Para Ler como um Escritor

Para Ler como um Escritor Francise Prose

Resenhas - Para ler como um escritor

1 | 2 | 3 | 4

Lílian 30/08/2012

Para os "escritores anônimos" abrirem os olhos, a mente e o coração
Essa autora pega alguns trechos interessantes de livros consagrados e vai meio que fazendo uma leitura em conjunto com o leitor. Apontando detalhes, deslindando a escrita... Ela tem um olhar bem perspicaz e apaixonado sobre o ato da escrita, o que rende ótimas dicas.

EvaíOliveira 12/01/2023

É um livro interessante para quem gosta de livros e quer aprender a escrever, abordando os principais tópicos do assunto.

jgsaints2902 24/08/2023

Para Ler Como Um Escritor ? Francine Prose.
É sério que esse é o nome dela de verdade? Não poderia ser mais predestinada do que isso! Francine Prose, simplesmente uma mente genial da escrita.

O que mais me chamou a atenção (de forma positiva), é que Prose não se restringe à literatura inglesa, mas dá exemplos que vão de literatura alemã à colombiana. A didática é maravilhosa, me senti como se estivesse tendo uma aula com ela dentro de uma sala universitária.

Desde o santuário dos escritores que buscamos aprovação, ao fascínio pela genialidade de Tchekov, este livro me instigou a escrever mais e mais. Não há um conselho aqui, creio eu, que eu não possa utilizar.

Genial!

Carol Vidal 30/11/2020

Essa leitura abriu meus olhos não só pra ler os livros de uma forma diferente, mas também meus próprios textos. Amei!

mbarbiero 05/02/2017

Arrastado, mas importante!
De cara, achei a edição muito estranha. Folhas brancas e uma tipografia pouco usual - para não dizer feia - tornam o primeiro contato com o livro um tanto assustador. A aparência é de um trabalho acadêmico de um aluno pouco preocupado com a forma de apresentação.
Durante a leitura, achei o texto arrastado, as análises complexas e as opiniões radicais. Mas ao final do livro, percebi que havia marcado mais de 50 citações. É muito! Em geral faço 10 ou 12 marcações em um livro.
Isso me fez rever a minha opinião. É um livro muito interessante para o candidato a escritor, com várias citações de mestres. Vale perder algum tempo na sua leitura.
Se achá-lo muito xarope ou não tiver tempo, recomendo os capítulos Aprender com Tchevov e Ler em busca de coragem.

Ju Silva 26/10/2021

Achei um livro bem útil pra quem quer que escrever, mesmo que por hobby. É bem explicado e tem diversos exemplos.

Maizena 05/08/2021

Interessante
Uma leitura um pouco cansativa, mas com dicas extremamente valiosas, juntamente de diversos exemplos de livros clássicos. Pretendo reler algum dia para uma leitura mais atenta e produtiva.

Filippe 30/01/2022

Brilhante
Este livro não ensina fórmulas, regras, padrões ou aponta direções especificadas para quem quer escrever. Ele vai muito além, ele nos mostra que o que já adoramos - a literatura - pode ser muito mias interessante, bela e estimulante do que já cremos.

Com seu "método" ? que nada mais é que lermos palavra por palavras e nos forçamos a entender por que elas foram colocadas ali ? de leitura minuciosa Francine vai aos clássicos, sim, aos clássicos e por que fazer diferente? Os clássicos não sobreviveram, 50, 60, 70, 100, 200! anos por acaso. Existe algo neles de atemporal que muitas vezes, também por não conseguirmos fazer está leitura atenta, não percebemos os motivos.

A partir da observação desses clássicos, ela nos mostra como podemos ler melhor e como podemos ter muito mais inspirações a partir de uma prática extremamente prazerosa para muitos dos que querem escrever: a leitura.

Francine faz até os mais amargurados sorrirem de novo para a literatura, e até o sujeito que nunca se interessou ter ideias para escrever.

Carla D 08/03/2010

Não leve tão a sério o nome do livro. Mesmo que você não tenha a intensão de ser o próximo gênio da literatura é um manual imprescindível.

O livro é praticamente uma aula. Não exatamente um curso de "como ser um escritor", mas de como aprender com os autores mais diversificados da literatura mundial. Para quem ama livros e não pretende escrevê-los, as lições são igualmente importantes.

A escolha das palavras, a escolha do momento certo para quebrar o parágrafo, os diálogos, os silêncios que valem mais que falas entre personagens... E estar ciente destes "detalhes"pode enriquecer muito mais nossa experiência como leitores.

Para quem ainda pretende se aventurar na arte da escrita, Prose dá dicas importantes - que ela mesma admite ter usado como recurso para seus próprios textos.

No final, podemos concluir que é impossível "ensinar" alguém a ser um bom ecritor, mas que bons escritores são feitos a partir do conhecimento, da sensibilidade, diversificação e da prática da boa leitura! Saber reconhecer o que há de bom em um livro e absorver suas lições... Isso faz de nós excelentes leitores e, por que não, futuros excelentes escritores também!

Resenha completa no blog: http://bastetazazis.blogspot.com/

Alexandre 09/07/2011

Vale a pena ler
O começo do livro foi para mim um tanto monótono, mas depois que comecei a encontrar verdadeiras preciosidades de observações sobre como grandes autores criavam suas obras, passei a dar mais valor ao livro.

Gostei muito do que encontrei no capitulo Dialogo. Aprendi muito. Não pensei que um dialogo pode nos transmitir tantas coisas. Ou mesmo os Gestos, uma vez apropriados podem salientar certas características de um personagem.

Mas o que mais gostei de ler foi o capitulo Aprendendo com Tchekhov e Ler em busca de coragem. O primeiro nos mostra que Tchekhov lidava muito bem com detalhes, descrições e o método de envolver o leitor — habilidades marcantes. Em Ler em busca de coragem, encontramos motivações para enfrentar as dificuldades que o escritor encontra frequentemente; a insegurança de começar um livro, os processos complicados da edição estética do livro do escritor iniciante, o medo das editoras e o mais temível — pelo menos pra mim— a divulgação. Pois um livro que ninguém conhece, ninguém compra, ainda mais se não aparecer no Jô — rs. Permitam-me citar um trecho do referente capitulo: “Se a arte exigiu a vida de (Issac) Babel, podemos certamente enfrentar qualquer inconveniência ou esforço que pareça exigir de nós.”

Sinto-me encarregado de impugnar o “acréscimo à edição brasileira de Italo Moriconi” por ser enfadonha e especulativa. Concordo que os leitores brasileiros iriam se familiarizar com a obra mais facilmente com algum comentário sobre nossa graciosa literatura. Mas Moriconi o fez de forma desagradável. O digo por “seu capitulo” se perder em reflexões que, a essa altura do livro, são desnecessárias por já terem sido citadas por Prose. (Se quiserem podem ver meu comentário sobre isso no meu histórico de leitura, do mesmo livro.)

Nossa, que resenha grande! Vamos terminar logo então.

Recomendo Para ler como um escritor pois nos dá uma visão muito ampla sobre as opções que temos para escrever romances e contos. Mesmo que “de cara” seja chato, insista. Mesmo que não goste do capitulo do Moriconi, termine. Foi o que eu fiz :).

César Ricardo Meneghin 11/05/2021

Rico
Um livro com ótimos detalhes sobre textos clássicos e não tão conhecidos.
Minucias nos textos que farão qualquer pessoa se interessar por ler com profundidade.
Atenção, o posfácio é um tanto redundante e parece ter sido colocado lá para se lembrar que temos literatura de qualidade. Porém o autor deste posfácio não consegue manter o nível de esclarecimento de Francine Prose. E fica pior a emenda que o soneto.
Mas o livro é muito bom.
Bárbara Machado 11/01/2022minha estante
Exatamente o que senti, confesso que pulei o final do posfácio, achei longo e extremamente cansativo.

Felipe 28/10/2018

Muitas referências
Em resumo, o livro é mais referências a outras obras do q explicação.

olopessbruno 09/09/2020

Para ler além do texto.
Usando como exemplo trecho de grandes obras da literatura, Prose mostra como a leitura atenta pode revelar detalhes importantes do texto. Mesmo em nível frasal, muita informação pode ser passada, seja o histórico do personagem por meio da descrição do narrador, ou mesmo de sua personalidade por meio do diálogo.

Para ler como um escritor não é um manual, é um amontoado de experiências que a autora, que passou anos lecionando escrita criativa em universidades adquiriu. E exemplificando a leitura "como um escritor" com a ajuda de textos de grandes autores.

Kelven 01/04/2017

O livro da autora Francine Prose é magnífico e te permiti conhecer as obras-primas da literatura. Um livro para quem “gosta de livros” e para quem quer “escrevê-los”. A autora abandonou seu PHD em literatura para ser escritora de romances. Já não se sentia a vontade na academia, estavam todos robotizados, ela não conseguia se ver inserida mais naquele ambiente, pois todos tratavam os livros apenas como textos a serem discutidos, e para ela, era muito mais do que simples textos. Francine é uma mulher completamente apaixonada pela leitura e pela literatura, uma leitora voraz e que pratica o “close Reading”, a leitura atenta.

É um livro mais voltado para quem quer aprender a escrever livros de romances, ficções, literatura, para quem deseja mergulha no mundo da escrita. De todo um arcabouço literário. É uma leitura muito aprazível, que traz boas reflexões, e nos faz aprender a cada página.

“O livro é divido em 12 capítulos e nesses capítulos ela trata da construção de um livro, como no primeiro capítulo “leitura atenta” e mostra seus benefícios, no segundo “ Palavras” demonstra como cada palavra deve ser selecionada e bem colocada em cada contexto, há outros capítulos como” “ Frases”, “Parágrafos”, “Narração”, “Personagem”, “Diálogos”, “Detalhes” e “Gestos” os dois últimos são “ Aprendendo com Tchekhov”, que era o autor preferido dela e o “ Ler em busca de coragem”.

Temos também uma lista de livros indicados pela autora e também uma lista de livros indicado pelo Italo Moriconi o qual faz a apresentação e o posfácio do livro. E no final do seu livro temos uma entrevista com autora.

A leitura do livro é válida e será uma leitura bem agradável para quem se propor a ler. Pois, a cada capítulo ela vai se baseando em livros literários para falar da temática de cada capítulo, autores como Virginia Woolf, Jane Austen, Philip Roth, Kafka, entre outros. E como a autora disse, ela aprendeu a escrever lendo e lendo muito e com cada autor ela aprendia uma lição, há autores que são ótimos em criar personagens, como tem autores que constroem parágrafos magníficos, e por aí vai.

Para concluir esse pequeno escrito fiquemos com algumas reflexões.
“Aperfeiçoar-se como escritor é sobretudo aperfeiçoar-se como leitor” , “A leitura é a oficina básica do escrever” (Moriconi). “Escrever é ofício e o ofício se aprende com quem já o exerce antes de nós” (Prose).
Portanto, a leitura é fundamento precípuo da escrita, tendo assim uma relação intima entre a leitura e a escrita. Ler é necessário.
A autora é crítica e ensaísta respeitada e foi professora de literatura e criação literária por mais de 20 anos em universidades como Harvard, Columbia e Iowa.

1 | 2 | 3 | 4