A Farsa

A Farsa Christopher Reich

Resenhas - A Farsa

Nanda 27/03/2012

O livro de hoje é recheado de suspense e ação. A Farsa, conta a história de Jhonathan e Emma, um médico e uma enfermeira, casados, que resolvem fazer escalada em uma montanha.

Com a mudança do clima, tiveram que descer e procurar por um abrigo. Durante a descida, Emma cai em um buraco e morre. Sem ter como resgatar o corpo, Jhonathan volta para o hotel e recebe uma correspondência anônima endereçado a sua esposa. Ao abrir, começa a investigar as coisas estranha que envolviam a vida de Emma: ela era uma espiã, e sua identidade verdadeira era Eva Kruger.

Ele se vê envolvido no meio de uma conspiração, de armas nucleares enquanto tenta descobrir a verdade sobre sua esposa.

Um livro cheio de ação, que você não consegue parar de ler. A leitura é um pouco complexa, muito rico em detalhes e que muitas vezes isso faz a gente perder a paciência.

junto a história de Jhonathan e Emma, acontece mais 2 histórias complementares, e por vezes fica meio confuso.

Independente disso, é um ótimo livro e eu recomendo a leitura.
Marcio 27/03/2012minha estante
Comprei esse livro semana passada e não comecei a ler ainda. Obrigado pela dica.

Cida 27/03/2012minha estante
Olá Nanda!
Eu não gostei muito desse livro, a história até que é boa, mas eu achei um pouco cansativo, principalmente por causa dessas histórias paralelas, que me fez ficar perdida. Ótima resenha.

Thaís 29/03/2012minha estante
Não conhecia este livro, vou add. Obrigada pela dica.

Luciana Fls 02/01/2013minha estante
Concordo com a Cida, apesar de ainda estar lendo, estou achando cansativo, tbm por causa dessas histórias paralelas, estou na metade, acho a história boa, mas o desenrolar esta meio chato. Vamos ver se o final me surpreende.

Renata 06/01/2013minha estante
O começo foi maravilhoso!!
Pensei que seria um thriller daqueles!!
Mas, infelizmente, ficou mesmo meio cansativo e confuso do meio do livro pra frente. E eu não gostei muito do final, não. Mas, enfim ... pelo menos me motivou a chegar até o final.
Esperava mais ... =(

Olenk 19/03/2013minha estante
Comecei ler, estou no primeiro capítulo. Mas lendo os comentários, desanimei... :(

Cris 21/11/2013minha estante
Eu tenho, mas ainda não li, sei que depois desse são mais dois livros, A traição e A vingança, quem sabe os outros livros prendam mais os leitores.

Jacqueline 22/02/2018minha estante
Estou no sexto capitulo ele é interessante, até agora estou gostando ele nos obriga a ter muita atenção, vou até o final. Mas valeu pelas dicas

Bruno 11/04/2022minha estante
Eu dei uma nota bem ruim para o livro, me senti mal e fui ver se só eu tinha achado pessímo. Não sei se pelo fato de ja ter lido muito livro do genêro e estar ?cansado?. Demorei horrore para acabar. Criei o maior ranço do mundo do protagonista, sério, um dos protagonistas que tive mais raiva até hoje, mais abuso, enfim, não seria amigo dele.

Mila Araujo 12/06/2022

Lento
Não adorei o livro.... A história é boa, como dito na sinopse, Emma morre e o livro é em torno desse fato, até aí ok, mas achei a leitura lenta, muitos detalhes que para mim foram desnecessários e me cansaram, mas isso sou eu!! Parágrafos longos e lentos.... Enfim, ler os dois da continuação para ver o que vem por ai!!

Lucas 15/09/2009

um thriller fraco e inverossímil
O livro se anuncia como um thriller de espionagem, gênero que adoro e cujo auge, na minha modesta opinião, se deu com Robert Ludlum e John Le Carré. Então lá fui eu comprá-lo, na esperança do renascimento dos espiões.
Me enganei.
A história, como um todo, não é grandes coisas e também não é contada com charme ou elegância. Pelo contrário. Os eventos são descritos com uma certa brutalidade, empobrecendo dos diversos "quiprocós" típicos.
Mas não bastasse isso, o autor cria situações para as quais apresenta soluções completamente irreais. Mais de uma vez eu pensei enquanto lia quem, em seu juízo perfeito, faria ou falaria tal coisa. Em determinado momento, fechei o livro espantado com um diálogo improvável.
Mas penso que o ponto mais baixo decorreu da pressa do autor. De duas uma: ou ele perdeu a paciência enquanto escrevia, ou foi pressionado pelo editor. Os últimos capítulos se aceleram e os acontecimentos deixam de ser devidamente explicados, fazendo com que os passos dados e as descobertas feitas pelos personagens se tornem absurdos e cronologicamente incompreensíveis. A história perde a pouca graça que tinha.
A vantagem é que o livro acaba rápido.

Dawison 18/07/2020

Um bom romance policial. A história é complexa. Meio cansativa no início, mas depois a história se torna incrível, cheia de segredos e mistérios.

Kelly 01/02/2021

Achei médio
Durante uma escalada nos Alpes, Jonathan perde sua esposa, que cai e morre. No dia seguinte ele recebe um envelope endereçado a ela com dois tickets de bagagem. Ele recupera essa bagagens, e é ali que começa a aventura, com Jonathan descobrindo que não conhecia realmente sua esposa.

Luz 18/06/2010

É tudo, ou quase tudo, uma farsa, claro, porque não????
Eis um livro com enredo bastante intrigante e bastante instigante, quem gosta de estórias que aparentam serem A, cambam para o B e finalmente chegam à Z, achou com certeza o livro certo e irá gostar demais dele. Christopher Reich, com uma maestria louvável e até insuperável, nos leva por meandros de espionagem, atentados, guerrilheiros fanáticos e todo aquele circo que opera no Oriente Médio, desde que , há muito, meia dúzia, ou mais, aventaram que deveriam por si mesmos, expurgarem credos, nações, governos e opções facctícias, quer sejam essasvariantes para uma direita ou para uma esquerda. O livro,como bem diz o título, é um apanhado e um resumo de farsas, de agências de inteligência concorrendo entre si para verem quem mais se situa,quem mais atua, quem mais subverte e quem mais se divide, se fôr o caso. No caso do Oriente Médio e em matéria de circos que podem literalmente pegarem fogo, é bom saber e ver se, ficcional ou não, é possível, quem sabe, o Irã estar dotado de capacidade suficiente para arregimentar qualquer mera bombinha H, à base de urânio enriquecido, de onde conseguirão tal urânio, como de que jeito, o referido elemento químico consegue vencer e transpor barreiras para chegar no seu local de manipulação, e ainda, compprovar de que pode existir,ou já existe, aviõezinhos teleguiados que podem levar em sua nacela, confortavelmente, uns 30 quilos do explosivo C-4, altamente detonavel e altamente perigoso, podendo tal quantidade desse explosivo, de modo bem fácil e sem reverso, aniquilar uns tantos quarteirões numa cidade inteira, deixando apenas no ar, alguma leve poeira cósmica ou análoga a isso, e que tal "brinquedinho" de controle remoto pode ser pior do que a supracitada H, de acordo com os objetivos que alguns tenham em mente para, assim, solucionarem guerras e recomeçarem outras, mais decisivas e mais definitivas. Em suma, para saber das farsas que grampeiam por aí de modo assustador em governos, sub governos e governos dentro de governos, é interessante e aconselhável que se leia o livro, e o quanto antes melhor.
Lima Neto 19/06/2010minha estante
li esse livro, achei-o interessante, sem dúvida, mas o problema é que ele é tão cheio de "olhos", são tantos personagens, são tantas tramas, são tantas "farsas" que, como leitor, eu me senti inteiramente desnorteado por ele... rsrs

Márcia 25/09/2010

Que farsa?

Um livro em sua essência simples, não possui grandes picos de emoção ou uma narrativa diferente, muito menos original.
"A Farsa" é um livro que promete suspense, fortes emoções e muita tensão, com espionagens, terrorismo e a complicada geopolítica.
É mais ou menos como um lançamento de um SUPER rímel: promete uma vida sem cílios postiços, mas, na verdade, é como todos os outros (só mudam o pincel -.-).
"A Farsa" não cumpre nada do que promete, mas tenta. A narração do autor é fria, mansa, não toca o leitor de jeito nenhum. Não senti conexão alguma com o Reich nem com nenhum de seus personagens - dos quais me lembro vagamente de alguns. A história vai acontecendo sozinha e o leitor se sente "deixado de fora", já que não é sugado para a trama. As intrigas e segredos políticos dos quais o autor faz uso no texto apenas confundem. Não sou grande conhecedora do assunto, talvez tenha influênciado, mas creio que a maioria dos leitores tambem não são experts em "geopoliticagem", então para leigos, o livro se arrasta em vários momentos extremamente chatos. São passagens como em aulas de geografia.
Nem tudo é ruim, só não consigo me lembrar de algo bom o bastante para ser lembrado. A narração é certinha, enquandrada. Enfim... um daqueles livros que lemos uma vez na vida e esquecemos rápidinho. Não deixa nem acrescenta absolutamente nada.
Não o recomendo para passar tempo porque a leitura pode se tornar arrastada, mas recomendo a interessados no assunto e a pessoas pacientes.
Carol Moreira 16/04/2011minha estante
abandonei a farsa ainda a procura dos momentos de emoção, suspense e tensão, se um dia vc achá-los vc me conta? HAHAH (:

Márcia 17/04/2011minha estante
O livro segue uma linha contínua e não me emocionou muito mesmo não, Carol. Mas acho que vale a pena tentar ler até o fim; a história não é ruim.

Yasmin 15/01/2012

Ágil e muito bom

Quando ganhei este livro da minha mãe nem acreditei, afinal fazia tanto tempo que queria ler que até tinha esquecido. Este foi o primeiro livro que olhei quando estava pensando em voltar a ler em dezembro de 2010. O tempo passou, voltei a ler em março, abril do ano passado e cá estou eu. Resenhando um dos responsáveis por tudo. A Farsa possui uma narrativa ágil, com grandes doses de espionagens e compondo o restante do cenário temos a beleza da Suíça.

Jonathan e Emma estavam escalando quando na descida da montanha Emma sofre um acidente e fica com uma fratura exposta na perna. A grande nevasca atrapalha o contato com o resgate e Jonathan parte em busca de ajuda. Ao retornar Emma não está onde ele a deixou. Aparenta ter caído de uma greta com muitos metros de profundidade. Com a tempestade de neve e presumindo que ninguém pode sobreviver a queda o resgate convence Jonathan a descer a montanha. Ainda em choque com a morte dela Jonathan recebe os dois tíquetes de passagem que mudaria tudo. Os problemas começam a tomar forma quando ele é atacado por dois homens querendo levar as malas. Jonathan consegue escapar, mas deixa para trás dois policiais mortos. Sem entender nada ele procura respostas no que encontra dentro da mala. Roupas caras, identidades falsas com o rosto de Emma e cem mil francos suíços. Uma outra mulher. Afinal quem é Emma? E o que fazer para provar sua inocência?

Enquanto isso o oficial von Daniken tem um quebra-cabeças em mãos. O assassinato profissional de um engenheiro que parece estar ligado a morte de dois policiais em Ascona. Dois personagens completamente diferentes, mas com qualidades. Confesso que por vários momentos achei Jonathan um pouco inverossímil demais. Talvez ele pensasse na solução um pouco rápido demais. Contudo se você levar em conta o ritmo da trama isso não chega a ser um problema muito grande. Os capítulos que antecederam o final foram melhores que o final em si, mas isso não tirou o mérito de um final imprevisível.

Mesclando caminhos e entrelaçados acontecimentos aparentemente desconectados o autor nos leva por um caminho cheio de intrigas e armações.

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/01/resenha-farsa.html

Carolina.Netto 01/11/2020

Surpreendente
Acontecimentos imprevisíveis ao longo de toda história. Bela trama onde o autor consegue sempre surpreender. Leitura recomendada!

Leitor Oculto 06/08/2020

Bom, porém moroso!
Gostei do enredo bem detalhado e da amarração final da trama, no entanto a narrativa, extremamente detalhista, torna a leitura bem morosa e, em alguns instantes, até tediosa. Tirando esse detalhe, o livro é bom e os personagens cativantes e, apesar de conter muito mais ação do que suspense, pretendo ler os outros dois dessa trilogia.

Nessa Gagliardi 15/12/2009

Bom suspense, mas me confundi em algumas partes. Das duas uma: ou o livro não prendeu minha atenção suficiente, fazendo com que eu divagasse em alguns momentos e perdesse partes importantes, ou alguns fatos não foram devidamente explicados.
Tenho quase certeza que aconteceu a segunda opção.

Muzy 10/07/2021

Muita informação desnecessário que acabou deixando o livro pesado, tinha tudo para ser um livro bom, mas ao meu ponto de vista ficou muito bagunçado.
Não sei se isso foi de propósito ou não, mas em geral o livro é bom, o final é surpreendente.

Guilherme.Dabul 02/02/2022

A farsa
Uma história de espionagem, traição, muitas reviravoltas e final improvável!
Trama de terrorismo internacional!
Leitura eletrizante que não te permite nenhum tempo de pausa!

Czuchraj 18/01/2021

Farsa
Conta a historia de um médico que depois da morte da sua mulher descobre que ela era uma agente do governo, e é um livro recheado de suspense a ação mas é sério é o livro todo assim não para um minuto faz sua cabeça pirar totalmente kkk