Clarissa

Clarissa Erico Verissimo

Resenhas - Clarissa

melfru 01/12/2022

Um livro que a história em si pouco importa, o importante mesmo é a escrita que da vida aos pensamentos de uma pré adolescente e seus sentimentos diante da vida.
É tudo que posso dizer sobre Clarissa!
Um livro lindo lindo

edwarda79 06/11/2022

"Esse moço parece que se alimenta com música."
Clarissa é de longe um dos meus livros favoritos!

Tenho um carinho enorme por Érico, admiro todas as suas obras, em especial O Tempo e o Vento.

A narrativa de Veríssimo em Clarissa passa-se a ser entendida a partir da primeira página, da primeira palavra. A linguagem antiga mas compreensiva nos faz ter noção do que está nos senso passado.

Comentei sobre esse livro com outras pessoas, que me disseram achar muito monótona ou arrastada devido a "falta de reviravoltas ou acontecimentos importantes".

Interpreto Clarissa como uma passagem de vida, uma reflexão que devemos fazer sobre nós mesmos. Uma jovem cheia de saúde, amor e alegria em seu coração, querendo descobrir os princípios do mundo e deixar de ser uma menina boba, enquanto um homem já vivido, sente a amargura do "tédio" da vida, desejando que aquela guriazinha não contraísse aquela tristeza também.

Obrigada, Érico! Apaixonei-me outra vê. Ah, e que tio Couto arranje logo um emprego!

won't 06/11/2022

érico mostra uma escrita hábil logo em sua estreia, mas nada muito além. a história é pouco marcante, mesmo com bons personagens. tem passagens extremamente racistas que não adicionam em nada ao conteúdo e descrições estranhas da visão de um homem adulto sobre a garota protagonista. "comum para a época" alguns diriam, mas acho importante pontuar para quem for ler.
martha 05/01/2023minha estante
sim!!! é um livro lindo, porém, passei grande parte dele desconfortável por conta desses pontos

ellie252 18/05/2023minha estante
sim, principalmente o último capítulo, fiquei pensando que se eu arrancasse ele o livro seria cinco estrelas, me assombra até hoje.

Henrique Fendrich 30/08/2022

Impressionante como a escrita do Erico é simples, doce e envolvente. Esse é um daqueles livros que li há muitos anos, mas dos quais ainda guardo com carinho a memória da leitura.

Kaprãn 16/08/2022

Tive a sensação de que esse livro é uma grande introdução às obras de Veríssimo. Sem uma trama, sem conflitos, apenas um recorte da vida de Clarissa para apresentar os costumes da época, mas sempre com as rigosoras descrições que valem mais que fotografias.

Derze Tonini 13/08/2022

Confesso que eu não gostei tanto porque não tem grandes feitos na história em si, mas me lembrou muito da minha avó, a Clarissa é exatamente como eu imagino que era a minha avó quando mais nova, talvez por conta das histórias que ela sempre me conta.

Juliana 11/08/2022

isso não é uma resenha
Foi o j*** quem me recomendou esse livro, eu lia cada página pensando nele. A verdade é que eu nunca terminei esse livro e acho que nunca vou terminar, porque as lembranças da época que eu comecei batem com força me deixam mal pra 🤬 #$%!& toda vez q eu encaro esse livro. Talvez um dia quando a saudade que eu sinto dele parar de bater eu termine Clarissa.
obs: eu continuo mantendo nossa promessa, eu vou dar o nome da minha filha de Clarissa mesmo sabendo q eu nunca vou poder chamar ela de nossa filha
peço perdão a todos os usuários do skoob por esse desabafo mas se vc leu até aq NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA ASSOCIE LIVROS A PESSOAS
Juliana 11/08/2022minha estante
MEU NÃO ACREDITO QUE CENSURARAM MEU PALAVRAO

Maria 02/08/2022

Clarissa é a coisa mais linda!
"- Príncipe, me leve para a vida, eu quero conhecer a vida, quero conhecer todos os mistérios das pessoas e das coisas."
Eu até me emocionei porque é umas das melhores sensações ler Érico Veríssimo.
É tão reconfortante e tão belo o jeito que ele escreve que... Ai! Eu nem tenho palavras.????
Apenas, LINDO!

LetFelden 26/07/2022

livro péssimo, tem toda aquela coisa de ser uma leitura leve e tudo mais, mas é cheio de racismo, sexismo, fora que o personagem cavalão de 40 e poucos anos com um paixão platônica na criança de 13, apesar de que é comum pra um livro escrito na década de 30, achei péssimo ?
raivadomundo 01/02/2023minha estante
obrigado por ser uma pessoa sensata. suspeitava q esse tinha uma vibe bem lolita por causa de alguns trechos, mas achei que fosse coisa da minha cabeça. até chegar na parte em que ele se declara. o doido, o mais doido, é que a filha do autor chama clarissa

Luiza 01/07/2022

O começo de um grande autor
Fazia tempo que Clarissa estava na minha lista de leituras, e tenho que concordar com a minha inesquecível professora de literatura que este livro é uma gracinha. No entanto, minha parte preferida da minha edição (uma bem antiga, então não sei se tem nas novas) é o prefácio de Veríssimo, em que ele comenta sobre o processo criativo e de escrita, bem como seus sentimentos na época (quando ele tinha a mesma idade que eu, 27 anos, e eu super me identifiquei hahahahaah), além de uma autocrítica sobre a obra.
Clarissa é um romance comum, há umas passagens com menções a assuntos pesados, como nazismo e racismo, mas são nas falas dos adultos e, no livro, temos o foco em Clarissa, que tem apenas 14 anos (e é mais criança do que as meninas dessa idade nos dias atuais), então eles são realmente passados por cima, como quando uma criança escuta conversas aleatórias de adultos. Há algumas partes comoventes também, mas acho que o principal é ver que o autor escreveu um retrato de sua própria época.

Filipe 11/06/2022

Uma história sem mistérios, sem muitas intrigas nem algo oculto a se entender. É a narrativa de uma menina sendo uma menina. Leitura leve, para clarear a mente.

A edição, parte da minha coleção favorita, é belíssima.

sissaralc 08/06/2022

Apesar de ter lido para um trabalho da escola, gostei muito da leitura, bem rápida e fluida. Só no final que ficou uma sensação de que tava faltando coisa, mas tirando isso eu gostei.

Jennifer.Fleischma 18/05/2022

érico veríssimo desenvolveu seu primeiro romance escrito em 1932. recebeu o principal prêmio literário do brasil oferecido pela academia brasileira de letras, ocupou o cargo de diretor de departamento de assuntos culturais de união pan-americana, foi nomeado como doutor honoris causa e ainda valorizou seus filhos com nomes populares de seus livros. mas a maneira como ele descreve a história não chama a atenção. até porque, não existe emblemas dramáticos, reviravoltas ou qualquer sinal de plot twist no enredo. nem mesmo clarissa, uma criança em transição da fase infante para o mundo adolescente, é interessante. não existe dores, inseguranças, bloqueio, trauma...NADA. ela é apenas uma 'preferência feminina' do autor. tal qual, seu personagem amaro que é apaixonado platônicamente pela menina desde sua chegada a mansão. não me surpreende a falta de querer dos estudantes em consumir a obra. porque alem de oca, sua escrita é confusa.