Perto do coração selvagem

Perto do coração selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

rafisreading 02/02/2024

?Clarice não se lê, Clarice se sente.?
Meu Deus como eu sou apaixonada por essa mulher! Que escrita genial, quanto sentimento, quanta consciência. Apenas clarice consegue traduzir o intraduzível e dizer o indizível.

Andressa.Mikaely 01/02/2024

Infelizmente não me conectei com a história, pra mim não foi uma boa experiência, acabei não conseguindo compreender a linguagem e a essência da história

mimilo 01/02/2024

Nós mulheres meio joana...
Clarice meio que divou neste! me identifiquei TANTO com a personagem principal e seus dilemas... quem nunca foi apaixonada por um professor que atire a primeira pedra!
como sempre, a escrita dessa mulher é excepcional, marquei tantas páginas que nem me recordo mais. fiz até um trabalho da universidade sobre esse livro. apesar da leitura de clarice ser confusa em alguns momentos (pelas suas metáforas e palavras difíceis), vale a pena se esforçar e tentar entender. porque quando a gente entende... não dá nem pra explicar o que ela faz dentro da gente!

Guilherme548 31/01/2024

"Os momentos vão pingando maduros e mal tomba um ergue-se outro, de leve, o rosto pálido e pequeno. De repente também os momentos acabam. O sem-tempo escorre pelas minhas paredes, tortuoso e cego. Aos poucos acumula-se num lago escuro e quieto e eu grito: vivi!"

As vezes mais parecia que eu estava lendo poesia do que qualquer outra coisa. Algumas partes me faziam querer sair por aí gritando com tudo e com todos, simplesmente porque sim. E outras doíam tanto que eu só queria deitar e pensar, sobre tudo e sobre nada ao mesmo tempo.

Dri 30/01/2024

Não tem jeito, eu realmente tento, mas Clarice não é pra mim.
Não consigo me conectar com nada. é como se eu entendesse, mas ao mesmo tempo não me diz nada.

angryd0ce 30/01/2024

Não é minha obra favorita de Clarice mas, assim como todas as outras da autora, causa grande impacto. Joana é uma personagem extremamente identificável e a escrita da autora, como já sabido por todos, é inigualável.

Nemésia 28/01/2024

Início majestoso
Início majestoso, é o que se pode dizer desse livro que inicia a carreira de romancista de Clarice Lispector. Claro que como um livro que foge do comum no que se refere a narrativa se sente um certo estranhamento no começo da leitura e em alguns momentos subsequentes, mas nada que venha a impedir a um leitor experiente de apreciar a profundidade com que Clarice nos apresenta sua personagem e as demais que a cercam. Sem dúvida uma leitura que vale a pena cada palavra escrita. Afinal Clarice é Clarice e dispensa qualquer elogio, pois isso seria chover no molhado.

Yasmim187 28/01/2024

Liberdade é pouco, o que desejo ainda não tem nome.
O que mais falar de Clarice, quando sou extremamente suspeita? Ela traduz minha alma de uma maneira única. Organiza meu caos. Meu favorito dela.

R . Mcgrath 28/01/2024

Eu ja havia lido esse livro la em 2018, acho que tem ate registro no skoob que li em outra edição. Não lembro ao certo o que tinha achado na epoca então resolvi pegar pra reler.
A primeira edição que li foi da folha de são paulo, de "mulheres na literatura" não lembro exatamente o que achei, mas se não me engano não tinha esse capitulo final elucidando o que foi dito. Então preferi essa edição a outra e indico ela.
A nota foi porque fiquei confusa e so fui entender melhor no capitulo explicação.

Rebeca 26/01/2024

Uma leitura difícil voltei diversas no começo e repetia a leitura de alguns capítulos, mas é uma leitura deliciosa adorei o personagens muito bem construidos, a subjetividade deles é encantadora ao mesmo tempo cruel como autora. O livro é repleto de facadas em forma de frases que só Clarice para escrever. É um livro que eu pretendo reler muitas vezes na minha vida porque a sensação que eu tenho é que a cada leitura será diferente.

anna2978 26/01/2024

"ela só veria o que já possuia dentro de si..."
Apenas clarice em sua primeira obra publicada. é uma história intensa e que demanda muita atenção devido a linguagem mais complicada. apesar de tudo, clarice soube se comunicar através de Joana em sua feminilidade e tem muito a nos dizer nos dias de hoje e para a eternidade... a forma na qual ela expressa os sentimentos por meio de tinta e papel pode ser estranha para muitos, mas clarice sabe muito bem revelar aquilo que antes era coberto dentro de nós. apenas clarice, a grande "desvendadora" dos corações ?

"na confusão, ela era a própria verdade inconscientemente, o que talvez desse mais poder-de-vida do que conhecê-la."

"era tão vulnerável. odiava-se por isso? não, odiar-se-ia mais se já fosse um tronco imutável até a morte, apenas capaz de dar frutos mas não de crescer dentro de si mesma."

"liberdade é pouco. o que desejo ainda não tem nome. - sou pois um brinquedo a quem dão corda e que terminada esta não encontrará vida própria, mais profunda."

carolina2005 25/01/2024

"Sim, sim, foi isso, não fugir de mim, não fugir da minha letra, como é leve e horrível, teia de aranha, não fugir dos meus defeitos, meus defeitos, eu vos adoro, minhas qualidades são tão pequenas, iguais às dos outros homens, meus defeitos, meu lado negativo é belo e côncavo como um abismo. O que não sou deixaria um buraco enorme na terra."

Eduardo1646 24/01/2024

Sobre viver
O enredo trata-se de Joana aprendendo a viver por si própria. Ela não quer a felicidade, pois a felicidade é morna. O que Joana deseja não tem nome e vai além da liberdade.

A minha interpretação de o que é estar perto do selvagem coração da vida, no contexto deste livro, é viver, corajosamente viver sentindo o impulso vital que é estar vivo. É viver, saber que está vivendo e tirar suas forças disso. É estar pronto para o que der e vier, enfrentando tudo que apareça. É aceitar o acaso e a morte. É ter a audácia de ser quem é. É sobretudo explodir de vida.

Recomendo muito. ;)

elimedric 23/01/2024

Achei bom Demais!!!! e me identifiquei com vários quotes mas principalmente esse: "É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que digo. Ou pelo menos o que me faz agir não é o que eu sinto mas o que eu digo."

Amanda2557 23/01/2024

Sensível.
A escrita da Clarice escreve sentimentos em palavras com precisão. Ela parece compreender e expressar coisas que nós (eu) no melhor momento no máximo tenho consciência de que sinto.

Ainda estou digerindo, mas certamente posso dizer que amei o livro, mesmo que tenha sido difícil de digerir. Precisa mastigar bastante até que consiga engolir. Me peguei lendo um mesmo parágrafo várias e várias vezes, e depois voltando várias páginas para ler novamente.

Recomendo a leitura para quem quer algo sensível, delicado e sem pressa.