Brida

Brida Paulo Coelho

Resenhas - Brida

Cristina 03/05/2023

Brida
Uma história mística, intrigante. A busca em conhecer o mundo espiritual, as vivências e experiência levam a cada parágrafo uma vontade de avaliar cada percepção e ponto de vista.

Um amor não necessariamente precisa ser vivido, porém se torna algo mágico quando lado em várias Oticas?

A essência do Paulo coelho é divina!!!

Gabis 22/03/2021

Sensacional
O primeiro livro que li de Paulo Coelho e não poderia ter sido uma melhor porta de entrada para o autor.
Cativante e de leitura fácil, Brida possui uma forma interessante e ?real? para entrar no mundo da magia.
A personagem passa por vários dilemas pessoais e cada situação leva ao momento de seu encontro ao destino. Muitas renúncias foram feitas e o caminho foi árduo.
É interessante que o final foi bem diferente do que eu esperava, porém foi justo e fiel à história que veio antes.
Recomendo a leitura para quem se interessa ou simpatiza com o mundo da magia. Como o próprio autor pontua, os rituais utilizados no livro são os mesmos praticados pela tradição apresentada na vida real, e todo enredo é feito com muito respeito a essas tradições.

Mari M. 21/11/2023

Me surpreendi
Apesar do tema ser praticamente igual ao da Bruxa de Portobello, duas mulheres que se envolvem em círculos, tradições para se auto descobrirem, ainda assim tem um quê a mais... não sei explicar muito bem. Talvez sejam os círculos, os símbolos alquímicos ou a realidade mais palpável na história. Vale a pena ser lido e tentar descobrir em si próprio a magia do mundo.

Alexandre de Omena 07/08/2022

Conhecendo Paulo Coelho
Depois de muitos desencontros, finalmente fiz a leitura de uma obra de Paulo Coelho. Aquela que sempre quis, desde que li uma resenha de seu lançamento e mais ainda depois de saber de sua adaptação para as telinhas. Brida supriu minhas expectativas de um livro gostoso de ler, com uma história simples, bem escrita e cheia de deliciosos estereótipos. Paulo Coelho é um escritor a ser respeitado por saber o que está escrevendo e não ter medo "da Noite Escura".

Taíla 28/07/2020

E viva o autoconhecimento
Quando eu gosto dos livros de um autor, eu vou longe lendo as obras dele. Com Paulo Coelho foi assim e, como o autor tem muitos livros lançados, cá estou eu sempre tendo novas obras para ler, novas para mim, no caso.

O romance Brida foi lançado em 1990, já tem quase a minha idade, e comprei o meu exemplar de um sebo em uma Feira do Livro em Porto Alegre (saudades de passear por aí, né, minha filha?).

O que dizer sobre Brida? Mais uma vez Paulo Coelho traz experiências reais e sentimentos que poderiam ser de qualquer um de nós e cria algo novo e cativante. O que sei sobre magia? Na realidade, nada, por isso talvez tenha sido mais interessante acompanhar a trajetória da moça que no começo da história me causava uma certa irritação até. Seja por sua impaciência, por sua insegurança ou pela sua até resistência em se entregar para o que ela tinha se proposto a aprender.

Dizem que o que nos incomoda nos outros, são coisas que temos que trabalhar em nós mesmos, né. Então, fica a dica para mim. Mas, seguindo o baile, com o tempo nossa Brida, que está em busca de aprender sobre magia e busca um mestre para ensiná-la. No começo ela não estava levando muita fé no que estava acontecendo e se realmente tudo isso a levaria para onde ela queria ir.

Acho que isso fala muito sobre nós, não é? A gente só acredita vendo os resultados. É muito difícil a gente ter fé no processo quando ele está no seu início. Nós queremos cada vez mais resultados imediatos e aprendizado sem dor e sem esforço. E assim, a gente desiste. Vai dizer que não é bem desse jeitinho. O que precisamos aprender é que os resultados vêm sempre depois do esforço, que temos que deixar a nossa resistência de lado e que devemos estar verdadeiramente abertos para as novas experiências, permitindo-nos ter um novo olhar, livre de preconceitos e restrições o novo e ao que achamos que são nossas limitações.

Brida teve muitos aprendizados ao longo de sua jornada e aprendeu muito mais do que poderia imaginar. Como acontece com a gente quando decidimos seguir um ou outro caminho, a personagem teve que fazer escolhas determinantes para a sua vida e lidar com as consequências do que decidiu.

Sem fazer spoilers do livro, mas falando das experiências que tenho observado por aí, quando as escolhas que fazemos não tem como objetivo prejudicar ninguém e vêm direto do nosso coração, os caminhos se abrem, não acham? E a jornada, além de ser muito especial, leva para um caminho que a gente nunca imaginou como seria, mas que nos transforma. Nada como se aceitar e respeitar quem a gente realmente é e o que nós queremos.

Para quem ainda não leu a obra, fica a dica para conhecer a jornada de Brida e reconhecer a sua jornada também. Para quem já leu, o que mais de chamou atenção?

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-brida

LetAcia1104 05/09/2022

Infelizmente só darei uma estrela por causa das lições de vida que são muito boas no livro, mas sinceramente, é MUITO regilioso (pelo menos pra mim) e fala MT de Deus e tals. Você tem que ter paciência caso não for MT religioso

Edkarl 29/04/2021

Paulo né, tudibom
Fazia muitos anos que não lia meu bom e velho Paulo Coelho, esse ano pretendo ler 2 no mínimo. Não sei porque não me pegueu com Brida antes, me passou pelos olhos, tenho certeza, mas foi bom pra o momento (obrigada Tulinha). As alusões metaforicas que o autor faz nesse livro são simplesmente uma piscina de conhecimento, pra vida mesmo. Me senti ouvindo um ancião, que de muitas vidas vividas, muito sabe.

Isabela 09/08/2022

Livro incrível!! Meu primeiro contato com Paulo Coelho e já quero ler mais livros do autor.
É um livro leve e super gostoso de ser lido. Livro me fez transcender, trás muitos ensinamentos.

"Somos navegantes em um mar que não conhecemos; que ele conserve sempre nossa coragem em aceitar esse mistério."
Marynara 18/08/2022minha estante
Também amei esse livro e ti indico O Alquimista, meu livro preferido do autor!!

Camo 23/06/2020

Surpreendeu
Eu comprei esse livro faz um tempão e não tinha conseguido terminar ele, esse ano li e não é que gostei.... Achei muito legal... Recomendo

Aria 15/06/2022

Amor e Fé
Minha primeira experiência lendo Paulo Coelho.
Eu esperava algo totalmente diferente do que recebi. É uma leitura poética e leve, cheia de significados e interpretações magnifícas.

Fugiu de tudo que estou acostumada, como um final concreto e feliz para os personagens. Saiu do clichê.

Envolveu a religião de forma linda, admiro muito o Espiritismo e o lado bruxo da religião. Me encantei com a descrição do universo, do sentido que os personagens buscaram para a própria existência.

Foi lindo ver que mesmo amando, é preciso deixqr ir. Amar não é prender ou obrigar alguém ficar; as vezes é suficiente apenas saber que ama alguém.

hendy2 03/05/2020

gostei muito, tem lições muito boas de se aprender e apesar de parecerem simples, você talvez não pense muito no dia dia e tá aí um bom motivo para começar a pensar.
alguns momentos são entediantes, tbm não gostei muito de algumas coisas das tradições do tipo ?homem-mulher?, achei um pouco ofensivo e preconceituoso. tudo bem que pelo ano, né? mas mesmo assim, achei incoerente.
no mais, recomendo pela leitura filosófica em si, mas não para ler numa sentada só.

Lucas.Hert 18/08/2022

O livro é dinâmico e bem escrito, divertido e educativo por certa ótica.
Um livro ótimo pra auto descoberta

psykloz 18/06/2020

Já fazia algum tempo desde que lera um Paulo Coelho e havia esquecido-me do quão fantástica é a maneira como ele coloca dimensão humana em seus personagens místicos e a noção de que, na realidade, todos somos iguais com nossos desejos e inseguranças, independente do papel desempenhado na vida.

Eu não sou capaz de ler um livro dele sem pausar para fazer rápidas pesquisas sobre algumas referências que ele traz à história. Desde certos termos, contexto cultural, datas até lugares no mapa. As passagens são repletas de substância, de pequenos aprendizados, citações e por vezes até conteúdo histórico - o que faz com que questionemos se será apenas ficção ou se aquilo em específico entrou nos parâmetros da realidade.

Apaixono-me pelos ensinamentos e perspectivas da existência que ele adquiriu ao longo da vida e partilha no decorrer dos seus romances. Admiro imenso a fé que ele possui na continuação da vida para além daqui. Paulo Coelho inspira-me positivamente a nível que nem sou capaz de descrever. Há muita coisa dita que eu já conhecia indiretamente, mas há muito poder nas palavras quando colocadas da forma correta e direta e ele o faz. Acho importante colocar o pensamento e o conhecimento em palavras porque isso traz imensa força e significado.

Vejo que muitas das críticas que fazem à escrita dele são referentes à gramática que ele usa. Percebo o que querem dizer, embora eu acredite que ele se interesse em conectar-se com os leitores mais do que preservar o formalismo do português. Penso que a principal ideia seja trazer intimidade à história e não fortalecer o muro que separa o "brasileiro comum" da leitura. Não posso dizer por ele, mas eu acredito que seu objetivo principal seja trazer identificação do leitor com seus livros, e isso não aconteceria se a linguagem que ele usasse não fosse o nosso português coloquial informal (e muitas vezes errado) do nosso dia-a-dia. Inclusive nota-se pelo imenso alcance e sucesso que ele teve com suas publicações. As pessoas não querem ler Paulo Coelho para aprenderem regras gramaticais: querem lê-lo a abordar sobre a ponte entre o Visível e o Invisível que ele sabe fazer de forma tão natural quanto necessária.

Um pequeno parêntese de desabafo sobre isso: Não é culpa do Paulo Coelho ou de outros escritores que escolhem essa abordagem gramatical. Infelizmente, no Brasil, nós aprendemos tarde o português formal e correto - próximo à epoca dos vestibulares, quando somos obrigados a ler os clássicos cujo português é escrito de forma a ser percebida como se fosse uma língua estrangeira, tamanho abismo que há entre essa versão e o que aprendemos durante toda uma vida na escola, em casa ou na rua. Toda uma vida no coloquial, não nos identificamos com essa linguagem que até então é completamente nova e estranha. Não ouvimos o português correto nem do professor de português. Eu percebo a diferença que há entre Brasil e Portugal nesse aspecto, porque vivo em Portugal há alguns anos e vejo o quanto as crianças daqui sabem usar os pronomes, as ênclises, os tempos, os advérbios - coisa que no Brasil até os adultos sentem dificuldade. Vejo que é uma questão de ensino mais rígido do idioma presente desde a alfabetização. Aqui não há meios termos. Já nós, brasileiros, inventamos palavras e expressões quase a tempo integral, e o português acadêmico acaba por passar longe durante grande parte da vida, sendo custoso abraçá-lo tardiamente.

Brida é um livro que fala sobre amores no plural e em simultâneo. Os livros do Paulo Coelho sempre abordam a temática da alma gêmea de forma intensa e magnética - através do ocultismo, sobrenatural e divino que transcende o tempo e as encarnações. Ele sempre narra o amor e o desejo sexual de um homem muito mais velho por uma moça muito mais nova - o que me faz pensar que talvez ele tenha sua sexualidade mal resolvida (reprimida), encarnando-se no homem maduro da história que fica com a moça.

De menos positivo sobre este livro, achei que faltou maiores descrições de algumas cenas, dos vestidos, do que as pessoas pensavam ou diziam em determinadas situações. Em alguns momentos eu me senti a ver a história de longe, como se estivesse sendo recontada por outra pessoa que não a criadora da história, ou seja, faltando certos elementos que foram esquecidos.

Por fim, indico Brida ao público que se interessa pelos mistérios do Universo e do sobrenatural, pelo amor, pela fé de quem nunca desiste de buscar o seu Dom e a sua missão.

Um trecho:
"Nunca deixe de ter dúvidas. Quando as dúvidas param de existir, é porque você parou em sua caminhada. Então vem Deus e desmonta tudo, porque é assim que Ele controla os seus eleitos; fazendo com que percorram sempre, por inteiro, o caminho que precisam percorrer. Ele nos obriga a andar quando paramos por qualquer razão - comodismo, preguiça, ou a falsa sensação de que já sabemos o necessário. Mas tome cuidado com uma coisa: jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter segurança ou certeza de que está decidindo corretamente. Ninguém erra quando está agindo, se, ao tomar suas decisões, mantiver sempre em mente um velho provérbio alemão, que a Tradição da Lua trouxe até os dias de hoje. Se você não esquecer este provérbio, sempre pode transformar uma decisão errada numa decisão certa. E o provérbio é este: 'O diabo mora nos detalhes.'"

JAeh.Pereira 22/08/2022

Surpreso
Confesso que fiquei surpreso com a escrita do Paulo Coelho, uma vez que já ouvi diversas críticas em relação a ele. Achei a escrita fácil, bem elaborada e com a temática que eu amo: misticismo.

Em relação à personagem, eu amei a Brida, visto que ela parece comigo e possui as mesmas questões existenciais. Além disso, este livro conseguiu me prender na leitura: gosto assim.

O Mago, a Wicca e a Brida conseguiram formar um bom enredo!

No mais: "Somos um círculo, dentro de um círculo, sem um começo e sem um fim ?"