Minha Vida Fora dos Trilhos

Minha Vida Fora dos Trilhos Clare Vanderpool

Resenhas - Moon Over Manifest

Line 24/01/2021

? Se voce? gostou de ?Um caminho para liberdade? vai gostar de ?Minha vida fora dos trilhos?.

Tem livros que nos ganham pelos personagens e outros pelos lugares em que a histo?ria se passa. E esse faz parte da segunda opc?a?o.

Abilene e? enviada por seu pai para uma pequena cidade sem maiores informac?o?es. Se sentindo perdida e deslocada encontra uma caixa de charuto com alguns objetos e parte em busca de respostas.

? Acho que esse e? o ano de chorar lendo.
Me emocionei com essa cidade, seus segredos, perdas e sacrifi?cios.

Em va?rios momentos conseguia imaginar os cena?rios ta?o bem que era como se estivesse vivendo ao lado daqueles cidada?os de tantas nacionalidades que ja? haviam feito tanto em busca da liberdade e tinham que lutar ainda mais.
No final do livro quando tudo e? revelado e? impossi?vel na?o sentir o corac?a?o apertado.

Ana 28/01/2021

Meu primeiro contato com Clare Vanderpool foi com, obviamente, Em Algum Lugar nas Estrelas. Gostei muito da escrita da autora, e foi isso que me impulsionou a ler Minha Vida Fora dos Trilhos, a primeiríssima obra escrita por ela. Nessa história, conhecemos Abilene Tucker, uma garota de 12 anos que é enviada pelo pai para passar o verão em uma cidadezinha do Kansas chamada Manifest — um lugar que, apesar de pequeno, é cheio de segredos — após um acidente que a deixou de cama por alguns dias. Nada extremamente sério, mas que deixou o pai da garotinha muito preocupado e fez com que ele decidisse que Abilene não devia acompanhá-lo no seu próximo trabalho.

Logo em sua primeira noite em Manifest, Abilene encontra no quarto em que está hospedada uma caixinha misteriosa, contendo objetos pessoais a cartas pertencentes a alguém que provavelmente habitou Manifest no passado. Mais do que isso, o rapaz a quem as cartas eram endereçadas pode ter dormido naquele mesmo quarto... Impulsionada pela curiosidade de saber quem eram aquelas pessoas e pela vontade de saber um pouco mais sobre o passado da cidade e, consequentemente, do seu pai, Abilene começa a percorrer diversas pistas com a ajuda de suas grandes amigas Lettie e Ruthanne.

Não são necessárias muitas páginas para entendermos que existe um "mistério" envolvendo Manifest, mas acredito que os leitores só são fisgados quando Abilene conhece a vidente Sadie, uma senhora que vive na cidade há muitos anos e sabe tudo o que acontece por lá. Os encontros entre as duas são sempre permeados por curiosidades sobre cidade, mas do ano de 1918 — a história se passa em 1936. Sendo assim, existem duas passagens de tempo em Minha Vida Fora dos Trilhos, e as duas impulsionam a trama de forma sensacional. Junto com as passagens de tempo, temos acesso também às cartas encontradas por Abilene e à uma coluna de fofocas produzida pela jornalista local Hattie Mae em 1918.

Enquanto a narrativa está no presente, a gente ficam muito curiosa para saber se Abilene vai conseguir juntar as peças e descobrir o que realmente aconteceu em Manifest em 1918... E quando a senhora Sadie está narrando os fatos daquela época, um pouquinho de cada vez, é como se ela quisesse que nós, leitores, ajudássemos a protagonista e entender tudo o que aconteceu e, principalmente, qual a ligação de Manifest com Gideon, seu pai. Assim, as histórias contadas por Sadie, as cartas e a coluna de Hattie Mae formam um quebra-cabeça delicioso de ser montado. Não fica aquela coisa cansativa, que dá vontade de pular os pedaços, sabem?

Além do mais, Clare Vanderpool foi muito assertiva ao mesclar ficção com momentos históricos que realmente existiram. Por exemplo, um dos personagens que aparece em 1918 foi lutar na Primeira Guerra Mundial — e aí que entram as cartas que Abilene encontra em seu quarto. Além disso, as partes narradas no presente se passam durante a Grande Depressão dos Estados Unidos e o cenário foi muito bem construído. A pandemia da Gripe Espanhola também foi retratada pela autora, algo que achei bem interessante... Inclusive não foi difícil encontrar semelhanças com o que estamos vivendo no mundo em pleno século XXI, né?

O mais engraçado de tudo é que eu já tinha em mente o desfecho da história e não errei, mas por mais que eu tenha acertado, consegui me emocionar do mesmo jeito com o que aconteceu. Existem livros bons que são bons porque nos surpreendem, e existem livros bons porque são muito bem escritos e tocam o nosso coração, que é o caso de Minha Vida Fora dos Trilhos. Fiquei muito impressionada com a forma como a autora foi desatando todos os nós que deixou durante a história, sem deixar nenhuma ponta solta para o final. Incrível!

Eu gostei demais de Em Algum Lugar nas Estrelas, mas o que eu senti ao terminar Minha Vida Fora dos Trilhos é simplesmente indescritível. Fui totalmente conquistada pela inocência da protagonista, pela mensagem que Vanderpool entrega no final sobre a importância das amizades, da família e da união de uma comunidade que luta em prol do direito de todos. É uma história muito simplista, realmente, mas que entrega muito mais do que eu esperava. Recomendo de olhos fechados!

site: https://www.roendolivros.com.br/

Luizarthur8 19/03/2021

Uma surpresa boa
"Para quem fez dessa cidade um lar, vamos sempre lembrar. E para aqueles que não voltaram pra casa, não vamos nunca esquecer."

Ana Manzoli 10/04/2021

Clare sempre me emocionando
É o segundo livro que leio dela e foi maravilhoso também. Uma história tranquila e cheia de emoções e personagens que te fazem virar amigos deles. O final foi lindo e me emocionei um pouco. Vale a pena ser lido! E leiam também o algum lugar nas estrelas dela também, é maravilhoso!

Milk So 04/10/2019

Um olhar sensível
Pontos positivos:

- Muitos personagens que fazem você torcer por eles.
- Personagem principal com camadas, um arco de amadurecimento claro durante a obra.
- sensibilidade ao tratar de temas pesados, utilizando diferentes olhares em relação aos habituais (retratando o olhar do estrangeiro, da criança, dos que esperam o retorno de pessoas queridas, seja da guerra, seja na vida).
- Boa transição entre passado e presente, mesmo a parte do passado tendo maior dinamicidade (dá uma sensação maior de avanço).
- Escrita muito sensível, tocante em alguns momentos, com um olhar atento a beleza das relações entre as pessoas.
- A cidade de Manifest é um personagem da história, traz diferentes nuances.

Negativos:

- O início é um pouco lento, a história parece não dizer a que veio.
- O mistério do livro nunca se revelou ser algo realmente relevante dentro da trama.
- A falta de voz em um dos personagens centrais incomodou (O ponto de vista dele seria relevante para marcar alguns momentos e amarrar algumas relações).
- Alguns desfechos pareceram um tanto apressados e sem o devido peso.

Dutra 25/07/2021

Personagens incríveis!
Difícil não se apaixonar pelos personagens dessa obra! Mesmo os que no início parecem ser detestáveis acabaram ganhando a minha simpatia antes do final! Uma história muito interessante e bem contada, recomendo!

Zaakken 31/05/2022

Abilene vivia viajando de trem pelo sul dos Estados Unidos porém em um certo dia é enviada a cidade Manifest por seu pai, Gideon Tucker, para ficar sobre os cuidados do padre Shady. Na casa desse padre encontra uma caixa de charutos com valor de obras históricas para a própria.

A autora divide a história em dois focos narrativos um em 1917 onde e destacado a dificuldade de ser imigrante em meio a Primeira Guerra Mundial como também o passado da cidade e outro em 1936. É um livro simples ( não que isso seja ruim ). Portanto, não vá esperando coisas mirabolantes acontecerem.

Li rapidinho esse livro a linguagem fácil da uma ajuda na leitura. Gostei bastante da história que é bem tranquila e também da Abilene Tucker. Um livro para quem procura esquecer problemas e fugir deles.

Ellen.Lima 30/10/2020

Sem dúvidas uma das melhores leituras do ano. ?
"Quando há sofrimento, procuramos um motivo. E é mais fácil encontrar esse motivo dentro de si mesmo"

Nathani 04/04/2021

Minha vida fora dos trilhos
Aos 12 anos Abilene Tucker chega a cidade de Manifest no Kansas sem entender porque seu pai a mandou para passar o verão lá na casa de seu antigo amigo Shady. E pior ainda, sem entender porque todos parecem agir como se ela fosse permanecer por lá muito depois que o verão acabasse.

Somente quando encontra uma caixa cheia de segredos entre cartas e objetos antigos é que ela começa a se sentir menos entediada em estar longe de seu pai. Através dessas cartas e recortes de jornal, conheceremos a cidade de Manifest de 19 anos atrás. Em 1918, Jinx um jovem fugitivo acaba de chegar na cidade e conhece Ned, uma das crianças do trem de órfãos.

O trem de órfãos era como crianças órfãs, em sua maioria imigrantes, chegavam às cidades e com sorte eram adotados por boas famílias mas muitas acabavam como mão de obra nas fazendas.

Simultaneamente conhecemos duas realidades da cidade: a de 1936 através da narração de Abilene e a de 1918 através das cartas de Ned que a garota encontra. Ned cita um espião chamado Cascavel que estaria escondido na cidade e Abilene e suas novas amigas começam a investigar e a desconfiar que esse espião ainda está por lá. Mas na verdade, tudo que Abilene parece querer encontrar é informações sobre o passado nada conhecido de seu próprio pai, Gideon, que morou em Manifest quando jovem.

A edição lindíssima e o tema de guerra que costuma me agradar me despertaram o interesse pela história mas infelizmente, não gostei muito da leitura. Não consegui me conectar nada aos personagens que gostaria que tivessem sido mais aprofundados. A história tinha muito potencial porém acabou se perdendo em alguns momentos devido ao excesso de informações, na minha opinião, muitas vezes irrelevantes para o enredo.

Destaco dois pontos que me agradaram no livro: as cartas de Ned enquanto estava na guerra e o final. Ambos muito sensíveis e bonitos, gostaria que o restante do romance tivesse seguido mais essa linha em vez de focar no mistério que para mim não teve um bom desfecho.

Isabella Pina 22/11/2020

Manifest: uma cidade com um passado
Moon Over Manifest era um daqueles livros encalhados na minha estante. Eu ganhei faz séculos, mas como a história não gritava a minha atenção, acabei deixando pra depois. O curioso é ver que, após enfim concluir sua leitura, fiquei com uma sensação mista: ao mesmo tempo que eu penso que eu deveria ter lido esse livro antes, eu sinto que a pessoa que eu sou hoje conseguiu entender suas nuances muito melhor do que se a leitura tivesse sido feita há alguns anos.

A história se centraliza na narrativa de Abilene, uma garota de 12 anos que vai passar o verão em Manifest, cidade onde seu pai passou parte da infância. Não é muito claro por que seu pai não pode cuidar dela nesse tempo, e fica visível desde o começo que Abilene é bem apegada a ele, mesmo que saiba pouco sobre o homem que ele é e que já foi. Ir para Manifest, assim, significa para a protagonista talvez finalmente descobrir mais sobre o pai, e possivelmente entender suas razões de deixa-la sozinha pelo verão.

A narrativa é mesclada pelos acontecimentos no presente de Abilene, em 1936, e por flashbacks de como Manifest era há dezoito anos antes, em 1918. Isso tornou a leitura muito legal porque permitiu não só perspectivas diferentes, mas ver a mesma cidade pelos olhos de uma recém-chegada e pelos moradores antigos.

Inclusive, quanto mais eu lia sobre o passado de Manifest, mais apegada me tornei aos seus habitantes e suas histórias. De maneira significativa, a população de lá era marcadamente imigrante, e se atualmente a situação deles não é fácil em lugar nenhum do mundo, a autora soube nos transportar por suas experiências difíceis no começo do século 20, marcado ainda por uma guerra mundial.

Inclusive, eu tenho que falar: esse é um daqueles livros cuja narrativa não traz acontecimentos grandiosos de início, mas te pega de jeito igual. Não sei se é a atmosfera de cidade pequena, ou se a personalidade da cidade como um todo parece sair das páginas e praticamente se tornar um personagem por conta própria, mas a vibe que o livro transmite me deixou com a pulga atrás da orelha, tanto pelos mistérios que são levantados, mas principalmente pelos seus personagens.

A maneira como as informações que a autora fornece no passado vai aos poucos casando com o que Abilene descobre no presente é muito boa, e ainda que este livro traga diversos nomes com importância para a história, vai se tornando fácil distinguir quem é quem (aliás, o sumário com todos os personagens no início do livro ajuda muito nisso). Pra mim, o destaque vai especialmente para a Miss Sadie, uma adivinha que é uma das principais companhias de Abilene, e quem a ajuda, da sua própria forma, a entender a história e as dores de Manifest.

Posso dizer que esta leitura foi uma das que mais me surpreendeu em 2020, porque eu não esperava nada e ganhei um quentinho no coração em forma de livro. Ainda que pareça algo mais infantil, eu sinto que esse é uma daquelas histórias que fazem sentido e sabem como transmitir o que desejam independente de quem seja o público que lê. De maneira bem elaborada e ao mesmo tempo singela, Moon Over Manifest te deixa com um gostinho agridoce pela vida.

RATING: 4 mementos

Emmy 17/11/2021

Obra prima
É simplemente incrível, realmente não tenho palavras. Fui sem expectativa nenhuma, e felizmente me surpreendi. Essa história te mantém preso e ambas as narrativas aqui contidas tem sua atenção. Há, sim, alguns furinhos de roteiro, mas nada que vá ofuscar e incomodar a experiência.

A maneira como o tema é tratado, a sutileza e maestria com as palavras é lindo, literalmente; toca e emociona. Vale super a pena.

LT 09/01/2018

Com forte indicação para ler algo da autora e acompanhando o que falaram sobre outro livro dela, que eu olhava no site e ficava admirando, Em algum lugar na estrelas, decidi durante a blackfriday de 2017 comprar os dois livros da autora. E, nesse inicio de ano, li Minha vida fora dos trilhos e AMEI!

Vem comigo ler a resenha...

[RESENHA]

Abilene é uma menina esperta que vive com seu pai, Gideon, pelas rodovias da cidade enquanto ele busca um serviço ali e acolá. Certo dia ela machuca o joelho e pega uma estranha infecção, Gideon que era um cara falante e contador de histórias passa a ficar um pouco mais calado, até que decide enviar a filha para passar uma temporada em outra cidade, sob os cuidados do pastor Shady Howard em Manifest.

Aquela é uma cidadela pacata e que parece parada no tempo. Um belo dia Abilene encontra uma caixa com diversos objetos aleatórios dentro e várias cartas datadas de 1917. Nelas, Ned e Jinx se correspondiam e citaram um espião conhecido como cascavél. Abilene, encantada com o teor das cartas, e suas amigas, decidem que desmascarariam o espião e começam a buscar por ele. Essa investigação faz com que elas saiam em busca de verdadeiros tesouros e o desfecho é de marejar os olhos, de aquecer a alma. É de suspirar e dizer ao final do livro que valeu a pena.

Quando a pequena perde sua bússola, o objeto estimado e que a ligava ao seu pai, descobre que ela está na casa da vidente e que para recuperá-la vai precisar trabalhar para ela. Aqui podemos ler mais sobre a história da cidade, intercalando entre momentos do passado e do futuro que se misturam e completam de uma forma que eu nunca vi nenhum autor conseguiu fazer. Todos os personagens tem o seu lugar e nenhuma história fica incompleta ou sem ser "desvendada" e isso torna o livro único!

[QUOTE] Era interessante... notar o que mudou e o que continuava igual, porém, por alguma razão essa histórias me deixava muito triste e irritada... Todo mundo era dono de um pedaço da história daqui, mas ninguém falava do meu pai... - Trecho da página 221. [...]

É interessante ver que durante a narração da história da cidade e de sua população, Abilene precisa salvar a história de sua família e mais interessante ainda é ver uma menina de 12 anos amadurecer, como pessoa, como ser humano.

[SOBRE O LIVRO]

O livro tem em seu desenho a forma de uma caixa de charutos, o que é bem em conta, já que os tesouros são encontrados ali dentro durante a narrativa.

Ao final do livro, lemos uma carta de Claire dizendo que sua história mistura ficção com realidade, que Manifest é inspirada em Frontnac no Kansas, ela fala sobre o trem dos órfãos, a lei seca com o comércio clandestino do álcool que tem importância no enredo. Tudo é voltado para as ferrovias.

A cada virar de páginas você imagina que uma locomotiva vai sair de dentro do livro.

A diagramação é linda, na verdade a DarkSide faz um trabalho excepcional em seus livros.

Tem um postal lindo dentro do livro, além dos vários recortes de jornal que encontramos durante a leitura, os nomes dos personagens espalhados como anúncios de jornal. Tudo perfeitamente planejado e muito bem executado.

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Carol.Czizek 29/01/2021

Então .....
Esse livro não me pegou nenhum pouco, achei que tem muitos personagens, enfim, não acreditei na história sabe?
Mas as últimas 30 páginas eu gostei, sério, queria ter tido isso durante toda a leitura, não só no final.

Luc 07/03/2021

Os verdadeiros lugares estão em vários lugares ou não?
A história não atendeu todas as minhas expectativas, mas ainda assim continua sendo um bom livro. Talvez a minha pequena frustração se dê ao fato de que eu esperava mais aventura e ação. Apesar disso, o ambiente apresentado é bem trabalhado, a personagem principal - Abilene - é cativante, a trama é interessante, o modo como o contexto histórico é apresentado - com breves temáticas sociais - é muito relevante, há vários trechos com bons ensinamentos e reflexões. O ponto alto da obra é, sem dúvidas, a alternância entre acontecimentos do passado e do presente, que se interligam e proporcionam ao leitor um desfecho inesperado e emocionante. Recomendo, e pretendo ler mais livros da autora.

Pi 31/12/2021

Livro incrível
E para fechar o ano, termino com esse livro incrível.
Dos 70 livros que li no ano o primeiro ainda é meu preferido ?