O Reverso da Medalha

O Reverso da Medalha Sidney Sheldon

Resenhas - O Reverso da Medalha

Diana 10/02/2012

O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon
Comecei esse livro com muita expectativa, afinal, sou fã de Sidney Sheldon, porém, logo nas primeiras páginas desanimei um pouco, parece que demorou uma eternidade para aquelas poucas páginas passarem, mas de novo, estamos falando de Sidney Sheldon, e quando Jamie apareceu, o mundo estava bom de novo.
Algo que percebi nos livros lidos de Sidney, é que as mulheres sempre se destacam nas histórias, nesse livro, entretanto, dou crédito aos personagens masculinos. Jamie, David e Tony foram as partes que me fizeram dizer que valeu a pena a leitura. Parte disso pode ser porque o autor soube fazer o leitor odiar as mulheres dessa história, Margaret e Alexandra ainda saem impunes, mas Kate e Eve são verdadeiras cobras (para usar uma linguagem apropriada).
Pode-se dizer que o livro tem seus autos e baixos, mas em meu conceito, ficou apenas no bom (e que de acordo com o Skoob, são três estrelas). Não sei se recomendaria esse livro, penso que não com tantas opções no mundo. Mas claro, é apenas minha opinião.

(Disponível em http://oslivrosouniversoetudomais.blogspot.com/)

Jéssica R. 04/01/2012

O Reverso da Medalha

“Uma ova que me conhecem! Ninguém me conhece! Ele parece estar falando de alguma santa. O que diriam todas essas pessoas se conhecessem a verdadeira Kate Blackwell? Gerada por um ladrão e sequestrada antes de completar um ano de idade. O que pensariam se eu lhes mostrasse as cicatrizes de balas em meu corpo?” Kate Blackwell.

O livro narra à trajetória de quatro gerações da família Blackwell que ergueu um império com os diamantes da África do Sul, a história começa com o destemido Jamie McGregor um jovem escocês que parte para a África em busca de fortuna. A narrativa chega até sua filha Kate Blackwell personagem principal ela é uma mulher rica, poderosa, ambiciosa e obsecada pela companhia Kruger-Brent, ela controla um grande conglomerado internacional e sabe de côr todos os segredos e truques do mundo dos negócios.

A história desta família é marcada por assassinatos, escândalos, muito amor, ódio e riqueza. Faz com que leitor fique preso à narrativa. Através desta leitura , podemos conhecer histórias intrigantes de como a ambição, cobiça e a inveja são capazes de transformar e mudar as atitudes das pessoas para conquistar riquezas e poder. Além de abordar as diferenças raciais entre os pretos e os brancos na África do Sul e as duas grandes guerras.

“O Reverso da Medalha” foi um romance tão bem sucedido que deu origem a uma série de TV nos anos 80, com o título de “Master of the Game” (o título original).

O livro possui algumas características de mulheres de outros romances de Sidney Sheldon. É envolvente e instigante. Efim é o melhor livro do Sidney Sheldon que li até hoje.

Goth0 25/12/2011

O reverso da medalha foi o primeiro livro de Sydney Sheldon que tive contato, foi uma boa primeira impressão, o livro consegue te deixar ansioso boa parte do tempo, querendo saber qual vai ser o próximo golpe que os Blackwell vão planejar, seja nos negócios ou dentro da sua caótica família.

O livro conta a historia de cinco gerações da família Blackwell, desde o aventureiro Jamie McGregor, que saiu praticamente sem nada para se tornar um garimpeiro na África do Sul até o jovem Robert, herdeiro de um império, e apesar de todo seu legado e fortuna existe algo de peculiar por trás de uma das famílias mais poderosas do mundo, pois mesmo possuindo tudo eles acabam insatisfeitos, incompletos!

O livro se divide em arcos mostrando os anos e em torno de quem a historia vai girar, devo dizer que meus favoritos foram os que envolveram Jamie McGregor, Kate (jovem) e Tony. Tony foi um personagem que não dava nada, mas acabou se tornando meu favorito, ele foi o primeiro a lutar contra a maldição que é o peso da corporação Blackwell, e talvez o que sofreu mais com isso. Entretanto todos os arcos conseguem te prender ao livro e as paginas simplesmente voam!

Depois de O Reverso da Medalha eu definitivamente pretendo ler mais obras do Sydney Sheldon, fica a recomendação pra quem se interessar também!

Bianca 12/12/2011

Tudo começou quando Jamie Mcgregor foi enganado por um Holandês.
Para se vingar dele, Jamie e Banda planejam um roubo ao campo de diamantes mais vigiado da áfrica.
Jamie se torna o homem mais rico do local e casa-se com a filha do homem que quase o matou. A filha mais nova de Jamie é sequestrada depois que seu irmão morre e é devolvida logo depois.
Após a morte do pai e da mãe, Kate Mcgregor se torna dona da Kruger-Brent e a transforma na maior companhia do mundo usando todos os artifícios possíveis para continuar com a companhia. A única coisa que Kate não admitia era expor o nome Mcgregor-Blackewell, e é exatamente o que sua neta, Eve, faz. Eve não concorda com a punição da avó e começa a armar um plano, juntamente com George Mellis, para matar sua irmão gêmea, Alexandra.

Cris Compagnoni 02/12/2011

É só pegar um livro do Sidney Sheldon nas mãos que lembro do que uma amiga (profissional da área das letras) certa vez disse: que a obra dele é “literatura fest-food”, pois segundo a crítica é sem qualidade e puramente comercial. Não ligo, adoro as suas histórias do mesmo jeito, leio porque gosto e não por que algum crítico diz que é bom.

O conceito “literatura fest-food” não se enquadra nesse livro no quesito velocidade de leitura, não por ser complicado de entender por que não o é; mas é muito extenso, também, relata a história de várias gerações da família McGregor, desde o primeiro diamante que originou a fortuna até as conseqüências que o dinheiro trouxe com ele, como a ambição, cobiça e a inveja.

Jamie McGregor foi um escocês que migrou à África do Sul. Ele foi explorado por um holandês, e quase morreu. Ajudado por um africano, arriscaram a vida para invadir um campo de diamantes, onde conseguiram muitos diamantes. Jamie voltou à cidade em que fora enganado e vingou-se do holandês, construindo um vasto império comercial. Kate Blackwell é sua filha, que casou-se com o administrador da Kruger-Brent (nome do império fundado por McGregor), David Blackwell.

Kate Blackwell conseguiu formar uma fortuna colossal através de suas companhias em vários ramos da economia nos Estados Unidos, teve um único filho e ficou viúva cedo. Ela sempre foi uma mãe ausente, pois a sua preocupação era acumular cada vez mais capital, e a história narra vários problemas que ela tem com o filho.

Anos mais tarde a história gira em torno das netas de Kate, as gêmeas são criadas por ela que pretende acertar com as meninas tudo em que errou com o pai delas. Nesse ponto o autor cai naquele lugar comum das histórias que envolvem gêmeos: sempre têm um gêmeo do bem e um do mal; mas ele se supera quanto as maldades, quanta imaginação!

Através da leitura deste livro, podemos conhecer histórias intrigantes de para conquistar riquezas e poder. Podemos compreender o alto preço pago, inclusive com a própria vida, ao se deixar levar pelo arrogância e soberba que só uma grande fortuna é capaz de proporcionar. Histórias que ultrapassam os limites das relações familiares e que repercutem até na economia de vários países do mundo levando-nos a uma grande reflexão sobre a autonomia econômica do poder financeiro e econômico do petróleo e do auto índice de liquidez das empresas bélicas que se beneficiam com guerras e morte ao redor do mundo.

Sem dúvida nenhuma, podemos tirar uma grande lição de como aprender de forma intuitiva e prazerosa ao passar pelas páginas desse romance fantástico que mistura realidade e ficção a ponto de deixar o leitor sempre atento para verificar o destino de uma senhora ambiciosa que é capaz de sacrificar o próprio filho para centralizar suas riquezas, uma neta também arteira e mal-caráter que entre tantos desmandes e armações conseguem a maioria de seus objetivos financeiros.

O outro lado da história também nos mostra que apesar de possuir grande riqueza é possível ser do bem e que elementos como mau-caráter, ambição e cobiça não tem nada haver com bens materiais como nos mostra outros integrantes da família que é capaz de dar sustentação ao seu patrimônio com competência e honestidade sem usar de meios escusos.

É por essa e outras histórias que continuarei gostando de Sidney Sheldon, sendo “literatura fest-food” ou não; dane-se a “crítica”, pra mim o que conta e o prazer da leitura, a diversão e distração que o livro me traz. Ainda bem que Sheldon nos deixou inúmeras obras!

Naftali 19/09/2011

Ação e Mistério de tirar o fôlego, mas início arrastado
Existiu uma época em que só lia livros do Sidney Sheldon. Sempre gostei das histórias do autor e seus personagens cativantes. Mas o Reverso da Medalha me cativou com nenhum outro.

Confesso que tive que iniciar a leitura umas 3 vezes antes de engrenar de fato. Como disse no título, o início do livro não anima muito, pareceu bastante arrastado. Mas a partir do momento que a ação começa, é impossível fechar o livro novamente.

Recomendo a todos, ótimo livro e merece meu respeito.
newton16 27/09/2014minha estante
Para mim não houve nada de arrastado. O autor apenas começou o livro por meio de flash back. O que tornou a estória mais interessante.

Haylane.Rodrigues 16/09/2011

"Ambição, luxúria e cobiça.
Kate Blackwell só joga pra ganhar.
Tão fatal quanto os diamantes que fizeram sua fortuna."

Emocionante do princípio ao fim: a chegada de Jamie à Africa do sul, o achado do primeiro diamante na praia da Namíbia, as ruas boêmias de Paris, as mansões imponentes da Inglaterra, as salas de reuniões da alta sociedade, as alcovas da América, até a família Macgregor se tornar a elite européia dona de um vasto império comercial que se expandia cada vez mais, de acordo com os planos da ambiciosa Kate Blackwell, que a meu ver, é uma das mulheres mais fortes da literatura.

Embora seja a manipuladora Kate a protagonista do livro, minha atenção se voltou mesmo para Jamie e sua luta solitária...

Ah, e a vingança! Eis um livro que retrata a vingança em seu esplendor, quando é justamente realizada, e a sangue frio.

Geovana 31/08/2012minha estante
Ameeei a parte de Jamie , não gostei muito da de Tony e ameeeei o final de Eve (apesar de ter ficado com um pouco de pena) ... no começo não dei muito por ele não ... maaas , existe algum livro de Sidney Sheldon que não seja bom? Impossiveel!

Monnie 14/09/2011

Maravilhoso. Cada membro dessa família tem uma história melhor do que a outra. Sidney Sheldon se superou nesse livro.

pedroxadai 14/09/2011

O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon
Eu li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 13 anos. Tinha mudado de colégio e não conhecia ninguém. Acabei me refugiando na biblioteca na primeira semana de aula, quando terminei de ler essa obra do Sidney Sheldon. Não lembro o que me levou a pegar esse livro. Já devia ter ouvido falar no autor, é o escritor preferido da minha vó, mas tinha muitas outras opções ali, acabei pegando sem querer mesmo. Hoje com 24 anos, reli o livro, não lembrava de quase nada, mas a experiência foi bem diferente.

Posso dividir o livro em duas partes: na primeira, o jovem Jamie McGregor vai até a África do Sul procurar por diamantes, consegue alguém para financiar sua jornada as minas, mas na volta, descobre que foi enganado. Tentam terminar com sua vida. Ele é salvo no último momento e a partir dai, sua vida muda, sua aparência muda, sua mente passa a ser movida pela vingança.

A segunda parte do livro fala sobre Kate, a filha de Jamie McGregor. A sede de vingança e a ganancia devem ter sido transferidos para Kate geneticamente, a garota é pior que o pai, sempre foi obcecada pela empresa Kruger-Brent (você nunca vai imaginar o motivo de terem dado esse nome) e nunca mediu esforços para ficar cada vez mais rica, manipulando todos, não escapando nem a família. Transforma seu filho Tony em um vegetal depois que ele se recusa a virar executivo. Cria duas netas gêmeas. Uma das duas é ainda pior do que Kate no quesito ganancia e manipulação. É uma constante com os McGregor e parece que nunca vai acabar.

Gostei de reler o livro, mas eu estava muito mais empolgado quando tinha 13 anos. Hoje a leitura fluiu mais rápida, mas depois de ler tantos livros do Vonnegut e de tantos outros autores, eu acho o Sidney Sheldon muito prolixo e as vezes os mistérios são meio previsíveis. Bom, apesar disso, me diverti um bocado discutindo o livro com a minha vó, foi uma experiência que pretendo repetir com outro livro que ela gostar.

Kauana 29/07/2011

É o melhor livro que já li. Sidney Sheldon, como sempre, consegue nos envolver na história da Família Blackwell.

Vi 09/07/2011

O livro conta a história de várias gerações da família Blackwell, que ergueu seu império com os diamantes da África do Sul, chegando até a personagem principal, Kate Blackwell, que tem algumas características de mulheres de outros romances de Sidney Sheldon.
A história começa em Dark Harbor, no Maine, uma colônia de super-ricos, e se desloca para os campos de diamantes da África do Sul, as ruas boêmias de Paris, as mansões imponentes da Inglaterra, as salas de reuniões e as alcovas da América, onde se realizam as transações que representam milhões e milhões de dólares.

Elis 29/05/2011

Esse livro é dividido em cinco partes.

Na 1ªparte Jamie um rapaz com sonhos de ter grandes fortunas para ajudar a família viaja em busca de diamantes na Africa do sul, numa cidade chamada Klipdrift ele conhece Maggie, filha de um vendedor que ajuda algumas pessoas que acabam ficando sem recursos para continuar em busca dos tãos sonhados diamantes. Ele assina um contrato e passa os piores momentos de sua vida, que virarão uma sucessão de problemas, mas que o encorajará a querer subir na vida. E para isso participará de uma aventura muito perigosa.

Na 2ª parte temos Kate e David, Kate é a filha de Jamie que agora está crescida e batalhando por tudo que deseja e quer, e não se preocupara de usar certas artimanhas para alcançar o que almeja.

Na 3ª parte Kruger-Brent Ltda, aqui Tony filho de Kate deseja um outro futuro além da empresa e Kate se revelará uma pessoa que gosta de manejar o poder ao seu modo.

Na 4ª parte temos Tony, em busca de seus sonhos e desejos. Os problemas que ele enfrenta e o que se torna sua vida.

Na 5ª parte o livro fala sobre as gêmeas Eve e Alexandra, filhas de Tony, que são criadas por Kate após certos problemas que Tony sofreu. Ela descobre as faces das suas netas, mas não nota que ela mesma poderia ter criado elas de um modo diferente.

Eu poderia discutir todo o livro com vocês, mas não é essa a finalidade,o que posso dizer é que esse livro me fez passar por muitas emoções, e para mim tudo começou errado por causa do dinheiro que todos buscavam. Kate se apresenta como uma pessoa de personalidade forte que tem tudo o que deseja, só que para mim ela foi totalmente egoísta, ela esqueceu de como ser humana.

Vibramos por Jamie no começo e por tudo que ele alcançou, mas o detestamos pelo modo como trata Maggie. Depois nos orgulhamos de Kate, para nos decepcionarmos com ela mais a frente. Eve é a perversa. Alexandra é a apagada que não nota o que se passa ao seu redor.
Tony descobre o que é sua mãe e não aguenta as emoções. E no final quando Eve é castiga achamos que ela merecia muito mais.

Sou fã do Sidney, pois ele sabia escrever com maestria, nos envolver na história a ponto de não querermos largar, fazia muito tempo que não lia um livro de 459 páginas de um dia para o outro. Valeu cada hora de sono perdido...rsrsrs.

Super recomendo....Nota 10!!!!

Beijokas elis!!!!