Factótum

Factótum Charles Bukowski

Resenhas - Factótum

Kaio.Rodrigues 28/03/2021

O velho safado
Um dos melhores escritores que você vai ver, retrata a realidade como poucos, por vezes uma realidade doentia.

Mas foi a realidade que ele vivenciou na pele, acho que poucos escritores tiveram uma experiência de vida como dele.

Mark 20/03/2021

Não há cerimônias para o velho Buk...
Econômico nas adjetivações e despojado na linguagem. Especialmente, porque o próprio autor permite-se desconstruir o conceito da estética conservadora, convencional. Nesse sentido, o herói torna-se o anti-herói. Entenda um pouco do universo das ruas e suas mazelas, sob a ótica despretenciosa de alguém que se vê imerso aos problemas e dificuldades cotidianas. Mas, que ainda assim, consegue com uma dose de coragem e humor driblá-las e seguir em frente. Ademais, o autor nos permitir refletir sobre o que é ganhar e perder na vida contemporânea, entre outros tantos "valores" sociais desnudados nesta obra. Puristas, por favor não percam seu tempo com essa "subliteratura".

Pequod.3 11/03/2021

Fazia três anos que não lia nada do Bukowski, essa releitura foi simplesmente arrebatadora, o que mais gosto nesse autor é que pelo menos para mim, ele ser muito, gente como a gente sabe, acabo me identicando muito com os personagens e suas frustações, sempre que eu leio paro e penso, "já passei por isso", enfim Factótum é um livro arrebatador e envolvente do início ao fim, e Bukowski tem um lugar especial no meu coração e na minha "biblioteca", leitura absolutamente fantástica.
May_ 11/03/2021minha estante
Seu favorito dele? Nunca li nd do cara

Pequod.3 11/03/2021minha estante
Meu favorito dele é o Hollywood, mas esse fica em segundo lugar.

Iza 09/03/2021

Bom demais, vontade de reler
"A lua brilhava. Meus passos ecoavam pela rua vazia, parecendo os passos de um perseguidor. Olhei ao redor. Eu estava enganado. Somente a solidão me acompanhava."

primeiro livro do Buk que li 🥺

Jhonatan.Silva 15/02/2021

A história profissional de um alcoólatra
E um conjunto de vários contos sobre a vida do Hank, dos quis a maioria fala sobre algum emprego dele, eu achava que eu tinha sujado minha carteira mas esse cara e outro nível kkk

Diogo.Faria 13/02/2021

Leitura Viciante
Segundo livro da sequência lógica de romances de Bukowski, segue com a mesma pegada, problemas com empregos, confusões com mulheres e bebedeiras. Gosto muito da forma como Bukowski apresenta sua história de vida através de seu alter ego Henry Chinanski, sem papas na língua, sem muitos cuidados com a escrita.

Erick Simões 25/01/2021

Bom e velho Buk
Nesse livro o Buk conta a história do Chinaski ainda jovem pulando de trabalho em trabalho, mulher em mulher, bebendo e vadiando. É o Buk de sempre, cru, real e visceral.

MAJU 17/01/2021

Factótum
Neste livro temos Henry Chinaski, o pseudônimo utilizado por Bukowiski, trepando, bebendo, mentindo, arranjando empregos e sendo demitido de emprego. Nas minhas leituras anteriores de outras obras suas sempre considerei os diálogos brilhantes e aqui não foi diferente. Tudo muito cru.

Buda 16/01/2021

Louco e viciante
O primeiro livro que li em 2021, o velho Buk conta suas histórias como ninguém, é simples, visceral, escatológico, engraçado e viciante.

Larissa1313 10/01/2021

razoável
não é nem de longe um dos melhores do Bukowski, mas é bom, depois da metade começa a ficar um pouco monótono.

Mary Jane 05/01/2021

Bukowski jovem
O livro inicialmente retrata Bukowski no início de sua vida individual e independente. Mostra como ele começou a se virar sozinho com sua escrita e pulando de trabalho em trabalho por não conseguir se manter em apenas um.
Mostra a sua única certeza: a de ser livre para fazer o que bem entender, seja la o que for.
Também retrata o processo de formação dele, com todos os obstáculos.

Brenda.Balk 20/12/2020

Arrastado e cansativo
Em Factótum, segundo romance de Bukowski, publicado em 1975, Chinaski vivencia as peripécias de sua vida caótica durante o período a Segunda Guerra Mundial. Sendo considerado inapto para o serviço militar, ele não entra para o exército dos Aliados. Dessa forma, não sendo considerado um herói combatente de guerra, ele é visto pela sociedade na época como um perdedor e um fracassado, já que não tem emprego fixo, nem profissão estável (é escritor eventual) e não tem perspectivas de uma mudança de vida. Afunda-se na bebida e no jogo (corrida de cavalos), juntamente com uma companheira ambígua em termos de caráter (tão ou até mais instável que o próprio Chinaski). Particularmente, considero o livro uma narrativa arrastada, com foco apenas nas fraquezas e fracassos dos personagens, em seus defeitos e suas falcatruas, deixando de lado uma perspectiva mais realista da vida, afinal, eles são responsáveis por todo o caos que acontece em suas vidas, e não querem nem conseguem mudar isso (preferem colocar a responsabilidade de seus fracassos nos outros e na situação em si). Isso provavelmente se deva ao fato de que é o próprio Chinaski quem narra a história, e ele não consegue encontrar nada de bom em que se apoiar ao longo da narrativa. Ao contrário de Misto quente, um livro fantástico, Factótum é cansativo, arrastado, e não acrescenta em nada como leitura. Não indico esse romance como sendo uma boa para iniciar a leitura de Buk. O autor é definitivamente muito melhor do que deixou transparecer esse romance. Foi uma continuação pífia de Misto quente, e talvez esse fato (desse último ter superado minhas expectativas) fez com que eu depositasse todas as minhas fichas em Factótum, e eu acabei me frustrando muito. Não recomendo a leitura.

Andre.28 16/12/2020

@_osmoseliteraria (perfil literário)
Pra não flopar o meu perfil literário deixei a resenha do livro no link abaixo

www.instagram.com/p/CI3WuKEjL89/?igshid=10wmi06w75nvr