Factótum

Factótum Charles Bukowski

Resenhas - Factótum

Carolina.Neres 12/07/2023

Não sei porque esse livro me atraiu tanto, acho que de certa forma acabei romantizando essa vida irresponsável mesmo não vivendo assim e nem querendo. Chinaski é uma alma livre e descreve tudo perfeitamente, embora eu o ache uma pessoa horrível. Eu me sinto desconfortável quando ele destila seus preconceitos. O pensamento de alguém realmente vivendo assim é assustador, terminei em dois dias e pretendo ler mais de Bukowski.

Peterson Boll 25/01/2011

O mais conciso capítulo de Henri Chinasky.
George Facundo 18/02/2011minha estante
Concordo!

Iza 09/03/2021

Bom demais, vontade de reler
"A lua brilhava. Meus passos ecoavam pela rua vazia, parecendo os passos de um perseguidor. Olhei ao redor. Eu estava enganado. Somente a solidão me acompanhava."

primeiro livro do Buk que li 🥺

doceluzz 30/08/2011

Não gostei desta letura, Foram três dias perdidos de leitura em minha vida.
Talvez eu esteja acostumada demais com as leituras acadêmicas, mas não acredito que seja esse o motivo.
Ensaio que sai do nada para lugar algum, pouco contexto de desenvolvimento pessoal. É um livro repetitivo, de conteúdo fútil, linguagem vulgar e focado apenas em sexualidade e alcoolismo.

Maria Luise | @bookhead_ 05/01/2019

Não foi dessa vez...
Neste livro, Bukowski nos apresenta seu alter ego, o anti-heroi Henry Chinaski, que em plena Segunda Guerra Mundial foi dispensado do serviço militar.

Para manter o vício que lhe agrada- bebida, cigarro e mulheres- Chinaski passa por vários empregos de diversas áreas, sendo considerado um "faz tudo" e tendo essa referência no título, mas não consegue se manter em nenhum.???????????
????????????????????????
E é justamente essa busca por um trabalho que dita o ritmo do livro, já que Henry sonhava em ser escritor e, como não conseguia tarefas difetentes de um faxineiro, zelador ou trocador de lâmpadas, ele acabava frustrando-se e mudando-se constantemente devido as demissões e ao tédio da rotina.

A obra é cheia de eventos biográficos, mas muitas das cenas foram fantasiadas além do real. ?????????
?????????
Achei o personagem extremamente chato, sem vontade de mudar de vida ou de fazer algo dar certo, além de machista e grosso. Em cada emprego que arranjava ele dava um jeito de dar uma fugida para beber ou fumar, e não se importava de ser pego ou demitido, mesmo precisando trabalhar para se sustentar.??????????
?????????????????
Esse foi o primeiro livro que não gostei e dei uma nota tão baixa; mesmo assim tentarei ler outras obras desse autor, como uma de suas mais famosas o "Misto quente".
junior.rufatto. 09/05/2019minha estante
Tente não julgar, eu também o acho um vagabundo e não é um cara tão legal assim. Porém é uma literatura para se distrair e rir um pouco.
Eu tenho muitos livros desse escritor e gosto muito dele, mas é sempre a mesma coisa, sexo, bebida e ser vagabundo kkkkkkkk.
Continue lendo que vai acabar gostando e este livro que leu é um dos que eu mais gosto hauhau.

Iggor 30/04/2017

Grandes divagações sobre o nada
Apesar de achar algumas partes interessantes sobre a sobrevivência daquele cidadão em meio ao mundo que o cerca,a historia deste livro simplesmente não me pegou.Trata apenas de um emaranhado de situações que o próprio autor diz ter passado,retratando os empregos,as relações amorosas,as bebedeiras tudo isso em um ciclo que parece não acabar nunca ficando cada vez mais cansativo,o que para um livro de menos de 200 paginas é muito preocupante.Aquela estrela é somente pela importância desse autor que querendo ou não retratou todo um universo marginal em suas obras,algo muito importante e que precisava ser escrito

Gi Santos 28/06/2022

Ler Bukowski é sempre um prazer. Leitura fluida, gostosa, nua e crua. Gosto de como nada é floreado e romantizado. Às vezes, merdas acontecem. E temos que lidar com isso.

Luh 17/05/2022

Bukowski sendo Bukowski
Nesse livro Chinaski já está adulto e conta suas desventuras em cada subemprego, e também sua vida de bebida ruim e mulheres.

MAJU 17/01/2021

Factótum
Neste livro temos Henry Chinaski, o pseudônimo utilizado por Bukowiski, trepando, bebendo, mentindo, arranjando empregos e sendo demitido de emprego. Nas minhas leituras anteriores de outras obras suas sempre considerei os diálogos brilhantes e aqui não foi diferente. Tudo muito cru.

Mariana.Orlando 02/11/2022

Opinião conturbada
Esse livro me passou muitas sensações e opiniões distintas durante a leitura. Em determinados momentos o desgosto que eu sentia em relação ao Henry era tanto que cheguei a ter vontade de parar de ler. No entanto, não gosto de não terminar uma leitura, e conforme continuei a ler, percebi certas coisas que não tinham passado pela minha cabeça antes. Coisas como a verossimilidade das personagens.
Desse ponto de percepção, minha opinião sobre o livro mudou. É repetitivo, é asqueroso e genuinamente incômodo, mas eu passei a achar que esse é o ponto do livro. Não é um romance de personagens perfeitas e irreais, mas sim um pseudo-romance de personagens podres e extremamente reais. Reais até demais.
A beleza do enredo, na minha visão, é não ter beleza alguma. Não acredito ser uma leitura agradável e relaxante, mas acredito que é uma leitura que vale a pena, principalmente para termos uma visão de mundo mais concreta.
Talvez minha opinião sobre essa obra mude no futuro, mas enquanto a leitura está fresca, é isso que eu penso.

Erick Simões 25/01/2021

Bom e velho Buk
Nesse livro o Buk conta a história do Chinaski ainda jovem pulando de trabalho em trabalho, mulher em mulher, bebendo e vadiando. É o Buk de sempre, cru, real e visceral.

Mel Mel 06/04/2022

Faz-tudo
Um dos pontos da escrita de Bukowski que mais me chama atenção é a forma como ele consegue ser direto e simples, mas sem perder a graça e nem cedendo a monotonicidade.
Pois bem, em Factotum não foi diferente. Por mais que comparado ao seus demais livros, esse seja um de seus menores, este mesmo não necessita de grande quantidade de páginas, visto que sua premissa é relativamente simples, um faz-tudo alcoólatra vivendo o final da segunda guerra no ocidente.
Ademais, percebe-se uma uma sutil diferença na escrita do autor, diferença que não atrapalha no entendimento do livro, mas que revela uma certa amadoria na sua escrita, porém, certamente essa inexperiência pode ser anulada, visto que, além de ser o segundo livro em ordem cronológica, também foi o segundo livro publicado do autor.
Dado o exposto, e agora levando minha opinião pessoal, concluo que este seja um ótimo livro. Minha experiência com as obras de Bukowski, entretanto, são breves e vagas, mas creio que ainda assim posso ter (e tenho) uma boa opinião formada sobre.

ElesonQ 14/09/2022

Muito bom. Gostei desse acho que até mais do que Misto-Quente, que fala quando ele era criança. Amei mesmo.

Menuzzi 15/10/2020

Rapaz, eu ficava 8 meses no mínimo num trampo minha mãe já descia a chinela "piá, vc não para em emprego nenhum, VAI QUEIMAR A CARTEIRA" kkkkk