A Bruxa de Portobello

A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

Lanzellotti 19/03/2014

Mais do mesmo
Estilo Paulo Coelho, agrada a muitos, mas... é mais do mesmo.

ItaloBVeltri 24/02/2014

Resenha de "A Bruxa de Portobello"
Esse foi o primeiro livro que li do Paulo Coelho, e devo confessar que o fiz com um certo receio pois o preconceito em cima desse autor é grande. Em parte entendo todo esse “descrédito” dado ao escritor, mas vou confessar que minha visão sobre o trabalho dele mudou um pouco após terminar de ler “A Bruxa de Portobello”. E isso por um motivo bem simples: acho que os livros conversam com o leitor dependendo de seu momento emocional, e o meu estava propício para esse tipo de literatura. Então Paulo Coelho conseguiu uns pontos comigo.

A história é sobre uma jovem mãe solteira chamada Athena, filha adotiva de pais com certo poder aquisitivo, que vai morar num apartamento alugado onde o inquilino promove “reuniões” religiosas sobre bruxaria no apartamento logo acima do seu. Athena sempre foi uma mulher contestadora, livre da moral religiosa vigente na nossa sociedade e com um dom especial que nunca compreendeu e sempre a assustou. Certa noite quando vai até o apartamento de seu inquilino para pedir-lhe que abaixe o volume da música a fim de que seu filho possa dormir, Athena redescobre a sua própria essência e o modo como vê o mundo.
O livro é sobre escolhas e mudanças espirituais, e como eu estava passando por um momento delicado na minha vida, as lições de amor e busca por mudanças que Paulo Coelho traz são sensatas e cativantes. E foi bom que eu tenha lido esse livro sem o olhar preconceituoso que muita gente guarda para as obras desse autor. Obviamente a escrita não é uma das qualidades mais favoráveis, o escritor parece não saber o uso adequado das vírgulas e da formação de plural, mas não era uma obra prima da literatura que eu buscava quando abri “A Bruxa de Portobello” para ler. E com certeza não foi isso que encontrei.

Conforme vai avançando mais no estudo da religião da Deusa, Athena descobre que pode ajudar os outros com seu dom e passa a fazer reuniões semanais com seus seguidores na rua de Portobello, dentro do município de Nothing Hill, em Londres. Embora com boas intenções, e conforme sua fama vai crescendo na cidade, a Bruxa de Portobello começa a perceber que suas crenças irão fomentar o ódio de muitos grupos religiosos e da sociedade. De uma forma simples, Paulo Coelho também debate sobre a nossa inerente intolerância à religião dos outros, e como o fanatismo pode afastar as pessoas.

Em suma, este livro é um convite despretensioso à reflexão sobre temas bem recorrentes na sociedade atual como amor ao próximo, intolerância religiosa e preconceito. Na minha mais sincera opinião, digo que gostei da história e do modo como o Paulo Coelho levou o livro, contornando lições interessantes e um certo mistério que só irá ser solucionado no final. Se você pretende lê-lo, só peço uma coisa: não o leia com olhos muito críticos. Se prenda mais à história e menos às construções frasais. Paulo Coelho não é um escritor fenomenal e nunca será.

site: http://nadadissoenormal.wordpress.com/

CGarrido 12/01/2014

Li a versão digital. Fazia tempo que não lia um livro do Paulo Coelho, pois havia me cansado do gênero, mas em uma promoção de um aplicativo de smartphone eu ganhei o direito de baixar este livro, e como era custo zero eu resolvi baixar. Comecei a ler o livro no smartphone, despretensiosa, para passar o tempo no transporte do trabalho para casa e quando percebi, estava empolgada lendo o livro e querendo deslanchar na leitura. Assim, alternei a leitura no smartphone durante o trajeto do trabalho e no tablet em casa. Gostei muito do livro. Não me recordo de ter lido livro algum que tenha sido escrito da forma como este foi, onde cada "capítulo" é o relato de uma pessoa sobre a sua passagem com a personagem central, e assim o livro vai transcorrendo, com os relatos organizados de forma cronológica e a estória da personagem se desenrolando. Há trechos do livro que me fizeram refletir também.

Aline 29/12/2013

Nada demais
Antes de criticar, leia. Foi o que sempre me disseram. Então, mesmo que Crepúsculo e outros livros do gênero já tivessem me provado que nem sempre é preciso ler para saber que algo é ruim, o tédio me levou a tentar e, com todo o embalsamento, digo: é ruim mesmo.

Não que não tenha seus méritos. Escrita simples, fácil de entender, tema interessante (para quem já tem inclinação a gostar de histórias sobre religiões, principalmente pagãs). Mas, sinceramente, não conseguia parar de pensar que a única coisa que Paulo Coelho fez (como tende a fazer em todos os seus outros livros) foi transformar uma ideia que já repercute em diversos livros, filosofias e religiões em uma ficção. Ou um romance. Ou qualquer coisa que pareça uma história com começo, meio e fim. Assim fica fácil vender, já que não precisou criar nenhum enredo revolucionário, brilhante, comovente ou inteligente. Só pôs sal num prato que já estava quase pronto, ainda temperando com algumas frases de impacto, emocionais ou polêmicas.

Não vou dizer que foi um tempo perdido, porque, querendo ou não, o tema me interessa bastante. Mas, da próxima vez, vou na fonte. Leio um livro budista, espírita, wicca, qualquer coisa, e dispenso a maquiagem.

AmadosLivros 24/12/2013

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais!
Confira no link abaixo!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/02/bruxa-de-portobello.html

Luane 08/08/2013

Paulo Coelho é um dos meus autores preferidos e adoro seus livros, mas não gostei muito de A Bruxa de Portobello devido a sua personagem principal, apesar de ela ter muitos aspectos positivos de forma geral achei ela irresponsável e extremamente chata tanto que pensei em abandonar o livro na metade por causa dela mas de qualquer forma valeu pela leitura e como toda obra de Paulo Coelho tem ensinamentos que podem se aprendidos e mensagens de sabedoria que só o Paulo Coelho pode nos proporcionar.

Ravache Lais 21/07/2013

Oh, Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós. Amém.
Penso que, ao sair da igreja, Athena pode ter encontrado Jesus. E, chorando, se atirou em seus braços, confusa, pedindo que lhe explicasse por que estava sendo obrigada a ficar do lado de fora só por causa de um papel assinado, uma coisa sem a menor importância no plano espiritual, e que só interessava mesmo a cartórios e imposto de renda.

E Jesus, olhando para Athena, possivelmente teria respondido:
— Veja bem, minha filha, também estou do lado de fora. Há muito tempo eles não me deixam entrar ali.

site: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxhbmRzb25kb3dubG9hZHxneDplOGE1YzE1ZWQ1NmI2NDE
Pudim 08/12/2018minha estante
Essa parte me deixou com a cara no chão ???

Camila_Silva 14/07/2013

Não tem jeito, sempre que leio qualquer coisa do Paulo Coelho saio com a sensação de ter me tornado outra pessoa, uma pessoa melhor e pior ao mesmo tempo.
Vejo o mundo de uma forma mais bonita, mais natural, e ao mesmo tempo vejo as pessoas como marionetes de uma sociedade manipulada pelos governos e pelas religiões.
A Bruxa de Portobello foi finalizado entre lagrimas e com varias paginas marcando minhas citações favoritas.
Se você não leu Paulo Coelho ainda, mas quer começar, começe por esse livro, mas mantenha a mente aberta pra novas ideologias.

Adriana 17/06/2013

Eficiente
Em se tratando de Paulo Coelho, já sabemos o que esperar, sendo assim não há muito o que comentar. Passa a mensagem com eficiência.
Achei diferente e gostei do modo como escreveu esse livro, diferente e ficou bem gostoso de ler.

Eduardo 15/03/2013

Surpreendente
O livro começa morno, e isso vai até uma certa parte onde a reviravolta acontece. Ao longo da história de Athena, aprende-se junto com ela e seus mestres valores de ética, amor e da vida.
Paulo Coelho narra como se fosse uma espécie de documentário, com depoimentos de quem viveu e aprendeu com a sábia Bruxa de Portobello.
O fim é algo fantástico que te surpreende de uma forma inigualável. Recomendo a leitura, sua vida não será mais a mesma.

Fernando 19/02/2013

...
Esse tipo de conversa é com o Paulo Coelho. Ponto. Lendo parece tudo real e fácil de ser encontrado por todos... Muito legal os cenários da imaginação do cara.
Recomendo.
Gostei da capa. Inspira a querer ler.

=] Abraço.

Felipe 11/02/2013

Bem legal o livro
Livro muito interessante por que mostra uma historia contada diferente,na visão de varias pessoas sob determinado acontecimento,pra quem gosta de Paulo coelho acho um leitura que vale a pena