Elite da Tropa

Elite da Tropa Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da tropa

LAU 26/01/2009

Péssimo
O livro é péssimo! Nem vale a pena ler, assista o filme e pronto!

felipeme 09/01/2010

Sobre o livro.
Gostei bastante do livro até mais ou menos a metade, onde ele conta as histórias do dia a dia da polícia no RJ, sobre coisas que aconteceram, que pela forma que é escrita, nos causa comoção, pela extensão dos problemas da polícia é muitas vezes difícl de acreditar que essa éa realidade, a marginalidade não possui nenhum valor pela vida, nem pela própria vida, onde tanto faz matar ou morrer, a partir da segunda metade, a trama "esfria" e começam os relatos de espionagem, complôs planos envolvendo figurões da cidade de ambos os lados.

Rodrigo 21/12/2009

Um bom livro para a leitura.
Os contos inicias são mais interessantes.
A segunda parte do livro, apesar de prender o leitor e trazer uma boa dose de suspense, é muito confusa e no final é pouco esclarecedor.
Para que gosta do tema sugiro a leitura.
Consegui ler em 3 dias.

flivon 07/12/2009

Nem tão bom, nem tão ruim
O livro em si, me enganou, quando eu o achei entre os tantos livros numa livraria, li o comecinho da primeira parte, e gostei muito, mas a 2ª parte (que é uma boa parte do livro) é muito, na minha humilde opinião, ruim.

Não consegui ler a 2ª parte toda pelo fato dela ser entendiante.

Paulo Montini 28/11/2009

obsevações pessoais
o início do livro na verdade é a melhor parte.

Sem dúvida, há muito de relatos reais ali. a segunda parte consiste de uma história que poderia ser um pouco melhor. O lado que atrai no livro é justamente o contato com a violência que os policiais vivenciam e praticam no Rio de Janeiro. Melhor parte fica na descrição dos policiais que se perdem no morro e acabam sendo baleados por policiais. Assustador, mas interessante...

Chewie 21/03/2011

É um livro bom, mas nada MEGA impactante.

Todo mundo sabe que a estrutura policial do Rio de Janeiro é decadente e está completamente comprometida. O autor reuniu o q cada um q mora perto de alguma comunidade dominada pelo tráfico já cansou de ouvir das pessoas que moram próximas.

Mérito ao autor por ter a coragem de publicar e por ser de uma pessoa de dentro da corporação, com certeza teve acesso a informações de forma muito mais confiável e clara apresentando também uma boa linha de raciocínio.

A parte mais divertida do livro são os capítulos iniciais onde ele apresenta pequenas histórias. São histórias trágicas se vc for parar p/analisar com foco crítico e, nas palavras do livro, com a babaquice esquerdista dos direitos humanos, mas se é o q acontece, então deve ser mostrado. O q tb ñ impede de ser engraçado né?!?!?!? u.u

E p/vc q viu primeiro o filme e tem vontade de ler o livro pensando q vai ler mais histórias do Capitão Nascimento como as do filme (como eu no início), sugiro mudar de livro ou repensar o seu foco. Pois ele tem a função crítica de expor as entranhas corroídas das polícias do Rio de Janeiro através de algumas histórias, muitas vezes nada "impactantes" como o filme, e nada além disso.

Maicon Tavares 19/07/2009

Péssimo
muito mal escrito, cheio de palavrões, mais tem o lado bom, mostra a realidade dos policiais e a guerra do Rio de Janeiro.

Rond 27/09/2009minha estante
É pra falar da realidade ou maquiar como fazem nas dublagens dos enlatados Europeus e Norte-americanos?

Arianerts 04/09/2009

Não espere encontrar o filme...
Livro muito bom, mostrando a realidade do Rio de Janeiro, mas não espere encontrar a mesma história do filme. O filme foi inspirado no livro, mas não encontra-se nem uma história igual. Vale a pena ler mesmo assim!!!

leo Monte 02/08/2009

A primeira metade com contos reais é fantástica, a segunda metade é bem ruim.

Li o livro antes do filme, porque sempre leio tudo que sai com relação á polícias de elite, como Mossad, SWAT e td mais. nem por isso me decepcionei com o filme. A história do livro NÃO É A MESMA do filme, apenas colocaram o capitão Nascimento na capa, porém, prefiro a outra que eu tenho

Rodrigo 21/12/2009minha estante
FALOU TUDO:

A primeira metade com contos reais é fantástica, a segunda metade é bem ruim.

Lou 12/07/2009

Importante conhecer a história por esta ótica!

É no mínimo necessário ler um livro escrito a 3 mãos por Luiz Eduardo Soares (antropólogo especializado em segurança), André Batista e Rodrigo Pimentel, ambos policiais que atuaram no BOPE.

Para mim não foge à regra: o livro é melhor do que o filme o que em sí é muito bom porque o filme foi cercado de polêmica mas muito elogiado.
A narrativa prende mas mostra, com uma certa indiferença compreensível, que o livro foi escrito e alinhavado por diferentes narradores e diferentes humores. Entretanto, não dá pra dizer que falta ritmo. O livro emociona e faz pensar.

Matheus Roza 26/02/2009

Uma bosta, mas teve gente que gostou...

Eryka 18/04/2009

Não tem muito haver com o filme ... é bem polemico ... do jeito que eu gosto ..

Por sinal ? Foi para você que emprestei ?
Eu perdiiiii ...

Tata Lima 04/10/2011

Elite da Tropa (Elite feita para a elite)
É simples assim. Se você tem estomago leia. Caso seja sensível a vômitos não recomendo. Contudo, se quiser ir além de chamar o filme de facista e ter de fato uma crítica sobre sua cidade, polícia, segurança pública, corrupção, sistema, capitalismo e a entender em que cidade vive, então, controle a o enjoo e leia! Ah, e muito importante. O livro é bem difente do filme.

"é isso mesmo, a seleção policial segue o padrão do medo, instalado na ideologia dominante, que se difunde na mídia", pg146.

"como você vê, a cor da pele é nossa bussóla. E nisso, nós somos adeptos apenas da cultura brasileira", pg 147.

"Dica frio, Aleves. Desliga Porra. É nossa palavra contra a dele e não se esqueça que a justiça está sempre do nosso lado.você já viu algum auto de resisstência dá alguma merda?" pg 78.

"Enquanto a corda não arrebentar eu me mantenho secretário. Mas falando francamente (sic) em que é que eu mando? São bandos e grupos e gangues e barões feudais e políticos...Que secretaria é essa? (sic). Não são instituições. São campos de batalha. (sic)"

"então cara...para que escrever um livro você tem tantas coisas mais interessantes para fazer (sic). Porra cara se você via falar tudo (sic) como eu vou encarar o meu pai? (sic)", um policial conversando com um dos autores

Acontece algo...

"Porra cara publica logo essa porra", é o mesmo policial de antes...

Suzane 04/06/2009

A verdade da policia brasileira
Muito palavrão, cenas engraçadas, cenas tristes e de muito sangue frio..uma história que te prende do inicio ao fim, onde voce não sabe se ri ou chora depois de descobrir a podridão do nosso sistema captalista.