Matadouro Cinco

Matadouro Cinco Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Thiago Araujo 05/07/2021

É assim mesmo?
Loucura ou verdade? Um cidadão exemplar, grande profissional, soldado de guerra e sequestrado por ETs. Posso acreditar?

Billy disse viver tudo isso. Expôs tudo ao mundo depois de sobreviver a um acidente de avião.

Segundo ele, os ETs o ensinaram que não deixamos de existir, sempre há um momento no passado que ainda estamos lá.

Viver todas essas experiências, ou não, o fizeram juntar peças, pessoas, viajar no tempo para explicar um pouco de sua vida ou, quem sabe, pintar um novo quadro geral.

No fim de sua vida, passou a entender cada momento, cada flash, como uma peça de um grande quebra-cabeça sem linha temporal. Uma grande aventura que só ele entendeu, muito provavelmente por conta dos esclarecimentos dos ETs.

Cada um que descubra o propósito de sua peça no grande quebra-cabeça. De um jeito ou de outro Billy descobriu. Qual é o seu?

Gessyka.Loyola 22/04/2024

"É assim mesmo"
Achei interessante como o autor conseguiu trabalhar seus relatos da guerra (a destruição de uma cidade da Alemanha), humor e ficção científica. No começo não entendi muito bem, mas depois começa a ficar claro quem são os personagens e a história engata.

vitor_lgs 29/07/2020

Livro muito bom
Ficção científica com tom cômico. Achei interessante, porém não tenho conhecimento suficiente pra entender todas as passagens do livro.

Tangerina 01/05/2021

Bom, porém...
O livro começa com uma escrita muito fluida e gostosa, e há uma parte muito emocionante que ocorre num diálogo sobre a guerra logo em seus 10/20%.
Logo depois vamos acompanhar uma narrativa um pouco confusa, e é aí que o livro perde uma estrela pra mim. Em alguns trechos eu me vi bem perdida tentando acompanhar o que era realidade, se ERA realmente uma realidade...
Relata de uma forma bem curiosa a morte, e a visão da vida como um todo.
Achei profundo, intenso, diferente, e minha única crítica é de fato ser muito confuso as vezes em principalmente suas voltas temporais, que me dispersou o foco, e li com a cabeça um pouco aérea.
Futuramente pretendo reler, na tentativa de entender melhor algumas coisas e assim obter uma experiência 5 estrelas.

Nat 23/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro é a história de vida de Billy Pilgrim, que se alistou cedo para o exército e foi enviado para a guerra onde, como prisioneiro de guerra, presenciou a morte de vários civis. Após voltar, casou-se, teve filhos e... foi abduzido! O livro é todo escrito com uma pegada de humor e a linha temporal é toda bagunçada, já que o protagonista consegue viajar no tempo. Achei interessante. Coisas da vida!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Anderson.Lucena 25/09/2022

É assim mesmo.
Comecei sem entender muita coisa, mas fui lendo porque a leitura era fácil. Acontece que com o passar das páginas muitas idas e vindas temporais se passam e as coisas começa a ficar confusas e o livro se perde no meio disso tudo. A premissa de ser uma sátira a guerra começa muito bem nas primeiras 70-90 páginas, depois é um deus nos acuda de idas pro futuro e vindas pro passado. Ainda bem que acabei. É assim mesmo.
(lidos só 2021 em diante) 25/09/2022minha estante
Deve ser horrível

Adonai 18/03/2020

Por uma cultura pacifista
Billy é um veterano de guerra, acumulador de lembranças de uma Segunda Guerra Mundial brutal, sangrenta e intensa, e nesse caso, uma memória especificamente enraizada em sua experiência como prisioneiro de guerra e testemunha ocular do massacre ocorrido em Dresden, na Alemanha, após um bombardeio aéreo.

Ao retornar para seu país nada pacífico como é o Estados Unidos, Billy passa a relatar sua outra rotina pós-guerra, mas também a realizar viagens no tempo e no espaço, para outro planeta e até conhecendo com outras formas de vida.

Trabalhando um tema integralmente tenso e problemático, Vonnegut tece em sua narrativa trechos cômicos, poéticos e até leves de um assunto tão difícil e violento como guerras são. O autor vai traçando ataques e críticas ao espírito culturalmente construído nos EUA do orgulho nacionalista e pouco racional sobre participar de conflitos bélicos. Um livro para refletirmos sobre consequências do ódio, do armamento e da ação (in)consciente.

Leila de Carvalho e Gonçalves 06/05/2019

?Tudo Isso Aconteceu, Ou Quase.?
Kurt Vonnegut é um escritor estadunidense com ascendência germânica cujo livro mais conhecido, "Matadouro 5, frequentemente é apontado pela crítica como um dos mais importantes do século XX.

Trata-se de uma metaficção pós-moderna sobre a natureza autodestrutiva do ser humano, muitas vezes também tratada como um libelo pacifista por conta da época em que foi lançada. Em 1969, a Guerra Fria e o Conflito do Vietnã polarizavam as atenções, enquanto o Movimento Hippie clamava por "Paz e Amor" e ganhava força especialmente entre os jovens.

Quem abre e encerra a narrativa é o próprio Vonnegut que conta a dificuldade para passar para o papel algo aceitável sobre sua experiência como combatente durante a Segunda Guerra. Os demais capítulos apresentam o livro que escreveu, um relato permeado de irreverência e humor cujo propósito desestimular a guerra, sobretudo, ao apresentar soldados cada vez mais novos a engrossar as trincheiras conforme se estende o confronto. Não é por acaso que Matadouro 5 também é intitulado Cruzada das Crianças.

Seu fulcro é o bombardeio de Dresden pelos aliados, ocorrido de 13 a 15 fevereiro de 1945, e a esse respeito, cabe um parênteses. Vonnegut afirma que 135.000 pessoas, a maioria civis, perderam a vida, um número maior do que as vítimas da bomba atômica que atingiu Hiroshima e Nagasaki. No entanto, essa informação sempre gerou dúvida e, hoje em dia, acredita-se que foram aproximadamente 25.000 mortes. Apesar da discrepância, esses dados não deixam de corroborar com a tragédia da guerra.

Resumidamente, Matadouro 5 transcende ao romance histórico. Seu protagonista é Billy Pilgrim, um americano comum que mal saído da adolescência, foi convocado pelo Exercito durante a Segunda Guerra. Feito prisioneiro pelos alemães, ele conseguiu sobreviver a destruição da cidade, escondido no depósito subterrâneo de um matadouro, experiência similar a vivida por Vonnegut.

Entretanto, Pilgrim também afirma ser um viajante do tempo, capaz de ir para qualquer momento da sua vida, por sinal, uma vida que se destaca por experiências singulares, como ser abduzido por uma nave extra-terrestre e vivido uma temporada num planeta chamado Tralfamador. Essas experiências resvalam numa visão de mundo desencantada e indiferente. Ela está expressa na frase "Coisas da vida" ("So it goes") que Pilgrim repete mais de 100 vezes ao longo da leitura, toda vez que se depara com uma fatalidade.

Curiosamente, cabe ao leitor decidir se realmente está diante de um viajante do tempo ou de um ex-combatente vítima do estresse pós-traumático. A bem da verdade, creio que a escrita foi a maneira que Vonnegut encontrou para superar seus próprios traumas, ou melhor, exorcizar seus demônios.

Nota: Com tradução de Cássia Zanon, essa é uma edição de bolso da L&PM que apresenta como extra uma breve biografia do escritor.
Débora 17/02/2021minha estante
Que belíssima resenha!

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/02/2021minha estante
Grata, abraços!

Tati 02/12/2021

É assim mesmo...
Situações vivenciadas pelo próprio autor são mescladas com elementos de ficção científica que envolvem desde abduções alienígenas e viagens interplanetárias até uma raça extraterrestre superdesenvolvida cujo o conceito de tempo e vida é diametralmente diferente do nosso. E tudo isso é contato de uma forma tão casual e despretensiosa, que em diversos momentos do livro você vai começar a confundir o que pode ser real ou inventado. Billy Pilgrim, protagonista de Matadouro Cinco, é um homem simples que após ser abduzido pelos Traufamadoreanos vive saltando no tempo, viu desde o momento do seu nascimento até o momento da sua morte. Ele é o elemento central do enredo, sendo sua participação nada relevante no último ano da Segunda Guerra Mundial, onde é aprisionado pela reserva ?improvisada? do exercito Alemão, indo parar em Dresden onde é obrigado a realizar trabalhos forçados com outros prisioneiros de guerra.
O livro segue uma sequência temporal complexa, saltado para momentos diversos da vida de Pilgrim e, dessa forma, Vonnegut segue pintando com ironia, sarcasmo e um realismo brutal os momentos que vivenciou durante o bombardeio de Dresden.
Fantasiado de ficção Científica, Matadouro Cinco é um relato visceral de um dos muitos momentos mais abjetos da Segunda Guerra Mundial, definitivamente uma uma leitura obrigatória que vai deixar uma marca permanente na sua vida.

Bruno Silva 24/05/2021

Precisa dar título?
O livro é muito interessante, mas confesso que não me prendeu. Li, gostei, porém não tive aquela ligação com ele e minha leitura sempre esteve um pouco distante do personagem e das situações. A ideia de tempo colocada pelo personagem, aprendida com seres de outro planeta, é uma ideia bem desenvolvida no livro, porém isso também impede de o livro ter um início, meio e fim. Mas quem sou eu pra julgar Kurt Vonnegut?

Oberdan 28/05/2023

Dresdem
O que falar de Matadouro Cinco obra impactante que mescla ficção científica, humor negro e críticas a guerra. Através da perspectiva de Billy Pilgrim, um soldado e viajante no tempo. Onde o autor aborda o absurdo da guerra e a fragilidade humana.
xtwsantos 28/05/2023minha estante
Ansioso pra ler ele ?

Oberdan 29/05/2023minha estante
Vai gostar

João 16/01/2009

Eu não conhecia Matadouro 5. Não conhecia Kurt Vonnegut. Quando li um artigo de Jorge Furtado me interessei. Ele dizia que Kurt Vonnegut era o maior escritor vivo. Quando comecei a ler Matadouro 5, descobri que Vonnegut já havia morrido. Coisas da Vida.

Matadouro 5 é uma obra-prima. Dotado de ironia incomparável, uma critica sagaz antiguerra, um livro fantástico.

Flavia Sena 08/03/2020

Sinceramente, a leitura não me envolveu da forma que eu esperava, e quando isso acontece eu julgo que não era um bom momento pra ler, ou o que o assunto aborda realmente não tava ao meu alcance no momento. A forma de narrar não é bem como eu imaginei que seria, e acabei demorando a finalizar, embora a divisão de trechos que havia dentro dos capítulos tenha tornado mais fácil pra fazer algumas pausas. O que ficou pra mim desse livro foi o quão absurdo as situações no contexto da guerra soam, mas pra quem tá envolvido, "é assim mesmo". Entendo essa expressão como um mecanismo pra não surtar racionalizando tanta tragédia. Você tá lá e não tem pra onde correr, suas decisões não são tão "pessoais", envolvem um grupo e certamente refletem na capacidade de julgamento, por conta da pressão daquilo tudo, e com certeza as consequências futuras chegarão. Sobre alguns elementos que se repetem, eu diria que simbolizam o quanto as coisas acabam modificando o significado que damos às situações, e que de algum modo um evento marcante pode mudar a memória de certas coisas da sua vida, independente de quando tenha acontecido. São "lições" valiosas mas a forma de expor não me cativou.

Barbara.Luiza 24/06/2021

Mortes, bombardeios, crucificações. É assim mesmo, assim com um narrador meio apático e banalizando o mal que Vonnegut escreve uma ficção pacifista.

É a catarse de um trauma do próprio autor, que estava lá: no bombardeio de Dresden. Foram anos até que essa história fosse expurgada e talvez até por isso esse narrador-armadura tenha sido criado.

Apesar disso, há uma veia cômica na história de Billy Pilgrim e suas viagens temporais, ou traumas e descolamento do tempo?, uma releitura bíblica, uma visão pacifista sobre o mercado de armas e um olhar inocente sobre a indústria do sexo.

Ele viaja a Trafamalgar, o planeta-vingança que trata a humanidade como todos os outros seres não-humanos são tratados por nós, escancarando também as crueldades diárias e menos condenadas do que os conflitos armados.

Indico esse livro pra todos que gostam da comicidade crítica de “O guia do mochileiro das galáxias”. Mas acredito que seja também que seja uma boa entrada na ficção científica para quem vem flertando com essa ideia.

zeoskar 07/08/2021

Meh
Foi o primeiro livro que li desse autor e tava super empolgado mas simplesmente não curti. Questão de gosto pessoal apenas. Achei o ritmo dele bem chatinho e o plot pouco interessante.