Minha Vida Fora dos Trilhos Clare Vanderpool

Resenhas - Moon Over Manifest

Carol.Czizek 29/01/2021

Então .....
Esse livro não me pegou nenhum pouco, achei que tem muitos personagens, enfim, não acreditei na história sabe?
Mas as últimas 30 páginas eu gostei, sério, queria ter tido isso durante toda a leitura, não só no final.

Pollyana Camilo 24/08/2017

Um romance capaz de despertar o lado mais aventureiro e nostálgico que existe dentro de você.
Um livro de narrativa fácil e apaixonante, ambientado em uma cidadezinha pequena, com muitos mistérios e heróis de guerra.
A narrativa segue duas ambientações. A primeira, narrada pela visão de Abilene, que acontece em 1936 – ano da Grande Depressão dos EUA, o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX – e a segunda, que ocorre através da história contada pela Srta. Sadie a menina, que relata os acontecimentos com dois amigos, Ned e Jinx, entre o ano de 1917 e 1918, em plena 1ª Guerra Mundial.
Essa é mais uma obra que ganhou um lugarzinho em meu coração. É uma história que chega para acrescentar coisas boas na sua vida.
Você vai rir, vai ficar triste, vai se apaixonar e vai relutar em virar a ultima pagina.

Elexandra.Amaral 17/03/2021

Sobre saber lidar com perdas
O livro começou mal, chato, mas, à medida em que a estória evoluía, as personagens - especialmente as da estória da Srta. Sadie - tornavam-se mais carismáticas, quase amigas.
Se não se sentiu atraído por ele no início, dê-lhe outra chance. Pode ajudá-lo a refletir, e supreendê-lo.

Heme @viajanteleitora 26/12/2020

Leitura arrastada, mas com um final gostoso!
Mais uma vez me decepcionei com a Clare. Eu acho que tem sempre aquele tipo de livro que não importa o quanto falem bem dele, a leitura simplesmente não flui. Essa foi a escrita da Clare pra mim. Não é exatamente que os livros sejam ruins, a história é muito boa e traz coisas que cativam a gente, mas por algum motivo é uma leitura arrastada que não te dá aquela empolgação pra desenrolar com a leitura. Provavelmente será o último que lerei da autora, mas fica aqui o meu amor por essa edição, DarkSide mais uma vez tem o meu coração todinho!

Adriana @livrosdaadri 19/07/2023

Minha Vida Fora dos Trilhos
Com uma leitura fácil e fluída, é uma história encantadora e emocionante sobre amizade, família e esperança, que conquistou meu coração!

LT 09/01/2018

Com forte indicação para ler algo da autora e acompanhando o que falaram sobre outro livro dela, que eu olhava no site e ficava admirando, Em algum lugar na estrelas, decidi durante a blackfriday de 2017 comprar os dois livros da autora. E, nesse inicio de ano, li Minha vida fora dos trilhos e AMEI!

Vem comigo ler a resenha...

[RESENHA]

Abilene é uma menina esperta que vive com seu pai, Gideon, pelas rodovias da cidade enquanto ele busca um serviço ali e acolá. Certo dia ela machuca o joelho e pega uma estranha infecção, Gideon que era um cara falante e contador de histórias passa a ficar um pouco mais calado, até que decide enviar a filha para passar uma temporada em outra cidade, sob os cuidados do pastor Shady Howard em Manifest.

Aquela é uma cidadela pacata e que parece parada no tempo. Um belo dia Abilene encontra uma caixa com diversos objetos aleatórios dentro e várias cartas datadas de 1917. Nelas, Ned e Jinx se correspondiam e citaram um espião conhecido como cascavél. Abilene, encantada com o teor das cartas, e suas amigas, decidem que desmascarariam o espião e começam a buscar por ele. Essa investigação faz com que elas saiam em busca de verdadeiros tesouros e o desfecho é de marejar os olhos, de aquecer a alma. É de suspirar e dizer ao final do livro que valeu a pena.

Quando a pequena perde sua bússola, o objeto estimado e que a ligava ao seu pai, descobre que ela está na casa da vidente e que para recuperá-la vai precisar trabalhar para ela. Aqui podemos ler mais sobre a história da cidade, intercalando entre momentos do passado e do futuro que se misturam e completam de uma forma que eu nunca vi nenhum autor conseguiu fazer. Todos os personagens tem o seu lugar e nenhuma história fica incompleta ou sem ser "desvendada" e isso torna o livro único!

[QUOTE] Era interessante... notar o que mudou e o que continuava igual, porém, por alguma razão essa histórias me deixava muito triste e irritada... Todo mundo era dono de um pedaço da história daqui, mas ninguém falava do meu pai... - Trecho da página 221. [...]

É interessante ver que durante a narração da história da cidade e de sua população, Abilene precisa salvar a história de sua família e mais interessante ainda é ver uma menina de 12 anos amadurecer, como pessoa, como ser humano.

[SOBRE O LIVRO]

O livro tem em seu desenho a forma de uma caixa de charutos, o que é bem em conta, já que os tesouros são encontrados ali dentro durante a narrativa.

Ao final do livro, lemos uma carta de Claire dizendo que sua história mistura ficção com realidade, que Manifest é inspirada em Frontnac no Kansas, ela fala sobre o trem dos órfãos, a lei seca com o comércio clandestino do álcool que tem importância no enredo. Tudo é voltado para as ferrovias.

A cada virar de páginas você imagina que uma locomotiva vai sair de dentro do livro.

A diagramação é linda, na verdade a DarkSide faz um trabalho excepcional em seus livros.

Tem um postal lindo dentro do livro, além dos vários recortes de jornal que encontramos durante a leitura, os nomes dos personagens espalhados como anúncios de jornal. Tudo perfeitamente planejado e muito bem executado.

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Thaísa 04/12/2020

Emocionante
Lindo livro, com leitura fluida e agradável... Uma história emocionante e reflexiva. Lindo, lindo.

Pi 31/12/2021

Livro incrível
E para fechar o ano, termino com esse livro incrível.
Dos 70 livros que li no ano o primeiro ainda é meu preferido ?

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

Minha Vida Fora dos Trilhos
Minha Vida Fora dos Trilhos é o primeiro livro escrito por Clare Vanderpool, que já havia sido publicada em 2016 no Brasil com Em Algum Lugar nas Estrelas. Como eu não li o outro livro, mas ouvi coisas bem positivas, resolvi embarcar nessa viagem ao Kansas e acompanhar Abilene em sua aventura. A história não foi tudo o que eu esperava, mas também não vem para decepcionar.

Pense em uma boa garota, esperta, vivaz, inteligente e disposta. Essa é Abilene Tucker. Uma menina que sempre tenta tirar o lado bom das coisas, sem perder a sagacidade da idade. E por isso é fácil se apegar a ela e a compreender os seus anseios. Por mais que ela vivesse com o pai, ele não era exatamente aberto para contar muitas histórias. Então, quando ela é enviada a Manifest, duas coisas florescem nela: a primeira é que ela vai conhecer mais sobre Gideon, pois devem haver “pegadas” dele pelo lugar; e a segunda é que quanto mais procura e anseia por isso, mais descobre que sabe tão pouco sobre aquele que mais ama e é sua única família.

Mas o ponto de vista de Abilene é só um dos quatro que temos nessa narrativa. Em primeiro plano temos sim Abilene, em 1936, vivendo sua nova vida, mas intercalado a isso há a apresentação das cartas trocadas entre Ned e Jinx em 1917, recortes das colunas de jornal de anúncios e do suplemento de notícias de Hattie Mae e, por último, uma narrativa no passado, nos contando a história também dos garotos que Abilene fica tão fascinada. Esses quatro momentos vão se interligando e se fechando em volta de uma só história que envolve a todos eles.

Nesse passado, quem tem protagonismo é Jinx, um menino forasteiro que chegou a Manifest fugindo de algo e logo fez amizade com Ned, antes de ele partir para a guerra. Os dois então passam a trocar as correspondências, que 20 anos depois serão encontradas por Abilene. A questão é que Jinx tem um passado conturbado e, como forasteiro, não é bem visto na cidade, se envolvendo em algumas complicações.

Mas minha personagem favorita não é nem Abilene nem Jinx, e sim a “vidente” da cidade. Ela que sempre foi mal vista, é uma das responsáveis por posicionar as peças dessa história no lugar, e sua conclusão foi a que mais me tocou.

Algo que une essas duas épocas é o cenário de guerra e incerteza. Manifest é uma cidade pobre e todos os seus moradores dividem as dúvidas do que há por vir. Nessa situação há um sentimento de união e apoio que é necessário para a sobrevivência de todos. Esse ar de cidade pequena também é bem característico, já que mesmo os considerados “ricos” são na verdade pobres com um pouco mais. No fim do dia a falta de agua, a escassez de comida e o confronto que os cerca pode chegar para todos.

Porém, mesmo a história sendo bonitinha e com seus bons momentos, foi um daqueles casos onde eu não consegui me apegar ou achar um ponto de identificação que me afeiçoasse ao que estava lendo. A narrativa é fluída depois que você entra pra dentro da trama, mas ainda assim faltou algo pra mim dentro dessa história. As coisas caminham em uma direção e é pra lá que elas vão, não há uma grande surpresa ou reviravolta, é realmente uma história simples. E, vejam bem, esse não é um problema. Há várias nesse estilo que já me cativaram e viraram queridinhas pra mim, como por exemplo A Vida do Livreiro A. J. Ficky, que não tem absolutamente nada demais e mesmo assim conseguiu me inundar de sentimentos, coisa que aqui não acorreu. E, como já mencionei, o único momento que fui tocada, foi com o desfecho da vidente, que nem parecia estar tão centralizada na história, apensar de peça importante.

“Eu achava que sabia algumas coisas sobre as pessoas. Tinha até a minha lista de universais. Mas agora estava em dúvida. Talvez o mundo não fosse feito de universais que podiam ser arrumados em pacotinhos perfeitos. Talvez só tivesse pessoas. Pessoas que estavam cansadas, magoadas e sozinhas, da sua própria maneira e no seu próprio tempo.”

A edição, no entanto, está bem bonita como sempre. Ela trabalha essa coisa do antigo e também dos trilhos de trem que são uma parte relevante dentro da narrativa. Gostei bastante da vibe de recortes e também dentro, quando os personagens são presentados, que normalmente é um lista com o papel de cada um, aqui há uma diagramação diferenciada que deixa a experiência mais legal.

Mesmo assim não desanimei e ainda quero ler Em Algum Lugar nas Estrelas, que teve uma receptividade bem bacana e sei que tocou muitas pessoas. Minha Vida Fora dos Trilhos é uma leitura agradável, mas que não foi muito além disso pra mim e que passou sem deixar aquela marca que nós leitores tanto ansiamos.

site: http://resenhandosonhos.com/minha-vida-fora-dos-trilhos-clare-vanderpool/

Luc 07/03/2021

Os verdadeiros lugares estão em vários lugares ou não?
A história não atendeu todas as minhas expectativas, mas ainda assim continua sendo um bom livro. Talvez a minha pequena frustração se dê ao fato de que eu esperava mais aventura e ação. Apesar disso, o ambiente apresentado é bem trabalhado, a personagem principal - Abilene - é cativante, a trama é interessante, o modo como o contexto histórico é apresentado - com breves temáticas sociais - é muito relevante, há vários trechos com bons ensinamentos e reflexões. O ponto alto da obra é, sem dúvidas, a alternância entre acontecimentos do passado e do presente, que se interligam e proporcionam ao leitor um desfecho inesperado e emocionante. Recomendo, e pretendo ler mais livros da autora.

Giuriatti 06/11/2021

Simplesmente maravilhoso
Uma história que te prende do início ao fim, emocionante e muito bem escrita! A cultura, os momentos e as histórias de todos os personagens penetram no leitor, trazendo uma imersão fantástica, não somente ao que fiz respeito à história propriamente dita, mas ao que significam as relações que criamos ao longo das nossas vidas, a importância dos laços (familiares, emocionais e geográficos) que acabam por contar aquilo sobre quem somos, de onde viemos e nossas raízes, para que nunca seja um final, mas uma formação de outras histórias

Rodrigo Fernandes 17/04/2020

Ótimo livro
Me prendo a leitura. Me transportei pra cidadezinha onde se passam os acontecimentos. Gostei muito da narrativa alternada presente/passado. Só achei que faltou uma conclusão a altura. A edição é muito bonita!!

Stephanie 20/04/2020

É uma leitura fácil. Mais uma vez a Darkside fez um trabalho sensacional com a edição.

Paty Campos 03/02/2023

Minha vida fora dos trilhos
Achei o início do livro bem chato, mas da metade pro final foi ficando bom.
Gostei ?
" Não estão em nenhum mapa. Os verdadeiros lugares nunca estão."

Amanda.Ribeiro 26/07/2020

Comovente
"Eu lembro de uma frase de um livro que li no colégio: Não está em nenhum mapa. Os verdadeiros lugares nunca estão."⁣

Minha Vida fora dos Trilhos foi uma bela surpresa para mim. A história gira em torno de Abilene Tucker, uma garota de 12 anos que vai morar em Manifest, cidade que seu pai habitou quando jovem. Ansiosa com o retorno do pai, Abilene passa o verão procurando pistas da passagem dele pela cidade 18 anos antes, mas acaba encontrando uma história mais rica e profunda do que a que procurava. Ambientado em 1918 e 1936, a autora conta com maestria os efeitos da Primeira Guerra Mundial e posteriormente a Grande Depressão na cidade e em seus habitantes. ⁣

"Quando há sofrimento procuramos um motivo. E é mais fácil encontrar esse motivo dentro de si mesmo"⁣

Logo nos primeiros capítulos o livro cativa a atenção do leitor. Com uma narrativa fácil em primeira pessoa, a leitura flui rápido e não demorou para que eu estivesse tão curiosa quanto Abilene sobre a cidade e os habitantes. ⁣
O final me fez chorar e apesar de um pouco previsível, conta com uma doçura imensa. Minha Vida Fora dos Trilhos traz na voz da jovem Abilene pensamentos fortes sobre lealdade, amor e pertencimento. Leitura super recomendada! ⁣

"Também haviam lágrimas, mas pareciam ser lágrimas de cura".

site: instagram.com/livrosdaamanda