A Farsa

A Farsa Christopher Reich

Resenhas - A Farsa

Esther 20/07/2009

Achei a história muito bem desenvolvida e riquíssima em detalhes. São três núcleos diferentes, que vão mostrando suas ligações no decorrer da leitura. Mas a quantidade de informações é tanta que corre o risco de o leitor ficar um pouco perdido no meio do caminho.

Bae 09/03/2021

Ação e adrenalina
Thriller de espionagem muito bom. O autor tem grande domínio do que está escrevendo e é tão bom nisso que parece que estamos dentro da história o tempo todo, correndo contra o mesmo perigo para desvendar os mistérios de uma vida inteira junto com o médico aventureiro Jonathan Ransom, que descobre que a esposa de quem era casado a 8 anos não era nada do que ele imaginava. Um livro cheio de ação e conspiração terrorista, e apesar de não ser fã do gênero foi bom, me senti bem envolvida pela adrenalina da história. Foi bom variar nesse sentido. Fiquei um pouco perdida nos termos técnicos sobre mísseis e bombas e termos políticos também, por em não estar familiarizada, essa foi minha dificuldade na leitura. No geral foi bom sair um pouco da minha zona de conforto, e fiquei feliz por acertar na escolha do livro.

Jéssica Santos 06/02/2011

Livro muito bom,devo admitir que o comprei por puro instinto ,achei a sinopse interessante e decidi me arriscar. O livro é maravilhoso,bem escrito,devo dizer que o autor se preocupou bastante em pesquisar antes de falar sobre armamentos,países com conflitos políticos , enfim,é o livro perfeito caso você seja fã de espionagem,mistério,mortes,conspiração,traição etc etc.

Algumas pessoas afirmaram que o Christopher Reich não escrevia de uma forma que deixava o leitor curioso a ponto de querer terminar logo o livro para descobrir o que viria nas próximas páginas,eu discordo piamente. Senti sim a necessidade de ler o mais depressa possível para descobrir a verdade.

Estou ansiosa para ler a continuação A Vingança,e para ler o terceiro livro A Traição,que tem previsão para ser lançado no primeiro semestre de 2011.

Denise 07/04/2020

História sobre espionagem...
De início confuso, mas com o passar dos capítulos se torna fascinante, dando sempre o gostinho de quero mais.

Mara Vanessa Torres 05/05/2020

Você conhece quem dorme ao seu lado?
Imagine a seguinte situação: no auge da sua vida amorosa, comemorando quase uma década de casamento e felicidade conjugal, você descobre que seu parceiro não é, na verdade, quem dizia ser. Por conta de uma fatalidade do destino e ainda tendo que lidar com a dor da perda, você vê sua vida sendo revirada de cabeça para baixo pelos outros, já que seu grande amor mentiu esse tempo todo. Ao invés de um honrado advogado, ele era um mafioso italiano refugiado no Brasil; no lugar de uma enfermeira aguerrida da organização Médico Sem Fronteiras, a mulher dos seus sonhos ocultava o rosto de uma espiã, sabe-se lá a serviço de que governo e órgão. Até mesmo o nome, a identidade básica de um indivíduo, era falso.

É exatamente essa a agonia do protagonista de ‘A Farsa‘, o médico Jonathan Ransom, um sujeito com histórico de atuação em áreas de conflitos e enviado especial da Médicos Sem Fronteiras. Aproveitando o que pareciam ser férias, em um dia de escalada a um pico suíço tomado pela nevasca, Jonathan e sua esposa Emma acabam se colocando em perigo, o que resulta em um grave ferimento na perna da mulher. Jonathan vai procurar ajuda e quando retorna, encontra Emma desacordada e ensanguentada dentro de um buraco profundo. Com o tempo ruim e a certeza de que ninguém resistiria a uma queda daquela altura, o médico precisa lidar com a morte precoce da esposa.

No entanto, no meio do luto, Jonathan recebe um envelope desconhecido endereçado à esposa, contendo dois recibos de bagagem que apontam para uma estação de trem em outro lugar. Ao comparecer ao local e descobrir a existência de material completamente suspeito, Jonathan é atacado por dois homens e, no meio da briga, acaba matando um deles. Para piorar tudo, o médico descobre que se tratavam de dois policiais e que acabara de se tornar um fugitivo nacional. Dentro da mala da esposa, um verdadeiro aparato de espionagem. Emma Ransom estava bem longe de ser só uma dedicada enfermeira lutando pela humanidade.

É assim que o escritor norte-americano nascido em Tóquio, Christopher Reich, envolve o leitor do começo ao fim em “A Farsa” (original Rules of Deception, editora Sextante, 2008, pág. 336), thriller de espionagem fantástico! O livro envolve assuntos decisivos para o destino da humanidade (ainda que sejamos compelidos pela nossa querida imprensa mundial a não pensar sobre eles), como armas nucleares, terrorismo, manipulação ilegal de urânio – elemento químico utilizado na fabricação de bombas termonucleares, de forte poder destrutivo -, além de tentativas de destruição em massa.

Ao passo em que acompanha as dúvidas e perigos que esmagam Jonathan acerca da verdadeira personalidade de sua esposa, o leitor vai descobrir mais sobre explosivos, aviões e equipamentos de guerra, como o avião teleguiado (drone), conhecido também como veículo aéreo não tripulado. Esse tipo de avião possui sofisticado sistema de vigilância e mísseis de primeira potência, sem contar que é dirigido por controle remoto, pois o piloto o guia de dentro de uma cabine externa, monitorando-o como se fosse um video game, completamente seguro e distante do alvo. Os ataques, entretanto, são letais.

Particularmente, ‘A Farsa‘ só fez nossa paixão por thriller de suspense e espionagem aumentar ainda mais! O enredo é bem construído, existem histórias paralelas muito interessantes, como a do chefe de operações especiais da polícia suíça, Marcus Von Daniken, que perdeu a mulher grávida e uma filha em um acidente aéreo, e a do assassino profissional contratado para eliminar alguns dos envolvidos na trama. Vale destacar que Christopher Reich poderia ter aprofundado ainda mais a personagem do assassino, já que a personalidade do homem foi moldada em cima de uma tragédia pessoal sem proporções.

No mais, a obra traz a correria de agentes da segurança nacional da pacata Suíça para evitar uma catástrofe, já que o plano do grupo terrorista é explodir um avião de carreira com lotação próxima a quase 1.000 pessoas (ou mais, se não nos falha a memória). O ataque tem como motivação desencadear uma guerra civil entre Israel e Irã, o que acabaria englobando outros países com interesses em cada uma das partes, como EUA e China. E o assunto não poderia ser mais atual, já que o mundo continua acompanhando, não sem perplexidade, notícias sobre escândalos de espionagem e controle promovidos pelo governo dos Estados Unidos, aliado de Israel, e as demonstrações públicas de desafeto demonstradas pela China e Irã contra a casa do Tim Sam e contra o maior santuário cristão do mundo, respectivamente.

O ex-banqueiro Christopher Reich é autor de outros títulos de espionagem e tem angariado cada vez mais reconhecimento. O livro ‘A Farsa‘, por exemplo, ficou entre os mais vendidos na lista do The New York Times, e teve os direitos adquiridos pela Paramount Pictures, ou seja, em um piscar de olhos vamos conferir uma adaptação para as telonas.

Para quem acha que borboletas coloridas são trabalho de fadinhas artesãs, a leitura de ‘A Farsa‘ vai criar um verdadeiro trauma. Aceite o risco.

site: https://biblioo.cartacapital.com.br/a-farsa/

Claudinei 24/03/2010

Um livro que vai de regular a bom
Muita propaganda negativa em cima deste livro, talvez tenha sido o que me levou a lê-lo.
No começo até um pouco da metade confesso que estava dando razão aos comentários negativos de que ouvi falar sobre ele. Porém, a partir de então me dei conta de que estava interessado e bem interessado na história.
Achei um certo exagero nas abas do livro e na capa descreverem Reich como um mestre de história de espionagem, entretanto acredito que ele conseguiu sim passar de forma clara o seu objetivo, uma história nem tanto focada para ação,mas sim para diversas formas de espionagem e corrupção dentro de muitos governos.
Eu pretendo reler, depois de algum tempo, um bom tempo, pois apesar dos apesares, gostei da escrita do autor.

Luciana.Viveiros 15/04/2021

Perdida
Aquela trama um pouco complicada, mas que nos prende desde o início. Não é monótona e você fica pensando...

Xan 15/09/2009

Surpreendente
Um bom livro que me absorveu totalmente.
Mesmo sem tempo cheguei a passar noites lendo e tentando decifrá-lo.
Para o contexto do livro, achei que o final deixou a desejar, mas pode ter sido uma expectativa mais fictícia do que a propria ficção !!!!

Walney 14/09/2017

O livro é bom até as duas últimas páginas, é intrigante e prende você na trama de intrigas e espionagem, complôs e culturas, mas o final não tem muita emoção para mim. O envolvimento de Jonathan tão desesperado para saber respostas o transforma em um super soldado da noite para o dia, não foi muito factível, ou melhor, não me fez crer na história, no fim pareceu que estava correndo para dar um desenlace coerente o que transformou a trama em algo sem graça.
Karina @queridaestante_ 03/05/2020minha estante
Concordo!!

Elisa.Lorena 19/07/2018

A trama do livro é boa, o suspense é bem feito. Porém, os diálogos são terríveis. Sério, você nunca que imagina as pessoas falando aquelas coisas, daquele jeito. Os personagens se comportam de um jeito forçado. Não recomendo.

nandaassis 01/02/2010

Pura Adrelina
Emma e Jonathan Ransom passam a vida viajando pelo mundo e atendendo a população carente de países necessitados. Jonathan é cirurgião dos Médicos Sem Fronteiras, e sua esposa trabalha na área administrativa da organização. Casados há oito anos, levam uma vida simples e feliz, até que acontece um terrível acidente durante uma escalada nos Alpes suíços. Emma cai em uma greta, quase 100 metros abaixo da superfície do gelo, sem chance de resgate.

Arrasado com a tragédia Jonathan não sabe mais o que fazer da vida, mas uma sucessão de acontecimentos aparentemente sem importância alterarão seu destino para sempre. Jonathan recebe uma correspondência destinada a esposa, contendo tíquetes para resgatar sua bagagem em uma estação de trem, e quando vai pegar as bagagens é atacado por dois policiais e a briga acaba terminando em assassinato.

O conteúdo das malas é chocante, parece pertencer a uma mulher diferente, rica e bem sucedida. Mas o documento de identidade mostra que a foto é de sua mulher, porém o nome da mulher é Eva Kruger. Arrasado ao perceber que não conhecia a verdadeira identidade de sua esposa, tentando entender quem seria aquela mulher e como foi enganado durante tanto tempo, ele parte em busca da verdade.

Tem início então uma corrida de vida e morte, que envolve políticos e militares importantes, armas nucleares, terrorismo, espiões e muita perseguição. Procurado por assassinato e cercado de inimigos por todos os lados, Jonathan tenta descobrir o que está por trás de todas as mentiras e se envolve numa trama onde terá que lutar pela própria vida.

Este é um daqueles livros que você começa a ler e não consegue mais parar, a trama é muito bem construída e os personagens são instigantes e misteriosos. Jonathan é uma pessoa calma, honesta e pacata que nem imaginava que Emma tinha um segredo. Porém, no decorrer do livro, se revela um homem corajoso e perspicaz. Os outros personagens também são muito bem construídos; o incansável policial Von Daniken que chefia as investigações, o assassino medonho conhecido como “fantasma” e o policial americano durão são de arrepiar.

Eu não conhecia o autor, e me surpreendi com este ótimo livro de ação, que não decepciona e segue em ritmo alucinante. A história teve seus direitos adquiridos pela Paramount Pictures, e já tem sequencia publicada com o livro “A Vingança”; para quem não leu o primeiro livro aconselho que não leia resumo ou resenhas do segundo, para não estragar a surpresa.

BLOG: http://www.viagemliteraria.com.br/

CooltureNews 22/09/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Ah como fazia tempo que não lia um bom, ou melhor, ótimo livro policial, graças a Deus Christopher Reich conseguiu superar todas minhas expectativas, se bem que ao ler a sinopse tive duas reações, a primeira era a vontade de ler o livro e a segunda foi o medo do autor não conseguir lidar um trama que se apresentava de forma tão complexa, envolvendo espionagem, a iminência de uma guerra nuclear e ainda assim construir um personagem principal que se vê lançado neste meio logo após sua esposa falecer.

Como podem ver o livro possui uma trama extremamente complexa e são poucos autores que, primeiro, conseguem construir algo dessa magnitude e em segundo, fazer isso sem perder a mão e mantendo o mistério e a ação na dosagem correta, Christopher conseguiu fazer isso, com algumas derrapadas, mas conseguiu se manter no ritmo.

Um dos pontos fracos do livro, ou aquele que mais me incomodou, foi a presença de muitos personagens que não foram devidamente apresentados a história. Entendo que o livro é sobre espionagem e esse universo é denso e possui diversas organizações(países) mundiais envolvidas. Enfim, o autor não perdeu o ritmo ao envolver em uma unica trama várias dessas organizações mas para os leitores ficou um pouco confuso entender o envolvimento de todas elas com a história. Acredito que algo mais "focado" traria uma leitura mais prazerosa. Apesar disso a trama é realmente envolvente, não consegui largar o livro até chegar ao seu fim e ver algumas de minhas suspeitas sendo confirmadas enquanto passei longe de acertar a maioria delas.

A leitura é em ritmo acelerado do inicio ao fim, repleto de cenas de ações, explosões e fugas e ainda assim quando se está chegando ao final do livro, aproximadamente as 15 ou 20 ultimas páginas você se vê desesperado imaginando que a história não chegará ao fim, pois aparentemente ainda tem muita coisa para acontecer, entretanto o autor consegue finalizar o livro nessas ultimas páginas sem deixar a impressão de correria e/ou um final mal escrito. O livro realmente é fechado, apesar de haver dois outros livros que dão continuídade a história.

Definitivamente um livro que foi alçado entre os meus favoritos, assim como o autor. Leitura recomendada.

Aline Basilio 25/01/2013

É uma farsa mesmo, kkkk