O Rei do Ferro

Resenhas - O Rei do Ferro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Natana 28/11/2012

Resenha O Rei do ferro
O Rei do Ferro se tornou, com certeza, um dos meus livros favoritos. Repleto de ação, romance e com um toque de comédia, ele me levou a um mundo de desafios e sacrifícios que me prendeu do começo ao fim. Já fazia algum tempo que eu queria ler a série e posso garantir, com toda a certeza, que superou e muito, minhas expectativas.

Meghan é uma garota que vive tentando não chamar atenção pra si, não é popular na escola e tem apenas um amigo com o qual se importa. Os pais dela, na verdade padrasto e mãe, meio que a ignoram. Eles vivem em função de Ethan, o meio irmão de Meghan - isso me incomodou bastante, confesso - o qual ela também ama muito.
No seu aniversário de 16 anos coisas estranhas começam a acontecer e seu irmão é trocado por um ser encantado. Seu melhor amigo não é quem sempre disse ser e ela se vê frente a frente a verdade que mudará sua vida para sempre.

Ela nem imaginava que pudesse existir um mundo de seres encantados, ou que eles vivessem em seu próprio mundo. Mas o que ela não consegue e não quer aceitar, é que é um deles e ainda por cima, filha do Rei do Verão. Meghan vai passar por muitos apuros, e quando digo muitos é porque, quando ela consegue se livrar de um perseguidor logo vai topar com outro, chega a ser agoniante, ela não consegue se dar bem por muito tempo, ficamos com essa apreensão o tempo todo, as vezes eu segurava o fôlego e dizia: - Ufa! Essa foi por pouco, mas ai... pega de novo.

Todos a querem, pensam que podem usa-la contra o Rei do Verão já os encantados estão em constantes brigas por poder, ela com certeza, é uma boa arma. Alguns querem apenas comê-la, outros, no entanto, passarão a gostar dela. Meghan vai fazer aliados, sacrifícios e promessas que terá de cumprir queira ou não. Os encantados levam os favores muito a sério. Não agradeça a ninguém, só esse fato já o deixará em dívida! Em meio e esse caos, ela vai conhecer o frio - lindo, gato, sexy - Príncipe do Inverno Ash, que coloca sua Rainha - Mab, que ser perverso heim?! Deus me livre!! kkk - acima de tudo. Se ela mandar Ash matá-la, ele não exitará. Um romance de tirar o fôlego. Irresistível. Eles vão viver, literalmente, entre tapas e beijos, o que vai apimentar bastante a história.

Para Meghan, todos são suspeitos, qualquer um pode ter raptado seu irmão, mas o que ela acaba descobrindo é que Nevernever - como se chama o mundo dos encantados - também está correndo perigo. Tudo o que ela queria era resgatar seu irmão e voltar a vidinha tranquila e sem graça que vivia, mas depois de experimentar sensações tão arrebatadoras, ela será capaz de ir embora? O poder realmente pode transformar as pessoas? Ele faz com que se queira ainda mais dele?

" Eu a teria feito Rainha - ele murmurou, estendendo a mão para mim.
Teria lhe dado tudo. Porque recusar essa oferta? Porque, sussurrei levantando o braço - Já tenho tudo o que preciso. "

Uma história encantadora, sobre o poder que cada um tem de superar seus medos e dores, sobre força de vontade, sobre perdão e, sobretudo, sobre o poder das emoções, sejam elas boas ou más. A protagonista nos mostra que são essas emoções que a tornam forte e que não há nada de errado senti-las.
Julie criou um mundo inebriante, com personagens marcantes e cativantes e por se tratar de um tema sobrenatural, seus personagens são seres magníficos, belos e ao mesmo tempo assustadores. Repleto de lugares e paisagens exuberantes, extremamente rico em detalhes, O Rei de ferro é uma leitura dessas que a gente começa e não quer largar, fluiu tão facilmente que quando eu me dei conta, já estava acabando. Outro ponto relevante é a questão da diferença de tempo. Alguns dias e Nevernever pode significar anos no mundo real. Há também a brincadeira do controle das estações. Inverno e Verão sendo controlados por Reis e Rainhas cabeças duras causando um desequilíbrio nas estações do mundo "humano", o que nos remete a pensar no aquecimento global e suas catástrofes. E, o mais importante - acredito que seja essa a grande mensagem que a autora quis passar - o quanto o mundo virtual, o mundo das máquinas, das coisas prontas, está matando a velha e saudável magia dos contos de fadas, a magia da leitura e do gostar de pessoas e não de coisas. O quanto toda essa tecnologia interfere no clico natural da vida, fazendo com que cresçamos e amadureçamos muito mais depressa, já que tudo está conectado, fazendo nossa vida ser, quase sempre, frenética.

Enfim, para quem gosta de tirar da ficção um pouco de realidade, assim como eu, esse livro é perfeito.

Acompanhe o Blog!!

site: www.colecionandolivros.com

Rhian 23/11/2012

O Rei da decepção
O livro contém uma trama ótima, enredo ótimo, e grande criatividade. Da para ver que a escritora tem potencial, porém, ela acabou com a personagem principal. Não deu nenhuma vida a garota, a transformou numa personagem sem graça e sem personalidade, onde se torna impossível se identificar com ela. Vários momentos onde poderíamos esperar alguma atitude ou alguma emoção e nada. Dou uma estrela pela criatividade!
evelyn 19/12/2013minha estante
EXATO! quantas vezes essa menina tropeça, fica paralisada e sem reação ou fica gritando igual tonta enquanto tudo acontece à sua volta?! nenhuma personalidade, carisma, NADA! arrgh! fora que achei o romance pobremente envolvente, o clima entre eles foi desenvolvido de forma muito fraca!

Nedina 08/09/2012

Você já leu 'Sonhos de uma noite de verão'? Pois eu não. Esses dias li um resuminho de algumas páginas, então ao menos conheço a história. O que isso tem haver com Os Encantados de Ferro? Simples, o plano de fundo é o mesmo. Temos a Corte Seelie, também conhecida como corte do Verão, o rei Oberon, a rainha Titânia e Puck (meu favorito tudo para ele é festa e diversão!)

A personagem principal é a adolescente descerebrada Meghan Chase. Ela é mestiça de humano com fada e também filha de Oberon (sim, ele tem a síndrome dos deuses gregos!).

Meg vivia feliz com seu melhor amigo Robbie até que o irmãozinho dela muda totalmente de personalidade. Na verdade a criança foi abduzida e substituída. Agora sabendo que Robbie é na verdade Puck, ela se enfia no Nevernever, ou mundo das fadas para achar o irmão.

Pausa para falar da edição nacional: A capa é linda, a diagramação e todos os detalhes são maravilhosos. Então quando você começa a ver letras demais, palavras demais, e erros tão bobos, você se pergunta: 'Como uma edição tão boa pode ter tantos erros ruins?' Isso em ambos os livros.

Voltando ao livro, vamos à parte interessante: O Mundo das Fadas!

Uallll!!! Esqueça os bosques encantados da Disney. Pense mais em Irmãos Grimm. É bem por aí, com as histórias sombrias e originais. Uhum. Entenda claramente que 'Eu prometo' é de verdade. Se você prometer se matar se seu namorado te largasse e ele largou, então meu bem: Tchauzinho!

Nesse ponto encontramos meu outro personagem favorito: O cat sith Grimalkin. Ohh sim, tome muito cuidado com ele e confie nele. É o melhor para você porque ele entende como funciona o mundo e conhece seu papel nele.

"-Está preparada?
- Não sei.
- Não interessa."

Claro que nem tudo são flores (vocês viram alguma?). Temos também a corte Unseelie, que é a corte de Inverno, com a rainha Mab (eu não sei cadê o Rei, ele sequer é mencionado como morto ou desaparecido!). E os três príncipes. Entre eles o mais jovem, Ash.

Só para variar, Inverno e Verão não se dão bem, mas mantêm uma espécie de trégua. Entram em jogo então, os Encantados de Ferro. O ferro é mortal para as fadas tradicionais. E estas desconhecem a existência de tais encantados.

Os livros são bons e bem escritos, mas eu tenho um sério problema com mocinhas irritantes. E Meg alterna momentos de lucidez e delírio! Avisam-na um sem conta de vezes que o Nevernever é perigoso, que ela não deve confiar em ninguém e blábláblá. Explicam as leis e tudo o mais. Ela aceita? NÃO! Ela só faz merda! -.-'

Mas mesmo assim, leiam. Vale a pena pelo Nevernever, por Puck e pelo Grimalkin hihi

Boa leitura, principalmente para quem gosta de fadas

Mais resenhas em: http://blogmundodetinta.blogspot.com/
Gi 14/11/2014minha estante
ola, amiga. Eu estava procurando a série Wicked Lovely na internet, que me levou a uma resenha que falava de um livro chamado O Rei de Ferro. E acabei dando de cara com sua resenha aqui no skoob. huashuahsu ai ai mundo pequeno. *_*
vc tem esse livro? bjos

Andressa1202 27/08/2012

Impressionante!
Mais um livro que estava na minha lista de desejados, consegui compra-lo e não me arrependi nem sequer um pouco. Se tornou um dos meus favoritos!

Julie Kagawa criou uma toda uma trama baseada na mitologia criada por Shakespeare no livro Um Sonho de Uma Noite de Verão. Nós encontramos Puck, Oberon, Titania e outros personagens que foram retratados no livro do autor, mas claro que Julie inovou dando aos personagens uma nova história.

Meghan é uma garota um tanto solitária, que convive com a mãe, o padrasto e o meio-irmão no interior de uma cidadezinha. Seu pai desapareceu misteriosamente quando ela tinha apenas seis anos de idade e, desde então, sente que nunca tem a atenção desejada por parte da mãe e do padrasto, que estão sempre concentrados em meio-irmão, Ethan, de quatro anos. Não possui amigos na escola, apenas Robbie, um amigo que ela sequer consegue se lembrar de como se conheceram, mas que é o único que está sempre ao lado dela.
Quando seu amigo começa a se tornar protetor e seu irmão é trocado por um changeling, é que Meghan percebe que sua vida está virando de cabeça para baixo.

Os personagens são absolutamente impressionantes nesse livro. Puck é engraçado e protetor o tempo todo, sempre se arriscando pela ‘princesa’, como ele chama Meghan. Nós temos o Rei Oberon, a Rainha Titânia, a Rainha Mab e muitas outras criaturas encantadas que fazem parte das cortes de verão e de inverno, Unseelie e Seelie. Um destaque para o gato Grimalkin!

O personagem mais cativante com toda certeza é Ash, Príncipe do Inverno. Desde a primeira aparição de Ash para Meghan, a descrição de sua beleza e mistério nos deixa fascinada. Ash é o tipo de príncipe que sabe que não pode se envolver com Meghan, e tenta arduamente se manter afastado emocionalmente da princesa. Mas Ash deixa a armadura de gelo cair aos poucos e nós temos momentos maravilhosos entre os dois!

Enfim, O Rei de Ferro possui uma ótima história, personagens marcantes, reinos encantados e um romance encantador. Recomendadíssimo, nota 5 para o livro, entrou para a minha lista de favoritos!

Andressa
www.umdiaacadalivro.blogspot.com
@umdiaacadalivro

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Classificado como 3 livros e meio no Muphy's Library.

Meghan Chase acredita ser apenas mais uma adolescente comum que mora com sua mãe, padrasto e meio-irmão. Seu pai desapareceu quando ela tinha 6 anos, e ela ama muito o irmãozinho. No entanto, em seu 16o aniversário Ethan começa a agir estranhamente. Logo ela descobre que ele foi trocado por changeling, um tipo de fada que substituí uma criança humana.

Acontece que Meghan é parte fada, e seu irmão foi sequestrado por fadas. Seu melhor amigo também é um deles, e a leva para Nevernever, onde ela vai à procura de Ethan.

O Rei do Ferro é o primeiro livro de uma série. Eu o li relativamente rápido, mas tive que pegar de novo pra entrar na vibe quando comecei a ler a sequência dele. Algumas das partes da história estavam embaçadas na minha memória. É uma história okay, com personagens interessantes e uma narrativa boa, mas não é nada memorável. Eu consegui ver de onde a autora se inspirou em várias coisas nesse livro, e algumas delas me pareceram forçadas demais. Meghan é uma garota esperta que, pra mim, salvou a história, se ela fosse bobinha como tantas personagens principais que a gente encontra por aí essa narrativa teria sido um completo desastre.

Key 23/06/2012

Apaixonada
Eu não marquei como spoiler porque se você já leu alguma resenha ou procurou sobre o livro, já sabe do que estarei falando.

Eu estava realmente precisando ler livros com mais romance, e a história de Meghan Chase me ajudou nisso.
Sinceramente, como não se apaixonar por Grimalkin, Ash e Puck?
E eu acho que sou a única team Puck do mundo, quem sabe minha opinião mude conforme eu leia os outros livros. Ash é realmente apaixonante, mas Puck... Ele tem aquele jeito engraçado e descompromissado que eu realmente amo.

Bom, vamos lá.
Quando comecei a ler, achei que a história começa rápido demais. Em um segundo Meghan é uma garota comum e do nada BOOM, ela descobre Fairyland. Não que isso seja uma coisa horrível, afinal, livros como The Host que demoram para começar a ação realmente me enchem.
Não dei um 5 aqui porque sou meio preconceituosa com garotas que vem o cara mal e se apaixonam - indireta para você Meghan. Sim, Ash é realmente tentador, mas ela se apaixonando por ele soou tão "oi, meu nome é Meghan Chase e sou uma Bella da vida", não que ela seja realmente parecida com a Bella - ela tem muito mais personalidade.
Grim e Puck são o humor da história - embora as piadas que Ash raramente faz sejam hilárias também.
Se você procura uma leitura fácil e que vicie, esse livro é totalmente indicado. Mas não comece a ler se você não gostar de séries, já que há várias continuações e os contos além disso.

Sei que a resenha não ficou muito legal, mas eu estava tão ansiosa para contar que SOU TEAM PUCK que nem liguei. Obrigada.

CarolM 21/06/2012

Fantástico!!
Esse livro foi o primeiro que li com a temática de fadas (já li ele faz alguns meses) e me surpreendi bastante com a forma com que autora mostrou o mundo das fadas, apesar de saber que esses seres não são tão amigáveis como estamos acostumados a ver nos filmes e livros por aí, principalmente os da Disney. Eu realmente não imaginava que eles fossem seres tão sombrios e perversos.

A história é narrada por Megan Chase, uma adolescente que perdeu o pai, misteriosamente, quando tinha seis anos e hoje vive com sua mãe, seu padrasto e seu meio irmão, Ethan, de quatro anos em uma pequena cidade no meio do pântano de Lousiana. Ela está prestes a completar dezesseis anos e de repente passa a enxergar seres esquisitos em todos os lugares. Até mesmo seu melhor amigo, Robbie Goodfell, tem parecido um pouco estranho ultimamente.

No dia de seu aniversário (o pior dia de sua vida), depois de passar por uma grande humilhação na escola, causada pelo garoto em que está interessada, Megan chega em casa e vê sua mãe caída no chão da cozinha com sangue escorrendo de um corte na cabeça, e seu irmão inclinado sobre ela com um sorriso assustador. Depois de socorrer sua mãe, com a ajuda de Robbie, e pedir ao padrasto para levá-la ao hospital, Megan vai conferir o que aconteceu com Ethan e descobre que aquele ser não era seu irmão e sim um Changeling, uma criatura do reino das fadas que estava ali para ocupar o lugar de Ethan que fora sequestrado pelos seres encantados.

Além disso ela descobre que, na verdade, é filha de Lorde Oberon, o rei da corte Seelie do reino das fadas, e seu melhor amigo é nada mais nada menos que Robin Goodfellow, o Puck de Sonhos de uma noite de verão, e enviado de lorde Oberon para proteger Megan dos outros encantados.

Megan decide ir atrás de Ethan para resgatá-lo daquele mundo sombrio e cruel e conta com a ajuda de Puck. Mas ela não imaginava os perigos que enfrentaria naquele reino mágico e desconhecido. Entre as criaturas que ela encontra pelo caminho está Grimalkin, um Cait Sidhe (um encantado em forma de gato) que, em troca de um favor, a ajuda a se libertar de um bando de goblins e a leva para a corte de seu pai. Uma vez na corte de verão todos os segredos são revelados e ela também percebe que não é bem vinda, principalmente pela rainha Titânia, mas seu pai decide mantê-la na corte, contra sua vontade, pois seus inimigos poderiam usá-la contra ele.

Sem alternativas, Megan decide fugir com a ajuda de Grimalkin. Uma vez fora do território Seelie, ela encontra novas ameaças em seu caminho, entre elas está o belo príncipe Ash, filho mais novo da rainha da corte Unseelie que, apesar de parecer frio e desprovido de emoções, seu olhar faz o sangue de Megan ferver. Além disso, um novo rei está surgindo nesse mundo encantado e parece ser mais mortal do que qualquer outra criatura de Nevernever.

Repleta de referências a personagens e contos do foclore irlandês entre outros, O Rei do Ferro é uma história que vai encantar muita gente. Os seres e a atmosfera sombria me lembrou muito o conto de Alice no país das maravilhas. Os personagens também são muito bem construídos e a narrativa é bastante fluida.

Megan é uma personagem incrível, no início parecia insegura e buscava se esconder do mundo, mas à medida que mergulha cada vez mais fundo nesse mundo encantado e em sua própria história, ela se torna uma jovem forte, que busca enfrentar seus medos e está disposta a se sacrificar por aqueles que ama.

É perceptível nesse primeiro volume que teremos um triângulo amoroso entre Megan, Puck e Ash. Ambos são totalmente opostos e inimigos declarados de outras situações. Enquanto Puck é alegre e parece levar a vida na brincadeira, Ash é quieto e taciturno, com um olhar gelado e sombrio.

Resenha completa no blog Vida de Leitor

Rian Bicalho 24/05/2012

Julie Kagawa, Rei do Ferro
Resenha:

O Rei do Ferro eu comprei sem muitas expectativas. o livro é lindo o acabamento perfeito isso me fez escolhe-lo admito. Enfim comecei a lê-lo, passando-o na frente de Casa Glass - Os Vampiros de Morganille. E em pouco tempo, antes mesmo de finalizar eu amei.

O Rei do Ferro é um livro fantástico, me lembrou um pouco Narnia, mas no fundo não tem nada haver. Megan Chase é uma linda garota de dezesseis anos que aos seis perdeu seu pai de uma maneira realmente estranha. ninguém nunca mais viu seu pai. Sua mãe casou-se de novo com um fazendeiro que odiava tecnologia, com quem teve um filho Ethan hoje de quatro anos. Ethan é muito divertido, na verdade o jeito do personagem me cativou, já viram aquelas crianças que sempre falam que estão vendo monstros? então, Ethan sempre vê monstros de baixo da cama e dentro do armário, e adora conversar com seu coelho de pelúcia. Megan e Ethan se gostam muito.

Solitária e triste, a não ser pelo seu amigo Robin. quando completa dezesseis anos sua vida vira de cabeça para baixo, Robin não era quem disse que era. O menino que esta em sua casa não é o verdadeiro Ethan, seu mundo não é mais o mesmo. Ela descobre que tem um pai no mundo das fadas e que ele é muito poderoso. sua magia esta em seu sangue.

Megan vai enfrentar varias criaturas, vai faze promessas, vai se empenhar ao máximo para conseguir salvar seu irmão e talvez ela sobreviva. no meio da trama ela conhece Ash, um dos inimigos principais da corte de seu pai. em meio de lutas, um amor se descobre.

Maravilhoso, é mar de fantasia. é muito bom saber que tem uma continuação.

Eu e Livros.

Laisy 20/05/2012

O Rei do Ferro
Bom, tenho que admitir que o que fez com que eu me interessasse de cara em ler este livro primeiramente foi a capa! Que capa linda minha gente! *-*

A segunda coisa que fez com que eu me interessasse em lê-lo foi o fato de termos o tema "Fadas", pois até então nunca tinha lido nenhum livro sobre este tema.

A autora Julie Kagawa conseguiu criar uma história baseada na obra de Shakespeare "Um sonho de uma noite de Verão" incluindo toda a sua mitologia, além do Puck, o rei Oberon, Titania e etc...

Meghan é uma garota que não tem muitos amigos. Na verdade, ela só possui um, e este se chama Robbie. Ela vive com a mãe, seu padastro Luke e seu irmão mais novo Ethan numa casa humilde e sem muitas tecnologias por seu padastro ser contra.

Porém, no dia em que ela completa 16 anos, seu irmão Ethan é sequestrado por fadas!!! Sim, por fadas! E substituído por um changeling. Por conta deste acontecimento, ela também acaba descobrindo que o seu melhor amigo Robbie é na verdade o Puck. O mesmo Puck do "Um sonho de uma noite de verão".

Tenho que citar que achei fantástico quando ela descobre este fato e não consegue acreditar que o seu melhor amigo é na verdade, um ser que ela sempre viu nas peças de teatro! Rs...

Bom, com isso, ela convence Puck a levá-la a terra das fadas para resgatar seu irmão e quando chega lá, passa por várias situações perigosas ao se deparar com vários seres do mundo das fadas.

Ela também conhece um gato chamado Grimalkin (muito parecido com o gato de "Alice no país das maravilhas). Além de Ash, o príncipe do inverno.

A história desenrola de uma maneira surpreendente e até uma boa parte do livro eu não tinha idéia do porquê o livro ter esse nome, já que nada de "ferro" era citado no livro, até aparecer o porquê!

Gente, a história é fantástica e a Meghan é mestre em te deixar tenso a cada acordo que ela fazia com os seres do mundo das fadas (coisa muito perigosa a ser feita, pois uma vez feito um acordo com uma fada, você é obrigado a manter a sua palavra nem que você tenha que morrer pra isso).

Ela vive grandes aventuras e como não podia deixar de ter, vive um drama entre seu melhor amigo Puck e seu novo amor, Ash.

Em "O Rei do Ferro" temos uma história que mistura amor, tragédia e muita magia. E eu faço questão de dizer que Super Recomendo!!!

Gostou da resenha? Ela também se encontra no blog Perdidas na Biblioteca. Fique a vontade para visitá-lo e conferir outras resenhas!!! (www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com)

Juliana.Giacobelli 17/04/2012

Um livro sobre o poder das histórias
Resenha originalmente postada em http://julianagiacobelli.com

------

"Os senhores das fadas são imortais; aqueles que tem canções, baladas e histórias escritas sobre eles nunca morrem. Crença, idolatria, imaginação; nascemos dos sonhos e medos dos mortais, e se somos lembrados, mesmo que seja bem pouco, existimos para sempre."

Meghan Chase sabe que há alguma coisa errada com seu mundo desde que seu pai desapareceu sem deixar rastros, dez anos atrás. Essa desconfiança só se intensifica quando seu meio-irmão de quatro anos, Ethan, parece repentinamente… diferente. Violento, respondão, nada parecido com a personalidade doce do menino, ele parece até mesmo ameaçador.

E é quando Meghan descobre que, na realidade, aquele não é Ethan. É um Changeling, um encantado vindo do mundo das fadas que foi colocado em seu lugar… Mas então, onde está seu irmão?
Com a ajuda de seu amigo de infância Robbie – que na verdade é Puck, aquele de Sonhos de Uma Noite de Verão – Meghan decide ir até o Nevernever, lar dos encantados, para resgatá-lo das garras de quem quer que o esteja mantendo em cativeiro. Lá, ela descobre profundos segredos sobre sua vida, sobre os governantes das cortes de Verão e Inverno, e conhece um jovem Príncipe, frio como o gelo, marcado por dores do passado. É claro, também faz um punhado de inimigos, prontos para matá-la sem o menor remorso.

A questão é, será que Meghan conseguirá salvar Ethan de seu raptor? Será que ela abrirá mão de sua própria liberdade e aceitará sua verdadeira natureza para levá-lo de volta? Será que conseguirá derreter o coração de gelo de Ash, o príncipe de Inverno? E, principalmente, será que conseguirá salvar Nevernever da descrença humana?

O Rei do Ferro foi uma belíssima surpresa. Comecei a ler sem nenhuma expectativa, só porque estava no clima de literatura fantástica e ele me olhava da minha estante. E, adivinhem? Me apaixonei pelo livro.

Se tivesse que compará-lo com outros livros que já li, diria que é uma mistura bem feita de Percy Jackson e Filha da Tempestade. O tema, fadas, e o modo como é abordado – além de algumas características da trama – lembram bastante a série Dark Swan da Richelle Mead. Já os personagens em si e a dinâmica dos capítulos – ágeis e engraçados – me fizeram lembrar de Percy Jackson. Se você gosta dessas séries, é um prato cheio.

A narração é feita em primeira pessoa, pela Meghan, e é muito simples e rápida. Mesmo com capítulos relativamente longos, as páginas voam, justamente por causa dessa dinâmica. Outra coisa que ajuda o livro a passar rápido, é que sempre tem algo acontecendo: Sempre há um encantado a ser enfrentado, um lugar de que eles precisam escapar, algo que eles precisam encontrar: Exatamente como em Percy Jackson. É um ritmo alucinante, que não para até a última página.

O livro tem bastantes referências a Sonhos de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, mas, se assim como eu, você também não leu, nãos e preocupe: É possível se situar facilmente na trama, e não é preciso conhecer os personagens previamente para entendê-los.

Aliás, os personagens… Julie Kagawa acertou em cheio em cada um deles. Meghan é outra garota durona, sem frescura, que tem medo, mas que vai atrás de seu irmão, custe o que custar. Ela me agradou muito e acho que nem cheguei a ameaçá-la de morte durante a leitura.

Puck é incrível. Ele é o personagem mais engraçado e sarcástico – mas sem ser arrogante – e acho que é meu preferido. Ele sempre consegue sorrir para tudo e, mesmo quando briga com Ash, nos faz dar boas risadas.

Ash… O que falar do Ash? Ele é um daqueles personagens frios e misteriosos, mas que você sabe que, no fundo, é apenas sofrido. Eu adoro personagens assim, então ele ma ganhou desde o início, porque tem uma história e um motivo para ser como é. A relação dele com a Meghan também é muito bonita, sem ser forçada em nenhum momento.

Aliás, esse é um ponto que eu gostei muito: Nada de amores instantâneos, e nada de triângulos amorosos – pelo menos por enquanto. O foco da história é nitidamente outro, e o romance é apenas parte do que acontece e, apesar disso, é muito gostoso de ler. É exatamente o tipo de trama que eu gosto, então vomitei arco-íris o tempo todo durante a leitura.

Uma das coisas que eu mais gostei foi a construção de Nevernever e a relação que ela tem com o nosso mundo: Nevernever é o resultado das nossas crenças e fantasias. Enquanto os humanos continuarem escrevendo e falando sobre fadas e todos esses seres mágicos, ela existe. Agora, que a ciência e a tecnologia querem provar a existência de tudo, Nevernever começa a ser destruída. A desaparecer. E é justamente contra esse monstro que Meghan, Puck e Ash precisam lutar. Para uma fã incondicional de literatura fantástica – que quase vive mais lá do que aqui – foi a sacada mais genial do mundo. Se eu pudesse, entraria lá e ajudaria os três também.

Mais uma vez, me deparei com um livro que nos mostra a importância das histórias e da imaginação humana. Porque Nevernever existe: Está em nossas prateleiras, entre páginas empoeiradas de livros de fantasia e filmes de ficção. Está em nossa imaginação e na capacidade que temos de acreditar naquilo que não precisa de explicação. Assim como Nevernever, o que sobraria de nós se tudo precisasse ser explicado e provado? Acho que não muito, não é?

Como Nevernever, nós também precisamos de imaginação e fantasia para sobreviver.

Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2011/11/o-rei-do-ferro-iron-fey-1-julie-kagawa.html

(...)
O Mundo das Fadas (Nevernever) é perigoso e um passo em falso pode ser o último. As fadas são egocêntricas e ardilosas, e as mais belas são geralmente as mais mortais. De fato, tudo é dotado dessa beleza inumana que esconde o verdadeiro lado das coisas. Palavras aqui são como facas de dois gumes, você precisa saber usá-las ou elas se voltam contra você, elas invocam sua salvação ou seu castigo.

(...)

Meghan deve lutar contra um mal desconhecido que vem assolando o Nevernever enquanto tenta sobreviver no meio da rixa entre Verão e Inverno. Uma meia-encantada não é bem vista por nenhum dos lados, mas pode ser a única esperança de todos. Mas eles acreditariam na palavra de uma mestiça? E o coração de Meghan? Seria ela capaz de escolher entre Verão e Inverno?

Lily 29/03/2012

O Rei do Ferro - Os Encantados de Ferro - Livro 1
O livro conta a estória de Meg, uma menina comum – que no começo até me decepcionou por seu pensamento comum – e que vê coisas, sente coisas, que não são tão comuns assim. Meg mora com sua mãe, seu padrasto e seu irmão mais novo, Ethan. Até ai tudo bem, tudo muito lindo, muito normal.

Seu irmão mais novo, e como criança, tem uma mente fértil. Sabe coisas de crianças mesmo, mostra de um jeito que pode acabar com a vida dele que, seres como o homem-que-vivia-dentro-do-guarda-roupa, existe! E tudo que ela julgava ser apenas imaginação, estava ali além.

Uma qualidade que eu amei, extremamente, em Meg, é sua fidelidade por aquelas pessoas que ela ama; sua bondade – diferente de ser uma pessoa boba, por favor – com os outros. Ela encanta por ser persistente e de uma forma muito normal lutar pela sua sobrevivência em um mundo diferente, onde ela se descobre ser o que nunca imaginou. O que encanta no livro também são os personagens que a rodeia, aqueles muitos de “Sonho de uma noite de verão – de Shakespeare“, que têm o mesmo carisma e, claro, a mesma rivalidade dos imortais.

Todos personagens tem aquele outro lado que desconhecemos, e que nos faz senti compaixão pelo o que pode ter acontecido para chegarem àquele estado.

Há rivalidade, jogo de poder, luta, magia, amizade e amor. Um conjunto que faz o livro ser bom a ponto de desejar a continuação ansiosamente.

"Bom Deus, o Príncipe do Gelo agora fazia piadas; o mundo devia estar acabando"

1 | 2 | 3 | 4 | 5