As Areias do Tempo

As Areias do Tempo Sidney Sheldon

Resenhas - As Areias do Tempo

Clio0 21/03/2024

Ler livros estadunidenses sobre comunidades latino-europeias é quase sempre um esforço de boa-vontade. Mas, Sidney Sheldon era um fabuloso escritor de literatura de escape e aqui ele conseguiu escrever uma história interessante passada na Espanha de Franco que não agride demais o nosso bom senso.

São três pontos de vista: Graciela, Megan e Lucia. Freiras com histórias diferentes que são arrastadas pelos acontecimentos. Da mulher traumatizada à criminosa foragida, os eventos que se passam durante o estabelecimento da ditadura afetam-nas, porém não são, de forma alguma, pivôs históricos.

É puro entretenimento. Ótimo para quem apenas quer ler uma história bem narrada.

Recomendo.
Pricabreu 24/03/2024minha estante
Amo Sidney Sheldon. foi com ele que comecei a pegar gosto por leitura!

Elfa 25/10/2023

13 /30 ??
Um livro de ficção e realidade ao mesmo tempo. Revive a história em personagens cheios de vida.
Gostei bastante desse história dos 50% para frente e maravilhoso ... Nunca tinha pegando para ler sobre um assunto como e tratando nesse livro

Leitora Viciada 03/03/2009

Sobre a repressão aos Bascos
Primeiramente gostei do livro pela escolha do tema. Difícl encontrarmos livros sobre os bascos sem serem didáticos.
Em segundo lugar, o livro é rico em detalhes e personagens, com narrativa dinâmica, suspense e ação.
Outro ponto forte da narrativa são as voltas no tempo para você conhecer ou se aprofundar sobre determinado fato ou personagem, isso é feito de forma inteligente e que não permite que o ritmo da leitura caia.

O melhor é a posição do autor de deixar claro que violência só gera violência e que os povos da Espanha, sejam catalães, bascos ou espanhóis em sua maioria não aprovam essa violência.

A história se passa na Espanha no período conturbado após a Guerra Civil espanhola, na segunda metade da década de 70.

O foco principal está na Ordem Cirtecense, uma das ordens religiosas mais duras do mundo, aonde as freiras fazem além do voto de pobreza e castidade, um voto de silêncio e total reclusão.

Quatro freiras diferentes que tiveram vidas anteriores ao convento e com também diferentes motivos para terem engressado lá. Elas são retiradas bruscamente sem escolha e ingressam no mundo real, totalmente desconhecido a elas e ainda por cima se envolvem com um grupo 'terrorista' ETA, no meio de uma guerra contra o Governo espanhol.
A rivalidade principal está entre o procurado líder guerrilheiro basco Jaime e o corrupto, violento e sádico coronel Acoca.
O livro é muito interessante para quem quer conhecer também um pouco da história do País Basco, localizado em quatro províncias na Espanha e três na França.
A história mostra algumas cidades espanholas, principalmente bascas.
Minha família é basca e minha mãe nasceu na cidade de Vitoria, uma das que é rapidamente mostradas no livro, o que eu achei pessoalmente interessante.

O povo basco tem uma Lingua própria e exclusiva, que não se liga nem se parece com nenhuma outra conhecida, seja atual ou morta, o que intriga os estudiosos. Possuem toda uma cultura própria, com uma bandeira, feriados, festas, música, comida, dança...
Durante o período em que o 'generalíssimo' Franco esteve no poder, vários grupos etnicos na Espanha foram caçados e os bascos foram os que mais sofreram com isso: foram retalhados, presos e torturados, censurados, proibidos de ter sua bandeira, de falar ou escrever sua língua, de qualquer manifestação pública ou privada de sua cultura. Seus bens, fosse propriedades, negócios, contas bancárias.. foram confiscados. Lembrando que o País Basco nunca teve escolha em ter sido anexado a Espanha e a região é muito rica, o motivo disso.
Minha mãe possuía um nome espanhol no documento de identidade mas seu nome real era basco mas devido a censura rigorosa, seu nome basco não pôde ser o nome de registro.
A ditadura foi violenta para os bascos, muito mortos ou presos, outros fugiram do país (o caso da minha família).
Foi por essa situação que grupos separatistas ou a favor da liberdade cultural foram surgindo e o grupo ETA é o principal.
O ETA é mostrado no livro como um grupo que quer a volta da liberdade cultural aos bascos e a autonomia total em relação a Espanha e o autor nos mostra personagens fortes e interessantes, vemos suas motivações em relação a Guerra e percebemos que embora o uso da violência seja injustificável, os guerrilheiros têm seus motivos vistos por eles como justos. Mas também mostra o lado corrupto, frio e violento do Governo espanhol, que mesmo sem Franco muitos atos de violência e censura ainda eram praticados duramente.

O autor mostra que nada justifica a violência, mas mostra como são os dois lados, deixando claro que todo o povo em si da Espanha, incluindo o povo basco é CONTRA a violência.

É interessante ressaltar que temos muitos livros mostrando o sofrimento que os judeus sofreram no Holocausto judeu mas existem muitos outros grupos que sofreram também e pouco se é divulgado a respeito. Os próprios russos foram também massacrados durante a Segunda Guerra.
Deveriam existir mais livros com histórias sobre como sofreram os bascos assassinados, torturados e censurados e também espanhois na Guerra Civil espanhola...o massacre em Guernica... a batalha ETA x Governo espanhol, ou observando ainda na Europa o IRA x Anglicanos.... ou mais remotamente lembrando, os escravos africanos, os massacrados indígenas americanos... como tantas outras guerras acabaram com vidas ou ainda fazem pessoas sofrerem como guerras e conflitos na Iuguslávia, na Caxemira (Índia x Russia), no Afeganistão, no Iraque, em Israel (israelenses x palestinos), Israel x Líbano, no Siri Lanka, no Congo, no Quênia, Timor Leste, na Coréia, no Vietnã ou até mesmo na Colômbia, Angola, Serra Leoa, tribos africanas que vivem em guerra civil constante, ou até mesmo no Brasil, a Guerra trafico x polícia, que deixa a população no fogo cruzado...
É impossível listarmos os conflitos no mundo e o quanto povos sofreram... por isso sou a favor de histórias que não nos deixem esquecermos da tristeza e sofrimento causados por uma guerra que sempre é um retrocesso e uma maldade sem sentido.
zette 06/09/2009minha estante
Parabens!

Muito boa sua resenha e tb seu comentario a respeito do povo basco que nunca encontrei em nenhum livro.

Voce me interessou sobre o assunto e vou procurar um livro sobre este povo e se acha-lo digo a vc.

Bom domingo.

Marct 10/08/2011minha estante
Tatinda, eu ia colocar o livro para troca sem ao menos tê-lo foleado. Mas, depois da sua excelente resenha, vou começar a lê-lo rapidinho. Parabéns.

Leitora Viciada 13/08/2011minha estante
Marct, como todo livro do Sheldon, há muita ação e suspense, porém devido ao assunto pessoal e delicado, quase que esquecido na literatura, achei esse livro muito especial.

Leitora Viciada 13/08/2011minha estante
Zette e a quem interessar sobre o assunto basco, adquiri dois livros recentemente sobre o assunto: GUERNICA e ALMA BASCA links: http://www.skoob.com.br/estante/livro/3164644 http://www.skoob.com.br/estante/livro/8735210

Cíntia 15/05/2014minha estante
Oi Leitora Viciada, confesso que li esse livro no começo da minha adolescência (e é o meu preferido desse autor) e pouco sei sobre os bascos, lembro vagamente dessa parte da história. Mas adorei a sua resenha e quero reler novamente esse livro, comprei um exemplar novamente, o que tínhamos em casa desapareceu, e logo querer ver a história novamente.

Luana Marques 09/12/2021

Revolução basca - Freiras em Fuga
Como toda leitura do autor Sidney Sheldon, é muito envolvente e histórica. Acaba-se aprendendo por tabela. Nessa história é retratada um pouco de como foi a revolução dos países bascos, que eles reivindicavam poder ter sua própria cultura e também sua independência. É incrível como o autor sempre nos dá além de uma ótima história esse corte da vida real.

Lara 04/04/2021

Sidney Sheldon sempre, SEMPRE, surpreende.
"As vidas de todos os grandes homens lembram
Que podemos tornar nossas vidas sublimes,
E, ao partirmos, deixa para trás
Pegadas nas Areias do Tempo." (Henry Wadsworth Longfellow)

O critério que utilizei para dar 4 estrelas, foi simplesmente a comparação com os outros livros do autor, sou uma fã de carteirinha.
Esse livro foi diferente, e no prenúncio é dito "Esta é uma obra de ficção, mas..." deixando claro que é uma representação de uma das mais sangrentas guerras civis da História, junto a inquisição espanhola e tudo o mais, a guerra entre republicanos e nacionalistas bascos e catalães para se tornarem independentes perpassa toda a obra.
Eu senti que os personagens foram muito mais trabalhados neste do que em outros livros, e nessa apresentação perdeu-se um pouco de tempo e enredo, mas como sempre uma obra muito bem pesquisada e escrita, com enigma, suspense, e desfechos surpreendentes. Eu já li tanto o Sheldon e ainda sou totalmente incapaz de prever os rumos que as histórias vão tomando, entretanto a trama ganha corpo e ação a partir da página 200.

Carlinha 01/06/2021

Bom!
Gosto do Sidney Sheldon. Foi um dos autores que me fez gostar de ler...
Esse livro não tem muito hype, mas é belíssimo!
É um romance com uma das mais sangrentas guerras civis da História como plano de fundo. Tudo se passa na época da guerra entre republicanos e nacionalistas bascos e catalães para se tornarem independentes.
A leitura é muito fluida, o autor vai apresentando os personagem de forma maestral.
Só achei que algumas coisas acontecem fácil demais, rápido demais e convenientemente demais. Mas é bem o estilo do Sidney e não atrapalha de maneira nenhuma a experiência.

laurinhalag 07/08/2022

Uma proposta diferente de outros livros que já li do autor. A narrativa transita entre os acontecimentos no presente e o passado individual de cada personagem. Achei interessante conhecer um pouco mais de cada um, mas senti que faltou desenvolvimento na trama principal. Alguns momentos foram corridos e determinados capítulos repetitivos, usando uma ?fórmula? já esgotada. Mas em geral, uma história bem criativa e complexa, característica padrão dos livros dele.

Déborah 20/03/2013

Sou muito fã do Sidney Sheldon e normalmente gosto de todos os livros dele, mas "As Areias do Tempo" sem dúvida alguma é uma de suas melhores obras, embora não seja uma das mais conhecidas.
Achei o livro incrível por ser um romance que se passa num período histórico da Espanha tão pouco divulgado e dentro disso se desenrolam as histórias de 4 freiras. Mulheres muito diferentes entre si, com suas alegrias, sonhos e traumas que a vida lhes causou.
A narrativa é muito bem amarrada, não é nem um pouco confuso, sabe ser envolvente e o livro é cheio de ação e mistério do começo ao fim com direito a desfechos totalmente surpreendentes. Sem dúvida, um dos mais marcantes de Sheldon!
Recomendo totalmente a leitura.
Só tenha um pouco de paciência com o começo que parece um pouco cansativo, mas assim que você se envolve com os personagens, não vai querer parar de ler.
Amei!

Thais 10/06/2021

Achei o livro interessante porque nos trás um pouco da história espanhola e basca. De resto, achei meio sem graça. Alguns personagens tem uma história legal no começo, mas achei o desenvolvimento deles fraco; esperava mais.

I. Cristhini 14/07/2021

É uma leitura envolvente, bem padrão do Sheldon, você começa e não quer parar mais, teria dado 4 estrelas se não fosse pelas diversas cenas que foram difíceis de engolir, mesmo sendo de várias décadas atrás é muito difícil ler tantas cenas de estupro tão ilustrativas, além de outras cenas envolvendo crianças, não recomendo para todos, quem possuí gatilho com abuso sexual, pedofilia pode ser uma leitura bem difícil

Tai Costa 25/05/2022

Sheldon não decepciona!
Um livro que tem como plano de fundo a Guerra Civil Espanhola e a Revolução Basca. Confesso que pouco sabia sobre o tema. Mas gostei muito de conhecer e a escrita do Sheldon como sempre é muito fluida e imersiva. Não conseguia largar o livro!
Muitas reviravoltas, fugas, traições...
Me prendeu do inicio ao fim!

....
Pequenos Spoilers...
....

Fiquei com dó do Ricardo... Poxa... Brincadeira a Graciela fazer isso!
Pelo menos a Lucia voltou atras e ficou com o Rubio...
Senti falta de uma cena no final da Megan junto com o Jaime....
So tirei meia estrela porque achei que o embate final do Jaime com o Acoca foi meio sem graça... Rs.... Se resolveu muito fácil... Rsrs

Gostei muito do livro e recomendo a leitura!
Sheldon não decepciona!

Avyla 18/06/2023

Sidney Sheldon é um exímio autor e essa obra não seria diferente das outras.
Obra fluida com a presente de muitos personagens e trazendo a perspectiva de todos eles dos fatos. Sheldon conseguiu fazer uma obra de suspense e ficcional baseada em fatos reais e críticas ao Regime Franco espanhol.

Mariana Cunha 19/02/2023

Formidável
Sidney Sheldon sempre me impressionando com sua escrita. As areias do tempo traz uma leitura fluida e cheia de detalhes.

Leticia.Martins 08/09/2020

O primeiro a gente nunca esquece
Esse foi o primeiro livro de Sidney Sheldon que li, e depois dos primeiros capítulos logo descobri que não conseguiria parar de ler (nem para dormir). Temos personagens femininas incríveis, fortes, com histórias de vida muito chocantes que ficam presas na sua cabeça.. temos a exposição da verdadeira natureza humana (não existe bom e mau, preto e branco, certo e errado; as pessoas são mais complexas que isso, não existe uma visão binária dos personagens) o drama e as aventuras vivenciadas por todos, os romances, te prendem do início ao fim e criam a vontade de conhecer outras obras do autor.

Xuia 30/11/2021

Um coronel nervoso invadiu um convento a procura de um terrorista do ETA, causando a fuga de 4 freiras, uma completamente diferente da outra, tanto na história de vida antes de entrar no convento quanto na personalidade.
Os caminhos de cada uma são bem interessantes, as pessoas que encontram e com quem convivem durante o decorrer da estória, fazem com que seja uma leitura que entretém bastante. Não se tornou meu livro favorito do ator, mas curti o que ele fez com o cenário proposto.