e pessoas direitas, pois o contrário só traz desgraças. Resaltando ainda que o livro é todo ilustrativo, bem colorido, criativo e divertido.
Um mundo de imaginações, recheado de grandes histórias.
Eu recomendo para aqueles que estão querendo uma leitura mais branda, ou que quer intercalar com livros que requer mais foco. Vale muito a pena. Amei.