Elite da Tropa

Elite da Tropa Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da tropa

Tinovsky 26/02/2024

Não sei descrever o quanto é bom
O livro é exatamente o que tem na sinopse, é uma compilado de vários relatos de polícias sobre o dia a dia no RJ e na segunda parte nos é apresentado uma história fictícia (talvez ?).
O livro tem diversas tiradas e ironias e muitos relatos são chocantes e tristes, seja pela violência que é a vida de um policial, ou pelo fato que eles também erram e tem o peso na consciência disso.
Ao contrário de muitos que fizeram resenhas aqui no Skoob, achei livro o máximo, e não perde de nada para o filme. De longe um dos melhores que já li. ???

Luan Miguel 04/04/2024

Linguagem coloquial de auto nível
Os autores, dois deles policiais vividos no meio do BOPE e um antropólogo, conseguem se unificar diante daquilo que era e foi o objetivo deles neste livro, exemplificar e explicar o funcionamento dos setores de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro de acordo com os altos niveis de corrupção que tomo conta das instituições das forças de segurança pública.

Com diversos relatos das ações do BOPE na primeira parte do livro, fica claro como eles eram preparados para lidar com as situações em que eram submetidos, da mais extrema violência física e principalmente a psicológica.

O BOPE era uma ilha em meio ao oceano de corrupção entre as policias civil e militar, definhando até por vezes ao governador, como relatos no livro.

Esse livro é importante de se ler nos dias de hoje, pois muita coisa que fora relatado nele permanece atual e intrínseco a realidade atual da estruturação organizacional das corporações do Rio de Janeiro, nada mudou desde a publicação deste livro até os dias atuais, pelo contrário, acentuou-se ainda mais a relação criminosa entre Estado e a própria marginalização que o Estado criou.

Livro que deveria estar no hall das materias de sociologia. Enfim.

Natanxd12 28/05/2024

A Elite da Tropa" diferente do que muitos pensam não é a obra que originou o filme "tropa de elite", eu mesmo acreditava nisso, mas recentemente viria a descobrir que na realidade o filme começou a ser produzido antes do lançamento do livro e mesmo o livro sendo lançado um ano antes do filme, o filme já estava em andamento. Isso é apenas uma curiosidade interessante.
O livro tem como objetivo contar a verdade sobre o que acontece na polícia do BOPE, "A verdade tem de ser convocada a aparecer" é uma das primeiras falas do livro já indicando o que iria vim a seguir.
O livro é dividido em duas partes: a primeira parte vai mostrar a rotina do Bope e algumas operações e a segunda parte vai tratar sobre um tema complexo, envolvendo vários personagens. Mas vamos por parte.
Eu achei a primeira parte muito boa, e aqui é de fato a verdade nua e crua e os relatos são deveras pesados, e te levam a diversos tipos de interpretações. E é aqui que eu acredito que o livro faz com perfeição. Eu não senti em momento algum do livro que os autores querem te levar a uma interpretação. O fato é jogado na sua cara e você analisa e interpreta ele da forma que bem entender.
A segunda parte, . Diferente da primeira, que são vários relatos e momentos diferentes, a segunda se trata de uma complexa história e que envolve vários personagens como policiais, governadores, presos e por aí vai. Porém, achei essa segunda parte do livro um tanto confusa e pelo o que estava lendo de reviews parece que essa é uma opinião geral.

Ju 28/05/2024

Crônicas policiais
Esse livro é dividido em 2 partes: a primeira, com várias crônicas, me lembrou os romances policiais da década de 90, várias histórias fictícias com um pé na realidade vivida pelos autores, mas a maior partes delas é tão absurda graças ao excesso de abuso de autoridade policial, violência, tortura, certeza de impunidade que fica inverossímil graças a esse excesso, caso esses relatos fossem mesmo verdadeiros iam ter estourado na mídia, seria um escândalo, um caos total, então achei um que de "viagem abusiva na maionese", o que, ao meu ver, acabou tirando um pouco a seriedade do livro. As crônicas têm um quê de Nelson Rodrigues também, isso fica bem evidente em alguns capítulos.

Gostei mais da segunda parte, uma trama rocambolesca com vários personagens, que tem como cortina de fumaça o sequestro da mulher de um traficante, que na verdade tem como foco um jogo de interesses político que envolve trocentos personagens. Reli 3 vezes a segunda parte , até porque, ja comecei a ler desestimulada graças ao exagero que comentei existir na primeira parte, já tava lendo de má vontade, mas relip acabei presa na trama e acabei notando alguns furos, fora que queria muito saber o desfecho dessa trama, mas ficou por conta da nossa imaginação infelizmente...
No mais a leitura corre fácil recheada de diálogos, ao menos na primeira parte, já a segunda da um pouco de trabalho entender toda a trama, mas justamente por isso considerei bem melhor, gostei no geral.
Agora vou rever os filme, que, aliás, têm pouco do livro.

PS.: Marquinhos era mesmo gay?? O que o fato que descobriram dobre rle e vendedor de ecstasy teve a ver com a tramoia descoberta por Vaz e Amílcar?? Odeio finais em aberto!