As Areias do Tempo

As Areias do Tempo Sidney Sheldon




Resenhas - As Areias do Tempo


107 encontrados | exibindo 106 a 107
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Tsuyuri 29/03/2009

Conflito Bascos, Ordem Cistercience, freiras e terroristas encontrando amor, fugindo em busca de sua própria liberdade, cheio de ação, e reviravoltas
Um livro que com certeza deixará sua marca nas areais do tempo de todos que leram
comentários(0)comente



Leitora Viciada 03/03/2009

Sobre a repressão aos Bascos
Primeiramente gostei do livro pela escolha do tema. Difícl encontrarmos livros sobre os bascos sem serem didáticos.
Em segundo lugar, o livro é rico em detalhes e personagens, com narrativa dinâmica, suspense e ação.
Outro ponto forte da narrativa são as voltas no tempo para você conhecer ou se aprofundar sobre determinado fato ou personagem, isso é feito de forma inteligente e que não permite que o ritmo da leitura caia.

O melhor é a posição do autor de deixar claro que violência só gera violência e que os povos da Espanha, sejam catalães, bascos ou espanhóis em sua maioria não aprovam essa violência.

A história se passa na Espanha no período conturbado após a Guerra Civil espanhola, na segunda metade da década de 70.

O foco principal está na Ordem Cirtecense, uma das ordens religiosas mais duras do mundo, aonde as freiras fazem além do voto de pobreza e castidade, um voto de silêncio e total reclusão.

Quatro freiras diferentes que tiveram vidas anteriores ao convento e com também diferentes motivos para terem engressado lá. Elas são retiradas bruscamente sem escolha e ingressam no mundo real, totalmente desconhecido a elas e ainda por cima se envolvem com um grupo 'terrorista' ETA, no meio de uma guerra contra o Governo espanhol.
A rivalidade principal está entre o procurado líder guerrilheiro basco Jaime e o corrupto, violento e sádico coronel Acoca.
O livro é muito interessante para quem quer conhecer também um pouco da história do País Basco, localizado em quatro províncias na Espanha e três na França.
A história mostra algumas cidades espanholas, principalmente bascas.
Minha família é basca e minha mãe nasceu na cidade de Vitoria, uma das que é rapidamente mostradas no livro, o que eu achei pessoalmente interessante.

O povo basco tem uma Lingua própria e exclusiva, que não se liga nem se parece com nenhuma outra conhecida, seja atual ou morta, o que intriga os estudiosos. Possuem toda uma cultura própria, com uma bandeira, feriados, festas, música, comida, dança...
Durante o período em que o 'generalíssimo' Franco esteve no poder, vários grupos etnicos na Espanha foram caçados e os bascos foram os que mais sofreram com isso: foram retalhados, presos e torturados, censurados, proibidos de ter sua bandeira, de falar ou escrever sua língua, de qualquer manifestação pública ou privada de sua cultura. Seus bens, fosse propriedades, negócios, contas bancárias.. foram confiscados. Lembrando que o País Basco nunca teve escolha em ter sido anexado a Espanha e a região é muito rica, o motivo disso.
Minha mãe possuía um nome espanhol no documento de identidade mas seu nome real era basco mas devido a censura rigorosa, seu nome basco não pôde ser o nome de registro.
A ditadura foi violenta para os bascos, muito mortos ou presos, outros fugiram do país (o caso da minha família).
Foi por essa situação que grupos separatistas ou a favor da liberdade cultural foram surgindo e o grupo ETA é o principal.
O ETA é mostrado no livro como um grupo que quer a volta da liberdade cultural aos bascos e a autonomia total em relação a Espanha e o autor nos mostra personagens fortes e interessantes, vemos suas motivações em relação a Guerra e percebemos que embora o uso da violência seja injustificável, os guerrilheiros têm seus motivos vistos por eles como justos. Mas também mostra o lado corrupto, frio e violento do Governo espanhol, que mesmo sem Franco muitos atos de violência e censura ainda eram praticados duramente.

O autor mostra que nada justifica a violência, mas mostra como são os dois lados, deixando claro que todo o povo em si da Espanha, incluindo o povo basco é CONTRA a violência.

É interessante ressaltar que temos muitos livros mostrando o sofrimento que os judeus sofreram no Holocausto judeu mas existem muitos outros grupos que sofreram também e pouco se é divulgado a respeito. Os próprios russos foram também massacrados durante a Segunda Guerra.
Deveriam existir mais livros com histórias sobre como sofreram os bascos assassinados, torturados e censurados e também espanhois na Guerra Civil espanhola...o massacre em Guernica... a batalha ETA x Governo espanhol, ou observando ainda na Europa o IRA x Anglicanos.... ou mais remotamente lembrando, os escravos africanos, os massacrados indígenas americanos... como tantas outras guerras acabaram com vidas ou ainda fazem pessoas sofrerem como guerras e conflitos na Iuguslávia, na Caxemira (Índia x Russia), no Afeganistão, no Iraque, em Israel (israelenses x palestinos), Israel x Líbano, no Siri Lanka, no Congo, no Quênia, Timor Leste, na Coréia, no Vietnã ou até mesmo na Colômbia, Angola, Serra Leoa, tribos africanas que vivem em guerra civil constante, ou até mesmo no Brasil, a Guerra trafico x polícia, que deixa a população no fogo cruzado...
É impossível listarmos os conflitos no mundo e o quanto povos sofreram... por isso sou a favor de histórias que não nos deixem esquecermos da tristeza e sofrimento causados por uma guerra que sempre é um retrocesso e uma maldade sem sentido.
zette 06/09/2009minha estante
Parabens!

Muito boa sua resenha e tb seu comentario a respeito do povo basco que nunca encontrei em nenhum livro.

Voce me interessou sobre o assunto e vou procurar um livro sobre este povo e se acha-lo digo a vc.

Bom domingo.



Marct 10/08/2011minha estante
Tatinda, eu ia colocar o livro para troca sem ao menos tê-lo foleado. Mas, depois da sua excelente resenha, vou começar a lê-lo rapidinho. Parabéns.


Leitora Viciada 13/08/2011minha estante
Marct, como todo livro do Sheldon, há muita ação e suspense, porém devido ao assunto pessoal e delicado, quase que esquecido na literatura, achei esse livro muito especial.


Leitora Viciada 13/08/2011minha estante
Zette e a quem interessar sobre o assunto basco, adquiri dois livros recentemente sobre o assunto: GUERNICA e ALMA BASCA links: http://www.skoob.com.br/estante/livro/3164644 http://www.skoob.com.br/estante/livro/8735210


Cíntia 15/05/2014minha estante
Oi Leitora Viciada, confesso que li esse livro no começo da minha adolescência (e é o meu preferido desse autor) e pouco sei sobre os bascos, lembro vagamente dessa parte da história. Mas adorei a sua resenha e quero reler novamente esse livro, comprei um exemplar novamente, o que tínhamos em casa desapareceu, e logo querer ver a história novamente.




107 encontrados | exibindo 106 a 107
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR