Perto do coração selvagem

Perto do coração selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

kyoi 05/11/2023

Quero muito reler tem varias reflexões que preciso retomar pq me perdi no fluxo de consciência do livro
pelo menos pra mim não deu pra absorver tudo de uma vez

lubzwp 03/11/2023

Liberdade.
Sinceramente eu não tenho como opinar muito sobre o livro, uma vez que não entendi completamente seu significado e partes de seu enredo.
Foi o meu primeiro contato com a Clarice Lispector. Eu admito que ela é ótima no que faz, uma referência indispensável quando se trata de escritura brasileira. Mas infelizmente, para mim e para muitos outros, é difícil entendimento.
Acho que eu gostaria mais se eu tivesse tido uma percepção mais completa da ordem cronológica e se eu fosse capaz de entender de forma absoluta a beleza de seus pensamentos. Com certeza, um dia, eu tentarei lê-la novamente.

Deise.Maria 31/10/2023

Como terminar a história de Joana? Um coração selvagem.
Ler essa obra de Clarice foi desafiador para mim , pq a narração parece desconexa ,estranho muitas vezes ,no entanto ao acompanhar a história de Joana ,protagonista do romance, entendemos o processo da transformação de uma menina sozinha a uma mulher em busca de si.A Clarice escreveu ese rancr aos 23 anos ,foi uma obra inaugural que modificou a forma da escrita da literatura brasileira, ao expor nuances da personalidade do personagem, suas confusões, emoções, angústia, numa linguagem crua ,feminina,poética mas fragmentada . Tinha horas que eu nem sabia
em que parte da história eu tava mas isso não diminui a beleza da força da Joana ,o leitor é enlaçados pela narração da vida dela ,uma jovem que perde a mãe, é criada pelo pai ,depois passa a se criada pela tia e depois vai para o internato. Nesses estágios da vida da Joana ela divaga entre ser um menina ingênua de sentimentos, fria ,rígida, que desconhece o significado da palavra amor ,visto que ela se sente abandonada por todos que se aproxima dela.

"ninguém jamais pensou em dar alguma coisa a Joana. Não amor, entregavam-lhe sempre outro sentimento qualquer."

"Quantas vezes terei que viver as mesmas coisas em situações diversas?"

No entanto ao passar da infância para a fase adulta ela se casa com Otávio, e passa a enfrentar conflitos individuais ao ter que assumir os moldes de boa mulher na sociedade ,mas como se dentro dela existe o vazio que ela tenta preencher com o Amante e com o professor,este último dentro da trama sendo o conselheiro dela.Mas esse triângulo amoroso é incapaz de trazer as respostas aos questionamentos de Joana .
"É preciso que eu não esqueça, pensei, que fui feliz, que estou sendo feliz mais do que se pode ser. Mas esqueci, sempre esqueci."

A gentr sente a confusão de Joana, a busca e a descoberta da sua feminilidade, a liberdade de ser quem é:

"sou só no mundo, quem me quer não me conhece, quem me conhece me teme e eu sou pequena e pobre,"
A Joana representa muitas mulheres em busca de si que passaram por privações ,tanto de afeto como de segurança familiar e que se viram sozinhas busca de um terreno seguro para construir a si mesmas .
O posfácio me deu um vislumbre maravilhoso do que a força da escrita da Clarice e de sua personalidade.

marcela115 30/10/2023

Perfeito!
Mais um da clarice que com certeza É MEU FAV, mamãe nunca decepciona! ?
só senti que esse livro em específico é um pouquinho diferente dos outros da clarice, porque ele conta muito bem a história de Joana e diferente dos outros que é sempre uma resalva para clarice falar sobre a vida dela, e nesse é como se fosse a vida de outra pessoa

Juliaaaaah 29/10/2023

Inexplicável
Sinceramente, apesar de ter pensado muito sobre esse livro, não consigo definir com certeza o impacto que ele teve, mas vou tentar..

pra começar, a obra não tem uma ordem cronológica certa, e tudo se completa pra construir uma narrativa simplesmente INCRÍVEL de absolutamente TUDO. eu amo como a Clarice consegue descrever com maestria todas as coisas, desde os sentimentos, os pensamentos, as sensações, o cenário....

na minha experiência particular lendo essa obra (e acho que a sensação muda dependendo do leitor e seu momento), eu me senti completamente conectada com a personagem principal. quando ela descrevia certas sensações, dúvidas e pensamentos, eu me sentia completamente acolhida, como se eu estivesse procurando por uma definição pra um determinado sentimento, e ela descrevesse exatamente o que eu não conseguia nem sequer começar a definir.

eu também descobri que ela escreveu esse livro com exatamente 17 anos (que é a minha idade akkak), e fiquei muito impressionada por conta disso.

o livro fala sobre a transição da infância para a vida de mulher, por isso, acho que se você estiver nessa fase, vai se surpreender, e a obra vai ter um impacto bastante significativo na sua vida.

enfim, adorei essa experiência que transcendeu a leitura, com certeza me marcou pro resto da vida.
gillaza 29/10/2023minha estante
mfgsoabaian agr eu quero ler

Juliaaaaah 29/10/2023minha estante
lê plmds jsiwisjsuas

Queilinha 27/10/2023

Perto do Coração Selvagem...
Já tive a oportunidade de ler algumas obras da autora.

O começo foi um pouco confuso, apesar de sempre sentir a profundidade dos pensamentos e questionamentos de Joana. Mas, os últimos capítulos foram tão profundos, que mexeram com o meu emocional. Era como se eu sentisse cada palavra, cada pensamento junto com a Joana.

Sinto que irei reler esse livro no futuro.

Julia4254 27/10/2023

Sentirei saudades dessa leitura. Mesmo que releia, nunca será como na primeira vez.

"Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome." ?

Pedralto 23/10/2023

O livro faz grandes questionamentos acerca da vida, da morte e do amor, através de Joana, uma mulher "esmagada pelo excesso de vida", intensa, extremamente consciente de tudo, "do mundo, de sua própria vida, do passado aquém de seu nascimento, do futuro além de seu corpo. Sim, perdida como um ponto, um ponto sem dimensões, uma vez, um pensamento". É uma história complexa, pesada e muito interessante.

lidoporluana 22/10/2023

Perto do coração selvagem
Essa foi minha segunda experiência com a escrita da Clarice.

Eu tenho a sensação de estar lendo sobre a perspectiva da personagem e logo depois parece que eu estou lendo a própria Clarice falando, é bem estranho e parece não fazer sentido, mas acho isso muito interessante.

É uma leitura que me agradou e é bem rápida, tem várias reflexões durante o caminho.

Marcela 22/10/2023

Dkksksks
Sksjsjsjjsjsjsjsjdjdjdjdjdjsjjsjsjsjsjsjsjsjsjsjsjsjjsjsjsjsjsjsjsjsjejsjejejjejejejejeejjdjdjdjdjddjjd

Ju 21/10/2023

Clarice sendo bem esperta, sensata e intensa no que diz e expressa. Gostei, mas pretendo ler novamente.

Nanda 16/10/2023

Foi minha primeiro vez lendo Clarice e a primeira vez também que leio um livro que descreve os sentimentos de alguém da maneira como os de Joana são narrados, tive que mergulhar muito na leitura, é um pouco difícil, tive que reler e pensar muito sobre algumas partes pra continuar lendo, mas foi uma experiência interessante, vou ler mais livros da Clarisse, acho q só assim vou pegar a essência dela.
Jota vinha 16/10/2023minha estante
Que foda

bardo 15/10/2023

Ler essa estréia de Clarice, seu primeiro romance escrito quando a autora tinha apenas 23 anos de idade após ter tido contato com outros escritos da autora, proporciona um misto de familiaridade e estranheza. De um lado é curioso encontrar elementos que vão aparecer em outras obras da autora, por outro é uma Clarice afiando suas garras, um tanto diferente da dos romances posteriores, o que causa algum estranhamento. Não dá pra dizer que temos aqui uma Clarice imatura, de forma alguma, mas por incrível que pareça esse romance parece mais denso do que o Água Viva por exemplo, mesmo esse último sendo muito mais ousado.
Clarice nos apresenta uma protagonista estranha, arredia, que não só tece relações complexas dentro do romance quanto conosco que a estamos lendo. Ao mesmo tempo que temos acesso ao íntimo da personagem, a todo momento ela nos escapa. A escolha de seu nome não deixa de nos indicar talvez uma pista e de fato a Joana parece mesmo alguém que vê o que mais ninguém consegue alcançar.
Para além da forma e estrutura bem originais, fico a pensar o impacto que esse romance teve na época pelo enredo em si. Em meados dos anos 40 uma protagonista feminina sendo mais forte do que todas as figuras masculinas e com algum controle sobre o próprio corpo e prazer deve ter caído como uma bomba.
Chama a atenção também o fato de Clarice evocar aqui uma ressonância entre personagens masculinas e femininas, dinâmica que irá se repetir em algumas outras obras da autora. É curioso pensar que se aqui temos um desencontro, em seu derradeiro romance, as duas vozes fazem um dueto como se finalmente se reconciliassem.
A despeito de ter sido sua estréia não sei se eu recomendaria começar por ele, mas sem dúvida é uma obra para se conhecer e que demanda releitura, não é um texto que se revela totalmente num primeiro contato.