Para Ler como um Escritor

Para Ler como um Escritor Francise Prose

Resenhas - Para ler como um escritor

1 | 2 | 3 | 4

Pedro Igor 04/03/2018

Cativante e didático, porém arrastado.
O livro é cativante, explana muito bem os pontos fortes para a escrita de um livro, usando como base as grandes obras da literatura.

Esse livro não entrega uma receita pronta, ele explana, baseado nas obras dos grandes mestres, as nuances para escrever uma boa história. Explica de forma muito didática todos os aspectos importantes como palavras, frases, parágrafos, narração, personagem, diálogo, gesto, etc. Tem um capitulo explicando os métodos do grande mestre Tchekhov, que considero o ponto alto da leitura. Na parte final tem uma lista de leituras que a autora recomenda. E que lista!

O ponto fraco do livro é a escrita arrastada da autora, que deixa a leitura chata em alguns capítulos, como por exemplo no capítulo onde ela explica as estruturas do diálogo, onde que com 10 páginas explicaria perfeitamente muito dos seus pontos de vista, mas, em vez disso, resolve preencher várias páginas de diálogos enfadonhos e desnecessários. Dá vontade de desistir, mas aconselho fortemente que persista, pois o livro ensina muito. Recomendo fortemente para quem pretende escrever uma história ou já está escrevendo uma. Sem dúvida, é um dos melhores livros do gênero.

Jeffer 21/04/2009

Pra quem gosta de procurar detalhes

Tiago 29/03/2013

Vale a pena para quem pensa em escrever um romance
Acho que uma releitura poderá melhorar meu conceito sobre esse livro. Na verdade, um conceito que melhorou a medida que passavam os capítulos. Talvez por adaptar-me ao estilo da escritora, talvez pela passagem das peculiaridades na escolha de PALAVRAS e FRASES, para o desenvolvimento de PERSONAGENS, DIÁLOGOS e DETALHES. E como são curiosas as primeiras páginas do capítulo DETALHES, assim como curiosas são algumas transcrições da autora que me fizeram ter vontade de ler ‘Loving’ de Henry Green, ‘A Ship Made of Paper’ de Scott Spencer e ‘A Marquesa de O’ de Heinrich Von Kleist. O capítulo final do Ítalo Moriconi dá o tempero das obras brasileiras que faltou no resto do livro (até por ser uma autora americana). Vale muito a pena para quem pensa em escrever um romance!

Eliana 26/12/2013

É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa, em busca do segredo do “escrever bem”. De cada um, extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados!

Michel Chagas Aragão 22/04/2016

Francine Prose Para ler como um escritor
Quanto mais lemos, mais rapidamente somos capazes de executar o truque mágico de ver como as letras foram combinadas em palavras dotadas de sentido.

Este livro me chamou atenção pelo título e pela proposta apresentada da autora. O leitor que aprecia livros não obrigatoriamente é um escritor de romances ou contos, mas tem grandes chances de se tornar um. Escrevemos muitas vezes para realizar resenhas de livros e isso já nos torna um escritor, porém a proposta da autora é apresentar ferramentas para o leitor, ler como escritor.
Para ler como um escritor serve tanto para escritores como para leitores, pois aprendendo a técnica nos obriga a ter mais senso crítico de avaliar uma obra. Para escritores acaba sendo um guia, pois Francine nos apresenta formas de leitura atenta, palavras, frases, parágrafos, narração, diálogos, detalhes e gestos. Assim ela mostra a caixa de ferramentas para se fazer uma obra. É mais técnico do que outros que li e isso na minha opinião causou uma sensação maçante por alguns momentos. Porém isso não tira a importância desse livro. É um grande guia e nos ajuda a perceber como somos tão fechados a nosso conhecimento, que não devemos nos limitar e ler de tudo um pouco para absorver formas de escrever que futuramente nos ajudem a melhorar a escrita e a leitura.

Paulo 18/02/2018

Quando procuramos material teórico para estudar técnicas de escrita e interpretação textual, nos deparamos sempre com um dilema: pegar um material mais técnico ou algo mais despojado? Francine Prose é uma escritora e crítica literária de vários jornais americanos, além de ser professora daquilo que se chama de Master of Fine Arts, o que seriam workshops avançados de escrita criativa. Ela nos apresenta uma obra que fica no meio termo entre um livro técnico e uma boa aula com um especialista da área.

O livro é dividido em vários capítulos nos quais a autora aborda vários aspectos da escrita como a escolha frasal, a paragrafação, a construção de personagens, o estilo e até técnicas específicas de alguns escritores como Hemingway e Virginia Woolf. Ela foge um pouco dos romances mais padrão, preferindo autores e obras que se adequem àquilo que ela deseja mostrar. Em vários momentos ela destaca trechos do texto com os quais ela possa destacar e exemplificar, dando uma boa noção sobre o assunto. Em alguns momentos, os capítulos ficam mais pesados principalmente quando ela vai se debruçar sobre personagens e enredo, mas não é aquele tipo de livro que basta ler uma vez e pronto. É sempre bom voltar a ele e estudar um ou mais capítulos que você precise para entender um determinado aspecto da escrita.

Para mim, o capítulo que mais me chamou a atenção foi o Aprendendo com Tchékov. Nele a autora se debruça sobre uma série de problemas acerca dos leitores contemporâneos: a falta de estímulo à leitura, a ojeriza aos clássicos e as dificuldades de um professor de literatura nos atuais programas escolares. Me senti representado ali, não porque eu ministre aulas no ensino superior, mas algo que começamos a ver já nos períodos anteriores. Nossos alunos já chegam até nós com esse ranço contemporâneo do "ler por obrigação".

Ao final do livro, temos o acréscimo de um posfácio escrito por Ítalo Moriconi, um crítico literário brasileiro de muito prestígio. Como Prose não comenta sobre literatura brasileira, Moriconi se debruça sobre o nosso estilo de contar histórias. Fala sobre a crônica, o conto e o romance longo feito à brasileira. Um posfácio imperdível e com várias dicas de leitura necessárias a todos os autores e leitores brasileiros. Gostei muito deste primeiro contato com um material mais técnico e específico e é um livro recomendadíssimo.

site: www.ficcoeshumanas.com

Kaline 23/04/2018

Um passeio pela literatura universal
Inicialmente, preciso esclarecer que não encarei como um manual de escrita para iniciantes, encarei como um livro voltado a quem gosta de literatura.
Provavelmente isso faz a diferença entre a minha avaliação positiva e a críticas negativas com as quais me deparei por aí.
A Francine me conduziu a um passeio pela literatura universal, me fazendo prestar mais atenção a coisas que eu não avaliava direito enquanto lia.
Quando ela fala sobre analisar a construção dos parágrafos, a escolha das palavras, a montagem das frases, me faz ver ainda mais beleza em alguns textos já conhecidos.
Obviamente, a leitura desse guia [que não é um guia] me deixou desesperada para ler algumas coisas que ainda não conheço. Foi a mesma sensação que tenho ao entrar em bibliotecas: 'há tanta coisa maravilhosa que eu ainda não conheço!'.
Porém, nem só de aplausos viveremos. Há dois pontos que me desagradaram um pouco: a insistência dela em colocar Tchecov num pedestal e o posfácio no qual há uma tentativa falha de repetir o trabalho da Francine direcionando tudo o que ela disse para a literatura brasileira.
Entendam, eu sou encantada com vários autores nacionais, inclusive alguns dos citados no posfácio, mas a pessoa que escreveu o bendito não conseguiu fazer um bom trabalho argumentativo, soa forçado.
Desculpada a insistência da Francine em me fazer amar Tchecov e excluindo-se o posfácio (que considero dispensável mesmo), é um ótimo livro. Apenas não leiam esperando que seja um manual de escrita criativa.

Helena Fraga 27/03/2022

Leitura atenta
O livro me despertou para a importância da leitura atenta, que a autora chama de close reading, sem pressa, refletindo e degustando o texto. Menos pressa e quantidade, mais compreensão, análise e reflexão sobre o que é lido.

Conforme a autora, "Deus está nos detalhes", que pode não ser percebido quando se lê apressadamente.

Bia 12/01/2019

Um livro professor
Através desse livro, Francine Prose tornou-se uma professora que provavelmente levarei para a vida. A principal lição trazida por ela está presente desde o título da obra: ler como um escritor, ou seja, ler atentamente. Disso os leitores não-escritores podem aprender a extrair o máximo de cada leitura, “ler as entrelinhas”, e os leitores que também são escritores (ou almejam ser) são incentivados a aprender com os mestres o ofício que não se aprende com uma fórmula. Em cada um dos capítulos que detalham as bases da narrativa – a escolha de palavras, a construção das frases e dos parágrafos, as formas de narração, os personagens, diálogos, etc – Prose apresenta muitos exemplos de autores de diferentes estilos e gêneros, mas que têm em comum a sabedoria de contar histórias. Além disso, ela é uma leitora com a qual qualquer leitor pode se identificar na paixão que demonstra pela literatura e na importância que os livros possuem em sua trajetória. No final, há uma lista dos livros que ela recomenda “para ler imediatamente”.
Ainda, na edição brasileira, fomos agraciados com uma apresentação e um posfácio por Italo Moriconi, que nos guia a continuar aprendendo através da literatura nacional e que nos oferece mais uma lista com algumas dessas obras.
"Este livro pretende ser em parte uma resposta a essa pergunta inevitável sobre como os escritores aprendem a fazer algo que não pode ser ensinado. O que os escritores sabem é que, em última análise, aprendemos a escrever com a prática, o trabalho árduo, a repetição de tentativas e erros, o sucesso e o fracasso e com os livros que admiramos. Assim, o livro que se segue representa um esforço para recordar minha própria educação como romancista e ajudar o leitor apaixonado e aquele que deseja ser escritor a compreender como um escritor lê." (Páginas 15 e 16)

Ana Luiza 24/09/2019

Uma leitura lenta, mas muito rica
Para Ler Como Um Escritor é, como promete, um guia de leitura atenta para escritores, contudo, não possui um ar didático propriamente dito. Um dos pontos mais positivos para mim é que Prose não diz ou ensina como se faz alguma coisa em escrita criativa, pelo contrário, ela dá vários exemplos, muitos deles opostos, sobre como aquilo pode ser feito através de obras conhecidas e que marcaram a literatura e a vida dela de alguma forma. Eu gostei que a autora conta alguns casos da sua história pessoal e de sua carreira como professora de literatura. Ela claramente possui uma grande experiência teórica e prática de escrita, sendo professora do tema e escritora, então não prega um certo ou errado e sim a ideia de que o escritor precisa conhecer como os demais fazem para ter uma base para desenvolver seu próprio método de contar histórias.

Diferente do que o subtítulo de Para Ler Como Um Escritor promete, não acho que esse é um livro tão interessante assim para quem só gosta de ler livros. Mas, para qualquer pessoa que sonhou pelo menos por um segundo em ser um escritor, a obra vale muito a pena ser lida. Além de poder te dar uma ideia prática sobre o processo de escrita, mostrando diferentes formas de construir diálogos ou dividir parágrafos, por exemplo, Para Ler Como Um Escritor ainda traz uma infinidade de menções e recomendações de livros grandiosos e bem escritos, que além de inspiração, podem servir de muita diversão, claro.

LEIA A RESENHA COMPLETA E SAIBA MAIS SOBRE A OBRA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2019/09/resenha-para-ler-como-um-escritor-francine-prose.html

danynunes2002 07/10/2019

Para ler como um escritor
O livro da autora Francine Prouse vai além do que propõe em seu conteúdo. É na verdade um manual completo para quem quer ler de forma mais analítica levando em conta cada detalhe das obras propostas pela mesma autora. O diálogo que está tem com seus leitores é na verdade uma aula literária completa com informações imprescindíveis aos leitores que um dia se tornarão escritores. Fantástico e maravilhoso o tema do livro e distrinchado de uma forma inteligente e de fácil compreensão.

Rafa 07/06/2020

Uma ótima ferramenta
Algumas vezes durante a vida nos deparamos com situações, as quais, gostaríamos que tivessem ocorrido antes. Esse foi o caso com o "Para ler como um escritor".
Esse livro mudou radicalmente a forma como entendo os textos. Antes, eu lia focado no conteúdo que estava sendo passado, a mensagem era meu único objetivo e, por isso, minha única recompensa. Após a leitura do livro da Francine Prose, eu percebi que a mensagem é apenas um dos prêmios recebidos ao se ler um livro. Hoje, tão importante quanto entender o conteúdo, percebo que é fundamental ver a forma pela qual ele nos é transmitido.
Eu nunca pensei que um capítulo cujo tema fosse o parágrafo pudesse me interessar tanto. Esse capítulo só não foi melhor do que aquele que aborda as frases. Neste a autora me ganhou por inteiro.
A forma como leio - mas principalmente como escrevo! - mudou radicalmente após a leitura desse livro.
Ele funciona como um guia, uma ferramenta indispensável para todos os escritores.

meninaloris 16/08/2020

Para Ler como um Escritor é realmente um guia de leitura consistente. Dividido em capítulos sobre cada aspecto que faz a história, tais como a palavra, a frase, o parágrafo, os personagens, a narração, a autora apresenta a técnica de "close reading", que consiste em ler cada palavra do texto, tanto com o que foi dito, mas principalmente pelo que não foi escrito.

A autora apresenta vários textos de autores consagrados, todavia não aqueles mais conhecidos, mas sim contos, o que eu achei muito interessante, já que eu sou muito fã de contos, mas não conhecia o trabalho de autores como Isaac Bábel, Tchecov, Heinrich von Kline, e o livro faz uma boa introdução a eles, porém sem dar spoiler, mantendo o interesse do leitor.

Minha única crítica é que autora escolheu muitos autores europeus e americanos, o que fechou um pouco a visão de literatura, entretanto, a edição brasileira traz um prefácio e um posfácio sobre literatura brasileira, o que foi uma ótima adição ao livro.

Por fim, digo que o livro cumpre a promessa de ser tanto um livro para escritores quanto para leitores, já que não é exatamente um guia de escrita, mas sim um apanhado de regras, as quais não são fechadas e a autora faz questão de dizer que não há certo ou errado quando se fala de literatura, somente o que dá certo em relação à linguagem e em relação à história.

1 | 2 | 3 | 4