O Monte Cinco

O Monte Cinco Paulo Coelho

Resenhas - O Monte Cinco

Taíla 10/07/2018

Excelente para refletir
Só a sinopse já traz aquela cara de “esse livro foi feito para mim” e acredito que sirva para todos nós. O autor conta a história do profeta Elias que se passou no século IX antes de Cristo, mesclando relatos bíblicos e ficção. Elias segue os desígnios de Deus sem questionar para cumprir o seu destino, mas mesmo sendo obediente, nem tudo acontece como ele espera e muitas coisas o surpreendem de uma forma nenhum pouco positiva.

O difícil para Elias e para os leitores também é entender porque certas coisas acontecem com a gente. No momento em que estamos passando por dificuldades, nada parece muito justo ou muito certo, porém a obra nos mostra como os obstáculos podem trazer mudanças para nossas vidas e como nós temos que fazer com que se tornem coisas positivas, como a superação é parte do processo e como viver do passado não nos leva a lugar nenhum. Vivemos para estarmos em constante movimento e o marasmo da vida nunca é o ponto final de nossa jornada. Devemos sempre seguir em frente e continuar em constante evolução.

Obra recomendadíssima para todo mundo que fica encucado com esse lance chamado vida.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/o-monte-cinco-resenha

Braguinha 22/04/2018

Livro menor do Paulo
Paulo não consegue repetir o mesmo vigor de suas obras anteriores com este livro. Muito marketing para pouco texto.

Laura Regina - @IndicaLaura 27/09/2017

Nada de novo; é só uma passagem da Bíblia aumentada.
Este livro tem como base um episódio da vida do profeta Elias na cidade de fenícia Akbar, que foi destruída pelos guerreiros assírios e conseguiu se reconstruir – daí ser uma história sobre Perseverança, pois Elias e seu povo, apesar de todo o sofrimento, não abandonam a sua fé e demonstram muita força para retomar a vida.
O problema deste livro é que é sobre, justamente, uma pequena passagem da Bíblia. Ou seja, Paulo Coelho não criou uma história minimamente original. Apenas formulou alguns diálogos, algumas descrições e reforçou as narrações de ações dos personagens. Mas tudo já está lá na Bíblia.
Nada de novo. Um engodo.

Sil 13/01/2017

Simpatizei
Me identifiquei com várias partes do livro.

Gil. 19/11/2016

O Monte Cinco.
Uma história inspirada na bíblia,com um romance criado aonde Elias passa as vezes a questionar sua própria fé,devido aos acontecimentos,...É uma trama bem elaborada e um tanto inspirador.

Rangel 22/01/2019

Uma história do profeta Elias
O livro “Monte Cinco” de Paulo Coelho narra a história do Profeta Elias na antiga Fenícia (atualmente, Líbano), no século IX antes de Cristo, quando passa na cidade de Sarepta, e conhece uma viúva fenícia. No período que ocorre a história de Elias, ele recorda e contextualiza, que se vivia a era da civilização mesopotâmica, império egípcio, declínio do Oriente Médio e ascensão dos impérios assírio e babilônico. O povo hebreu estava dividido entre o Reino de Israel e o Reino de Judá, após certos anos de divisão, por causa dos filhos do Rei Salomão, Jeroboão e Robotão. A fama de Fenícia era suas grandes navegações no Mar Mediterrâneo e seu intenso comércio, além de ter criado o alfabeto, que vai influenciar gregos e latinos para o alfabeto conhecido no mundo ocidental, sábios na astronomia, conheciam o mundo antigo de Creta a Inglaterra. Os fenícios comercializavam com os babilônicos, os egípcios e os assírios, e detinham o monopólio de tecidos tingidos, fabricação de artigos de luxo, como joias e móveis, artistas em modelagens de vidros e
grandes construtores de obras, inclusive, o Templo de Jerusalém. As principais cidade da Fenícia eram Sídon, Tiro e Biblos, que se organizavam como cidades-estados. O Rei da Fenícia compartilhava o poder com sacerdotes das cidades, com o conselho de sulfetas (anciãos, juízes, proprietários de terras). O profeta Elias se defronta com uma mentalidade diferente do povo judeu e com um ar de ameaça de invasão na Fenícia por algum dos impérios da época. Muitas tradições, superstições e conflitos religiosos faz o profeta questionar a Deus Yahweeh. O profeta questiona como guiar o próprio destino para enfrentar poderosos impérios Assírio e Babilônico do período que vivera. A mensagem que o profeta recebe de Deus é o Inevitável. Contudo, não se pode acomodar com a situação, pois o crescimento interior pessoal depende de mudança interna. O inevitável é importante para as vidas das pessoas, e a superação dos acontecimentos do inevitável. O livro é muito bom e Paulo Coelho o escreveu baseado no trecho do livro de I Reis, capítulo 18, versículos de 8 a 24, e traz sua visão de como o Profeta Elias aceitou seu destino de ser mensageiro de Deus no Monte Cinco que ele foi refletir sobre sua missão e vocação. Muito bom! Val a pena lê-lo!

Nessa 20/07/2016

É a primeira vez que leio um livro do Paulo Coelho. É uma história biblica contada na versão do autor. Conta a história do profeta Elias quando ele chegou a cidade de Akbar ( cidade da viúva que hospedou ele em sua casa) . Mostra o seu relacionamento com o Senhor. Fala sobre esperança e superação para a reconstrução da cidade.
" Sempre é preciso saber quando acaba uma etapa da vida. Se você insistir em permanecer nela além do tempo necessário, perde a alegria e o sentido do resto. E se arrisca a ser sacudido por Deus".
" O Senhor costuma mandar seus profetas subir as montanhas , para conversar com Ele. Eu sempre me perguntei porque fazia isto, e agora entendo a resposta : quando estamos no alto, somos capazes de ver tudo pequeno."

CD 20/08/2015

Monte Cinco
É um livro do autor Paulo Coelho o qual gostei muito. O escritor criou um romance de leitura fácil e rápida. O romance foi baseado na Bíblia e, por isso, muito rico em ensinamentos e fé. Muito interessante ler textos bíblicos numa linguagem muito diferente da tradicional. Elias o personagem principal da narrativa, questionara algumas vezes sobre sua fé. Por ter que conviver com as tragédias, conflitos, entre outras. Embora seja um homem religioso e do bem, Elias, terá que enfrentar as superstições e tradições religiosas enraizadas, as quais o levarão a presença de Deus. A trama é bem elaborada e, nos transmite conforto e muita paz. Eu adoro textos que nos fazem crer em dias melhores, e esse, sim, talvez, um tanto autoajuda. Mas, por que não? Acho muito válido e indicado tudo que possa nos elevar como seres humanos.

E esse livro vale a pena, por nos transmitir uma lição de vida muito forte, onde ficamos frente a frente com nossas escolhas. Portanto, recomendo e dou nota máxima.

Sinopse: O Monte Cinco

O profeta Elias enfrenta em toda a sua trajetória lutas constantes com Deus e com o próprio homem. Nunca desvaneceu em suas batalhas. Porém como um homem de fé sempre esperançoso no amanhã, ergue-se a cada dia, vencendo os obstáculos, acreditando que o Senhor guiando-o, levava-o a superar incansavelmente o mal que paira sobre a terra. Deus o encaminha, no século IX antes de Cristo, de Gileade à cidade de Sarepta (Akbar) em Sidon no Líbano. Após três anos e seis meses de intensa fome em Israel. Nesse ínterim, o Senhor prepara uma viúva que lá se encontra na companhia de seu único filho, para abrigá-lo. Determinado a castigar Israel com muitos anos de seca por causa de Jezabel (a grande princesa de Tiro) em ordenar a perseguição e morte dos profetas dessa terra por não adorar os deuses fenícios. Ao chegar a Akbar, pede água e pão a uma mulher (a viúva) que estranha o pedido por reconhecê-lo israelita. – “Mas a cidade não é rica?” – “Os pobres existem sempre, não importa o quanto sejam ricas as cidades.” O punhado de farinha da panela e o pouco do azeite da botija da viúva multiplicaram-se, pois o Senhor havia dito a Elias que a farinha não acabaria e o azeite não faltaria até que chovesse novamente sobre aquela terra. Elias passou a viver na casa da viúva, participando de tudo e politicamente dos problemas da cidade. O filho da viúva morre e passam a culpá-lo por essa desgraça. Exigiram que subisse o Monte Cinco, onde os sacerdotes faziam execuções sagradas e falavam com os deuses. Acreditavam que Elias seria punido e tragado pelo fogo do céu. Subiu sob gritos e pedradas e um anjo do Senhor lhe aparece. Orientou-lhe que voltasse à cidade e solicitasse que o menino retornasse à vida. O Senhor o ouviria na terceira vez. Assim o fez, e o menino ressuscitou. A multidão que ali se encontrava passou a respeitá-lo. Elias e a viúva apaixonaram-se, mas jamais se tocaram. Ela morre na invasão dos Assírios. E ele, o seu filho, algumas viúvas e anciãos que sobreviveram reconstroem a cidade de Akbar. Depositou toda a sua energia nessa recriação do passado. Levantou a cidade de suas ruínas, recuperou e ampliou a biblioteca. Lembrou-se da lenda da cidade: o seu fundador passara por lá, dormiu no local e fincou um pau no solo, que no dia seguinte não conseguiu arrancá-lo. Marcou o local com uma pedra e descobriu um milagre – uma nascente de água – fonte da vida. As tribos foram se instalando em volta da pedra e do poço: Nascia Akbar. Estava feliz, orgulhoso de sua obra. Entendeu que as guerras são consequências da desobediência a Deus: Aquele povo O tinha desafiado, adorando Baal e suas divindades. Do Monte Cinco, contempla a cidade. Desce, sem olhar para trás, volta para Israel.

site: http://hobbies.cristinadeutsch.org/resenha-do-livro-monte-cinco/

Joaquim 09/07/2015

ÉPICO!!!
Com a maravilhosa história desse livro, e com a extensa sabedoria inserida nela, você vai se sentir inspirado a enfrentar os desafios sem perder o entusiasmo.

Lisandro 07/01/2014

Levantando após a queda.
Paulo nos dá uma injeção de ânimo compartilhando sua experiência sobre o inevitável. Praticamente todos nós passamos por isso uma ou algumas vezes na vida.

DIÓGENES ARAÚJO 19/09/2013

Ótima narrativa
Gostei da criatividade do autor em pegar uma história bíblica e traçar uma história paralela.
Narrativa muito bem feita. Recomendo.

nessa 27/06/2013

Fé e esperança
Baseado num trecho da Bíblia ,é uma lição de persistência e esperança.