A Farsa

A Farsa Christopher Reich

Resenhas - A Farsa

Nanda 27/03/2012

O livro de hoje é recheado de suspense e ação. A Farsa, conta a história de Jhonathan e Emma, um médico e uma enfermeira, casados, que resolvem fazer escalada em uma montanha.

Com a mudança do clima, tiveram que descer e procurar por um abrigo. Durante a descida, Emma cai em um buraco e morre. Sem ter como resgatar o corpo, Jhonathan volta para o hotel e recebe uma correspondência anônima endereçado a sua esposa. Ao abrir, começa a investigar as coisas estranha que envolviam a vida de Emma: ela era uma espiã, e sua identidade verdadeira era Eva Kruger.

Ele se vê envolvido no meio de uma conspiração, de armas nucleares enquanto tenta descobrir a verdade sobre sua esposa.

Um livro cheio de ação, que você não consegue parar de ler. A leitura é um pouco complexa, muito rico em detalhes e que muitas vezes isso faz a gente perder a paciência.

junto a história de Jhonathan e Emma, acontece mais 2 histórias complementares, e por vezes fica meio confuso.

Independente disso, é um ótimo livro e eu recomendo a leitura.
Marcio 27/03/2012minha estante
Comprei esse livro semana passada e não comecei a ler ainda. Obrigado pela dica.

Cida 27/03/2012minha estante
Olá Nanda!
Eu não gostei muito desse livro, a história até que é boa, mas eu achei um pouco cansativo, principalmente por causa dessas histórias paralelas, que me fez ficar perdida. Ótima resenha.

Thaís 29/03/2012minha estante
Não conhecia este livro, vou add. Obrigada pela dica.

Luciana Fls 02/01/2013minha estante
Concordo com a Cida, apesar de ainda estar lendo, estou achando cansativo, tbm por causa dessas histórias paralelas, estou na metade, acho a história boa, mas o desenrolar esta meio chato. Vamos ver se o final me surpreende.

Renata 06/01/2013minha estante
O começo foi maravilhoso!!
Pensei que seria um thriller daqueles!!
Mas, infelizmente, ficou mesmo meio cansativo e confuso do meio do livro pra frente. E eu não gostei muito do final, não. Mas, enfim ... pelo menos me motivou a chegar até o final.
Esperava mais ... =(

Olenk 19/03/2013minha estante
Comecei ler, estou no primeiro capítulo. Mas lendo os comentários, desanimei... :(

Cris 21/11/2013minha estante
Eu tenho, mas ainda não li, sei que depois desse são mais dois livros, A traição e A vingança, quem sabe os outros livros prendam mais os leitores.

Jacqueline 22/02/2018minha estante
Estou no sexto capitulo ele é interessante, até agora estou gostando ele nos obriga a ter muita atenção, vou até o final. Mas valeu pelas dicas

Bruno 11/04/2022minha estante
Eu dei uma nota bem ruim para o livro, me senti mal e fui ver se só eu tinha achado pessímo. Não sei se pelo fato de ja ter lido muito livro do genêro e estar ?cansado?. Demorei horrore para acabar. Criei o maior ranço do mundo do protagonista, sério, um dos protagonistas que tive mais raiva até hoje, mais abuso, enfim, não seria amigo dele.

Márcia 25/09/2010

Que farsa?

Um livro em sua essência simples, não possui grandes picos de emoção ou uma narrativa diferente, muito menos original.
"A Farsa" é um livro que promete suspense, fortes emoções e muita tensão, com espionagens, terrorismo e a complicada geopolítica.
É mais ou menos como um lançamento de um SUPER rímel: promete uma vida sem cílios postiços, mas, na verdade, é como todos os outros (só mudam o pincel -.-).
"A Farsa" não cumpre nada do que promete, mas tenta. A narração do autor é fria, mansa, não toca o leitor de jeito nenhum. Não senti conexão alguma com o Reich nem com nenhum de seus personagens - dos quais me lembro vagamente de alguns. A história vai acontecendo sozinha e o leitor se sente "deixado de fora", já que não é sugado para a trama. As intrigas e segredos políticos dos quais o autor faz uso no texto apenas confundem. Não sou grande conhecedora do assunto, talvez tenha influênciado, mas creio que a maioria dos leitores tambem não são experts em "geopoliticagem", então para leigos, o livro se arrasta em vários momentos extremamente chatos. São passagens como em aulas de geografia.
Nem tudo é ruim, só não consigo me lembrar de algo bom o bastante para ser lembrado. A narração é certinha, enquandrada. Enfim... um daqueles livros que lemos uma vez na vida e esquecemos rápidinho. Não deixa nem acrescenta absolutamente nada.
Não o recomendo para passar tempo porque a leitura pode se tornar arrastada, mas recomendo a interessados no assunto e a pessoas pacientes.
Carol Moreira 16/04/2011minha estante
abandonei a farsa ainda a procura dos momentos de emoção, suspense e tensão, se um dia vc achá-los vc me conta? HAHAH (:

Márcia 17/04/2011minha estante
O livro segue uma linha contínua e não me emocionou muito mesmo não, Carol. Mas acho que vale a pena tentar ler até o fim; a história não é ruim.

Bruno 10/04/2022

Livro razoável
A farsa conta a história de Jonathan Ransom, um cirurgião que durante uma viagem com sua esposa Emma aos Alpes Suiços, são surpreendidos por uma avalanche durante uma escalada nas montanhas, levando a morte de Emma.

Ainda passando pelo luto, Jonathan recebe um envelope misterioso enderaçado a sua mulher contendo dois recibos de bagagem. Jonathan decide ir até a localização das bagagens, descobrindo após abrir as malas a verdade sobre sua esposa e toda a sua vida, a qual ele não conhecia.

O livro se desenrola a partir de 3 histórias paralelas. Sendo o foco principal, a busca de Jonathan pela verdade.

É um livro razoavel para passar o tempo. Eu não recomendaria para pessoas que ja leram muitos livros desse genêro. Não simpatizei nenhum pouco com o protagonista, não me importei realmente com o desenrolar da história e tive bastante dicifuldade em engolir algumas situações, as quais eram resolvidas basicamente pelo ?protagonismo?.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Denise195 31/05/2020

Perseguições
Uma corrida para descobrir a verdade sobre sua esposa e para provar sua inocência.
Leitura e . 31/05/2020minha estante
Oii.. boa tardee, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro hoje!! Te espero la! Obrigado ?

@leituraeponto

Walney 14/09/2017

O livro é bom até as duas últimas páginas, é intrigante e prende você na trama de intrigas e espionagem, complôs e culturas, mas o final não tem muita emoção para mim. O envolvimento de Jonathan tão desesperado para saber respostas o transforma em um super soldado da noite para o dia, não foi muito factível, ou melhor, não me fez crer na história, no fim pareceu que estava correndo para dar um desenlace coerente o que transformou a trama em algo sem graça.
Karina @queridaestante_ 03/05/2020minha estante
Concordo!!

Lisania.Faria 28/10/2009

Um livro que envolve espionagem, traição, mortes...
Seria perfeito se não fosse um tanto cansativo, devido aos detalhes excessivos.
O final também foi previsível.
Roseli Camargo 17/06/2010minha estante
Nem consegui terminar de ler Lily.... cansativo mesmo.

Luz 18/06/2010

É tudo, ou quase tudo, uma farsa, claro, porque não????
Eis um livro com enredo bastante intrigante e bastante instigante, quem gosta de estórias que aparentam serem A, cambam para o B e finalmente chegam à Z, achou com certeza o livro certo e irá gostar demais dele. Christopher Reich, com uma maestria louvável e até insuperável, nos leva por meandros de espionagem, atentados, guerrilheiros fanáticos e todo aquele circo que opera no Oriente Médio, desde que , há muito, meia dúzia, ou mais, aventaram que deveriam por si mesmos, expurgarem credos, nações, governos e opções facctícias, quer sejam essasvariantes para uma direita ou para uma esquerda. O livro,como bem diz o título, é um apanhado e um resumo de farsas, de agências de inteligência concorrendo entre si para verem quem mais se situa,quem mais atua, quem mais subverte e quem mais se divide, se fôr o caso. No caso do Oriente Médio e em matéria de circos que podem literalmente pegarem fogo, é bom saber e ver se, ficcional ou não, é possível, quem sabe, o Irã estar dotado de capacidade suficiente para arregimentar qualquer mera bombinha H, à base de urânio enriquecido, de onde conseguirão tal urânio, como de que jeito, o referido elemento químico consegue vencer e transpor barreiras para chegar no seu local de manipulação, e ainda, compprovar de que pode existir,ou já existe, aviõezinhos teleguiados que podem levar em sua nacela, confortavelmente, uns 30 quilos do explosivo C-4, altamente detonavel e altamente perigoso, podendo tal quantidade desse explosivo, de modo bem fácil e sem reverso, aniquilar uns tantos quarteirões numa cidade inteira, deixando apenas no ar, alguma leve poeira cósmica ou análoga a isso, e que tal "brinquedinho" de controle remoto pode ser pior do que a supracitada H, de acordo com os objetivos que alguns tenham em mente para, assim, solucionarem guerras e recomeçarem outras, mais decisivas e mais definitivas. Em suma, para saber das farsas que grampeiam por aí de modo assustador em governos, sub governos e governos dentro de governos, é interessante e aconselhável que se leia o livro, e o quanto antes melhor.
Lima Neto 19/06/2010minha estante
li esse livro, achei-o interessante, sem dúvida, mas o problema é que ele é tão cheio de "olhos", são tantos personagens, são tantas tramas, são tantas "farsas" que, como leitor, eu me senti inteiramente desnorteado por ele... rsrs

Nessa Gagliardi 15/12/2009

Bom suspense, mas me confundi em algumas partes. Das duas uma: ou o livro não prendeu minha atenção suficiente, fazendo com que eu divagasse em alguns momentos e perdesse partes importantes, ou alguns fatos não foram devidamente explicados.
Tenho quase certeza que aconteceu a segunda opção.

Esther 20/07/2009

Achei a história muito bem desenvolvida e riquíssima em detalhes. São três núcleos diferentes, que vão mostrando suas ligações no decorrer da leitura. Mas a quantidade de informações é tanta que corre o risco de o leitor ficar um pouco perdido no meio do caminho.

Samara663 05/02/2024

Algumas partes eram cansativas de ler mas foi muito divertido, principalmene tentar imaginar como o protagonista ia sair da confusão onde se meteu

Claudinei 24/03/2010

Um livro que vai de regular a bom
Muita propaganda negativa em cima deste livro, talvez tenha sido o que me levou a lê-lo.
No começo até um pouco da metade confesso que estava dando razão aos comentários negativos de que ouvi falar sobre ele. Porém, a partir de então me dei conta de que estava interessado e bem interessado na história.
Achei um certo exagero nas abas do livro e na capa descreverem Reich como um mestre de história de espionagem, entretanto acredito que ele conseguiu sim passar de forma clara o seu objetivo, uma história nem tanto focada para ação,mas sim para diversas formas de espionagem e corrupção dentro de muitos governos.
Eu pretendo reler, depois de algum tempo, um bom tempo, pois apesar dos apesares, gostei da escrita do autor.

Lima Neto 12/08/2009

"A Farsa" é um livro muito bom, com um roteiro muito bem trabalhado, mas tão bem trabalhado que deixa até o mais atento leitor um tanto quanto confuso, sem saber se esse é bonzinho ou se aquele é malvado, se esse é um dos responsável pelo ataque ou se está tentando impedi-lo.
um "triller" muito bom, com um ritmo de leitura alucinante e surpreendente.
minhas "críticas" ao livro se devem ao fato de serem tantos personagens, de serem tantos olhares, do autor acompanhar tantas histórias, que eu, como leitor, me senti um tanto quanto perdido em dados momentos da narrativa. os capítulos, por serem relativamente curtos, dificultam um pouco para o leitor montar uma sequencia lógica dos fatos e para entender todas aquelas investigações que acontecem ao longo da história.

Márcia Naur 23/10/2009

Autor extremamente detalista isto torna a leitura cansativa.Estória previsível e um final fraco.
Não recomendo!

Lima Neto 10/06/2010minha estante
li esse livro e o achei "razoável", apenas. acho que o autor colocou tanto personagens, tantos olhares, tantas maquinações, que acabou a história ficando excessivamente dispersa.

Van Baldacim 24/02/2010

Mto bom!
No começo é mta trama, vai, volta, revira e desvira, mas no desenrolar das paginas a coisa vai ficando eletrizante. Gostei e recomendo. Lembrando e é pura ficcção, por isso não espere mta realidade, certo?

Xan 15/09/2009

Surpreendente
Um bom livro que me absorveu totalmente.
Mesmo sem tempo cheguei a passar noites lendo e tentando decifrá-lo.
Para o contexto do livro, achei que o final deixou a desejar, mas pode ter sido uma expectativa mais fictícia do que a propria ficção !!!!