Clarissa

Clarissa Erico Verissimo

Resenhas - Clarissa

Lily 01/08/2020

Minha visão do livro
Não é uma mega história com milhares de acontecimentos, o livro mostra de perto como pré adolescentes agem e pensam sobre as coisas que acontecem na vida que elas ainda não compreendem.

Mila.Soraia 10/07/2020

Fiz a releitura desse clássico na quarentena. Interessante notar que, conforme amadurecemos, um mesmo livro pode fazer despertar sentimentos diferentes daqueles que experimentamos a primeira vez.
Para mim, agora que completei 30 anos, esse livro fala sobre nostalgia, sobre como as escolhas da vida vão nos limitando ao longo dos anos, podando nossos sonhos e nos deixando frustrados.
A obra contrapõe esse sentimento de nostalgia e desilusão, representado por Amaro, à jovialidade e inocência de Clarissa, que está entrando na adolescência, e tem todo o futuro pela frente.
Vi algumas resenhas relacionando a interação de Amaro e Clarissa ao enredo de Lolita, mas, sinceramente, não captei isso. Para mim, a obsessão de Amaro é com seu próprio passado, com seus ideais e sonhos não concretizados. Clarissa apenas é uma representação daquilo que ele já perdeu. Não raras vezes, ele sequer toma conhecimento dela, e quando a observa, logo se perde em seus próprios devaneios. Enfim, cada um com a sua opinião.
De maneira geral, não se deve esperar uma história emocionante, um romance arrebatador, nada muito intenso. É um recorte do cotidiano de uma adolescente muito ingênua, que está desabrochando e começando a provar a vida.
Apenas um adendo: por ser ambientado nos anos 30, a questão racial fica bastante evidente essa obra (nota-se em algumas passagens, por exemplo, discriminação, menosprezo hiperssexualização dos pretos. Pode parecer sutil, mas está lá). Vale pena ler com um olhar crítico quanto a isso.

Anienne 01/07/2020

Clarissa
Esse é o primeiro romance de Érico Veríssimo e tenho que dizer que o cara é "o cara".
Numa história despretensiosa, que conta parte da vida de uma menina, tornando-se mulher e seus arredores.

A menina deixa a estância de seu pai e vai para a casa da tia em Porto Alegre estudar na década de trinta. Na verdade, a casa é uma pensão com seus hóspedes... e... gente, fico sem palavras como um "nadica de nada" se torna um "tudo" nas mãos de Veríssimo! ?

As críticas sociais já eram ácidas neste tempo e as profundas reflexões que ele nos impõe presentes.

Quando esse Gênio debutou como romancista, já chegou, chegando!!!!

Te amo, Veríssimo! ?

Mariana 26/06/2020

História do cotidiano passado, muito bem descrito e imersiva, porém uma história bem simples e cotidiana.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 24/06/2020

"Enfim, a vida tem momentos brilhantes que compensam a dor de viver".
O livro relata o cotidiano de Clarissa, sua família, amigos e demais moradores da pensão. A obra se passa em um período curto de tempo, mas, como sempre, Veríssimo conseguiu me conquistar com sua narrativa profunda e detalhada. Diferente de Um certo capitão Rodrigo, amei esse livro ❤️ Recomendo MT essa leitura, assim como Caminhos Cruzados do msm autor.
(RESENHA COMPLETA NO INSTAGRAM @lendocomanatureza )

site: https://www.instagram.com/lendocomanatureza/?hl=pt-br

Leticia 19/06/2020

Clarissa, primeiro romance de Érico Veríssimo. Achei o livro muito monótono, sem grandes acontecimentos, o que até entendo, por retratar a simplicidade da vida de uma adolescente na década de 30. A obra apresenta algumas questões importantes, como os questionamentos próprios da adolescência e uma denúncia social urbana.
Contudo, não consegui me afeiçoar aos personagens, e achei bem problemático o personagem Amaro, tem ares de Humbert Humbert. A representação dos personagens negros também é problemática.
Não que o livro seja ruim, mas não tem nada de extraordinário.

Daniele.Couto 14/06/2020

Uma narrativa calma, sem acontecimentos marcantes, retrata o dia a dia dos hóspedes de uma pensão, da menina Clarissa e de seus tios. O autor tem uma escrita leve e fluida, dá uma sensação de tranquilidade a forma que a narrativa se desenvolve. Uma obra espetacular! Uma ótima dica para quem quer uma leitura mais leve.

@thaisacsiqueira 11/06/2020

Livro muito bom.
Gosto muito da simplicidade e da profundidade dos romances do Erico Verissimo. Sempre me tocam a alma.
Não se pode deixar passar despercebidas as diversas passagens racistas expostas nesse livro.
Como disse Atilio Bergamini Jr. em seu artigo "Contra clarissa: cultura e desigualdade no primeiro romance de Erico Verissimo": há uma desigualdade refundada no preconceito e no racismo, ditados num ritmo lírico e tenro, como se nada estivesse acontecendo.

Dani Husz 25/05/2020

A forma que a vida têm
Essa é uma história leve, tão leve quanto o processo de mudança pode ser. No momento que passamos por ele, nos parece doloroso, escabroso e até impossível, mas quando olhamos para trás, já metamorfoseados enxergamos a beleza do que antes nos parecia martírio.
Assim é a história de Clarissa, menina decidida que começa a história como uma criança matreira e se transforma em moça bem educada para os padrões do século XX.
A experiência dessa leitura me rememorou minha própria passagem pela adolescência, onde tudo é intenso e os sentimentos são como uma montanha russa sem controle. A sensação de ser dona de si e ao mesmo tempo não o ser, as confusões que as descobertas podem trazer em nossa vida são exploradas nessa história, que é ambientada em Porto Alegre.
Clarissa mora em uma pensão com os tios. Ela se mudou do interior para poder estudar e voltar da cidade com o diploma de professora.
Apesar de todos mais velhos, os inquilinos são seus amigos e tentam agradá-la. A menina passeia pela casa e pelo jardim, recebe visita da amiga, vai para escola e, sempre atenta, descobre até segredos dos moradores, que prefere guardar consigo.
O esqueleto da história é simples, a passagem do tempo transformando a menina em moça. O que enriquece a narrativa são os detalhes e as personagens, que possuem características singulares.
Uma personagem que me chamou bastante atenção foi seu Amaro, um pianista tristonho que passa a vida absorto em sua individualidade, como uma concha que se fecha protegendo seu maior tesouro.
Se apaixona por Clarissa com a consciência de que esse é um amor impossível, ele não tenta demonstrar seus sentimentos, apesar de expressá-los ao presenteá-la e ao tocar para ela. São as cenas mais lindas da história, pela inocência envolvida por ambas as partes.
Não passa pela cabeça de Clarissa que os agrados daquele homem possam ter segundas intenções, assim como ele realmente não as têm quando os faz. É uma relação muda, e repleta de carinho. É triste, assim como Amaro. Também é plausível e tangível, quantos amores mudos não tivemos em nossa vida?
A vida passa e as coisas mudam, afinal, tudo é dinâmico. Há relatos de que essa história tenha uma característica biográfica, pois Érico Veríssimo também saiu do interior para morar um tempo em Porto Alegre. De acordo com o prefácio, a menina ganhou forma na mente do escritor, que iniciou o seu relato ao imaginá-la em meio as árvores, bochechas vermelhas saltitando na grama. Essa menina ganhou forma e ganhou vida através das palavras.

Cathy 09/05/2020

Narrativa delicada, tocante e simples
Érico consegue, mais uma vez, nos envolver em uma narrativa que entra na psique dos personagens, mas não tão descritiva a ponto de tolher a imaginação do leitor a preencher as lacunas. Seu registro dos sentimentos mais íntimos revelam a personalidade de cada personagem que, na trama, contribuem para o cenário envolvente e cativante da estória. Leitura leve e bem concatenada, bem indicada também para os iniciantes na arte da leitura dos clássicos brasileiros. Daquelas leituras que nos deixam com saudades dos personagens.

Andréia 12/04/2020

Livro ótimo
Clarissa é a menina quase mulher que todas nós mulheres fomos. Seus pensamentos, vontades, incertezas e sentimentos, me eram muito conhecidos. Me vi nela, vivi com ela. Um livro doce e com muito o que nos ensinar.

Prof. Edivaldo 24/03/2020

Menina moça
Primeiro romance de Erico Verissimo, gira em torno de sua principal personagem - Clarissa. Todo o enredo se passa praticamente na pensão da tia de Clarissa, focalizando o modo de vida de seus moradores e a visão de Clarissa, descobrindo e sentindo novos anseios, medos e as vicissitudes da vida.

a.lida 23/03/2020

Ah... Clarissa...
Eu gostei muito da forma como foi escrito, foi algo cativante, foi aquele tipo de leitura que não tem aquele final surpreendente, mas que te faz refletir no decorrer do livro pontualmente.

Maria.Clara 07/03/2020

Clarissa, Érico Veríssimo:
Clarissa é uma menina sonhadora, que sempre está enxergando o lado bom da vida (porque ele existe) e que possui uma imaginação muito fértil, mesmo entrando na adolescência.
Ela é uma menina/moça que não entende certas coisas sobre a vida e se questiona sobre o porquê dos fatos.
"Como a vida tem mistérios, como a vida tem coisas que assustam..."
Clarissa busca querer mais que a sua vida monótoma e repetitiva (estudar, estudar, estudar).
Ela quer desfrutar de tudo que é capaz, como brincar sob a luz do sol, ao invés de ficar dentro de casa estudando aritmética ou outras matérias que, para ela, são futilidades.
"Encosta tristemente ao muro. O portão é o limite. Além do portão está a vida com todos os seus mistérios e todos os seus encantos."

O que mais me prendeu a atenção nesse livro foi o olhar que Clarissa tinha sobre o mundo, a qual tinha uma maneira divertida de enxergar tudo ao seu redor com mínimos detalhes e perceber que tudo tem importância na vida.