Para Ler como um Escritor

Para Ler como um Escritor Francise Prose

Resenhas - Para ler como um escritor

1 | 2 | 3 | 4

Kelven 01/04/2017

O livro da autora Francine Prose é magnífico e te permiti conhecer as obras-primas da literatura. Um livro para quem “gosta de livros” e para quem quer “escrevê-los”. A autora abandonou seu PHD em literatura para ser escritora de romances. Já não se sentia a vontade na academia, estavam todos robotizados, ela não conseguia se ver inserida mais naquele ambiente, pois todos tratavam os livros apenas como textos a serem discutidos, e para ela, era muito mais do que simples textos. Francine é uma mulher completamente apaixonada pela leitura e pela literatura, uma leitora voraz e que pratica o “close Reading”, a leitura atenta.

É um livro mais voltado para quem quer aprender a escrever livros de romances, ficções, literatura, para quem deseja mergulha no mundo da escrita. De todo um arcabouço literário. É uma leitura muito aprazível, que traz boas reflexões, e nos faz aprender a cada página.

“O livro é divido em 12 capítulos e nesses capítulos ela trata da construção de um livro, como no primeiro capítulo “leitura atenta” e mostra seus benefícios, no segundo “ Palavras” demonstra como cada palavra deve ser selecionada e bem colocada em cada contexto, há outros capítulos como” “ Frases”, “Parágrafos”, “Narração”, “Personagem”, “Diálogos”, “Detalhes” e “Gestos” os dois últimos são “ Aprendendo com Tchekhov”, que era o autor preferido dela e o “ Ler em busca de coragem”.

Temos também uma lista de livros indicados pela autora e também uma lista de livros indicado pelo Italo Moriconi o qual faz a apresentação e o posfácio do livro. E no final do seu livro temos uma entrevista com autora.

A leitura do livro é válida e será uma leitura bem agradável para quem se propor a ler. Pois, a cada capítulo ela vai se baseando em livros literários para falar da temática de cada capítulo, autores como Virginia Woolf, Jane Austen, Philip Roth, Kafka, entre outros. E como a autora disse, ela aprendeu a escrever lendo e lendo muito e com cada autor ela aprendia uma lição, há autores que são ótimos em criar personagens, como tem autores que constroem parágrafos magníficos, e por aí vai.

Para concluir esse pequeno escrito fiquemos com algumas reflexões.
“Aperfeiçoar-se como escritor é sobretudo aperfeiçoar-se como leitor” , “A leitura é a oficina básica do escrever” (Moriconi). “Escrever é ofício e o ofício se aprende com quem já o exerce antes de nós” (Prose).
Portanto, a leitura é fundamento precípuo da escrita, tendo assim uma relação intima entre a leitura e a escrita. Ler é necessário.
A autora é crítica e ensaísta respeitada e foi professora de literatura e criação literária por mais de 20 anos em universidades como Harvard, Columbia e Iowa.

Alexandre 09/07/2011

Vale a pena ler
O começo do livro foi para mim um tanto monótono, mas depois que comecei a encontrar verdadeiras preciosidades de observações sobre como grandes autores criavam suas obras, passei a dar mais valor ao livro.

Gostei muito do que encontrei no capitulo Dialogo. Aprendi muito. Não pensei que um dialogo pode nos transmitir tantas coisas. Ou mesmo os Gestos, uma vez apropriados podem salientar certas características de um personagem.

Mas o que mais gostei de ler foi o capitulo Aprendendo com Tchekhov e Ler em busca de coragem. O primeiro nos mostra que Tchekhov lidava muito bem com detalhes, descrições e o método de envolver o leitor — habilidades marcantes. Em Ler em busca de coragem, encontramos motivações para enfrentar as dificuldades que o escritor encontra frequentemente; a insegurança de começar um livro, os processos complicados da edição estética do livro do escritor iniciante, o medo das editoras e o mais temível — pelo menos pra mim— a divulgação. Pois um livro que ninguém conhece, ninguém compra, ainda mais se não aparecer no Jô — rs. Permitam-me citar um trecho do referente capitulo: “Se a arte exigiu a vida de (Issac) Babel, podemos certamente enfrentar qualquer inconveniência ou esforço que pareça exigir de nós.”

Sinto-me encarregado de impugnar o “acréscimo à edição brasileira de Italo Moriconi” por ser enfadonha e especulativa. Concordo que os leitores brasileiros iriam se familiarizar com a obra mais facilmente com algum comentário sobre nossa graciosa literatura. Mas Moriconi o fez de forma desagradável. O digo por “seu capitulo” se perder em reflexões que, a essa altura do livro, são desnecessárias por já terem sido citadas por Prose. (Se quiserem podem ver meu comentário sobre isso no meu histórico de leitura, do mesmo livro.)

Nossa, que resenha grande! Vamos terminar logo então.

Recomendo Para ler como um escritor pois nos dá uma visão muito ampla sobre as opções que temos para escrever romances e contos. Mesmo que “de cara” seja chato, insista. Mesmo que não goste do capitulo do Moriconi, termine. Foi o que eu fiz :).

Marilia 03/02/2021

Ajuda na Inspiração
A autora usa textos de autores clássicos para dar exemplos e dicas de construções textuais, citando dicas sobre personagens, detalhes, descrições, diálogos, entre outras.
Bom para dar inspiração para iniciar na escrota.

JONATAS 20/09/2013

Para Ler Como Um Escritor
Comumente se lê para construir em nossa mente a narrativa, descrição ou ideia, descartando as palavras depois. Francine Prose propõe que se leia prosa como se lê a poesia, com mais atenção a cada palavra escrita. Discorre sobre como ser um leitor atento, usando a técnica de Close Reading que consiste em ler refazendo o processo que o escritor usou para escrever; fazendo uma decisão deliberadamente consciente a cada palavra. Para além da construção do enredo os textos carregam muito mais significado, muito pelo que dizem e mais ainda pelo que não está dito. Para nos mostrar isso, a autora utiliza como exemplos célebres escritores dos quais faz nossos mestres na escrita, muito mais mostrando o universo de possibilidades dela do que delimitando-a por regras ou padrões.

Léo Araújo 04/09/2023

Só sei que nada sei
Antes de ler esse livro, achava que sabia ler; agora, aprendi o que preciso para ler melhor.

A premissa fundamental do livro é que, para se tornar um escritor (ou um escritor melhor), é preciso primeiro ser um leitor melhor.

A autora defende o close reading (leitura atenta e minuciosa), na apreciação dos detalhes, prestando atenção nas palavras escolhidas, na estrutura das frases, na narração, diálogos e estrutura dos personagens.

A característica mais notável do livro é a capacidade da autora de ilustrar suas lições com exemplos concretos, citando autores como Jane Austen, Charles Dickens, Anton Tchekhov e muitos outros, desvelando seus segredos literários e mostrando como esses mestres literários utilizaram técnicas específicas para cativar os leitores.

Ela também aborda temas como a voz do autor, o ponto de vista narrativo, a criação de personagens tridimensionais e a importância de revisar e refinar constantemente o trabalho. Há uma série de conselhos práticos (sigam as regras e sejam felizes sem a regras).

Isabela Zamboni | @resenhasalacarte 01/02/2016

Essencial para amantes da literatura e escritores
O título do livro pode enganar um pouco, pois apesar de ser focado para quem deseja se tornar escritor, essa obra da jornalista/escritora/professora Francine Prose é perfeita para os amantes de livros, para quem adora clássicos da literatura e até mesmo quem deseja melhorar suas habilidades interpretativas.

Analisando contos, romances e trechos de livros clássicos ou contemporâneos, somos apresentados ao universo incrível que é a literatura de qualidade. Com uma escrita leve, didática e divertida, aprendi tanto sobre linguagem que, na verdade, me senti meio ignorante. Enquanto fui lendo e acompanhando a análise minuciosa da autora, fiquei pensando “nossa, como nunca reparei nisso antes? Que incrível”.

Francine defende que para entendermos melhor os livros e autores célebres, devemos apostar no close reading, isto é, uma leitura atenta e mais demorada. Parar em trechos, refletir, perceber como cada escolha de palavra ou frase é importante para a construção daquele texto. Aqui vemos como cada autor foi genial em escolher certos tipos de narrativa, descrições, frases e até mesmo o estilo do parágrafo.

Os capítulos são divididos em diversos temas: frases, parágrafos, personagens, narrativa, gestos, detalhes, entre outros.

Resenha completa no blog!

site: http://resenhasalacarte.com.br/resenha/resenha-para-ler-como-um-escritor-francine-prose/

Lincoln.Colla 21/02/2021

Uma leitura sobre o ato de ler.
Francine Prose traz em sua obra reflexões de uma vida como leitora e professora de escrita criativa. Muito mais do que uma mera didática do "como fazer", explica a importância da leitura atenta - close reading -, uma leitura que valoriza cada palavra, cada frase articulada e cada intuíto por meio destas; cada diálogo e tudo que encontra-se implícito ou julga-se subjetivo em um texto.
Nota-se o caminho inverso proposto pela autora do que hoje consome-se como literatura. Sua crítica ao estilo moderno - contar x mostrar -, e a implicância atual de que toda obra e autor deve entregar engajamento e cunho social à revelia da linguagem, é cirurgica. Prefere-se hoje algo politicamente relevante do que um texto bem escrito. Estaríamos, então, caminhando para o crepúsculo da linguagem culta em prol de meros contadores de estórias, onde Toltói e Austen seriam superados pela tia que escreveu 50 tons de cinza. Cito como exemplo desta nova era a moderna e ignominiosa releitura da obra de Howard Philip Lovevraft que busca ofuscar a genialidade do mestre americano julgando-o por sua obra supostamente racista e xenófoba, e como consequência, mudando pontos de vista de sua estória assumindo agora narradores negros. Em nenhum momento os críticos o veem como um precursor do gênero, um visionário que na década de 20 já utilizava recursos como o Plot Twist na novela O Caso de Charles Dexter Ward; ou mesmo o seu profundo respeito pela língua e pela escrita - com cada palavra em seu devido lugar.
Francine Prose é corajosa em assumir esta postura, e recoloca a boa literatura em seu lugar de destaque.

Isa 19/05/2017

"Com tanta leitura à sua frente, a tentação poderia ser aumentar a velocidade. Mas na verdade é essencial desacelerar e ler cada palavra". "Cada página foi antes uma página em branco, assim como cada palavra que aparece nela agora não esteve sempre ali - antes, reflete o resultado final de incontáveis deliberações, grandes e pequenas. Todos os elementos da boa escrita dependem da habilidade do escritor de escolher uma palavra em vez de outra. E o que prende e mantém nosso interesse tem tudo a ver com essas escolhas".
Acho que uma das coisas mais apaixonantes desse livro, é não só a paixão de Francine Prose pela leitura e pela escrita, mas o quanto esse livro realmente tem muito a ensinar! É um livro para ser lido uma, duas, três vezes, para se ter ali pertinho, na escrivaninha - ainda mais se você pretende um dia escrever um livro. Eu não diria que "Para ler como um escritor" ensina técnicas ou regras, pois uma das coisas que aprendi com a leitura é que na literatura não existem regras imutáveis. A autora apresenta dicas, alguns direcionamentos, e tudo a partir de exemplos tirados dos livros de Tolstoi, Dostoievski, Flaubert, Philip Roth, Tchekov, Gogol, Virginia Woolf, Fitzgerald e muitos outros autores os quais não conhecia e fiquei encantada. A autora apresenta fragmentos de diversas obras literárias nesse ponto, se você é uma pessoa que não suporta spoilers, talvez esse ñ seja um livro indicado para você. Sim, ela acaba dando alguns spoilers mas, pessoalmente, acho que isso ñ afetou negativamente a experiência de leitura, pois fiquei até mais curiosa para conhecer mais a funda as obras que ela cita ao longo do livro rsrs. É realmente um livro para ser retomado em outras ocasiões. Aprendi que existe sim maneiras de vc ler melhor (o q ñ quer dizer necessariamente ler uma quantidade infinita de livros por ano), prestando atenção nos detalhes, na forma como as palavras foram empregadas ou omitidas e deram todo um sentido específico para a história. Um livro como esse me fez ver como a literatura é sim uma arte que faz a vida valer à pena.

Pedro Igor 04/03/2018

Cativante e didático, porém arrastado.
O livro é cativante, explana muito bem os pontos fortes para a escrita de um livro, usando como base as grandes obras da literatura.

Esse livro não entrega uma receita pronta, ele explana, baseado nas obras dos grandes mestres, as nuances para escrever uma boa história. Explica de forma muito didática todos os aspectos importantes como palavras, frases, parágrafos, narração, personagem, diálogo, gesto, etc. Tem um capitulo explicando os métodos do grande mestre Tchekhov, que considero o ponto alto da leitura. Na parte final tem uma lista de leituras que a autora recomenda. E que lista!

O ponto fraco do livro é a escrita arrastada da autora, que deixa a leitura chata em alguns capítulos, como por exemplo no capítulo onde ela explica as estruturas do diálogo, onde que com 10 páginas explicaria perfeitamente muito dos seus pontos de vista, mas, em vez disso, resolve preencher várias páginas de diálogos enfadonhos e desnecessários. Dá vontade de desistir, mas aconselho fortemente que persista, pois o livro ensina muito. Recomendo fortemente para quem pretende escrever uma história ou já está escrevendo uma. Sem dúvida, é um dos melhores livros do gênero.

Naty 17/02/2022

Excelente
Ótimo livro para quem quer começar a escrever e não sabe por onde começar. Para quem ama livros e quer saber mais sobre suas construções. Não é um livro que te ensina como escrever porém te dá várias dicas e saberes citando experiências da própria autora Francine Prose (escritora e crítica literária) e trechos de obras renomadas da literatura. Por ser desta forma, o livro acaba sendo um lazer, uma diversão e não um livro didático chato de gramáticas e explicações. Adorei!

igsuehtam 20/09/2020

Para ele como escritor
Muito bom para conhecer autores, aprender a ler melhor prestando atenção em casa palavra. Vale muito a pena pelo posfácio escrito por um brasileiro. E ainda mais tem dicas de livros de fora e brasileiros.

Legos 17/12/2023

Bom livro
Trouxe esclarecimentos e dicas bem valiosas na hora de pensar sobre a parte da escrita mais "estilistica" e menos da estrutura e trouxe indicações/dissecação de livros clássicos de forma a formar uma análise literária.

E um bom começo, porém fica maçante após um tempo.

1 | 2 | 3 | 4