A Arte da Meditação Daniel Goleman
Daniel Goleman

Resenhas - A arte da meditação

1 | 2 | 3 | 4

David 02/05/2020

Um apanhado básico sobre meditação, com técnicas e ensinamentos para adicionarmos às nossas rotinas diárias e obter melhoras na qualidade de vida.

grazisouzajb 25/01/2022

A Arte da Meditação
O livro tem apenas 50 páginas então as informações dele não são aprofundadas e ele não ensina a meditar ( fala só uma ou duas técnicas no final).
Porém, eu gostei de A Arte da Meditação. Eu recomendo o livro para as pessoas que querem entender o que é meditação e seus benefícios de uma forma breve e querem ver se vale a pena aprofundar e tentar praticar.
Acredito que o objetivo do livro é ser breve mesmo então 4 estrelas, não estou dando 5 por que tem o CD e eu não tenho ele dessa forma não sei dizer se é bom e se tem alguma coisa interessante nele também.

Ana Carol 20/02/2024

Começa bem e termina ok
O livro começa interessante falando sobre as pesquisas feitas a respeito da meditação e seus impactos sobre a saúde: redução de pressão arterial, de problemas cardíacos, insônia, tudo isso sem uso de medicação.

Fala também sobre os efeitos da meditação sobre o cérebro e sua química e a redução nos níveis de estresse, assim como aspectos de saúde mais gerais como aumento de imunidade - sempre embasado em pesquisas científicas.

Mas o final... Quando vai falar do uso da meditação na psicoterapia, parece que "acabou a bateria". O livro não aprofunda em nada e aborda bem superficialmente o tema, de modo que uma pessoa levemente interessada no assunto já conhece as informações oferecidas.

Quando vai tratar das diferenças entre cada técnica é a mesma coisa, além de falar muito e não dizer nada. O resumo que se pode fazer é que todas as técnicas tem algo em comum e ao mesmo tempo são bem diferentes...

O livro realmente só vale a pena para pegar a bibliografia e dados científicos, a serem aprofundados nas próximas leituras.

S.DEUSDARÁ 06/10/2020

meditação na prática
Um livro que indica passo-a-passo como desenvolver a meditação e suas formas de ajudar-nos a deixar seu dia melhor, seus estudos melhores, seu sono com mais qualidade, sua vida mais fluida. Com o livro vem áudio, que também encontramos pela internet, para exercitarmos a meditação guiada até criarmos prática e fazermos mentalmente nossos próprios guias de meditação.

Wagner 21/03/2021

Meditar sempre
O livro é bem simples e fácil de entender. Como toda prática é importante insistir e se acostumar com o tipo de meditação a ser adotado.

Diego 12/08/2020

Daniel Goleman, estudioso sobre meditação , nos trás um breve histórico sobre a arte de meditar e nos apresenta algumas técnicas simples de meditação.

Luciana.Siqueira 19/08/2021

Medite
Um livro que traz conhecimento a respeito da meditação e de maneira simples, transmite os benefícios da prática no dia a dia.

Aline ig @escape.abacharel 19/11/2020

Esse foi um ano que comecei a ler muitos livros de meditação. Por enquanto está mais na teoria mesmo, porque a prática ainda está meio difícil! Haha

Li alguns livros da Monja Coen e esse “A Arte da Meditação”, de Daniel Goleman, segue o mesmo estilo de explicação, com um adicional apenas do lado mais científico dos benefícios da meditação. Muitos desses benefícios eu não conhecia e fiquei surpresa! Sabia que uma rotina diária baseada em ioga e meditação pode promover uma melhora significativa na saúde de pessoas com doenças cardíacas, com hipertensão ou artérias entupidas? Sabiam que as pessoas que meditam regularmente apresentam um nível diário de ansiedade muito menor do que os que não meditam? Sabiam que a meditação aumenta a resistência a gripes e resfriados?

Depois de falar sobre esse lado da meditação voltado para o controle e melhora da saúde, o autor também apresenta quatro técnicas para usar no dia a dia: a meditação da respiração, a meditação dos pensamentos (concentração), meditação que se faz caminhando e meditação das sensações.

“Qualquer atividade pode ser meditativa se você prestar total e cuidadosa atenção no que está fazendo. Tome, por exemplo, o ato de se alimentar. O método de alimentação consciente consiste em concentrar-se plenamente em cada aspecto da experiência.” Isso a Monja Coen fala muito no seu livro: Aprenda a viver o agora.

É um livro simples e rápido de ler. Recomendo pra quem se interessa por meditação.

Rodrigo 16/12/2015

Ouçam o CD antes de ler
Muitas pessoas reclamam que o livro não ensina a meditar....e não ensina mesmo! O livro fala dos benefícios da meditação. Logo no início do livro, existe uma instrução de como usá-lo. Ou seja, ouçam o CD (que ensina como meditar) e depois leiam o livro (para entender os benefícios mais profundamente!). Muito bom o livro e o CD!

Mateus 06/02/2023

A arte da meditação
O livro é bem básico. Eu recomendo para quem estiver iniciando, quem quiser saber um pouco mais sobre a meditação e até sobre seus benefícios. Uma dica que gostei bastante é sobre a alimentação consciente. Lembrou bastante o livro O Poder do Agora de Eckhart Tolle, que fala sobre a importância de estar presente a cada momento do nosso dia.

Laura.Julia 23/02/2021

A Arte da Meditação
Achei o livro interessante, pois sabia pouco sobre os benefícios da meditação para saúde. Porém fala do assunto muito superficialmente, para quem sabe pouco sobre o assunto como eu, não acho muito indicado.

Geisalanis 31/05/2023

Livro curtinho não me acrescentou nada que eu já não soubesse sobre meditação mas estava aqui perdido e resolvi ler

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 09/12/2020

Simples para curiosos
Tem uma base teórica no início e instruções de meditação ao final. São exercícios simples para quem quer começar, mas isso não quer dizer que sejam fáceis por si só.

Natche 23/02/2020

O livro mostra os benefícios científicos comprovados da meditação e fala resumidamente sobre alguns tipos de meditação (não ensina a técnica). Leitura bem objetiva.

1 | 2 | 3 | 4